Wolfsong

Wolfsong TJ Klune

Resenhas - Wolfsong

-Koraline 29/10/2023

Sabe Crepúsculo? Então... É a versão lobisomem.
Brincadeiras a parte, esse livro realmente se assemelha à saga dos vampiros brilhantes em muitos aspectos. Mas mesmo assim eu não consegui gostar. Assim como A Casa do Mar Cerúleo, a narrativa do autor é bastante mecânica, apenas apresentando os fatos sem de fato narrá-los, e os protagonistas de ambos os livros são tão impessoais que me impede totalmente de me importar com eles. A história avança anos e anos de forma bastante corrida, além da questão mística não ter sido tão bem trabalhada. Mas sinceramente? para mim, um dos maiores problemas desse livro é a repetição. Talvez o autor ache que nós, leitores, tenhamos dificuldade de nos lembrar das coisas que aconteceram, por que o tempo todo o sequestro do Joe é relembrado, assim como o pai do Ox e uma situação específica com a mãe dele. Enfim, eu esperava muito mais desse livro, e realmente, em termos de história, o autor tem duas eras muito bem divididas.
bee 28/04/2024minha estante
qual livro faz essa divisão? sabe dizer como se dividem essas duas eras?

Luiz 20/05/2024minha estante
Eu acho esse livro muito bem desenvolvido e só é semelhante a crepúsculo no sentido de o protagonista ser humano e não saber sobre o mundo sobrenatural e tal, mas fora isso acho que o Ox (o protagonista) é muito bem escrito e é entendível o quanto ele tem dificuldade em se expressar, o pai tratava ele como um imbecil. A história principal começa a partir do sequestro do Joe então é lógico que ele vai ser lembrado e trabalhado no decorrer dos livros, ja que como esse é só o primeiro da série o plot ?sequestro do Joe? é bem mais importante do que parece ?
E todos os personagens são bem cativantes e profundos, principalmente a matriarca. E sobre a passagem de tempo, é aceitável já que a história se passa durante muitos anos e se mostrasse tudo que acontece em cada ano os leitores iriam achar que o livro é maçante, por isso acho muito legal essa passagem por que é mostrado o desenvolvimento dos personagens sem mostrar de fato o que aconteceu pra tal desenvolvimento acontecer ??

letsswhy 18/09/2023

"eu amo mais found family." eu amo mais!
Eu esperei muito tempo pra ler esse livro e finalmente poder dizer que li "os três grandes" (aftg, caprince e wolfsong)

emfim, estarei lendo os próximos da saga, com certeza.

é isto :)
shuhua 29/02/2024minha estante
meu deus, os três grandes, maiorais sim!!!

Queria Estar Lendo 19/10/2023

Resenha: Wolfsong: O Chamado
Wolfsong: O Chamado é o livro um da série Green Creek, do TJ Klune, lançado aqui pela Editora Morro Branco (que cedeu este exemplar em cortesia). É uma romantasia adulta sobre found family, amor, honra e perda. Além disso, Wolfsong: O Chamado foi meu primeiro contato com o autor.

A história acompanha e é narrada por Ox, um garoto tímido, péssimo com as palavras, um pouco lento e com um pai que, na primeira cena, o abandona. Depois de ver o progenitor ir embora, Ox torna-se o “homem” da casa e procura ajudar a mãe. É assim que ele acaba no primeiro emprego dele, com doze anos e trabalhando em uma oficina de carros, com diversos homens mais velhos, que o tratam como o novo membro do bando deles.

O dono da oficina, Gordon, torna-se um Pai-Amigo-Irmão-mais-velho de Ox e, com 16 anos, ele é contratado legalmente para trabalhar na Oficina. E é com 16 anos que Ox conhece Joe, um garoto franzino e seis anos mais novo, que é estranhamente falante e acabou de se mudar para casa ao lado da sua que, por anos, ficou vazia.

"Você precisa sentir o cheiro dele e depois me contar por que parece bengalinhas doces e pinhas e épico e incrível."

Os Bennett são uma família estranha, mas sempre gentil com Ox. Eles o acolhem, o convidam para jantar. Os filhos mais velhos se dão bem com Ox e Joe, o mais novo, orbita ao redor dele. Ox, Ox, Ox: é tudo o que Joe consegue falar. E é por isso que Joe dá uma estátua de pedra em formato de lobo para Ox, logo depois deles se conhecerem. Vai demorar anos para o garoto mais velho entender o motivo e muita coisa acontece no caminho, mas esse presente torna-se o fio condutor de Wolfsong.

Enquanto Ox se aproxima da família Bennett, um movimento de coisas começa a acontecer. Ox começa a ter um lugar e começa a se encaixar, de uma maneira natural e tranquila dentro da família Bennett. Os caras da oficina cuidam dele e Gordon, seu Pai-Amigo-Irmão-mais-velho está ali o tempo todo pelo garoto. Os irmãos Bennett cuidam para que ninguém mais fale nada sobre Ox ou cometa bullying contra ele… Mas ainda assim, parece que existe uma peça importante faltando. Parece que algumas informações não chegam até Ox.

"— Não acha que ele já deveria saber? Ele é do bando."

Quando Ox finalmente descobre o segredo da família Bennet, o desenrolar das coisas e das escolhas narrativas de Klune me surpreenderam. Não sei bem o que eu esperava de Wolfsong. Uma história de amor mais descontraída, talvez. No entanto, é a história de um garoto encontrando uma família, então perdendo-a. E então construindo a sua própria, porque essa é a única alternativa que ele tem… A única escolha que ele pode fazer no meio da situação em que foi colocado.

Narrado com uma voz autoral potente e autêntica, Wolfsong é um apanhado de amor — não só o romântico, mas o fraternal, e filial, o amor entre irmãos. Sobre como família, algumas vezes, não é sobre laços sanguíneos, mas laços que escolhemos forjar. E TJ Klune escreve de uma maneira linda sobre cada uma dessas coisas.

Ele escreve sobre perder e sobre incertezas. E escreve sobre crescer e sobre desejar. E, em cada uma dessas coisas, ele sabe exatamente onde acertar o leitor. Ele sabe — e consegue — criar uma aura de magia, uma aura de infinitas possibilidades e sabe rabiscar personagens cativantes, repletos de personalidade, que parecem ser pessoas reais… Porque soam como pessoas reais.

"Você me deixa confuso. Me deixa ansioso. Você é incrível e lindo, e às vezes quero colocar os dentes em você e vê-lo sangrar. Quero saber qual é o seu gosto. Quero deixar minhas marcas na sua pele. Quero cobri-lo até você ter meu cheiro. Não quero que mais ninguém te toque, nunca mais. Quero você."

Sobre o romance em particular dos dois personagens, Ox e Joe: é uma escolha arriscada. TJ Klune trabalha com uma diferença de idade de 6 anos e existe essa questão de que eles se conhecem quando um é criança e o outro, adolescente. No entanto, anos se passam dentro de Wolfsong e, quando qualquer indício de amor romântico se desenrola dentro de Ox, Joe é adulto e o age gap entre eles é tratado de maneira coesa e responsável, apesar de todo o contexto.

Com uma fantasia repleta de lobos, magia, sentimentos conflitantes, TJ Klune nos dá em Wolfsong uma história magistral sobre amor e pertencimento, com personagens queer, protagonismo bissexual e uma avalanche de sentimentos que transbordam as páginas e falam tanto sobre o mundo real que chega a ser doloroso — sobre amar, ser amado e encontrar seu verdadeiro eu e reconhecer seu valor, como indíviduo perante o mundo.

Eu amei Wolfsong: O Chamado e favoritei, com meu coração repleto de um oceano de sentimentos e estou ansiosa para ler os próximos volumes da série Green Creek (e todos os outros do TJ Klune).

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2023/10/resenha-wolfsong-o-chamado-tj-klune.html

olivkholin 12/10/2023

Lindo, lindo, lindo e lindo
Eu não conseguiria descrever tudo o que senti com essa história nem se quisesse. Ela é amor, felicidade, família, matilha, dor e tristeza.

E no final tudo é verde, coisas épicas e incríveis.
Biaaa 04/11/2023minha estante
Peguei esse ontem, acho que vai ser minha próxima leitura

olivkholin 04/11/2023minha estante
Eu gostei muito. Espero que vc goste tbm

Rafael Silva 25/03/2024

Alfa. Bando. Irmão. Filho. Amor.
Foi uma jornada e tanto, Wolfsong, mas chegamos ao final. Eu não sei dizer quantas narrativas omegaverse eu já li, de quadrinhos a histórias no Wattpad, passando por webtoons e fanfics. São tantas. Essa aqui é uma das que mais me agradou, mais me encantou.

TJ Klune sabe o que faz. Escreve de um jeito gostoso de se ler. Não dá vontade de parar. Seu mundo repleto de fantasia é encantador. E não me importa o quão clichê sejam certos momentos. Eu amei. Claro que eu tive que aguentar alguns momentos, no mínimo, controversos no começo do livro, mas depois tudo valeu a pena.
claywereads 25/03/2024minha estante
Quero muito ler esseees

Jenni 26/12/2023

"Éramos um bando como nunca tínhamos sido antes, todos nós."
Ok, eu não estava preparada para esse livro. Já tinha escutado elogios para o autor com "A casa no mar cerúleo" e "Além da porta sussurrante", mas resolvi começar por esse livro e que surpresa maravilhosa. É realmente arrebatador começar uma leitura sem saber que ela vai te consumir.
A narração do autor é algo que eu nunca tinha visto e provavelmente não vou saber explicar. No começo estava achando infantil, parecia meio lenta e engessada, mas depois fluiu normalmente. Se eu não estiver doida, a escrita parece evoluir junto com o personagem principal, enquanto ele cresce, a escrita amadurece com ele e eu achei isso genial.
A história pode não ser tão revolucionária, entretanto, os personagens mudaram essa narrativa, são mais que família, são um bando. Pode soar doido novamente, mas eu senti parte dessa conexão deles enquanto acompanhava suas histórias. Cada personagem é tão aprofundado, que eu podia jurar que eles eram reais, eles foram reais durante minha experiência e isso tornou a história toda pessoal.
Eu não tenho nenhuma crítica, na verdade essa obra só aumentou a minha vontade de conhecer os outros livros do autor, depois que eu terminar essa trilogia. É um livro tão pessoal, acho que o foco principal é sobre laços, como podemos mudar a vida das pessoas e como elas mudam a nossa, sobre quem escolhemos compartilhar nossa breve passagem sobre esse mundo. Sobre sacrificar tudo por quem você ama se for necessário e ter sacrifícios feitos por você.
?"É fácil se perder, Ox, porque o mundo é um lugar grande e assustador. E de vez em quando é preciso lembrar o caminho de casa."
vanes.rc 26/12/2023minha estante
amei a resenha. a sensação de ler essa livro é exatamente essa, ele nos passa um conforto enorme conforme a relação dos personagens vai evoluindo

Jenni 26/12/2023minha estante
Obrigada. É exatamente isso mesmo, parece mágico kkkkkkk

vanes.rc 29/10/2023

Bengalinhas doces e pinhas e épico e incrível.
Só tenho uma coisa a dizer: Incrível.

Simplesmente, incrível.

Estou emocionalmente instável depois de terminar Wolfsong, mas isso só faz ser ainda mais incrível a experiência de embarcar nessa história maravilhosa. Esse livro me fez sentir coisas, me fez feliz ao mesmo tempo que me tirou lágrimas.

Foi incrível, perfeito, emocionante.

Sabe, tinha um tempo que um livro não me deixava assim, apaixonada por tudo nele. Obrigada, TJ KLUNE. Você é fantástico, pra não dizer a palavrinha que vai ser censurada. Eu ri, chorei, achei lindo, me apaixonei por Wolfgang, pelos personagens, pelo bando, tudo. Nunca pensei que duas palavras pudessem doer tanto: Ainda não. Eu entrei de fato no universo, me senti parte dele e, nossa, eu preciso dos próximos livros.

Analu. 09/03/2024

Irmão Amor Filho Bando ?
Eu não tava preparada pra profundidade desse livro. NÃO é só mais um livro com lobisomens, tem tantas camadas que em 30% já tinha acontecido mil coisas e eu já tinha chorado horrores. Tive que respirar algumas vezes pra aguentar a carga emocional que foi ler a jornada linda e incrível do Ox.

Mas esse livro não é sobre o Ox, nem sobre ele e o Joe apesar de serem o casal principal. Pra mim ficou muito claro que esse livro é sobre família, found family pra ser mais exata e esse é meu ponto fraco. O bando ACABOU comigo ?.
Tinha tanto sentimento tanto amor e ninguém nunca levava nada na maldade era tão puro e profundo o sentimento de estarem juntos, correrem juntos lutarem juntos.

Depois do plot da metade do livro que chorei que nem corna, a história tomou um rumo bem dramático e triste. Ficou cansativo em alguns momentos porque o autor se repete bastante nesse tipo de escrita curta e poética e tem muitos pensamentos do Ox sobre tudo. Mas fora isso eu sentia cada dor desse querido apesar de também me irritar com ele por não virar a página e resolver as coisas logo.

Sobre a problematica que muitos falaram deles terem o laço de parceria quando o Joe tinha 10 anos, não vi dessa forma porque eles não eram nada mais doq irmãos. Mesmo que o Joe tinha muito ciúme e tal, eu senti mais como uma conexão, um sentimento de destino. Não me incomodou nem um pouco porque não era levado no lado amoroso até ele ser mais velho. Meus amigos se eu não me incomodei com o impriting do Jacob com a Renesmee que era um bebê ?

No mais, só tenho elogios você ama profundamente cada personagem e olha que são muitos. O autor entra no seu coração de uma forma que me fez sentir parte do bando, parte da família. Terminei com lágrimas nos olhos de ver a evolução do Ox, o menino que não ia dar em nada a um dos líderes mais poderosos e amado por todos. Estou muito ansiosa para os próximos livros e juro se não tivesse mais deles pra ler, ia entrar em depressão profunda.

sasa_ 16/04/2024

Pinhas e bengalinhas doces. ??
Épico e incrível. Meu Deus, como eu amo o Ox e o Joe. Esse livro merece muito mais que cinco estrelas, merece umas dez.

No começo eu demorei para destravar a leitura, acho que estava bem receosa com o que poderia acontecer com eles, mas depois que eu peguei o gosto o trem só foi pra frente. Não costumo gostar de narração em primeira pessoa, mas essa foi uma das melhores que eu já li.

Ox é um protagonista perfeito. Forte, inseguro e com muita garra (literalmente), Joe é afobado, tenso e muito querido por todos. Fiquei com pena deles, pena de todo aquele acontecimento terrível que aconteceu com eles no meio do livro, fiquei muda e em choque quando cheguei no penúltimo capítulo. Juro que eu não esperava por isso.

Eu amo a amizade de todos eles, o companheirismo, como eles são grudentos e melosos. Parceiros e confidentes um do outro. Quero ler os outros livros, entrar muito mais nessa família e nesse mundinho caótico e gostoso deles.

Amo vocês Ox e Bennetts, amo vocês. ?
Vic: 16/04/2024minha estante
Amoooooo ??

Deeny2050 10/10/2023

Livro conforto (que de conforto tem nada)
Aí eu não quero falar muito mas adorei cada pedacinho. CLARO que tenho criticas, acho que a escrita se perdeu um pouco no final e se tornou massante e repetitiva, o livro não precisava ser tão grande mas amei TANTO TUDO!

O found family de milhões, o romance perfeito, o melodrama, as emoções? definitivamente senti muitas coisas com esse livro, todas foram boas.

MORRO BRANCO AGILIZA CADÊ OS OUTROS LIVROS?

Lucas Carty | @panteaodehistorias 07/12/2023

MELHOR LIVRO DO ANO!!! OU TALVEZ, DA MINHA VIDAAAA!!!
Terminei ele agora e posso estar exagerando quando digo que é o melhor livro da minha vida, mas é que eu vivi tanto esse livro que já estou me sentindo órfão por ter terminado ele. Preciso do segundo volume IMEDIATAMENTE!!!
Vou ficar na torcida aqui para a editora trazer a sequência logooo ?
T.J. Klune é perfeito! Já preciso ler tudo desse homem!
Meooo deelllsss eu tô muito obcecado por esse livro ???
E vamos de ressaca literária ???
Rafael Furlan 30/12/2023minha estante
esse ano li "a Casa no Mar Cerúleo" e "Além da Porta Sussurrante" e amei ambos. pretendo ler "Wolfsong", talvez em janeiro, e já estou na expectativa. a editora já anunciou que vai lançar a continuação em 2024, espero que logo, pq tenho certeza que vou amar e já querer ler mais.

Lucas Carty | @panteaodehistorias 31/12/2023minha estante
Eu já estou surtando pela continuação ??? ainda mais porque vão lançar com o conto junto ???
Ainda não li os outros dele, mas vou ler já ? certeza que vou amar também ??????

Luvale 31/12/2023minha estante
TJ Klune não erra amigo, quero tanto ler esse também.

Lucas Carty | @panteaodehistorias 01/01/2024minha estante
Precisaaa!!! ???

raphaeltf 21/03/2024

Preciso de mais! E preciso para ontem!
Honestamente? A pior coisa que eu fiz na minha vida, foi ter começado a ler esse livro!

Isso porque agora que eu terminei, não tenho a menor ideia do que fazer da minha vida. E a continuação não tem previsão de lançamento no brasil.

A história de TJ Klune sobre lobisomens gays me pegou demais moço! Ox é um personagem complexo e bastante identificável. A trajetória dele ao lado dos Bennett, e principalmente ao lado de Joe, é algo que te prende de uma forma inexplicável.

Devorei cada página! Estou preso a esse livro e só não consegui terminar a leitura em dois dias, porque o sono falou mais alto e acabei dormindo no alto da madrugada. Então assim, se o que você busca é aquele romance LGBT mais maduro, só que com uma boa pitada sobrenatural, esse é definitivamente a melhor escolha.

Abraços, e boa leitura.

P.S: CADÊ A MORRO BRANCO ANUNCIANDO A CONTINUAÇÃO???

sojudeblueberry 16/05/2024

Demorei um pouco para escrever essa resenha, visto que já tem quase um mês que terminei esse livro, porque eu queria entender os meus sentimentos em relação à essa leitura.
mas aí percebi que não tava andando muito pra frente, e resolvi tentar expressar um pouco das minhas impressões a respeito desse livro assim mesmo, e tá tudo bem.
quem me entender, me explica depois.

primeiro, eu gostei desse livro?
tipo, eu realmente gostei desse livro?
porque assim, a história não me surpreendeu e a escrita me deixou entre, isso aqui é genial ou irritantemente repetitivo?

fato é que eu simplesmente não consegui parar de ler, então eu devo ter gostado, certo?
mas em uma longa parte do livro eu simplesmente queria pular tudo e ir logo para algum lugar mais interessante da história, porque aparentemente estava chato demais.
porém, como já disse, não consegui parar de ler esse livro, quem dirá pular capítulos!
então eu devo ter gostado.
ainda que estivesse achando repetitivo demais.
quase obsessivo muitas vezes.

dei quatro estrelas, porque apesar de ter estranhado muito a forma como o autor escolheu para escevé-lo, que parecia meio desconexo e sem muito cuidado (é o primeiro livro dele que eu leio), mas que ainda sim me segurou até o final, não tem como dar menos que quatro estrelas para esse livro.

optei por achar a escrita com uma grande personalidade, incomum aparentemente na minha bolha literária.

só não dei cinco estrelas, porque eu realmente tô tentando achar algo que não me fez gostar 100% dele, porque eu tenho esse sentimento, que alguma coisa ali não me pegou apesar desse livro ter super me pegado, e eu ainda não entender muito bem o motivo.
não sei se é a história ser fantasiosa sobre lobos, porque os gays eu estou bastante familiarizada, mas fazia tempo que não me arriscava em uma fantasia, ainda mais de lobisomens, acho que nunca nem aventurei por lá.
pra ter ideia, que a minha referência aqui foi Crepúsculo, que acredito ter sido a minha época de literatura de fantasia, mas que passou bem rapidinho.
só me senti melhor por notar que a do autor também era.

vamos entender que eu gostei, muito provavelmente, apesar de não estar assim tão empolgada para ler os próximos.
mas que irei ler.
então, leiam!

skit_lovemeagain 25/01/2024

2,5 estrelas
Começa até que bem, mas depois é uma encheção de linguiça que meu deus. Tirando o fato que detestei a diferença de idade do casal principal. Caramba, ele se conhece e tem um tipo de pacto quando um dele tem 9 anos ?! E o outro já é um adolescente ? Quando li a sinopse não achei que fosse esse tamanho de diferença. Pode ser que a maioria não achei estranho pq só acontece algo romântico depois que ele faz 18 anos. Mas gente, ele viu o guri crescer!!

E temos que confessar que o autor repeti demais as frases.