Mesmo que eu entregasse o corpo às chamas

Mesmo que eu entregasse o corpo às chamas Alexandre Semedo de Oliveira

Resenhas - Mesmo que eu entregasse o corpo às chamas

Natalia1378 16/05/2024

Uma leitura instigante e memorável
A narrativa viciante do autor nos prende do início ao fim, tornando difícil largar o livro uma vez que começamos a ler.
Ao longo da leitura, somos levados a refletir sobre nossas próprias vidas, à medida que acompanhamos o protagonista em sua jornada de fé, força e coragem.
A escrita do autor captura a essência da alma do personagem de forma única, explorando temas profundos e universais que ressoam em nós de alguma forma, no nosso íntimo e nossas crenças.
A cada página virada, somos levados a questionar nossas próprias convicções e a encontrar significado em meio ao caos.

Naty @livrossaofilhos 15/04/2024

Gostei
A história começa com Guilherme falando do seu debate sobre a trilogia final, como é chamada a obra de Leandro Calado, seu autor preferido, então a campainha toca e é anunciada irmã Lúcia da Caridade.

Irmã Lúcia entregou uma maleta para Guilherme com grandes revelações, então de repente voltamos ao passado quando irmã Lúcia era Maria Lúcia uma simples empregada na casa de Leandro e é aí que tudo começa.

Vemos como foi o casamento de Leandro com Caridad, mulher extravagante, impiedosa, vaidosa e exibicionista, até Leandro se irritar e terminar tudo, quando isso acontece ele chama Maria Lúcia para ser sua secretária, ela é casada com Marcelo que sofreu um grave acidente e é paraplégico.

Maria Lúcia era boa moça, da igreja e conformada, até que ela se encanta com as propostas do patrão e tudo que ele pode dar pra ela, ela vai se corrompendo e aqui entra uma coisa que o autor fala na sinopse, o tão temido "passo mal dado" a abertura da caixa de Pandora, mesmo sabendo de suas atitudes equivocadas e das consequências que isso pode acarretar Maria Lúcia continua tomando decisões insensatas.

Leandro deixa seus diários pra ela ler e é aí que vemos como começa um vício em bebidas, também vemos ela se questionando sobre os olhares trocados e por aí vai. Com toda essa mudança a sogra Dona Inês, começa a perceber algumas coisas e eu fiquei com os sentimentos divididos aqui.

Conforme tudo vai acontecendo eu fui ficando cada vez mais aflita e indignada, pois as escolhas de uma pessoa mudaram a vida de todos a sua volta. A escrita do autor é bem fluida e me fez refletir bastante, não temos heróis por aqui, só pessoas reais. Leandro me dava nos nervos por algumas falas e seu coitadismo machista, ele chega a bater na Caridad no começo.

Maria Lúcia e suas escolhas duvidosas também me deixaram nervosa e ela querendo "ajudar" a publicar o livro do marido e depois largar ele pra ficar com menos peso na consciência me enervaram.

No final vemos claramente o arrependimento de Maria Lúcia que já havia sido apresentado lá no começo quando sabemos que ela é uma freira e tudo se encaixa. Totalmente surpreendente, super recomendo a leitura.

Ká - @shotdaspalavras 07/04/2024

Um erro tolo e uma série de acontecimentos e consequências.

Essa é a história de ?Mesmo que eu entregasse o corpo às chamas?, que tem como protagonista Maria Lúcia, uma mulher de fé que faz tudo pelo bem da família.

Mas um próximo passo se torna um grande equívoco e ela entra em um espiral de decadência.

O livro se relaciona com o mito de pandora, uma conhecida história da mitologia grega. Pandora, ao abrir a caixa, liberou os males que afligem a humanidade, mas no fundo da caixa há a esperança.

Esse é um daqueles livros que você não quer parar de ler até descobrir tudo o que acontece com a protagonista. Em alguns momentos eu até pensava: por favor, Maria Lúcia, não faça isso!
E é assim que é bom, se envolver com a leitura a esse ponto!

Leonardo 07/03/2024

Impressionante
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Mesmo que eu entregasse o corpo as chamas lançado pela Penalux. O livro é de autoria de Alexandre Semedo de Oliveira e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.

Entre um passo mal dado e a possibilidade de redenção, o livro se passa nos anos 90, apresentando a protagonista Maria Lúcia, uma personagem que enfrenta os desafios de suas próprias decisões. Casada com Marcelo, um escritor frustrado que ainda não encontrou o sucesso, Maria trabalha como empregada para Leandro e Caridad.

Leandro é um escrito muito famoso e um dos principais nomes da literatura nacional, porém parece ser extremamente instável e vive em uma relação extremamente abusiva com sua mulher, Caridad. Maria Lúcia acaba testemunhando uma cena de agressão entre os dois. Nisso, Leandro acaba oferecendo a Lúcia uma chance de subir de cargo, virando secretária do escritor.

Para Maria Lúcia e Marcelo isso é uma ótima notícia, já que eles vivem com a sogra, uma mulher inflexível chamada Inês. Talvez aquela seja uma chance para ambos conseguirem uma renda extra. Tudo parece melhorar ainda mais quando Leandro diz que apresentará os manuscritos de Marcelo a algumas editoras, no entanto...

A trama se desenrola em espiral conforme Maria começa a se envolver com Leandro. Isso porque além dos problemas que surgem, Maria precisa lidar com a culpa que sente, com a pressão de sua sogra e também com todas as imposições de Leandro. É interessante ver como a personagem lida com esses dilemas e como os valores que estão em sua perspectiva se alteram durante toda a história.

Alexandre consegue estruturar sua obra como uma grande tragédia, apresentando personagens que dão um gás na inevitabilidade de todas as consequências do que virá a seguir. O autor mesmo se utilizou do Mito de Pandora para tecer sua própria história, colocando assim diversos males que surgem durante o percurso de Maria, mas sem se esquecer da esperança.

É agoniante ver a jornada da qual a protagonista passa, seja com relação a Caridad, Leandro, Inês e até mesmo as suas próprias escolhas. No entanto, ao mesmo tempo é fascinante ver como Alexandre adequa tais tensões de modo tão coerente em sua narrativa.

Além disso, a história traz uma conversa com o próprio fazer literário, principalmente nos diálogos que temos entre Marcelo e Leandro, gostei muito dessas partes e da forma como tudo se conecta.

Por fim, a história acaba abordando a tragédia de atos humanos de forma muito exemplar. Além disso, a edição publicada pela editora Penalux está muito bem trabalhada, mesmo o livro não sendo muito extenso (possuindo cerca de 340 páginas), não senti as páginas passarem por conta da fluidez do autor e também da diagramação bem feita do livro!

Fica a indicação!

@admiravel_leitura 19/01/2024

Um drama visceral, cru e incomodo.
Esse é o propósito da obra; nos incomodar.

Isso porque em diversos momentos vamos nos pegar julgando os personagens que nos são apresentados, pois além de não concordamos com suas escolhas estas também podem ferir a nossa moralidade.

Embora tenhamos o elemento do romance romântico é impossível torcemos por este. Pelo contrário, ao longo da leitura vamos torcer para que a relação entre Maria Lúcia e Leandro termine e a moça possa regenerar seu casamento e a si própria. E essa perspectiva é comum pois é fácil nos conectarmos com o marido de Lúcia, Marcelo, um rapaz repleto de sonhos e de esperança e que não merece sofrer.

Porém a vida não é um conto de fadas e o autor faz questão de enfatizar essa realidade dolorosa.

Maria Lúcia foi uma personagem extremamente ambígua para mim. Não a detestei, tampouco senti qualquer traço de empatia por ela. No entanto, analisando o psicológico da protagonista, é perceptível como ela seria sujeita a qualquer manipulação.

E eu não a culpo por tentar realizar seus sonhos percorrendo o caminho mais condenável para isso, entretanto tenho plena convicção de que não sou capaz de lhe conceder razão ou aceitar suas parcas decisões.

Um ponto interessante de ser mencionado é a exposição da religião de forma crua na narrativa, pois Maria Lúcia é cristã e mesmo se deixando levar pelo pecado do adultério, ainda é temente a Deus, aspecto de sua personalidade responsável por trazer para sua construção uma dualidade capaz de lhe tornar uma personagem complexa.

Ademais, essa é uma leitura que eu recomendo para os apreciadores de um bom drama familiar, pois além de ser uma obra profunda e bem escrita, esta detém uma trama com personagens complexos, daqueles que beiram a realidade, afinal existem pessoas capazes de semelhantes atos.

Vanessa.Liandro 19/01/2024

Não esperava nada me entregou tudo!
Imagina você tomar uma decisão e acreditar que sua vida mudará para melhor.
Maria Lúcia tomou essa decisão, entretanto não concebeu que tudo daria errado.

A história se passa nos 90 onde seguiremos Maria Lúcia jovem, bonita, devota a sua religião (ela é evangélica) e muito simples. Casada com Marcelo, ela precisa trabalhar pelo casal, pois seu marido está em uma cadeira de rodas. Ambos moram com a sogra de Maria e dependem do dinheiro que ganha trabalhando como empregada doméstica. A vida dos três não é fácil. Há uma certa mágoa por parte da mãe de Marcelo com o casal por ela ser católica fervorosa não aceitar a religião que ambos resolveram praticar. Há bastante ressentimento entre eles por esse motivo, mas vão vivendo e são felizes à sua maneira.

Após entendermos o meio familiar que a protagonista vive agora consideraremos seu trabalho como empregada. Ela foi contratada pelo escritor Leandro Callado e Caridad sua companheira atual. Em meio aquele ambiente de riqueza ela vai observando a dinâmica do casal no dia a dia. O autor conta um pouco da origem de Caridad que se criou em uma comunidade e foi companheira do dono do morro. Ela é uma mulher super confiante e não leva desaforo pra casa. A partir daqui Maria Lúcia viverá as consequências de suas escolhas. Será que valerá a pena?

A personagem principal irá transpor muitos limites que empunha a si mesma. Há um dilema constante em sua consciência sobre o que é certo ou errado. A sua crença também interfere em momentos que se pega ultrapassando as fronteiras de sua moralidade. Será que ela se deixará fazer o que tem vontade ou cairá em si e preservará os valores que carrega?

As respostas só encontraremos no desfecho dessa obra fascinante. Aqui encontraremos uma personagem lidando com suas fraquezas, um escritor que se questiona sobre seu trabalho, o fascínio pelo luxo, a inocência sendo corrompida, traições, arrependimentos e os rumos que a vida pode tomar.

fernandaugusta 19/12/2023

Mesmo que eu entregasse o corpo às chamas - @sabe.aquele.liv
Leandro Callado de Queirós é conhecido mundialmente por sua obra, dissecada por muitos especialistas - entre eles Guilherme Fagundes. Muito se especula sobre um "paradoxo" na vida e obra do autor. Inicialmente conhecido por uma série de livros no estilo "mundo-cão" de grande sucesso e qualidade questionável, Leandro, após uma grande reviravolta em sua vida pessoal, escreveu uma trilogia em um estilo completamente diferente, reflexivo, considerada uma obra prima da alta literatura mundial.

A Irmã Maria Lúcia da Caridade decide fazer uma visita a Guilherme, após assistir um debate sobre a obra de Leandro em uma universidade. Mas o que uma freira pode saber sobre o maior escritor brasileiro de todos os tempos? Por incrível que pareça, a misteriosa interlocutora entrega a Guilherme uma maleta contendo documentos que explicam o paradoxo de Leandro Callado.

Nos papéis, muitas revelações sobre a conturbada vida do autor, que, quando jovem vivia um casamento idílico e apaixonado até perder a esposa. Após uma depressão profunda, ele conhece uma rainha do morro carioca, a exuberante e cruel Caridad, que o leva a uma vida regada a drogas e álcool.

E aí, neste tempo, entra Maria Lúcia, que foi faxineira da casa de Leandro. Moça humilde e evangélica, casada, que após testemunhar um acontecimento na casa do patrão, recebe uma proposta dele que vai mudar toda a sua vida...

Aqui temos uma obra muito bem costurada, que, através principalmente das revelações de Lúcia, vai nos mostrar que tudo que imaginamos saber sobre uma pessoa pode ser um grande embuste. Mas principalmente, que as ambições e a vaidade podem nos desviar do rumo certo e que, uma decisão tomada, os acontecimentos podem sair de nosso controle, em um caminho sem volta.

E isso é o que acontece com Lúcia, a grande protagonista desta história. Seu desejo de outra vida, sua curiosidade absurda e autoindulgência, tudo a leva a confiar em Leandro e a cair em um buraco sem fundo de decadência. O grande ponto da escrita de Oliveira, a meu ver, foi justamente criar uma protagonista que dá vontade de esganar. Lúcia é uma anti-heroína, que tentou se eximir de culpa por todo o mal que causou o livro inteiro, com sua impulsividade e decisões irrefletidas. A personagem que mais me chamou atenção pela autenticidade foi Caridad, extremo oposto de Lúcia, ironicamente tomada como referência por ela.

Gostaria de pontuar duas coisas, porém: a repetição de pontos de vista e as descrições muito detalhadas de cenas que não impactam a dinâmica do enredo acabaram, em alguns momentos, atrasando o andamento da história. Um ritmo pouco mais ágil, e ela seria perfeita, na minha opinião! Em uma leitura atenta, também é possível notar erros de revisão que podem ser corrigidos em uma edição posterior. Detalhes, detalhes.

Em tudo mais, temos na obra de Alexandre Semedo de Oliveira uma trama extremamente envolvente e muitíssimo bem amarrada. O mistério do grande Leandro Callado prendeu minha atenção com suas variáveis dramáticas e seus personagens feitos para mexer com as convicções de quem o lê. Um livro que cumpriu otimamente aquilo a que se propôs, e que me abre portas para conhecer outras obras do autor.