O sabor da esperança

O sabor da esperança Susan Wiggs

Resenhas - O Sabor da Esperança

Deise 18/03/2024

Infelizmente acontece muito na vida real
Primeiramente, para que vocês não cometam o mesmo erro que eu achando que é uma leitura fofa e romântica, não é.
Tem muitos gatilhos: racismo, abuso sexual, injustiça, traumas, agressões, aborto etc. Então se você é sensível a isso, não leia.
O foco da história não é romance(por mais que pareça) e sim o drama.
A trama de desenvolve no passado da Margot, que não foi um passado nada fácil, cheio de injustiças e traumas. Nesse livro vamos vê o desespero de alguém inocente enfrentando o sistema judiciário falho. Onde o poder de quem tem mais dinheiro pode comprar a verdade e passar pano para um crime(coisa que acontece muito na vida real). Vamos ver Margot passando por tudo isso de ruim e também vamos ver como ela conseguiu se reerguer em meio a tanta desesperança. Também teremos um casal secundário que faz uma participação importante no livro: Ida e Frank, que eram apaixonados na adolescência e se separaram porque Frank foi convocado para guerra e ele teve que fugir e depois de muitos anos eles se reencontram. Tem também a aparição de Jerome que é um homem negro e vamos acompanhar o quão difícil é ser negro em meio a tantos preconceitos. Jerome é um homem maravilhoso e por mais que o desenvolvimento dele seja ?raso?(porque o foco é o Margot), ele tem uma grande importância na história.
?O sabor da esperança? vai além da esperança, fala de amor, resiliência, recomeços e perdão.
Amei esse livro, achei a escrita da autora muito fluida(tanto que li em menos de 8h), os detalhes do passado da protagonista foi incrível de tão detalhado. Eu senti uma empatia enorme pela Morgot, me emocionei muito lendo, passei raiva, aflição, mas também senti muito felicidade no final.

Beatriz.Seigneur 03/11/2023

Difícil, pesado, triste
Dei 2,5 estrelas. Não sei se fui justa com essa classificação. O livro, a narrativa, a personagem são densos, cruéis, depressivos. Me senti mal ao ler. A parte sobre a história da protagonista tive que ler pulando e superficialmente. A injustiça do sistema patriarcal sempre me deprime. Não me senti bem ao ler o livro. Ele não é ruim, mas me fez mal.

Cris 11/02/2024

11.02.2024
Tudo que eu li dessa autora gostei muito. Essa história tem uma pitada de drama policial quando Margot se vê indiciada por assassinato após ser vítima de estrupo. E assim vamos acompanhando todo esse drama e as escolhas difíceis que precisa fazer na vida.
CPF1964 11/02/2024minha estante
Notão hein, Cris. ???
Tem alguém se passando por você no final do vídeo da Bruna....

Cris 12/02/2024minha estante
Pois é. De todos os q li dessa autora, foi o q mais gostei.

Cris 12/02/2024minha estante
Sou eu mesma...?

CPF1964 12/02/2024minha estante
????

Clelia5 22/02/2024

O sabor da esperança de Susan Wiggs
Ainda impactada com esse livro. Este é o segundo livro que leio da autora e o primeiro que ela mostra realmente para quem ela escreve esse livro - para as mulheres sobreviventes de todo tipo de violência e injustiça. A história é sobre Margot Salton, uma jovem cujas melhores recordações do passado envolvem sua mãe e a comida. Na atualidade ela esta no auge, com a inauguração do seu restaurante que divide espaço com uma confeitaria do belíssimo e talentoso confeiteiro, Jerome.
Mas o passado dela no Texas não a deixará em paz e irá atormentá-la onde ela for.
Um passado de muita violência e injustiça que marcaram essa jovem sobrevivente.
Foi pesado, doloroso, sofrido e angustiante até, mas o final valeu a pena. Recomendo muito!

@loop.literario 19/01/2024

O sabor da esperança Susan Wiggs - 2023 / 368 páginas - Harlequin
Margot Salton é a personificação da resiliência e tem a habilidade suprema de transformar carne em arte. E São Francisco está prestes a ganhar um restaurante que vai fazer até a Golden Gate salivar.

A entrada dramática na vida de Jerome Sugar poderia ter sido retirada de um roteiro de comédia, mas não se engane: aqui, a comédia é temperada com drama, romance e uma pitada de caos. Margot e Jerome começam sua parceria numa cozinha comercial compartilhada, e o primeiro encontro é quase um desastre culinário. Quebrou óculos, voaram utensílios, mas o que ficou no ar foi uma amizade que vai muito além da cozinha.

Mas não pense que é só de grelhados e sobremesas que vivem esses personagens. Susan Wiggs tece uma trama que abraça temas densos como justiça, privilégio, racismo e relacionamentos inter-raciais. Margot carrega consigo uma bagagem pesada do Texas, mas é em São Francisco, entre costelas e bolos, que ela encontra um novo começo.

A autora não economiza na profundidade dos personagens. Eles têm falhas, arrependimentos, vidas difíceis, mas é justamente essa complexidade que faz a narrativa tão envolvente. A história não se esquiva de temas pesados como estupro, gravidez indesejada e agressão sexual, mas tudo é tratado com uma sensibilidade que envolve o leitor.

Ao mergulhar na trama, somos presenteados com dois períodos de tempo distintos para cada personagem principal, proporcionando uma compreensão completa de suas histórias. E, claro, não podemos esquecer da trama paralela envolvendo Ida, a mãe de Jerome, e um amor do passado. As camadas dessa história são como as notas de um bom vinho, se revelando aos poucos e deixando um sabor marcante.

Recomendo demais essa leitura, mas não espere um romance água com açúcar. Prepare-se para se emocionar, refletir e, quem sabe, até se aventurar na cozinha após a leitura.

Mariana1289 09/12/2023

O Sabor da Esperança
Eu amo a escrita da Susan Wiggs, acho ela uma autora incrível, só que esse livro eu não gostei tanto como os outros.

Achei que ela abordou temas importantes, mas colocar todos num único livro ficou difícil de ler.
A personagem principal é sem dúvidas uma mulher forte e merecedora de toda felicidade do mundo.

O foco do livro não é o romance, mas se espera que pelo menos o casal tenha alguma química, o que praticamente não existe e acho que eles estão mais para melhores amigos. E o casal secundário foi muito mal desenvolvido, uma pena, pois tinha potencial :/

É um bom livro para se refletir em como nossa sociedade peca em diversos assuntos e entender a dor do próximo.

Calie 24/12/2023

Desconfortável, mas feliz
É um livro pesado, horrível por ser muito verossímil, a história paralela que é a da mãe é ótima tb, o livro todo é mt bom, n sei se leria dnv, jerome reizinho??

Andy.Sena 30/11/2023

2 plots dentro do mesmo livro, poderia ser uma grande jogada se fosse melhor desenvolvido. O que não achei que aconteceu aqui. A história começa no tempo presente tanto para Ida como para Margie e depois vamos conhecer o passado de ambas. A trajetória de Ida foi mega rápida e confesso que não entendi o motivo de tê-la na história, poderíamos ter passado sem ela. Não tiro a representatividade na história, mas achei que a personagem não foi muito bem aproveitada aqui. Já que o foco e o peso acabou com a Margie e toda injustiça que ela sofreu. Foi um plot denso e eu só queria guardá-la num potinho. Fiquei feliz com todo o seu desenvolvimento e o final foi bem lindinho.

Adoro ler 18/05/2024

Adoro a escrita da Susan...
Não é um livro fácil de ler... são temas fortes, mas que valem a reflexão.
Eu gosto bastante da escrita da Susan Wiggs, seus livros são interessantes, cativantes, emocionantes.
É um drama romântico.

Bah 16/01/2024

Uma história emocionante, que nos faz refletir sobre muitos temas importantes, entre eles: racismo, violência sexual, aborto... E ainda nos mostra em como o sistema é falho com pessoas sem recursos. A Susan sempre nos surpreende com seus enredos. A heróina (não consigo chamá-la apenas de mocinha) Margot Salton nos encanta e nos faz chorar com sua história de vida. Dona do restaurante Sal, aos poucos nos é apresentado seu passado. Uma menina que perdeu a mãe cedo demais e se vê sozinha, tendo de lidar com pessoas poderosas que querem a destruir, mas a garota de botas de cowgirl é resiliente e luta com unhas e dentes por sua vida. E o nosso mocinho, Jerome Sugar, apesar de não ter tanto destaque quanto Margot, é a cereja do bolo no desenvolvimento da trama, nos mostrando o quão sofrido e desafiador é ser negro em meio a tanto preconceito. De pano de fundo, ainda temos a história de Ida (dona da confeitaria Açúcar e mãe de Jerome) e seu grande amor, Frank, recheada de desencontros e reviravoltas.
Este é um daqueles livros que você lê e agradece à autora por tê-lo escrito. Poderia falar muito mais sobre, porque há tantas camadas, porém, deixo aqui a recomendação para você mergulhar, se apaixonar, sofrer e, depois, agradecer por ter lido. Ps: para quem leu A livraria dos achados e perdidos, os protagisnistas aparecem rapidamente, pois o restaurante está localizado na mesma rua da livraria) e também é citado uma única vez a protagonista de Mapa do coração. Eu amei isso!

Thams 27/12/2023

Finalmente terminei
Susan Wiggs tem algo que adoro em seus romances, essa mescla de presente e passado que nos trás mais de uma história interessante para acompanhar.
Mas O Sabor da Esperança me trouxe sentimentos conflituosos. Acho que não estava preparada para ele e foi um livro extremamente difícil de terminar.
As partes em que Margot relata o seu * e o que segue são angustiantes demais e saber que a realidade chega a ser pior que isso em um país onde o aborto não é legalizado chegou a doer profundamente.
O livro aborda assuntos importantes, sim. Mas foi muito drama - o que pedia o livro - pra a Thamires do momento.

Se você está passando por momentos difíceis por conta de abuso sexual etc. esse livro contém gatilhos fortíssimos.

Zana 17/11/2023

Temas delicados
Margot Salton quer deixar o Texas e seu passado traumático para trás. Ela se muda para São Francisco com seu gato e seu sonho de abrir um restaurante de churrasco. Lá, ela divide uma cozinha com Jerome Sugar, um doceiro que trabalha na confeitaria da família. Apesar de um começo desastroso, eles se aproximam e Margot se sente acolhida pelos Sugar. Mas quando seu passado volta a atormentá-la, ela terá que escolher entre enfrentar seus medos ou perder tudo o que conquistou.

A trama abarcou vários temas delicados como relação interracial, preconceitos, violência, estupro, homicídio, injustiças e corrupções do sistema e aborto. Segundo a autora, baseou-se em fatos reais.

Susan Wiggs pretensamente escreveu uma história de superação e amor, mostrando como a esperança pode surgir de lugares inesperados. E, embora tenha apresentado uma narrativa bem escrita, não despertou nesta leitora certa conexão emocional e, sim certo distanciamento da história e personagens. Pena, simplesmente não rolou!

Eu_Romanceando 09/01/2024

Sempre que começo um livro da Susan tenho certeza de que vou ser surpreendida com a história em O sabor da esperança não foi diferente.

Nele vamos conhecer Margot que está em busca de um recomeço depois de um período trágico em sua vida e, esse recomeço torna-se possível quando ela consegue um financiamento para abrir seu restaurante de carnes na California.

Conforme seu restaurante vai ficando pronto e obtendo sucesso, ela vai ficando próxima a Jerome e a família Sugar, com quem compartilha a cozinha ? ele tem uma confeitaria. Ela e Jerome tem muitas coisas em comum e a generosidade com que ele a trata vai quebrando barreiras e possibilitando que Margot acredite que pode ser feliz, mas, o passado trágico está batendo a sua porta novamente e pode pôr tudo a perder.

Como não li a sinopse, não sabia o que esperar dessa leitura e fui sugada para uma história trágica, revoltante, real e emocionante, isso mesmo real, porque a violência que aconteceu com Margot está aí nas esquinas e mais próximo do que imaginamos. É doloroso acompanhar a trajetória de Margot, mas também é lindo vê-la se reerguer e superar tudo de ruim que lhe aconteceu. Além desse casal lindo, temos mais personagens que compõem a narrativa e que nos emocionam à medida que a história avança. Mais um livro lindo e bem escrito da Susan recheado de esperança e resiliência.

Indico para todos que amam uma linda história de recomeço e amor.

ju 27/11/2023

Dolorido e intenso
O livro foi bem mais longe do que eu imaginava, um romance com profundidade e intensidade que traz tantos temas importantes, a maioria muito doloridos. ?Todo mundo tem um passado, o que importa é quem você é agora? Margot Salton recomeça a vida em São Francisco na Califórnia, prestar a abrir seu restaurante especializado em carnes, ela saiu do Texas e não pretende voltar lá por conta de questões do passado.

Gatilho: abuso sexual, abuso físico, abuso psicológico, aborto, gravidez indesejada, adoção, assassinato, arma.

Gisele Aquino de Araújo 19/05/2024

Uau, me pegou...
.... Leitura densa e sofrida.
Temos duas protagonistas mt queridas. A primeira história se passa na época da guerra no Vietnã. A segunda conta a história de abuso sofrida por uma mulher que teve além de seu corpo seu direitos violados.
Não sei porquê pensei se tratar de um romance fofinho, mas valeu cada página. Mt bom.