As crônicas de Terraclara: O Abismo

As crônicas de Terraclara: O Abismo L.F Magellan

Resenhas - AS CRÔNICAS DE TERRACLARA – O ABISMO

Leticia 10/01/2024

Fantástico!
Impossível não se apaixonar pelo enredo e pelos personagens. Muito bem construído e cativante, uma ótima leitura para quem procura por algo leve e cheio de emoção.

Para mim, uma das melhores leituras de 2023!
bookdro 10/01/2024minha estante
mas amg, já estamos em 2024

Diogenes Ternero 12/11/2023

ESPETACULAR!
As Crônicas de Terraclara é um livro que marca o início promissor de uma trilogia que promete uma jornada repleta de aventuras e momentos épicos.

A premissa pode até parecer simples, no entanto, ao longo da leitura, descobrimos a complexidade da trama, assim como a grandiosidade do universo, cuidadosamente elaborado pelo autor.

Começando pelo mundo, muito bem elaborado e desenvolvido, destacando-se como um dos pontos altos do livro. A riqueza de detalhes é espetacular, proporcionando uma imersão profunda na leitura, especialmente quando o autor introduz o sistema político e a mitologia. A maneira como esses elementos são apresentados para o leitor, revela o carinho do autor no desenvolvimento.

Os personagens são carismáticos, cada um com suas características e personalidades, destacando-se como outro ponto notável na narrativa. Até mesmo os personagens secundários recebem um cuidado especial em seu desenvolvimento, chamando atenção em diversos momentos. O trio Mia, Teka e Gufus funciona muito bem, oferecendo um equilíbrio de personalidade e alívio cômico à narrativa. A evolução gradual dos personagens ocorre de maneira orgânica, integrada à imersão na trama, tornando-se perceptível nos momentos mais complexos.

A jornada dos personagens pelas terras após o Abismo está repleta de aventuras emocionantes e reviravoltas. No desfecho, o autor habilmente amarra diversas pontas soltas ao longo da narrativa, abrindo novas possibilidades para os próximos livros. A conclusão desse primeiro livro nos deixa completamente curiosos para explorar mais o vasto universo que envolve Terraclara.

site: https://www.instagram.com/vagalumenerd/

AventureiroLiterário 27/10/2023

Viva muito e faça o bem
As Crônicas de Terraclara é um dos mais novos livros a entrar no acerto de livros de fantasia nacional e o faz de forma muito bem vinda. Desde que o peguei pela primeira vez, estava com uma expectativa tremenda, pois achei toda a premissa muito interessante e cada uma dessas expectativas foi atendida no decorrer desse primeiro volume.

A começar pelo mundo construído, no qual fiquei totalmente apaixonado. Toda a riqueza de detelhades que compõe sua história, mitologia, política, sociedade etc foi muito bem pensada e totalmente crível de se imaginar. Sem dúvida, o autor pensou com muito carinho até chegar nessa versão final apresentada no livro.

Os personagens são carismáticos e além dos três protagonistas, temos um elenco enorme de secundários, com as mais diversas personalidades e funções nessa obra. Apesar da grande variedade, o autor acertou mais uma vez na forma como os apresentou e os usou na história, sendo que em alguns momentos eu estava gostando mais de alguns desses personagens de apoio do que do trio principal.
O que diz respeito a Mia, Teka e Gufus, gostei deles e da transformação que vemos eles passarem de acordo com os obstáculos em seu caminho. Em alguns momentos, entretanto, pareceu que essa evolução de personagem se deu rápido demais, contrastando com suas personalidades iniciais e não parecendo algo orgânico. Mas, até o final desse primeiro livro, acho que toda a experiência acumulada me convenceu de que a mudança do grupo foi devida.

A narrativa passa por uma montanha russa de acontecimentos, assim como todo bom livro de fantasia deve ser, com reviravoltas acontecendo no começo, meio e fim. A história sempre ficou interessante e sempre estava andando para frente, salvo raros momentos.
Da metade para o final, quando as maiores revelações acontecem e alguns dos grandes mistérios são revelados, a história simplesmente decola e o autor trás tantos caminhos e possibilidades para se trabalhar na sequência, que só de imaginar as muitas coisas que podem acontecer no livro dois e no livro três, fico extremamente empolgado.

Enfim, resumindo, foi uma excelente aventura de fantasia, que me deixou muito empolgando para conhecer até o final da trilogia e que vale muito a pena ser lida se você gosta de jornadas bem humoradas, recheadas de aventura, mas que também promete seus momentos épicos como outras grandes sagas estrangeiras já fizeram.