Vida Becker e a Máquina de Contar Histórias

Vida Becker e a Máquina de Contar Histórias Maurício Gomyde

Resenhas - Vida Becker e a Máquina de Contar Histórias

Rosana Galiano 13/05/2024

Amei
Uma história tão rica que me deu ressaca literária e já preparei a segunda leitura, para ver se pego tantos dos muitos detalhes que o Maurício colocou. Vida Becker é uma personagem muito rica, humana e os desafios que enfrenta são críveis, mesmo dentro de uma fantasia tão cheia de personalidades históricas. Um trabalho de pesquisa monumental e muito legal. Já quero o livro 2 pra ontem.

Bernardo 05/04/2024

Maurício Gomyde nunca decepciona, e eu já esperava uma história muito bem amarrada e sem qualquer ponta solta. Vida Becker é uma tremenda personagem. Livraço!

Danielle M Tostes 24/03/2024

Gostei muito de viajar com a Vida pro Paramundo e conhecer todas essas personalidades, amei ver o quanto ela e seus escudeiros foram amadurecendo ao longo da jornada e aprendendo a reconhecer o seu valor. Fiquei encantada com esse universo criado por Gomyde e mal posso esperar pela continuação.
Maurício Gomyde 05/04/2024minha estante
Muito obrigado pelas palavras, Danielle!
Estou escrevendo a continuação, pode aguardar que virá uma sequência cheia de cenas, personagens e tramas fortes.

Marina Nina 07/03/2024

Curti muito a leitura, mergulhei fundo na trama, acompanhei com emoção a trajetória da Vida, Grilo e Euclides. O crescimento deles é muito bom, sutil, vai sendo agregado pelas experiências que vivem e por quem encontram pelo caminho. O "worldbuilding" é muito bom, ainda que utilize elementos de nosso cotidiano (é uma baixa fantasia). Já estou ansiosa pelo próximo, espero que saia logo. Recomendo a todos os que gostam de fantasia e histórias diferentes e ricas.

Gi Mayana 27/02/2024

Impressionada.
Impressionada pela qualidade deste livro. Um mundo fantástico muito bem construído, personagens originais e a mistura com personagens históricos deliciosa. A trama é muito bem desenvolvida em torno da Vida, a personagem principal, que sai de alguém totalmente sem confiança e humilhada para quem terá de enfrentar um desafio monumental. O que mais me encantou nisso tudo é como ela vai aos poucos incorporando o que aprende. Eu me lembrei do "O Mundo de Sofia", nessa questão da interação com as grandes personalidades da História.
Afora tudo isso, a aventura ainda é maravilhosa. Estou louca pelos próximos livros.
Fantasia nacional que não fica a dever nada às grandes fantasias estrangeiras.

Natasha.Louredo 23/02/2024

Maurício é um autor que sempre me encanta com sua escrita fluida, tornando a leitura leve e prazerosa em todos os seus livros. Em "Vida Becker", ele alcançou algo sensacional, criando um universo verdadeiramente fantástico, povoado pelos maiores gênios da humanidade, incluindo Einstein, Joana D'arc e Bruce Lee. No Paramundo, encontramos tanto os amáveis quanto os temíveis, e uma iminente guerra entre eles está prestes a acontecer. É nesse cenário que Vida, junto com seus amigos Grilo e Euclides, acaba indo parar através da máquina de contar histórias.

Acompanhar o amadurecimento de Vida é incrível: de uma adolescente sofrendo bullying na escola para uma líder em uma guerra em outro universo. Conforme ela passa por treinamento físico e emocional, a adolescente retraída dá lugar a alguém corajoso. A história é muito original, apesar do começo mais lento, onde os personagens são apresentados. Mas a partir do meio, com o início do treinamento para a guerra, a trama se intensifica. O nome da personagem fez muito sentido para mim, pois os conflitos que ela enfrenta, as incertezas, os medos, nós temos o tempo todo durante a vida. Estou ansiosa para ler os próximos volumes.Sem dúvida, meu personagem favorito é o Grilo, com o seu humor irresistível.
Maurício Gomyde 24/02/2024minha estante
Muito obrigado, Nat. Feliz por saber que você gostou. Honrado por suas palavras. :)

André Cerbase 07/02/2024

Terminei a leitura de madrugada porque não conseguia parar. O final deste livro é eletrizante, uma caçada tão improvável quanto maravilhosa, se considerarmos quem são a caça e os caçadores.
É um livro absolutamente criativo, sem nenhuma falha. Como pode uma mente pensar tantos detalhes que se encaixam desse jeito? A Vida é uma personagem muito boa. Grilo e Euclides, também. E há os personagens secundários desconhecidos e os famosos, sejam amáveis ou temíveis, que contribuem para que a jornada da Vida seja emocionante de ser acompanhada. Muito, muito bom.

Flávia Gancia 07/02/2024

Eu tinha acabado de ler o Surpreendente, que é outro livro do Maurício Gomyde, e estava em um tipo de ressaca literária. E pra acabar com ela, decidi mergulhar no livro mais novo do autor. Pensem se adiantou para curar a ressaca? Nada, ela só fez piorar...rsrsrs.
Vida Becker e a Máquina de Contar Histórias é um livro delicioso, uma fantasia de tirar o fôlego, que eu não consegui largar. No início eu fiquei um pouco perdida, porque não estou muito acostumada com fantasias e até me situar exatamente li mais lentamente. Mas quando entrei na história, foi um furacão de emoções. São muitas cenas perfeitas, o crescimento da Vida (e dos seus dois amigos Grilo e Euclides) é muito crível e emocionante. Cada um dos personagens históricos que aparecia eu ficava mais empolgada. A interação com Joana darc, Leonardo da Vinci, Musashi, Bruce Lee, Marielle, Dandara dos Palmares, Anita Garibaldi é simplesmente deliciosa.
Um livro de gente grande. Mauriício acertou de novo. Já quero o livro2.
Maurício Gomyde 07/02/2024minha estante
Obrigado, Flávia. O livro 2 está no forno e sai este ano ainda, se Deus quiser. Novos personagens entrando, a aventura da Vida seguindo em frente.

Michelli.Mezzon 04/01/2024

História muito criativa!
Esse é um dos livros mais criativos que eu já li, ele é realmente genial. A protagonista torna-se uma das mais corajosas e inspiradoras, e a história tem uma verdadeira aventura. Gostei muito e recomendo!
Maurício Gomyde 07/02/2024minha estante
Muito obrigado, Michelli! Feliz aqui por suas palavras. :)

Gustavo Tenorio 21/12/2023

Não sou de resenhar, mas esse livro merece um comentário: Perfeito! Foi de tirar o fôlego a leitura. Favoritíssimo de 2023, com absoluta certeza.

Leandra 01/12/2023

Demorei a finalizar o livro, porque não queria que ele acabasse. Que história legal! A cada novo personagem da história que entrava (e nenhum está lá de graça, todos acabam tendo algum tipo de influência na "vida da Vida") eu me empolgava mais. Os que eu não conhecia, acabava indo ao google, claro, pra dar uma espiada. Conclusão: a pesquisa feita pelo autor foi muito boa, cheia de detalhes intrigantes. Como é que uma mente consegue pensar em tudo: kkkk
A Vida é uma personagem muito forte. Ela começa mais nova e termina o livro1 um pouco mais madura, e esse amadurecimento é muito bem construído. Estou deveras curiosa para ver como vai se desenrolar a trama nos outros livros. O Grilo e o Euclides são ótimos, dei altas risadas.
Enfim, é um livro para saborear cada página e para se emocionar e viver os tantos momentos tensos com profundidade.

Ana Paula Garci 29/11/2023

5 estrelinhas
Fantasia muito boa, uma história de tirar o fôlego em vários momentos. São muitas cenas de ação ótimas, com o crescimento da protagonista Vida Becker de um jeito consistente e muito bonito. Meu personagem favorito: Euclides. Estou muito ansiosa para saber como a trilogia vai se desenrolar.
Recomento demais, 5 estrelinhas sem dúvida.

Roque 23/11/2023

O livro tem muitos pontos altos, a aventura é absolutamente viciante. Meu destaque vai para a riqueza da pesquisa, sem ser pretensiosa. O autor colocou só o que interessa para a história, em relação às figuras históricas. Sem enrolações e sem a pretensão de ser professoral. O relevante é a jornada da Vida, e a personagem tem virtudes e falhas na medida certa.
Terminei com muita vontade de ler os outros. Espero que não demorem para sair.
Parabéns ao Maurício Gomyde, fantasia de primeira qualidade.
Maurício Gomyde 25/11/2023minha estante
Show de bola, mestre Roque!
De fato, a pesquisa deu um trabalhão. Mas é uma parte gostosa da escrita, conforme a gente vai escolhendo o que entrar, o que sair e quais aspectos podem ser usados pra potencializar a história.
Estou já na escrita do livro2, se tudo der certo ele já sai na Bienal de SP 2024.

Patrícia Fragos 17/11/2023

Em "Vida Becker e a Máquina de Contar Histórias" vamos conhecer a menina Vida, sui generis, que vai fantasiada para a escola, não curte redes sociais e, por isso, "não se encaixa". Claro, ela é deixada de lado pelos colegas (a não ser Grilo e Euclides, seus únicos amigos).
Esse é o ponto de partida para uma aventura em que ela será levada ao Paramundo para realizar a tarefa mais difícil já imposta a um ser humano: liderar uma guerra contra os piores da humanidade (personagens reais!).
Engana-se quem acha que este é um livro adolescente (ou infantojuvenil, como dizem por aí). É um livro adulto, bem adulto, em que o crescimento da menina e todas as incertezas e crises pelas quais ela passa poderiam ser perfeitamente de qualquer que "não se encaixa" (ou que tem deliberadamente a vontade de não se encaixar). Acho que a escolha do nome da personagem não foi à toa.
A escrita é tão boa que você mal vê o tempo passar.
Leiam sem medo nenhum. Vale cada centavo.
Maurício Gomyde 20/11/2023minha estante
Obrigado por suas palavras, Patrícia. :)
Você tem razão, o livro foi escrito como um Y&A, sim. Mas não deixa de poder ser lido e compreendido por um público infantojuvenil, claro.

Francisco 14/11/2023

Essa história me tirou de uma ressaca literária brava. Comecei sem ter altas expectativas e fui surpreendido muito positivamente. É livro para ler em uma sentada mesmo que não seja curto. Os capítulos curtos favorecem a leitura e é muito rápido se envolver.
Gostei muito do Paramundo, que é o mundo fantástico da história. Achei muito original, dentro de um universo que nós conhecemos (as cidades misturadas são um capítulo à parte e é muito interessante você imaginar como seriam aqui na Terra essas culturas convivendo juntas). Um dos melhores livros que li este ano.