A vida na antiga Grécia

A vida na antiga Grécia Gustavo Aleixo...

Resenhas - A vida na antiga Grécia

Educez 29/05/2024

Grécia
Excelente livro que traz um resumo da Ascensão e Queda da Grécia, berço de grandiosos pensadores cuja influência se reflete até os dias de hoje. Recomendo

Vitor.Silvado 21/05/2024

A História da Grécia.
Leitura simples, intuitiva e cativante, coisa rara para livros de história onde o único intuito é te ensinar sobre uma parte específica do passado. E algo que me chamou muita atenção neste livro é que ele aborda de forma consistente, todos os mais importantes pontos sobre a Grécia, desde o seu surgimento como sociedade, até os motivos que a fizeram cair na mão do império Macedônico, e posteriormente Romano.

Com este livro, entendemos o porquê a Grécia Antiga foi de suma importância para a criação da cultura ocidental da forma que conhecemos hoje. Vemos desde a mitologia, arquitetura, arte, filosofia e a primeira DEMOCRACIA do mundo. E entendemos de forma orgânica e didática as funções dos gregos no nosso mundo, e quais contribuições eles nos deram pra evoluir como sociedade. Com Sócrates, Platão, Péricles, Homero, Alexandre Magno (O Grande) e os imperadores romanos, que tiveram todos esses ensinamentos gregos como pilar para seu próprio crescimento social.

O livro é dividido em temas específicos e sem ordem cronológica, o que pode ser um pouco confuso se não prestar atenção. Sendo alguns temas interligados, então algumas vezes pode ser lido o mesmo fato histórico mais de um vez no decorrer do livro.

Recomendo este livro com uma leitura atenta, e que tente extrair o máximo que você pode de fatos históricos. (Durante o livro, são citados livros que dariam uma excelente leitura posterior, e que faz você se aprofundar ainda mais na história grega e de certa forma na atual.) É isso, boa leitura!