O sabor da esperança

O sabor da esperança Susan Wiggs

Resenhas - O Sabor da Esperança

Gisele Aquino de Araújo 19/05/2024

Uau, me pegou...
.... Leitura densa e sofrida.
Temos duas protagonistas mt queridas. A primeira história se passa na época da guerra no Vietnã. A segunda conta a história de abuso sofrida por uma mulher que teve além de seu corpo seu direitos violados.
Não sei porquê pensei se tratar de um romance fofinho, mas valeu cada página. Mt bom.

Adoro ler 18/05/2024

Adoro a escrita da Susan...
Não é um livro fácil de ler... são temas fortes, mas que valem a reflexão.
Eu gosto bastante da escrita da Susan Wiggs, seus livros são interessantes, cativantes, emocionantes.
É um drama romântico.

Cris Moraes 17/05/2024

Muito bom!
Achei que a história deste livro seria o simples encontro romântico de duas pessoas que lidavam diariamente com a paixão que tinham pelo preparo de alimentos. Também imaginei que contaria, principalmente, a jornada de uma mulher que teria muito a superar até realizar o grande sonho de abrir o próprio negócio e ter um restaurante de sucesso.
Existe tudo isso, sim, na história. Mas o enredo vai bem além de um romance clichê e somos surpreendidos com algumas reviravoltas em toda a trama quando somos apresentados ao passado dos personagens, principalmente de Margot. Daí entendemos que a história tem muito mais de drama do que um doce romance, inclusive com algumas passagens bem forte e que podem desencadear alguns gatilhos. A abordagem de assuntos bem mais sérios e complexos (abusos, traumas, violência, assédio, discriminação) faz com que a narrativa tenha uma profundidade de provocar maiores reflexões acerca de várias injustiças que ainda vemos em nossos dias atuais. Em alguns momentos, as descrições dos abusos e das violências são bem desconfortáveis, porém muito necessários de ainda serem abordados, mesmo que seja em uma literatura de ficção.
No fim, o que fica é justamente a mensagem de que a esperança pode ter o mesmo sabor bom da vida, se soubermos apenas acreditar e buscar o que há de melhor em cada um de nós.

Canaan 13/04/2024

Uma avalanche passou por cima de mim!
Todas emoções passaram por mim na leitura. Inicialmente um pouco de tédio porque parecia uma receita muito bem ensaiada e clichê. De repente veio um medo irracional que algo parecido com a violência que Megan sofreu acontecesse com alguém que conheço. Senti as dores dela que foram tão bem escritas. Quem já passou por esse tipo de violência será difícil ler essa história. Depois senti um ódio inenarrável com as injustiças que um estado inteiro é conivente até os dias de hoje. Culpar a mulher pela violência sofrida. 2024 e isso acontece o tempo todo. Depois veio aflições, choros, alegrias que quando estava ficando bom... Bang! " Você está intimada!" Pode escrever palavrão aqui? Que loucura de livro é esse?
"Não espere 50 anos para reencontrar a felicidade que está presente hoje"
Estado do Texas, eu tenho vergonha por essa terrível história da Meg ter sido inspirada nas histórias verdadeiras que acontem por aí!

Sandra 24/03/2024

Bom , março 2024
Livro gostoso. Leitura leve , intrigante e com várias enredos se entrelaçando.
Apesar de ser previsível , a estória é bem contada. Personagens cativantes.
Gostei.

Deise 18/03/2024

Infelizmente acontece muito na vida real
Primeiramente, para que vocês não cometam o mesmo erro que eu achando que é uma leitura fofa e romântica, não é.
Tem muitos gatilhos: racismo, abuso sexual, injustiça, traumas, agressões, aborto etc. Então se você é sensível a isso, não leia.
O foco da história não é romance(por mais que pareça) e sim o drama.
A trama de desenvolve no passado da Margot, que não foi um passado nada fácil, cheio de injustiças e traumas. Nesse livro vamos vê o desespero de alguém inocente enfrentando o sistema judiciário falho. Onde o poder de quem tem mais dinheiro pode comprar a verdade e passar pano para um crime(coisa que acontece muito na vida real). Vamos ver Margot passando por tudo isso de ruim e também vamos ver como ela conseguiu se reerguer em meio a tanta desesperança. Também teremos um casal secundário que faz uma participação importante no livro: Ida e Frank, que eram apaixonados na adolescência e se separaram porque Frank foi convocado para guerra e ele teve que fugir e depois de muitos anos eles se reencontram. Tem também a aparição de Jerome que é um homem negro e vamos acompanhar o quão difícil é ser negro em meio a tantos preconceitos. Jerome é um homem maravilhoso e por mais que o desenvolvimento dele seja ?raso?(porque o foco é o Margot), ele tem uma grande importância na história.
?O sabor da esperança? vai além da esperança, fala de amor, resiliência, recomeços e perdão.
Amei esse livro, achei a escrita da autora muito fluida(tanto que li em menos de 8h), os detalhes do passado da protagonista foi incrível de tão detalhado. Eu senti uma empatia enorme pela Morgot, me emocionei muito lendo, passei raiva, aflição, mas também senti muito felicidade no final.

loree 12/03/2024

Tão realista que dói
( deixando bem claro, existem muitas descrições pesadas, abusos, agressões. Traumas são muito retratados nessa história se isso te causa algum gatilho,* NÃO LEIA*)
Comecei este livro, por uma indicação que foi muito mal feita. Eu estava esperando uma história fofa sobre dois cozinheiros, a união entre açucar e sal. Porém recebi uma bomba de coisa triste e pesada, eu não estava preparada pro peso dessa história e me pegou muito de surpresa. Apesar de tudo, eu amei, tão visceral, tão verdadeiro e tão triste, ao longo da narrativa eu tive vontade de explodir uma casa de tanta raiva e injustiça, ainda mais o choque de ser baseado em histórias reais. Uma história completamente necessária e triste ) outra história paralela me pegou de jeito, e eu gostaria de ler muito mais sobre a Ida e Frank uns fofos e queridos.

Clelia5 22/02/2024

O sabor da esperança de Susan Wiggs
Ainda impactada com esse livro. Este é o segundo livro que leio da autora e o primeiro que ela mostra realmente para quem ela escreve esse livro - para as mulheres sobreviventes de todo tipo de violência e injustiça. A história é sobre Margot Salton, uma jovem cujas melhores recordações do passado envolvem sua mãe e a comida. Na atualidade ela esta no auge, com a inauguração do seu restaurante que divide espaço com uma confeitaria do belíssimo e talentoso confeiteiro, Jerome.
Mas o passado dela no Texas não a deixará em paz e irá atormentá-la onde ela for.
Um passado de muita violência e injustiça que marcaram essa jovem sobrevivente.
Foi pesado, doloroso, sofrido e angustiante até, mas o final valeu a pena. Recomendo muito!

Cris 11/02/2024

11.02.2024
Tudo que eu li dessa autora gostei muito. Essa história tem uma pitada de drama policial quando Margot se vê indiciada por assassinato após ser vítima de estrupo. E assim vamos acompanhando todo esse drama e as escolhas difíceis que precisa fazer na vida.
CPF1964 11/02/2024minha estante
Notão hein, Cris. ???
Tem alguém se passando por você no final do vídeo da Bruna....

Cris 12/02/2024minha estante
Pois é. De todos os q li dessa autora, foi o q mais gostei.

Cris 12/02/2024minha estante
Sou eu mesma...?

CPF1964 12/02/2024minha estante
????

caroline.Andreia 04/02/2024

Um livro forte, mas necessário
Como foi difícil para mim, enquanto advogada, confirmar como o sistema judiciário é feito por homens para homens.

Esse livro não é um romance. Esse livro é um protesto. Uma esperança. De que existem pessoas boas, de que todos merecem a felicidade de um amor calmo.

Margot, Jerome, Ida e Frank, uma família linda.

Um livro que aborda assuntos delicados, como violência e sexual e aborto, além de trazer luz ao racismo. É tudo tão vivido que chega a ser desconfortável ler.

Mas ver a realidade é desconfortável e é esse desconforto que tem força de mudar algumas coisas.

Espero que enganados pela capa de romance, muitos sejam impactados pela mensagem de fundo e usem suas forças para mudar o sistema.

Ingrid 03/02/2024

Muito emocionante
No início achei uma leitura muito cansativa, mas depois o livro te prende e faz ter várias emoções com o que Margot viveu.

@loop.literario 19/01/2024

O sabor da esperança Susan Wiggs - 2023 / 368 páginas - Harlequin
Margot Salton é a personificação da resiliência e tem a habilidade suprema de transformar carne em arte. E São Francisco está prestes a ganhar um restaurante que vai fazer até a Golden Gate salivar.

A entrada dramática na vida de Jerome Sugar poderia ter sido retirada de um roteiro de comédia, mas não se engane: aqui, a comédia é temperada com drama, romance e uma pitada de caos. Margot e Jerome começam sua parceria numa cozinha comercial compartilhada, e o primeiro encontro é quase um desastre culinário. Quebrou óculos, voaram utensílios, mas o que ficou no ar foi uma amizade que vai muito além da cozinha.

Mas não pense que é só de grelhados e sobremesas que vivem esses personagens. Susan Wiggs tece uma trama que abraça temas densos como justiça, privilégio, racismo e relacionamentos inter-raciais. Margot carrega consigo uma bagagem pesada do Texas, mas é em São Francisco, entre costelas e bolos, que ela encontra um novo começo.

A autora não economiza na profundidade dos personagens. Eles têm falhas, arrependimentos, vidas difíceis, mas é justamente essa complexidade que faz a narrativa tão envolvente. A história não se esquiva de temas pesados como estupro, gravidez indesejada e agressão sexual, mas tudo é tratado com uma sensibilidade que envolve o leitor.

Ao mergulhar na trama, somos presenteados com dois períodos de tempo distintos para cada personagem principal, proporcionando uma compreensão completa de suas histórias. E, claro, não podemos esquecer da trama paralela envolvendo Ida, a mãe de Jerome, e um amor do passado. As camadas dessa história são como as notas de um bom vinho, se revelando aos poucos e deixando um sabor marcante.

Recomendo demais essa leitura, mas não espere um romance água com açúcar. Prepare-se para se emocionar, refletir e, quem sabe, até se aventurar na cozinha após a leitura.

Bah 16/01/2024

Uma história emocionante, que nos faz refletir sobre muitos temas importantes, entre eles: racismo, violência sexual, aborto... E ainda nos mostra em como o sistema é falho com pessoas sem recursos. A Susan sempre nos surpreende com seus enredos. A heróina (não consigo chamá-la apenas de mocinha) Margot Salton nos encanta e nos faz chorar com sua história de vida. Dona do restaurante Sal, aos poucos nos é apresentado seu passado. Uma menina que perdeu a mãe cedo demais e se vê sozinha, tendo de lidar com pessoas poderosas que querem a destruir, mas a garota de botas de cowgirl é resiliente e luta com unhas e dentes por sua vida. E o nosso mocinho, Jerome Sugar, apesar de não ter tanto destaque quanto Margot, é a cereja do bolo no desenvolvimento da trama, nos mostrando o quão sofrido e desafiador é ser negro em meio a tanto preconceito. De pano de fundo, ainda temos a história de Ida (dona da confeitaria Açúcar e mãe de Jerome) e seu grande amor, Frank, recheada de desencontros e reviravoltas.
Este é um daqueles livros que você lê e agradece à autora por tê-lo escrito. Poderia falar muito mais sobre, porque há tantas camadas, porém, deixo aqui a recomendação para você mergulhar, se apaixonar, sofrer e, depois, agradecer por ter lido. Ps: para quem leu A livraria dos achados e perdidos, os protagisnistas aparecem rapidamente, pois o restaurante está localizado na mesma rua da livraria) e também é citado uma única vez a protagonista de Mapa do coração. Eu amei isso!

Cah 11/01/2024

Eu não esperava por nada do que li! Que livro doloroso, forte, sensível e ao mesmo tempo real.
Alerto que é um livro com gatilhos sobre violência contra a mulher