A fé e o fuzil Bruno Paes Manso

Resenhas - A fé e o fuzil

Quel 22/04/2024

É uma verdadeira aula de história.
História de SP, de como as pessoas sairam do campo e foram para a cidade em busca de emprego e uma vida melhor e acabaram vivendo em situações precárias, os filhos entrando para o crime, a violência virando rotina?
A maneira como o crime entra nas igrejas, a forma como os líderes fazem ?vista grossa? (quando não são os próprios bandidos) e o jeito que os fiéis são manipulados é muito triste. Triste ver que o ser humano tem uma inteligência absurda, porém sempre utilizada em benefício próprio.
Esse livro é daqueles que você precisa ler mais de uma vez, pq vai acabar aprendendo algo novo.
Curiosa para ler as outras obras de Bruno.

Vanderson.Gomes 03/04/2024

Realidade nua e crua.
Infelizmente o livro nos apresenta a realidade nua a crua das relações podres entre igreja, crime organizado, governos, etc. Nesse meio, como a ostra entre o mar e o rochedo estão sofrendo os pobres que servem de massa de manobra para que alguns busquem insaciavelmente o poder e o dinheiro. Estamos muito lascados.

DarcioGeo 02/03/2024

A fé o fuzil.
Leitura bastante fluida e bem interessante. Uma perspectiva íntima da sociedade brasileira no que tange à sua religiosidade em transformação.

Julia 31/01/2024

Primeiramente é impossível falar desse livro sem falar, também, de seu autor. Bruno Paes Manso é simplesmente surreal, trabalha com temas sérios e relevantes envolvendo, principalmente, a realidade do crime no Brasil de uma maneira didática e, até mesmo leve.

Em "A Fé e o Fuzil" não seria diferente, todos os casos contados no livro nos aproximam da realidade e exemplificam sobre o assunto abordado no livro: o quanto a religião, no Brasil, é "envolvida" com o crime. Trazendo como exemplo o Complexo de Israel, os presídios e dados do quanto a religião cristã cresceu naa últimas décadas, Bruno arrasou em mais um livro.

Fernanda Santos 25/01/2024

Sofrível
Comecei a ler por indicação do Padre.
A leitura arrastada, vai e volta no discurso.

Narrado em primeira pessoa, o autor conta sua experiência no trabalho como jornalista criminal.

Trabalhou com criminosos famosos e personalidades conhecidas.

Trata das igrejas neopentecostais, do PCC e do CV.

Tem mais cara de um diário onde a história do autor se mistura com os fatos, e a culpa de ter nascido ?bem? aparece em vários capítulos.

Tem um viés politico claro (o que é bom, assim sabemos onde estamos)

Pamela 19/12/2023

A fé e o fuzil
Esse livro é uma aula sobre como muitas igrejas neopentecostais estão intrinsecamente ligadas ao crime organizado.
É assustador pensar o que pode ser do Brasil em um cenário dominado pela pauta dos costumes, própria dessas igrejas, e com o dinheiro do crime organizado servindo para divulgar essa pauta.
DEUS nos acuda rs
Trabalho primoroso de Bruno Paes Manso.
Recomendo mto

ZePPa 16/11/2023

Como os outros livros que li do Bruno Paes manso uma leitura muito envolvente e ele sempre muito lúcido recomendo muito fora o fantástico trabalho de demonstração do cotidiano de boa parte da população brasileira

Marcelo Costa 18/10/2023

Uma obra que revela a influência do poder paralelo no Brasil
O autor deste livro, por meio de uma cuidadosa análise de referências jornalísticas e conceituais, expõe a impactante influência do poder paralelo. Este fenômeno se manifesta por meio de grupos criminosos dotados de um notável poder bélico, financeiro, institucional e influência comportamental que se fazem presentes em comunidades carentes. Além disso, esses grupos, de maneira surpreendente, passaram a patrocinar entidades religiosas de natureza neopentecostal.

Trata-se de uma obra muito esclarecedora, pois não apenas identifica os protagonistas envolvidos, mas também lança luz sobre os seus métodos de atuação, as estratégias de sobrevivência que empregam e a sua influência determinante sobre os rumos do nosso país, através dos três poderes reconhecidos na estrutura política do Brasil. O livro nos guia por um intricado labirinto de relações, destacando como esses grupos sombrios impactam não apenas comunidades marginalizadas, mas a sociedade como um todo, tornando-o um trabalho fundamental para a compreensão dos desafios enfrentados pelo país.

Dyyego 10/10/2023

A fé e o fuzil
Leitura obrigatório não só para entender as ligações entre o crime e as igrejas neopentecostais, como também para entender como essas ligações têm o capitalismo e a ausência do poder público como bases

Lau 26/09/2023

Reportagem super interessante, impossível de terminar sem repensar alguns dos nossos preconceitos. Impossível terminar sem desconstruir alguma percepção pessoal sobre as questões do crime, da religião ou o sentido de vida. Pode parecer um assunto nichado, mas em se tratando também de segurança pública, é algo que toca a todos nós. Como podemos pensar a violência urbana a partir das origens que ela realmente tem?

Não é profundamente incômodo pra vocês pensar que para centenas de milhares de pessoas, a vida parece oferecer um único caminho que leve à dignidade?

Esqueça os verbetes da honestidade e da moral. Dignidade, aqui, é a de ter alguma coisa num mundo que te cobra possuir coisas, sejam elas apenas o mínimo para sobreviver ou até respeito, poder. Não deveria ser difícil de imaginar, pois todo mundo sofre por dinheiro, deseja por dinheiro, morre trabalhando por dinheiro para ter essas coisas. E quando um sistema coloca altas barreiras à sua volta que te privam de ter o mínimo, pense: porque alguém não iria contra o sistema?

Mas ainda tem gente que insiste em dizer que bandido nasce bandido. Rouba porque é mau por natureza, não porque a sociedade apela à crueldade. E quando o pentecostalismo surge com uma explicação para "lavar as almas" dos homens no crime e os perdoa ou justifica, surgem novos problemas, mas também uma solução que as instituições não puderam dar. Assim como as facções. A consequência da nossa falha enquanto sociedade foi essa: o peso político de uma religião e diversas gangues sobre decisões públicas em troca de um mínimo de controle sobre o crime

O livro é muito bom. As informações trazidas são muito relevantes, os casos, interessantes. Achei a conclusão meio genérica, mas as últimas 6 páginas não desmerecem todas as outras, né

Esse livro me lembrou de "Entre o céu e o sal", ficção que curiosamente explora essas exatas questões em forma de romance distópico. Vale a pena ler também para ilustrar
Bruno 26/09/2023minha estante

Liu 20/09/2023

Mais um livro incrível de Bruno Paes Manso. Fruto de uma extensa e esmiuçada pesquisa, ele se propõe a entender e discutir o avanço das religiões pentecostais, do crime cada vez mais organizado e suas semelhanças e relações. Livraço.