Vida Becker e a Máquina de Contar Histórias

CPF1964 02/11/2023

Uma Grata Surpresa
Não curto Fantasia.
Não leio Fantasia.
Porém participo das Leituras Coletivas do Canal Raffa Fustagno no YouTube.
Este livro foi o selecionado para o mês de Outubro/23.
Não conhecia a escrita do Maurício Gomyde. Embora ele tenha publicado outros livros. Falha minha.
Pelo fato de não ler Fantasia não criei muitas expectativas em relação a obra.
Como gosto muito de livros de História achei interessante a sacada do autor de colocar pessoas célebres de todas as áreas nesta obra de ficção.
Livro cheio de referências e trocadilhos.
Escrita Fluída.
Diversos temas Atuais, Relevantes e Necessários foram inseridos.
Este livro faz parte de uma trilogia.
Assistindo alguns vídeos do autor comentando a cerca do livro fiquei com a impressão que a narrativa total foi muito bem construída e que o melhor está por vir.
O Embate Final... Bem x Mal.
Vida Becker X O péssimo pintor de Quadros.
Gostaria de agradecer a editora Qualis e ao Maurício pelo envio do e-book.
Recomendo a leitura.
Raffafust 02/11/2023minha estante
Querido amigo, muito obrigada pela sua participação na LC.
Fico feliz em saber que foi uma boa experiência.
Ano que vem juro que faremos uma votação só de suspenses

CPF1964 02/11/2023minha estante
Querida amiga, a experiência foi boa. Irei comprar o livro e lerei as continuações.

CPF1964 02/11/2023minha estante
Eu não leio somente suspense, amiga. Leio de tudo um pouco. Com exceção de Fantasia, Ficção Científica e Livrinhos ???? e Açucarados.

CPF1964 02/11/2023minha estante
E por incrível que pareça os 2 melhores livros que li por enquanto este ano foram de escritores nacionais. Carla Madeira e Francisco Azevedo.

CPF1964 02/11/2023minha estante
Se escolherem como leitura a bula do Rivotril, sem problemas. O que importa é a interação com vocês.

CPF1964 02/11/2023minha estante
Você e suas amigas vivem no lado amável do Paramundo. Eu vivo no lado dos temiveis......???

Vanessa.Castilhos 02/11/2023minha estante
Amigo Cassius, que resenha incrível! Adorei!! Me despertou a vontade de ler tbm!! ????

CPF1964 02/11/2023minha estante
Amiga Vanessa.... Se você curte Fantasia (que não é o meu caso) e gosta de História você irá amar esta leitura. Porém aviso que é uma trilogia, ou seja, não existe final neste primeiro livro. As continuações a princípio serão lançadas em 2024 e 2025 nas Bienais.

CPF1964 02/11/2023minha estante
Muito Obrigado pelo carinho, Vanessa.

CPF1964 02/11/2023minha estante
Como sempre Vanessa você é extraordiná ria (no feminino) e agora também "genial"....

Jóice D. 02/11/2023minha estante
Parabéns pela resenha, Cassius! ??
Aliás, acho que você deveria escrever sempre. A parte muito boa das LCs são o fato de nem sempre ser o gênero preferido que escolheriamos e às vezes o livro em si é um verdadeiro achado!
Novamente, parabéns amigo Cassius. Gosto da maneira que você descreve os livros!

CPF1964 02/11/2023minha estante
Muito Obrigado, amiga Jóice. Não sei fazer resenhas. Sou de Exatas.

CPF1964 02/11/2023minha estante
Se não fosse pela Raffa eu jamais teria lido este livro. Você tem razão.

CPF1964 02/11/2023minha estante
Li Palma por indicação sua e Mordida por indicação da Vanessa.

CPF1964 02/11/2023minha estante
Ambos ótimos e de escritores nacionais. Eu quase nunca leio autor nacional. A maioria escreve Fanfic, ???? ou açucarados.

Jóice D. 02/11/2023minha estante
No decorrer dos dias estamos fazendo nossos achados né Cassius, e que alegria, podermos compartilhar escritores brasileiros maravilhosos também. ???

Parabéns a Raffa pelas escolhas dos livros das LCs.

E a Vanessa, a amável Vanessa! Extraordiná ria, genial e também Rainha das LCs. Que lê com todos, sem exceção.

Todos vocês, pessoas maravilhosas! ??

CPF1964 02/11/2023minha estante
A Raffa só escolhe livros que não curto. Acho que ela faz de propósito.... ???

Raffafust 02/11/2023minha estante
Joice, Obrigada pelas palavras :)

Cassius - você é muito temível hahahha

CPF1964 02/11/2023minha estante
Com relação a Doce Vanessa... Todos a Amam... Inclusive os meus 3 desafetos literários.... E suas "amiguinhas" também querida Jóice....???

CPF1964 02/11/2023minha estante
Eu fico só de ???? nos comentários açucarados entre vocês....??

CPF1964 02/11/2023minha estante
Temível e implicante, Raffa...???

Jóice ?????

Vanessa.Castilhos 02/11/2023minha estante
Cassius, vamos fazer mais uns achados!! A cidade do sol, foi uma leitura incrível tbm! Obrigada pelo carinho tbm, amigo! ?

CPF1964 02/11/2023minha estante
Amiga Vanessa. Estou sempre a sua disposição.

Débora 03/11/2023minha estante
Adorei a resenha, Cassius, e esse já vai para a minha lista!?

Débora 03/11/2023minha estante
Concordo com vc, Jóice, nas LCs nem sempre lemos nossos gêneros literários favoritos (o que para mim tem sido a regra) e acabamos nos deparando com leituras bem legais!

Maurício Gomyde 03/11/2023minha estante
Obrigado por suas palavras, meu amigo Cassius.
Foi muito bacana sua participação na Leitura Coletiva e as dicas de leituras históricas, que serão muito úteis na (re)construção de personagens que atuarão fortemente no livro 2 (como Gengis Khan, por exemplo). E "o péssimo pintor de quadros" entrará fortemente lá na frente, vindo com tudo para cima...rs. A Vida terá ainda que se preparar muito para enfrentá-lo.
Abração.

CPF1964 03/11/2023minha estante
Muito Obrigado pelo carinho, Debora.

CPF1964 03/11/2023minha estante
Amigo Maurício... Muita gentileza de sua parte ter respondido meu post. Tenho certeza absoluta que os demais livros serão ótimos e farão muito sucesso. Espero te encontrar na Bienal de SP para te dar um abraço e pegar um autógrafo no segundo livro. Para você muita inspiração...ontem, hoje e sempre.

Roberta 03/11/2023minha estante
Talvez eu gostasse?

CPF1964 03/11/2023minha estante
Roberta...Se você curte, Fantasia...

Janaina Edwiges 04/11/2023minha estante
Adorei a resenha, Cassius. Parabéns! Não conhecia este livro e fiquei interessada. Eu já li dois livros do Maurício Gomyde e gostei muito da escrita do autor. Foram eles: Todo o tempo do mundo e Ainda não te disse nada. ?

CPF1964 04/11/2023minha estante
Muito Obrigado, Amiga Janaína. Eu não conhecia o Maurício. Irei ler outros livros dele.

AndrAa58 30/11/2023minha estante
Gostei da resenha, me deu vontade de ler ?

CPF1964 30/11/2023minha estante
Fico feliz que tenha gostado, Andrea. Espero que você curta a leitura.

Izabel 16/02/2024minha estante
Meu amigo, eu não leio fantasia mas essa resenha está me fazendo querer. Coloquei na lista.

CPF1964 16/02/2024minha estante
Será uma Trilogia, amiga Izabel.

Camila Catablan 10/10/2023

Incrível!
Simplesmente incrível o que acabei de ler. Que livro, que livro! Vida Becker é uma menina especial, consegui sentir todas as dores e sonhos dela ao longo da jornada pelo Paramundo. Eu me identifiquei muito com as angústias e incertezas dela. A ideia de trazer as peraonalidades históricas para o livro foi magnífica. Estou muito curiosa já pelos livros 2 e 3, pra ver quem o Maurício vai trazer. Amei o Grilo e o Euclides, eles são demais. rsrsrs
Maurício Gomyde 10/10/2023minha estante
Muito obrigado por suas palavras, Camila. Feliz, aqui, por saber que você gostou. E eu também dava altas risadas enquanto escrevia as cenas do Grilo e do Euclides. A "falta de noção" deles acho que deu leveza ao livro, e eles ainda farão muita coisa grandiosa, pode acreditar.

Gabriel Domenico 31/10/2023

Nossa, gostei DEMAIS dessa história. O mundo que o autor criou, ou o Paramundo que o autor criou, é muito interessante. Diferente de outras fantasias em que o universo é totalmente criado, o que me prendeu neste foi justamente ele ser parecido com a Terra, com uma série de detalhes que o diferenciam. As cidades e culturas misturadas tornam muito interessante as interações (cidades como Paristambul, Nairoberlim, Venezurique e tudo mais).
A Vida é uma personagem com muitas dimensões e achei esse um gol do autor, porque ela tem muitas falhas, é cheia de vacilos e isso é o que faz com que o leitor torça pelo crescimento dela e fique esperando para ver onde vai dar. Destaque especial para os amigos dela e para as figuras históricas que aparecem ao longo do livro.
Já quero muito ler os próximos.
Maurício Gomyde 31/10/2023minha estante
Opa! Valeu, Gabriel.
Já estou curioso para saber o que você vai achar do desenrolar da história.
Valeu por ler e resenhar aqui.

Camizinha 31/10/2023minha estante
Também amei esse livro e se tornou um dos meus favoritos do ano, com certeza.

Orlando 02/11/2023

Fantasia nacional de peso
Esta é uma fantasia nacional de peso. O livro tem tantas alternativas e é tão bem construído que é praticamente impossível largar. Li em uma sentada. A progressão da história foi o que mais me chamou atenção, porque, conforme os personagens históricos vão participando da "vida da Vida", vamos sentindo que ela vai incorporando os ensinamentos e crescendo. Isso não significa de forma alguma que ela é perfeita. Muito pelo contrário. A Vida tem tantas inseguranças que acho que é o que torna tudo mais crível (mesmo sendo uma fantasia, claro). O Grilo e o Euclides dão leveza à história, são dois "sem noção" que caíram de paraquedas em uma jornada que não é deles, e estou bem curioso pelo que virá (até porque o Grilo se apaixona por uma personagem histórica e já prevejo que darei boas risadas com isso nos próximos livros).
Meus destaques das personalidades famosas vai para Marie Curie, Musashi e Leônidas de Esparta, que apareceram nas horas certas.
A escrita do Maurício é primorosa, não encontrei nenhum erro e é muito claro que ele domina a arte de escrever.
Que venham os outros dois livros logo!

André Cerbase 07/02/2024

Terminei a leitura de madrugada porque não conseguia parar. O final deste livro é eletrizante, uma caçada tão improvável quanto maravilhosa, se considerarmos quem são a caça e os caçadores.
É um livro absolutamente criativo, sem nenhuma falha. Como pode uma mente pensar tantos detalhes que se encaixam desse jeito? A Vida é uma personagem muito boa. Grilo e Euclides, também. E há os personagens secundários desconhecidos e os famosos, sejam amáveis ou temíveis, que contribuem para que a jornada da Vida seja emocionante de ser acompanhada. Muito, muito bom.

Mari Tavares 10/10/2023

Acho que nem se eu tentar conseguirei escrever uma resenha que traga meu sentimento por esse livro. Confesso que achei a ideia do autor ambiciosa no início, misturar tantos personagens conhecidos da História em uma mesma trama. Mas ele faz com maestria aqui, porque cada um que entra tem um sentido para transformar a jornada da Vida em algo grandioso. As lições não estão lá de graça, todas elas vão compondo uma teia que vai transformando a menina. E ela sente medo, tristeza, raiva, é uma personagem cheia de falhas e isso é o que a transforma em uma grande personagem.
A lógica do paramundo é muito boa, não é um mundo fantástico com criaturas do mal, mas o próprio mal (e bem) do ser humano são os que os transformam em criaturas a serem acompanhadas ou combatidas. O fato de um paramundo ser maniqueísta dá o suporte para a tese entre Bem e Mal e isso é feito de um jeito muito interessante.
O "problema" de trilogias assim é que a gente precisa esperar que os outros livros saiam, mas esse eu vou aguardar com certeza.
Maurício Gomyde 10/10/2023minha estante
Que legal, Mari! Eu mesmo me questionei se não estava sendo ambicioso demais, porque conseguir encontrar uma trama que abarcasse tantos personagens históricos poderia ser dificílimo. Mas fui compreendendo ao longo da escrita que era possível, sim, porque a história, em última instância, é sobre a jornada da Vida (e, por que não dizer, da vida, mesmo) e os personagens históricos seriam o suporte, não o foco principal. E ainda entrarão alguns muito legais e inusitados, pode esperar os livros 2 e 3. ;)

Luciana Dryer 24/10/2023

Incrível!
Foi meu primeiro contato com a escrita do autor e eu adorei!
Gostei muito do livro, da construção dos personagens e da trama repleta de reviravoltas e personalidades importantes da história do mundo.
Vida é uma garota espetacular, seu amadurecimento não foi só forjado pela dor, mas pela superação.
Grilo e Euclides me fizeram rir em muitos momentos, me encantei com a coragem e lealdade dos amigos.
Algumas partes foram bem descritivas, e para mim foi o único ponto desconfortável.
Fiquei muito feliz com o final e por descobrir que haverá mais 2 livros com as aventuras de Vida Becker, porque a sensação de "quero mais" não sai da minha cabeça.
Super recomendo!
Maurício Gomyde 25/10/2023minha estante
Agradeço pela leitura e por suas palavras, Luciana.
Já estou escrevendo o livro 2, muita coisa interessante vai acontecer e muitos personagens interessantes estão só aguardando o momento de entrar na trama. Obrigado por ler e vir aqui contar suas impressões. :)

Michelle 29/10/2023

Vida Becker e a Máquina de Contar Histórias
Que leitura intensa e incrível.
Foge totalmente da minha zona de conforto literária mas amei me aventurar com Vida pelo Paramumdo
Maurício Gomyde 30/10/2023minha estante
Oi, Michelle.
Interessante seu comentário, pois, para mim, também foi um "sair de minha zona de conforto literária" ao decidir escrever uma fantasia. Mas adorei a experiência e acredito que, além dos volumes 2 e 3 do "Vida Becker", ainda vá me aventurar por outros mundos.
Obrigado por ler e comentar.

Jéssica Camargo 31/10/2023

A história da Vida Becker é o primeiro livro do Maurício Gomyde que eu leio e já quero conhecer outras histórias do autor.

Fazia anos que não lia uma história como essa, uma fantasia com jornada do herói, como a encontrada no livro "Vida Becker e a Máquina de Contar Histórias".

A escrita do autor é fluída, o mundo criado é interessante e é fácil se identificar com a personagem principal, querer ser amiga dos melhores amigos dela e desejar conhecer os grande ícones da História do mundo que vão aparecendo no livro.

Gostei muito dos amigos Euclides e Grilo. Os dois tem tiradas engraçadas e dão bastante alívio na história, mas senti falta deles se envolverem mais nos momentos importantes, quando conversas importantes começavam, eles saiam de cena. ((Espero que nos próximos livros eles desempenham papéis de mais destaque.))

O Paramundo e todo a sociedade criada de Amáveis e Temíveis é muito interessante, várias figuras conhecidas, e outras nem tanto, trazendo um pouco da sua cultura para agregar no desenvolvimento do livro e da personagem, espero conhecer mais sobre todo esse sistema nos próximos livros da trilogia, que prometem trazer ainda muita aventura.
CPF1964 31/10/2023minha estante
Parabéns pela resenha, Jessica.

Jéssica Camargo 31/10/2023minha estante

Maurício Gomyde 31/10/2023minha estante
Obrigado pela leitura e pela resenha, Jéssica.
Muita coisa já está acontecendo na escrita do livro2 e suas impressões são muito valiosas. O Grilo e o Euclides certamente terão participação fundamental na história, serão "fiéis escudeiros" nos momentos cruciais dela. ;)

Jéssica Camargo 31/10/2023minha estante
?? Legal, Maurício!! Adorei os dois e fiquei querendo mais deles kkkk

Sérgio Moura 16/10/2023

O melhor do ano!
Melhor livro que li este ano e dificilmente algum superará essa história.
Uma trama muito bem elaborada, riquíssima, como eu não via há tempos. Imagine um mundo fantástico onde vive todo mundo que já passou pela Terra. Esse é Paramundo, que é dividido entre o Território Fraterno e o Território Ermo, segregando as "melhores" e "piores" pessoas da humanidade.
Quando Vida Becker é levada para liderar os amáveis numa brutal guerra contra os temíveis, tudo parece fadado a dar errado, mas esse é o ponto de partida de uma jornada incrível, um crescimento consistente da personagem, aprendizado atrás de aprendizado, muitas quedas, muita vontade de sair correndo e não enfrentar o destino. Aprender com as figuras históricas que passam pelo caminho dela é um aprendizado de vida para os leitores também.
Fiquei sem fôlego em algumas partes. E, podem ter certeza, a Vida Becker é uma menina/mulher que todo leitor adoraria conhecer pessoalmente.
Trabalho primoroso!
Maurício Gomyde 25/10/2023minha estante
Opa, uma honra ler suas palavras, Sérgio.
Obrigado por elas.

Camizinha 20/10/2023

Muito original
Achei muito original o jeito que o Maurício Gomyde construiu a história. No fim do livro eu só pensei: queria muito ser amiga da Vida Becker. 5 estrelas, sem dúvidas.
Maurício Gomyde 23/10/2023minha estante
Eu também tenho esta sensação em relação aos meus personagens, a de que eles poderiam ser pessoas reais com as quais eu adoraria conviver. No caso da Vida Becker, que foi inspirada na minha filha, a impressão é a de que a personagem está o tempo todo transitando dentro de casa. rs
Obrigado por sua avaliação.

Robson Souza 05/09/2023

Uma saga épica inusitada!
Nesse surpreendente romance fantástico (o primeiro de uma trilogia), Maurício Gomyde comprova que é um dos autores pop mais versáteis do país.
Todo o universo que ele criou, unindo figuras históricas de forma inusitada em meio a uma saga épica, é brilhante! Esses personagens atuam como coadjuvantes na emocionante jornada de uma garota no pós-vida, aqui chamado de Paramundo.
Vida Becker, a apaixonante heroína improvável adolescente, é lançada nesse Paramundo para liderar a luta do bem contra o mal em meio a grandes nomes da história mundial.
O livro é envolvente do início ao fim, misturando aventura, emoção e muitos momentos divertidos. Não há como não torcer pela protagonista nesse mergulho num mundo fantástico tão fascinante e instigante.
Além de tudo, a capa é estonteante! Mal posso esperar pelas continuações!
Maurício Gomyde 11/09/2023minha estante
Maravilha! Muito obrigado por sua leitura e resenha.

Juliana.Santos 09/09/2023

Em Vida Becker, todas as pessoas que já passaram pela Terra são encaminhados para o Paramundo. As que foram amáveis re-vivem no Território Fraterno, já as que foram cruéis, maldosas e sanguinárias são condenadas a re-viverem para sempre nos territórios ermos, uma região inóspita e sombria.

Durante milhares de anos, a “paz” reinou no Paramundo. Porém, os Temíveis planejavam atacar e assumir o controle do Território Fraterno a qualquer momento.
Segundo a Revelação, somente o Único seria capaz de derrotar essa horda de assassinos. Por muitos ciclos, a aparência do Único foi tema de debates entre os habitantes daquele Universo. As pessoas sempre o imaginavam forte, alto e habilidoso. A chegada de uma menina de apenas 14 anos acabou provocando sentimentos distintos nos habitantes do Paramundo. Enquanto alguns amáveis ficaram com a confiança abalada, os Temíveis começaram a cantar vitória antes do tempo.

O que ninguém imaginava é que a força dessa menina estava exatamente no que a tornava tão diferente.

No livro, vamos acompanhar as aventuras de Vida, Grilo e Euclides. Os três jovens se veem, de uma hora para outra, envolvidos em uma Guerra Épica entre o bem e o mal. Ao serem transportados para o Paramundo, os adolescentes que nunca tinham visto uma arma de perto, agora teriam que lutar bravamente, se quisessem voltar para suas casas sãos e salvos.

A vida de Becker é um livro recheado de perseguições, batalhas e personagens famosos (alguns admiráveis como Joana D'Arc, Mariele Franco, Marie Curie, e outros assustadores como Napoleão Bonaparte, Mussolini e Al Capone). Destaque para Grilo e Euclides que sempre soltam comentários engraçados nas horas mais inoportunas.

Sabe aquele tipo de livro com um enredo envolvente e que faz você esquecer da vida lendo sem ver a hora passar? A vida de Becker é assim.
Você não vai conseguir parar de ler.

site: https://www.instagram.com/p/Cw8hzTrPzwi/?img_index=1
Maurício Gomyde 11/09/2023minha estante
Excelente! Fico feliz por saber que você gostou, Juliana! Obrigado pela resenha e por recomendar o livro.

Rogério 15/10/2023

Diferente
Não consegui parar de ler desde o início, é uma história diferente e cheia de cenas fortes, emocionantes e até engraçadas. Com capítulos curtos e uma escrita fluida, o autor consegue te prender a cada página. A história é muito bem construída, nada acontece de graça e vai sendo mostrado conforme a trama avança. A Vida é uma personagem muito crível, consegui sentir os medos e angústias dela, assim como quando ela vai se transformando em uma guerreira. As participações do Da Vinci, Joana d'Arc, Leônidas de Esparta, Steve Jobs, Dandara dos Palmares, Marielle Franco e tantos outros só torna a jornada da protagonista ainda mais interessante. Já quero o segundo livro pra ontem.

Naiana 02/11/2023

Mais um livro que leio do Maurício e mais um que favorito. Não sou de resenhar livros, mas senti vontade de falar deste.
Dessa vez ele se aventurou pela fantasia, o que é diferente dos outros (na maioria deles romances e dramas, e tem um político). Acho que isso mostra versatilidade, pois nos apresenta como um autor pode saber se reinventar.
No "Vida Becker e a Máquina de Contar Histórias" vamos conhecer a personagem do título, que é uma menina um tanto quanto insegura mas cheia de vontade de fazer as coisas de forma diferente (no início do livro isso fica bem claro pela forma como ela decide apresentar um trabalho de História).
Para mim este é um livro claramente Y&A porque a "estória" será bem mais compreendida para quem conhece detalhes da História (mas não compromete se não souber de tudo, porque a aventura é deliciosa).
A criação do mundo fantástico foi muito palatável para mim, que não sou muito versada em fantasias e acabo me incomodando com livros que têm muitos nomes diferentes e tantos personagens que me perco. Aqui, como tudo se parece com a Terra, é muito fácil de a gente se apegar rápido.
Sofri, me emocionei, dei boas risadas, fiquei curiosa. Acho que essa é uma mistura perfeita para um grande livro e o Maurício Gomyde conseguiu isso com maestria. 5 estrelas.