Os fantasmas entre nós

Os fantasmas entre nós Gih Alves

Resenhas - Os fantasmas entre nós

1 | 2 | 3 | 4

Camila 30/03/2024

Mais um livro nacional de terror para a conta. A história é bem legal, mas senti ela um pouco lenta em alguns momentos. O mistério é bem interessante e com um bom desenvolvimento. Gostei bastante dos personagens e consegui me ligar a eles e às suas histórias. Também tem pitadas de fantasia urbana com realismo mágico.

Let 14/04/2024

É, definitivamente não funcionou pra mim
Esse livro tinha tudo para ser uma história incrível: ambientação brasileira, faculdade de magia, lenda da loira do banheiro e casal sáfico. Mas infelizmente não foi bem desenvolvido e tudo ficou muito superficial e bobo

Primeiro que as protagonistas são rasas e o romance delas não convence em nenhum momento. Elas não se falavam há um tempão e do nada decidem voltar a conversar? Meio sem sentido. Sem contar nesse vai e vem que elas ficam o livro todo, e principalmente por falta de comunicação, o que é irritante. A cada 10 páginas a Isadora ficava jogando na cara da Manu que ela só fugia, mas a própria Isadora só tinha atitudes confusas e imaturas. Não consegui me apegar a nenhuma delas e muito menos torcer pelo casal que, pra mim, não tem química. Justamente pq o desenvolvimento delas ficou muito superficial.

Mas, pra mim, o motivo maior da nota 2,5 é o plot twist, que na verdade não existe. Era óbvio desde o começo quem tava por trás de tudo, a reviravolta foi entregue de bandeja pro leitor. Mas incrivelmente as protagonistas descobrem tudo só nos últimos capítulos, o que é bem frustrante pra quem lê. Como você saca muito rápido o que tá acontecendo na faculdade, o livro todo perde a graça e a investigação delas (se é que posso chamar assim porque elas só juntam um bando de papel sobre as mort3s e não descobrem nada) soa muito boba e sem sentido.

A lenda da loira do banheiro poderia ter sido bem mais aproveitada, mas a fantasma quase não aparece no livro ou interage com as protagonistas. Enfim, achei que faltou explorar todo o potencial do livro e, no final, ficou uma história arrastada, sem reviravolta e sem romance. Uma pena, porque eu estava com altas expectativas ?

Queria Estar Lendo 22/01/2024

Resenha: Os fantasmas entre nós
O romance de estreia da autora Gih Alves é uma nova versão da novela que tinha saído pela Noveletter, agora pela Editora Seguinte (que enviou este exemplar em cortesia). Os fantasmas entre nós é uma história de fantasia urbana em uma universidade que estuda o sobrenatural, e está sendo muito perturbada por causa dele.

Manu estuda na universidade Agnes Dantas, onde o sobrenatural é comum porque é estudado. Há outras universidades como essa pelo Brasil, mas a AD é definitivamente a mais comentada. Não por ser ótima, mas porque todos os anos alunos morrem no campus - e de maneira bastante brutal.

Para Manu, isso deveria ser comum. Ela tem mais com que se preocupar: é aluna bolsista, e tem toda uma complicação sentimental com a sua amiga, Isadora, por quem estava apaixonada (ainda que ela negue a si mesma). O problema é que uma nova morte acaba aproximando Manu - e Isadora - dos casos. E um encontro com a loira do banheiro pode colocá-las no caminho do que tem acontecido por ali.

Os fantasmas entre nós é um bom livro de fantasia urbana, com uma dose de dark academia e de romance. Bem curtinho, ele é aquele tipo de leitura pra quem quer passar a tarde se afundando em uma história.

A escrita da autora é rápida e flui muito bem. Conta o que é necessário, quando é necessário. O único ponto que eu queria ter visto mais desenvolvido é o sentimental. Acho que faltou um pouquinho de força na narrativa da Manu quando falava sobre os seus sentimentos pela Isadora, o que acabou me desprendendo do romance entre as duas.

Tem um conflito que permeia pelo relacionamento delas, tanto o amigável quanto o possível amoroso, e ele se desenvolve até um momento em que se torna grande demais para ignorar ou passar para trás.

O mistério de Os fantasmas entre nós é muito importante pra história. Ainda que o clima e o plot principal estejam na Manu e suas emoções, a questão com a loira do banheiro, sua aparição sinistra e o que se segue a ela é grandioso, a investigação também toma boa parte das interações entre ela e outros personagens.

Eu me senti vitoriosa por ter pescado a revelação ali no começo. É um mistério que depende das personagens, e elas acabam não percebendo o que está bem à sua frente até que seja tarde demais. O que contribui na tensão!

Eu gostei bastante da ambientação e gostaria de ver mais sobre as outras universidades que estudam o sobrenatural, porque tem pano pra manga! Elas participam de estudos sobre as coisas do outro mundo, e as pessoas que vivem na normalidade sabem da existência disso (só não convivem com o sinistro).

A edição da Seguinte ficou muito bonita. Tanto em acabamento quanto capa, detalhes internos, revisão e diagramação. Tá bem confortável pra ler. No fim do livro, tem uma entrevista com a Gih Alves falando sobre a construção da história, a nova edição dela em formato de romance, e suas inspirações pra composição do livro.

Os fantasmas entre nós é uma leitura muito indicada pra quem curte um mistério mais soft, com mais foco no desenvolvimento das personagens que estão tentando entendê-lo.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2024/01/resenha-os-fantasmas-entre-nos-gih-alves.html

contosdesara 26/05/2024

Tem potencial
Os Fantasmas Entre Nós é um livro de dark academia que se passa no Brasil e conta a história de Manu, uma estudante da universidade Agnes Dantas - famosas pelos fantasmas que a assombram e pelos assassinatos anuais de alunos.

O livro tem uma escrita gostosa e fluida, e é bem facinho e rápido de ler. A ambientação que a autora faz também é muito boa, e realmente passa um clima de escola mal assombrada!

Dito isso, minha principal crítica ao livro é que os personagens são muito imaturos, não condizente com a idade deles, e isso prejudica um pouco a cadeia de acontecimentos. Se fosse um livro infanto-juvenil, com personagens na faixa de 10-13 em um internato anos acho que funcionaria melhor pra mim.

Independente disso gostei do livro e de conhecer a escrita da autora!

Junior 05/12/2023

Inverossímil
Gente do céu, alguém comprou essa história? Se a universidade é assombrada (não aguentei ler repetidamente que tem ruídos pelas paredes a cada página) e todo mundo sabe disso não faz o menor sentido as protagonistas se espantarem com isso o tempo todo. O que elas esperavam encontrar em um lugar abertamente assombrado?

nic 16/12/2023

Tão bom que se lê em menos de 24h
Li em um dia.... o mundo que a autora constrói é super bem trabalhado e nos prende demais!! o enredo flui muito e não deixa a leitura maçante, eu adorei mergulhar nesse universo!
Porém acho que senti falta de uma construção de um romance que tbm inclui coisas rotineiras, acho que como as protagonistas se apaixonaram antes do leitor entrar na jogada ficou um pouco difícil de sentir borboletas na barriga com esse livro, já que todos os enredos que contribuíram pra reconstrução do que elas sentiam era super eventos e fatos grandes, faz sentido esse meu sentimento? de que não dá pra surtar com o casal principal desse livro??
Enfim, é um livro de terror FODA com um plot MTT bem amarrado, mas o romance no meu coração ficou um pouco morno e a desejar.
Uma outra coisinha que me encomoda é o fato do livro ter muita expressão repetida, como o fato que a protagonista conta até 10, ou q a Isa amarrou o cabelo, etc etc, acho que a linearidade textual falha um pouquinho nesse sentido, fiquei com a sensação de tipo "puxa, eu tô lendo essa sentença pela quinta vez???"

Ariadne 24/10/2023

A saga de pegar um livro unicamente pela capa retoma!! Eu não sabia o que esperar da história, e não tinha ideia de que era a estreia de uma autora nacional

Assim como o primeiro livro dessa lista, senti falta de uns sustinhos de verdade, sabe? Bom, pelo menos tem sangue pra dar e vender aqui hahahaha

(a partir daqui começo a me preocupar se eu que estou errada por não sentir um pingo de medo nessas histórias)

Apesar de parte do plot ser bem previsível, o romance-não-romance entre as duas personagens segura bem a história. Ah, a entrevista ao final do livro com a autora é uma delícia!

Indico para quem, diferente de mim, tem medo de fantasmas kkk

site: https://www.instagram.com/p/CywPixav9dh/?img_index=2

Mirella | @readingmirella 01/12/2023

Os Fantasmas Entre Nós tem uma atmosfera medonha e bem construída que deixa a experiência muito muito interessante, esse definitivamente foi o ponto alto do livro, eu esperava gostar um pouquinho mais, mas achei que ele se arrastou no meio pra mim (o que foi chocante levando em conta que é um livro curto). Não chegou a me dar medo, mas a vibe dark academia Brasil foi bem legal de ler, um bom livro no geral e um debut bem solido, espero ver outros trabalhos da autora.

lara 19/10/2023

Quando descobri que o livro era um dark academia paranormal brasileiro, já tive interesse de ler pois amo essa temática, e fui surpreendide em como a Gih Alves tratou do tema que, muitas vezes, acaba sendo bem eurocêntrico: aqui não temos um grupo de pessoas brancas sendo pretensiosos — é justamente o contrário; há cotistas e bolsistas, pessoas pretas e abertamente queers como protagonistas.

Apesar dos mistérios e dramas, o livro foca bastante na amizade e amor platônico entre os personagens. Eu gostei de como certos tópicos foram abordados e nas pequenas ‘sugestões’ de que havia um trisal e uma personagem arromântica ali nas entrelinhas. Creio que, em parte, foi devido a o número de páginas do livro (224), mas certos arcos pareceram ser apressados e que não houve muito aprofundamento no mistério; logo mesmo no início eu já tinha adivinhado o plot twist principal e quais seriam as “revelações”.

Talvez se eu tivesse lido com uma expectativa grande sobre o mistério e buscando um aprofundamento do desenvolvimento deste universo, teria saído decepcionade. Mas como o meu foco estava mais direcionado aos personagens, consegui aproveitar mais a leitura. E após ler a entrevista com a autora no final do livro, fiquei curiose nos seus futuros trabalhos — especialmente os que poderiam existir dentro do mesmo universo de “Os fantasmas entre nós”. Como gostei da sua escrita, pretendo ler outras coisas que venha a publicar.
Agradeço ao NetGalley e a editora pelo envio da arc em troca de uma resenha honesta.
Anna.Menk 15/11/2023minha estante
O romance no livro é bom?

lara 20/11/2023minha estante
o romance não é o foco principal, então esse aspecto não é muito trabalhado. tem uma atração entre as personagens e elas conversam sobre isso e ~coisas~ acontecem, mas não tanto assim.

Rafa 02/01/2024

Eca
Odeio ter q dizer isso pra livro nacional, mas que grande b0st4.

chato, sem graça e repetitivo.

muitas resenhas falando q eh possível terminar em um dia, mas pra mim isso foi uma grande mentira pq o livro era toa chato q eu me OBRIGUEI a ler pelo menos um capítulo por dia.

Gabi 31/01/2024

Sem evolução
A personagem começa insegura, passa o livro todo insegura e termina em segura. A história não é ruim, faltou um pouco de desenvolvimento. O mistério é previsível, mas divertido de acompanhar. Alguns trejeitos das personagens são descritos inúmeras vezes, tornando-se um pouco cansativo. O final é decepcionante.
Erica424 01/02/2024minha estante
oi amor

Gabi 01/02/2024minha estante
Oii, amor ??

@emcadacapa 22/12/2023

Sobrenatural leve!
Universidade Agnes Dantas, um lugar para se estudar o sobrenatural e, talvez, acabar morto e assombrando as paredes do prédio... afinal, ao menos 2 alunos morrem por ano. É aqui que Manu e Isadora estudam e que vão tentar solucionar o grande mistério dos fantasmas e também o que sentem uma pela outra.

?Das instituições focadas no ensino do sobrenatural no Brasil, a Agnes Dantas era a única com tantas mortes, sombras e barulhos percorrendo os corredores ? pelo menos até onde se sabia.?

Uma história que mistura terror, romance, amizade e boas doses de diálogos divertidos. Rápido de ler, ideal para momentos em que você não quer leituras muito densas.

O mistério das mortes de alunos e dos fantasmas é o foco principal da trama, no inicio é bem instigante e no final, na revelação de tudo, é bem tenso e frenético. Em alguns momentos do meio fica um pouquinho arrastado devido a repetição de alguns comportamentos dos fantasmas, mas nada que prejudique a narrativa.

O romance entre Manu e Isadora é bem complicada, tem muita coisa não resolvida. Não é o foco, mas tem sua importância na história. Assim como a amizade delas com Max e Thiago.

Eu gostaria de um aprofundamento maior na Universidade, não que faça falta na história. Mas, seria interessante em outro livro ou conto com mais detalhes das aulas.

Os Fantasmas Entre Nós é um nacional gostoso de ler, sem muita enrolação e que vai agradar, principalmente, aqueles que gostam do sobrenatural mais leve.

Guilherme.Ribeiro 26/12/2023

Daria um ótimo curta nacional!
Eu gostei muito desse primeiro contato com a escrita da Gih, ela faz com que a gente vire as páginas com uma facilidade incrível e quando percebeu, puff, já terminou. Isso é MUITO BOM para um mistério, porque não dá para parar, mas senti que isso tirou um pouco da aura de um dark academia.

Essa estética literária aborda muito o poder e as promessas em busca de algum tipo de validação acadêmica e status social, e acabou que não senti muito aprofundamento nessa parte. Porém, eu adorei a dinâmica das personagens: quem nunca se perguntou se realmente estava flertando com um amigo ou se era só brincadeira? Quem nunca se perdeu em sentimentos? Quem nunca evitou uma conversa que resolveria tudo, apenas por não estar se sentindo pronto?

Manu e Isadora são muito reais em seus sentimentos, em suas dúvidas, e no quanto gostam uma da outra, apesar de tudo o que passaram. Ainda que eu tenha acertado o plot twist por ser um tanto simples, e tenha ficado surpreso por nenhuma delas acertarem hahaha, o final é eletrizante e eu digo com tranquilidade: esse livro seria um curta nacional MUITO BOM e eu espero que isso se torne realidade hehe

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 29/12/2023

Resenha: Os fantasmas entre nós | Gih Alves
Os fantasmas entre nós é um livro de fantasia, suspense e mistério escrito pela autora Gih Alves, corresponde a Companhia das Letras do selo Editora Seguinte. sendo de literatura nacional. Eu recebi o livro com marcador e um cartão postal em parceria com a editora. Eu me interessei pela leitura por ter recebido na parceria mesmo. A escritora comentou os stories quando eu marcava ela no instagram. Esse foi o livro de estreia dela.

"Quando suas bocas se encontraram novamente, a última coisa que passou pela cabeça de Manu foram os fantasmas." p.136

Aviso esse livro possui gatilhos de m0rt3 , su1c1d10 e vi0l3nc1a. O livro é sobre que na Universidade Agnes Dantas, os alunos estudam coisas paranormais. A universidade é admirada porém todo ano dois alunos m0rr3m e isso é bem misterioso. Isadora e Manoela são atacadas por uma fantasma loira do banheiro e elas percebem que poderão ser as próximas vítimas. Esse livro possui: loira do banheiro, sentimentos mal resolvidos , festas desastrosas, dark academia e faxina com artefatos mágicos. Tem também um leve romance sáfico.

"(...) Vou usar aquele vestido que você me deu de aniversário." p.93

Essa obra daria uma interessante adaptação, uma curta nacional. Eu com certeza assistiria. No final do livro possui agradecimentos e uma entrevista com a escritora. É um livro de estreia, a escritora começou bem mas acredito que nas próximas publicações os livros ficarão cada vez melhores, desejo que ela continue publicando pois gostaria de ler mais futuras histórias escritas por ela com certeza.
Esse livro não é para todos pois possui temas sensíveis para algumas pessoas mas acredito que tem gente que poderá gostar.

"Manu ainda sentia o calor daquele toque em sua perna." p.21

Portanto eu gostei dessa obra apesar de não ter sido minha favorita de Dezembro, é boa a história. Boa para quem curte tudo que eu descrevi acima e boa para mim. Pretendo se tiver ler futuras publicações da escritora que com certeza poderá me surpreender com sua evolução na escrita. Esse livro é rápido de ler, se você ficou interessado claro indico a leitura.

"Ela avançou um pouco mais, o sangue pingando da faca e dos ferimentos." p.70

site: https://kemiroxtv.blogspot.com/2023/12/resenha-os-fantasmas-entre-nos-gih-alves.html

ilmatrbl 23/03/2024

Fantasmas
Leitura muito gostosinha tá?
Achei esse livro por acaso no Twitter e resolvi comprar com medo de me decepcionar mas ainda bem que não foi o que aconteceu. Gostei muito da escrita da autora, gostei também de como ela organizou os acontecimentos e principalmente gostei dos personagens, confesso que gostaria muito de um pov da Isabela, mas de resto curti bastante.
A única coisa que eu poderia reclamar é que foi muito curtinho, queria que a autora tivesse encontrado alguma forma de estender a história por mais algumas páginas porque me interessei bastante e gostaria que durasse mais, outra coisa que eu poderia reclamar também é que o fechamento da história poderia ser um pouco mais marcante mas mesmo assim eu realmente me entreti lendo, me salvou de um início de uma ressaca literária.

1 | 2 | 3 | 4