Visão Noturna

Visão Noturna Franklin Teixeira

Resenhas - Visão Noturna

1 | 2 | 3 | 4

Zé Paulo 26/09/2023

Uma cidade cheia de lendas urbanas e muitos mistérios ???
Gente, eu fui com total expectativa para ler este livro e não me decepcionei.
Que história e personagens cativantes.

É aquele tipo de mistério que você começa a ler e quer terminar de tão bom que é, e ainda de bônus temos um pouquinho de romance no meio.

Os personagens principais dispensam comentários. São dois MARAVILHOSOS! E também a Kombi Rita Lee?

Sobre a história é aquele suspense que te deixa preso, angustiado e querendo saber o que está acontecendo. Eu me senti junto com o Theo e o Yuri investigando a sinistra cidade de Itacira, os seus moradores e as lendas urbanas da cidade.

Confesso que as minhas suspeitas sobre algumas pessoa se concretizaram, mas em que elas estavam envolvidas me surpreendeu muito.

Uma coisa aqui, outra ali ficou solto, porém não atrapalhou a história.

O autor soube escrever muito bem; a narrativa é fluida e a ambientação é impecável.

O livro tem tem várias menções aos clássicos do terror. Então se você também gosta, dê uma chance para este livro que ja ganhou meu coração! ??

Um dos meus favoritos, sem dúvidas!
Franklin, escreva mais livros! Quero ler mais aventuras sobrenaturais com o Theo e o Yuri no "Visão Noturna". ???
Paulinha ð 30/10/2023minha estante
Fui presenteada com este livro, estou ansiosa para começar.

Zé Paulo 05/11/2023minha estante
Espero que você goste ? é MARAVILHOSO!! Torcendo para o autor escrever mais livros com o Theo e Yuri ?

Queria Estar Lendo 17/10/2023

Resenha: Visão Noturna
Visão Noturna é o lançamento de Franklin Teixeira pela Editora Intrínseca (que enviou este exemplar em cortesia pra gente). Essa é uma história com vibes de Scooby Doo para adultos, com muita investigação e a sensação de que alguma coisa paranormal está assombrando uma cidade no interior do Rio de Janeiro.

Yuri e Theo têm um famoso canal de vídeos investigativos sobre terror e vida real. O Visão Noturna ganhou notoriedade com o passar dos anos, e por isso os dois foram convidados a viajar até Itacira, na região serrana do Rio de Janeiro. Alguma coisa estranha está acontecendo por lá. Desaparecimentos misteriosos e o fato de que ninguém faz nada para resolvê-los, além da crescente sensação de que tudo está para piorar.

O que deveria ser um documentário sobre as estranhezas acaba se tornando o começo de um filme de terror, porque Theo e Yuri se veem frente a frente com um problema que parece bem próximo do paranormal.

Visão Noturna é uma excelente leitura pra quem gosta dessa mistura de terror leve com suspense (e até uma pitada de humor). Eu comentei que é um tipo de Scooby Doo para adultos porque realmente é; tem um grupo de jovens investigando o que não deveria investigar, tem um lugar pacato "assombrado" por algum mal, e tem até um cachorro carismático!

Franklin Teixeira trabalha muito bem tudo que apresenta, e entrega uma história que é impossível de parar. Desde o primeiro capítulo, tem uma pitada de estranheza e de mistério. Antes mesmo de chegarmos a Itacira, o livro já constrói um clima tenso.

"- Olha, o que essa cidade mais tem é história."

Assim que Theo e Yuri chegam de fato ao lugar do documentário, a estranheza cresce e não para mais. Com o passar dos capítulos, vamos suspeitando junto com os personagens, temendo por eles, surtando com eles.

Não dá pra saber se é realmente um caso paranormal ou só um problema mundano. Assim como acontece em Scooby Doo, tem uma mistura perfeita de fatos e teorias para enganar o leitor.

Visão Noturna se desenvolve através da investigação, sim, e também do seu protagonista. Theo é um ótimo personagem principal, com problemas e fragilidades que ajudam a construir as sombras da trama. Sua relação com Yuri, que é de uma grande amizade pendendo para uma paixão que ele luta para evitar (com medo do que pode acontecer se não der certo) é essencial para a narrativa.

"Estava ali para estudar os bastidores daquele espetáculo. Segundo a minha experiência, o outro lado da moeda era sempre mais imundo e distorcido do que se podia esperar."

Gostei muito da ambientação de Itacira, e de como ela passa a vibe de cidade pequena aconchegante que esconde um segredo terrível. Quanto mais os meninos investigam, mais acham caroço nesse angu. Agora o rumo que a trama toma me pegou completamente de surpresa, até um final bem chocante. Minha única crítica é que ele pareceu apressado demais. Poucos capítulos para resolver um problema tão grande e assustador.

De resto, o ritmo e as revelações e como os personagens se portam nas situações foram todos muito bem construídos. Mesmo nas situações mais absurdas, tipo personagem indo investigar um barulho estranho, ou se enfiando num túnel escuro sem saber para onde vai, funciona - porque é do personagem.

Um destaque especial fica para o cachorrinho chamado Satanás. Roubou todas as cenas para ele.

A edição da Intrínseca tá muito bonita e macabra, combinando com o clima do livro. Gostei das imagens que abrem os capítulos - e mais de uma vez desviei o olhar delas porque ô coisinhas tenebrosas!

"Naquele bosque, éramos todos corpos estranhos. Invasores de uma catedral biológica."

Visão Noturna é a leitura perfeita se você gosta de investigação e terror psicológico. Não dá para saber para onde a trama está indo, e essa é a beleza dela. Assim como em um episódio de Scooby Doo, só basta acompanhar um bando de jovens xeretando onde não deveriam.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2023/10/resenha-visao-noturna-franklin-teixeira.html

DaniloVeronezzi 10/09/2023

Visão Noturna
Eu amei demais o livro. A escolha desse livro aconteceu (mais uma vez) por ser de um autor Brasileiro. Amei a trajetória do Theo. Rolou uma super identificação com o personagem, o que fez com que eu sentisse as emoções dele em vários momentos.

A escrita do autor é muito boa, a história bem fluída e a narrativa não deixa você largar o livro. Eu super recomendo esse livro!!!
Perdida_nas_Estrelas 24/09/2023minha estante
Qual seria o público alvo? (Mais ou menos rs)

DaniloVeronezzi 24/09/2023minha estante
Acredito que quem gosta de suspense vai gostar desse livro. E eu gostei bastante por se passar no Brasil. É bem interessante ler uma história que se desenrola na nossa cultura sabe?

Alex de Sá 19/10/2023

Achei o livro uma pegada literatura infanto juvenil nesses estilos "mistério e aventura". Tem uma boa trama e personagens carismáticos. A representatividade LGBT+ tbm é um dos pontos positivos. No mais o livro não trás grandes inovações de narrativa, segue o esquema mistério/ investigação/descobrir o mistério e felizes para sempre.

Pra quem tá iniciando no mundo literário é uma boa pedida!

Jenni 14/11/2023

"Desaparecimentos. Mortes. Tudo estava conectado..."
Que surpresa maravilhosa, um suspense nacional com uma pegada indiscutível de Scooby-Doo e filmes de terror. Afinal, temos adolescentes se metendo onde não são chamados e as chances de se darem mal por causa disso são altíssimas.
Theo e Yuri precisam lidar com os próprios sentimentos enquanto gravam um documentário sobre uma cidadezinha que esconde algo maligno.
Embora não seja o foco, temos uma parte de romance no livro e eu achei bem natural, tanto o desenvolvimento, como a quantidade de romance, não rouba a cena do suspense.
O suspense em si é muito bom, desde o começo eu sentia uma certa tensão em descobrir se estava ligado ao paranormal ou não. Não estava sentindo tanto medo até começar a ir para um lado de rituais e pactos, nessa parte eu terminei o livro mais rápido e que finalização impecável, não é tão surpreendente, mas não deixa de ser elaborada e com uma crítica social pesada por traz, tudo se conecta e vale muito a pena.
No geral eu gostei bastante, tem várias referências a filmes de terror, os próprios personagens principais terem um canal sobre crimes reais e eventos misteriosos enriquecem a trama, me senti parte da investigação. A escrita do autor foi muito agradável, uma leitura rápida, descritiva sem ser cansativa. Gostei da forma como ele trabalhou os personagens, acredito que mostrou bem cada um.

Marcos.Alexandre 25/09/2023

VISÃO NOTURNA
Comprei esse livro em uma viagem pra SP (na Martins Fontes da Paulista) de uma forma bem despretenciosa, estava na livraria e o livro estava lá.

Comecei a ler assim que cheguei no hotel e também na viagem de volta pra casa, tendo esse livro me prendido de uma forma impressionante! Eu gostei muito de acompanhar a história de Theo, Yuri e da população de Itacira. Quero com toda certeza acompanhar o Franklin e ler outras coisas dele.

Recomendo!

Lua 15/02/2024

Criei expectativas.
A história tem uma temática de terror, mas, sinceramente, não achei nada muito Impressionante ou assustador nela, A narrativa é mediana, e sinceramente, esperava mais deste livro, pois não há nenhum acontecimento marcante, nada que seja envolvente ou assustador. Até os personagens são um pouco sem graça e pouco memoráveis. Continuei a leitura apenas na expectativa de ver se o casal terminaria junto, no entanto, acabou sendo bem insignificante... Sinceramente, esperava algo muito mais envolvente.

Paula 23/01/2024

Amei! Como fã de Scooby Doo a influência ficou muito clara, em detalhes como a Kombi, o cachorro *salsicha*, e é claro, os moleques enxeridos. O livro me prendeu desde o início. O conflito se resolveu mais rapidamente do que eu gostaria (tal qual um episódio antigo de Scooby Doo), mas a experiência toda foi muito positiva.

DiegoFlaibam 04/03/2024

Esperava mais
Confesso que eu não tinha lido nada sobre esse livro, só fui impactado na livraria pq tinha um post-it nele escrito ?scooby-doo com gays?.
a história de mistério em si que é a narrativa principal do livro não me pegou, achei muita volta pra algo que acabou tão simples. a narrativa secundária da relação do theo e yuri era muito mais interessante mas não foi tão desenvolvida (sei que não era o foco aqui) mas eu ficava mais empolgado em ler essas partes do que pra saber o que tava acontecendo na cidade rs

M.E.S.F 21/09/2023

Esse foi mais um daqueles livros que comprei pela capa. Mas não me arrependo, na verdade posso dizer que adorei ter o lido.
Gosto da vibe misteriosa dela, que contém uma pegada de rpg que eu assisto (o Rpg do cellbit ???) Além de outros elementos que me aproximaram da obra, como menções a wicca, a cultura pop, representação da comunidade lgbtqia+.
O único ponto que eu não gostei tanto, foi o triângulo ?amoroso? colocado na obra.

Bárbara Allen - @trendbarbs 28/10/2023

Terror nacional de elite!!
Eu já imaginava que Visão Noturna me proporcionaria uma leitura cheia de mistério misturado com romance. Mas meus amigos? o final me pegou muito de surpresa e eu simplesmente não sabia se relia para ver se era verdade ou pulava porque meu estômago estava revirando.

Franklin mandou muito na construção dos personagens, o desenvolvimento do enredo.

Lali 26/02/2024

Cidade estranha com gente estranha e acontecimentos estranhos? um prato cheio. Pega uma premissa clássica e consegue se reinventar e trazer boas reviravoltas. Leitura fluida com protagonistas cativantes, lutando contra seus próprios demônios acima de qualquer mistério.

Gabe.Lozer 21/03/2024

Prometeu nada, e entregou oq prometeu!!
Não vou ser o maior hater desse livro, mas eu esperava mas...

Ele não é ruim, é bem escrito e tem uma pegada interessante, a ideia é muito boa, mas não foi bem executada.

1- muitas pontas soltas, capitulos que podiam ser parágrafos e ideias que nunca se resolveram e estavam lá por nada

2- as vezes parecia estar esteriotipando as pessoas LGBTQIA+ (acho q algumas frases e ações não foram legais)

3- demorou muito para ter um plot legal, com 30 caps pq só no 28 foi ter ganchos?

4- (ai já eh coisa minha...) Não gosto de personagens q são YouTuber... E o nome fo cachorro me incomoda

5- leiam, vale até a pena, vamos incentivar os escritores brasileiros e a literatura atual e nacional!! ... Mas para mim não colou

nana ! 02/04/2024

Visão noturna
QUE LIVRO BOM.

eu devorei ele desde o começo (so não terminei no msm dia pq minha psico ia brigar comigo ?) e ele é NACIONAL! amo livro nacional

1 | 2 | 3 | 4