É a Ales

É a Ales Jon Fosse

Resenhas - É a Ales

Max 02/02/2024

É A ALES
O luto passado em menos de 100 páginas de uma forma intensa, foi complicado entender tudo o que estava acontecendo

Denise.Mineiro 02/11/2023

Confesso que a narrativa do livro me incomodou no início? a repetição das falas achei meio chata? mas com o passar das páginas, acho que me acostumei com o formato e no final já estava gostando? a elaboração do luto através de várias gerações? de forma diferente, inusitada e inovadora? certamente irei ler outros livros desse autor.

Nota 8,0

lendoeuconto 02/01/2024

Eu precisei me concentrar
Esse livro tem diversas passagens temporais, temos a visão e os pensamentos do Asle e da Signe, um casal, discorre sobre a vida deles, o luto e sobre a vida de seus familiares em momentos. Somente lendo para tirar uma conclusão se gosta ou não, cabe reflexão e até discussão sobre o livro, bem interessante!

Itlo0 30/12/2023

Luto ? Reencarnação? Buraco de minhoca ?
Em meios as incertezas que o livros trás, uma certeza é absoluta, a escolha dele para o prêmio Nobel de literatura 2023. Essa certeza é sensacional

Leila.Dom 14/03/2024

Poderia ser incrível... mas não é.

A obra "É a Ales" apresenta uma narrativa complexa que demanda do leitor paciência, atenção e persistência. Através da técnica literária de fluxo de consciência, a história adentra os pensamentos, memórias e experiências dos personagens, atravessando várias gerações passadas e confundindo os limites temporais e espaciais da trama.

As expectativas iniciais de uma possível grande obra são mantidas até aproximadamente a metade da história, porém, posteriormente, torna-se evidente que o enredo se resume a uma atmosfera de tristeza, angústia e, possivelmente, depressão.

Concluo neste sentido, baseado na escassez de momentos de afeto entre os personagens e ainda na redução da vida da protagonista, Signe, a um estado de mera existência, imersa em uma angústia incessante e uma constante prostração. A narrativa é praticamente dominada pelas lembranças de Signe e pelos fantasmas dos antepassados de Asle, os quais se constituem, em sua esmagadora maioria, de situações envolvendo perdas, tristezas e uma profunda apatia.

Como observado em diversas resenhas, a escrita é frequentemente comparada com a de Saramago, devido as semelhanças técnicas, mas "É a Ales", a meu ver, oferece ao leitor uma experiência absolutamente distinta. Enquanto Saramago apresenta um ritmo envolvente, este livro tende a ser truncado e cansativo, com repetições que, embora sirvam como guia para a leitura, muitas vezes se mostram desnecessárias e acabam prolongando a experiência, sendo quase forçosa. Assim, apesar de sua brevidade (considerando ser um livro curto), a leitura é desconfortável ao leitor iniciante.

É possível que a compreensão plena da obra exija um arcabouço literário mais vasto do que o que possuo atualmente e até o momento, essas são minhas pequenas impressões.

Edna.Baldaia 18/03/2024

Com vista para os alpes escandinavos
Segundo livro que leio do ganhador do Nobel de 2023. Jon Fosse tem uma forma muito peculiar de contar histórias. Dessa vez ele constrói uma espiral no tempo, e nos joga entre idas e vindas a conhecer três gerações de uma família, e os sentimentos herdados pela protagonista solitária que espera seu companheiro retornar para casa.
Gostei mais do “Brancura” que brincava com os sentidos, neste a brincadeira é com o silencio e a solidão.

Nathalia 04/04/2024

É uma obra rica que explora as complexas dinâmicas das relações familiares e a incessante ressonância do passado no presente.