Bem-vindos à livraria Hyunam-Dong

Hwang Bo-Reum
Hwang Bo-Reum

Resenhas - BEM-VINDOS À LIVRARIA HYUNAM-DONG

anselmo.pessoal 30/10/2023

Uma capa tão linda mas o livro deixou muito a desejar.
Confesso que comprei o livro pela capa que acho linda. Entretanto, infelizmente o conteúdo foi uma decepção. Os capítulos são narrativas rasas e truncadas do cotidiano da livraria, que beiram a auto ajuda. Nada contra esse gênero, só não esperava encontrar aqui. Depois de ler tantos livros maravilhosos que tem livrarias e os livros como personagens? este foi uma decepção.
Espero que minha experiência não desestimule ninguém e que ao terminar cheguem a conclusão diferente da minha.
Livia Barini 07/05/2024minha estante
Também não gostei Anselmo, achei cansativo e depressivo. Há muitos outros no mesmo gênero, bem melhores

Fernanda3516 30/03/2024

Livros & Café
Um livro sobre livros, leitores e café. Quem nunca sentiu aquele desejo de largar tudo e ter sua pequena, mas aconchegante livraria de bairro? Esse livro é como um abraço quentinho em dia frio, aquece nossos corações e nos dá um pequeno vislumbre de esperança.

Gabrielle.Quinlan 17/10/2023

Acolhedor, mas nem tanto
Foi meu primeiro livro coreano, e esse foi o critério que me fez escolher, experimentar uma cultura diferente.

A leitura é fluida, porém é uma narrativa mais lenta, no sentido de que não tem grandes acontecimentos, ao longo da história os personagens vão evoluindo.

A protagonista abre uma livraria de bairro e contrata um barista para o café, ela ainda não sabe que rumo o negócio vai tomar.

Outros personagens vão surgindo e encontrando ali um lugar acolhedor, onde se faz clubes do livro e entrevistas com autores. A dona da livraria é bem ativa nas redes sociais e escreve coluna para revistas, o que ajuda a trazer mais popularidade.

Tem um toque de romance, daquele jeitinho oriental bem discreto, como já encontrei em livros japoneses.

A única coisa que me incomodou é a postura da protagonista, que me pareceu um pouco arrogante. Ela parece classificar as pessoas em leitores e não-leitores, enquanto que eu acredito que realmente existem pessoas que não gostam de ler, porém, acho válido tentar mais de um gênero.

Ela até cita que não pode definir o que o outro vai gostar, mas não é o que ela faz na prática.
Tanto que no fim, ela decide que não vai vender best-sellers porque ela acredita que os escritores menos conhecidos deveriam ter mais destaque, quando alguém fosse procurar o livro X, ela recomendaria o Y.
Achei uma forma um tanto agressiva de interferir na escolha do outro.
O destaque dos pouco conhecidos poderia ser feito através da arrumação da vitrine, e recomendações do tipo "vc gosta desse autor best-seller? Pode ser que também goste desse autor nacional que ainda não é tão conhecido mas escreve muito bem, gostaria de experimentar?"

Enfim, eu, leitora farofinha, me senti excluída do ambiente no fim das contas.
A Leitora Compulsiva 29/10/2023minha estante
Perdi tudo no "leitora farofinha"

KKKKKKKKKKKKKKKK.

Além disso, outro ponto extremamente negativo foi a relação dela com o ex-marido, onde ela quase o obrigou a abandonar o emprego para cuidar apenas dela.

Isso não se faz. Não importa o quanto alguém esteja na merda ? não se pode cobrar que alguém siga SEUS passos.

A Yeongju esconde uma pequena narcisista dentro dela, que aparece de vez em quando, nos deixando desconfortáveis.

No mais: ótimo livro pra passar o tempo, lindo, lindoooo!

Gabrielle.Quinlan 29/10/2023minha estante
Como eu sempre digo: autoconhecimento é tudo!

Sim sim, fiz essa resenha antes daquela nossa conversa, daí percebemos mais um defeito dela.

Pequena narcisista kkkkkk
Taí o pq dela tentar e não conseguir ser tão acolhedora assim.

A Leitora Compulsiva 30/10/2023minha estante
Pois é. Depois do nosso debate é que foi achar as "impurezas" da dona Yeongju. Sempre bom debatermos os livros, porque a gente acaba percebendo coisas que saíram despercebidas amiga kkkkkkkkk. :)

A Leitora Compulsiva 30/10/2023minha estante
Esse foi era pra ser "fui" mas aqui no Skoob não dá pra editar mensagens, então deixo a sinalização Kkkkkkkk

amErica 20/01/2024

Gracioso
Esse é aquele tipo de livro que não tem grandes reviravoltas ou grandes acontecimentos, mas que nos trazem várias lições de vida de uma maneira completamente descontraída. Esse livro fala sobre ansiedade, amigos, família, confiança, decisões, mudanças... ele fala sobre a vida. É o meu segundo livro de escritor coreano e gostei bastante da experiência de lê-lo. ????

impriscilinha 27/04/2024

?Os livros nos fazem parar e olhar para as pessoas à nossa volta, em vez de viver incessantemente em busca do sucesso. Por isso, acho que, se mais pessoas lessem, o mundo seria melhor.?

que livro bom!!
ele traz uma sensação de aconchego ao leitor, perfeito para se ler em um dia friozinho e chuvoso, com um cobertor quentinho, tomando um café e com um bichinho acompanhando.
sim, ele é mais parado e relata situações cotidianas de diversas pessoas diferentes que frequentam à livraria. porém, ao mesmo tempo, faz com que o leitor reflita de maneira profunda sobre diversos assuntos super importantes!
ele tem muitas citações de outros livros também.

indico muito para as pessoas que possam estar passando por um momento difícil!
bibis 27/04/2024minha estante
preciso mto desse livro num dia fresquinho

Arieska 04/11/2023

Bem-vindos a livraria Hyunam-Dong
Um livro leve, gostoso e feito pra confortar o leitor - aquele tipo de obra que diz "você não está sozinho".
Eu amei cada página, cada reflexão, cada personagem. Tem uma leitura fluida mas bem construída, os diálogos não são fracos nem soltos, tudo faz sentido hehe.
Recomendo a leitura.

S4N1GHTT 16/12/2023

O livro que mudou a minha vida
Wow! QUE LIVRO IMPECÁVEL!
De forma alguma sou a mesma que pessoa que fui antes de o ler. Esse livro me transformou. Sinto-me viva agora!
Irei levar para a vida o seguinte ponto de vista: Um dia bem aproveitado é uma vida bem vivida.
Da mesma forma que um dia ruim não significa uma vida fracassada
Durante todo o livro podemos perceber que o foco dos personagens é a questão do trabalho. Todos sofrem pela cobrança da sociedade em ter que trabalhar, fazer algo produtivo, senão, serão chamados vagabundos. Mas ao decorrer do tempo percebemos coisas que nos agradam mais do que trabalhar arduamente. Seria errado largar tudo para ter uma vida sossegada?
No dia a dia, há milhares de pessoas trabalhando no que odeiam com uma carga horária abusiva, passando raiva e estresse e principalmente, deixando de viver. Tudo isso só pra ter um título renomado?
Seria crime viver uma vida mais calma? Principalmente para quem é ansioso. A melhor coisa seria viver um dia de cada vez, sem muita preocupação, fazendo o que gosta e tendo um tempo para si próprio. Isso que é viver de verdade!
Eu poderia tatuar esse livro em minha pele se fosse possível. Não posso dizer que, por causa dele, desisti dos meus sonhos. Mas tenho a garantia que me tornei menos gananciosa, menos ansiosa e desesperada pelo sucesso. Sou jovem e ao invés de aproveitar os dias bons da vida, estava me sufocando com os estudos/trabalho por causa do medo do fracasso (como a Yeongju relatou que era quando adolescente). Mas talvez, fracassar num sonho não é sinônimo de fracassar na vida, afinal, nem eles são perpétuos, conforme crescemos os mudamos a todo instante. E se você não tiver nenhum, está tudo bem. Não é obrigatório ter um, você só precisa encontrar coisas que deixem o seu dia bom.
Por causa dessa linda obra, pude aproveitar meus dias de ócio com menos culpa, sem a obrigação de estar fazendo algo produtivo o tempo todo.
Para finalizar, novamente digo, esse livro mudou meu estilo de vida. Agradeço imensamente à Hwang Bo-Reum pelas suas preciosas palavras.

Priscila 21/01/2024

Leitura Leve.
Temas interessantes, como ir em busca de seus sonhos, valorizar as coisas simples da vida e muitos alertas importantes e interessantes sobre relações trabalhistas e relações humanas.
Achei um pouco enrolado próximo ao final mas, não comprometeu a leitura.

Alana 01/12/2023

Gostei bastante da história e me identifiquei bastante com os personagens. Amei como a Yeongju lida com seus problemas através dos livros. O livro tem bastante erros de tradução que me incomodou muito.
Hemilly70 01/12/2023minha estante
achei que esses erros de tradução era coisa da minha cabeça e que eu tinha desaprendido a ler

estantedaju 25/03/2024

🤗 Bem-vindos à livraria Hynam-dom e ao melhor grupo de LC desse mundo!
Não me canso de dizer o quanto esse grupinho é especial, porque ele sempre surpreende.

Nesse mês, o vencedor para a leitura compartilhada foi esse livro coreano que eu tenho visto passar pelo feed, mas não cheguei a colocar na lista ou dar muita atenção.

Ele foi sugerido no grupo e ganhou disparado, então comecei a me animar, devia ter algo de bom ali...

Eu só não esperava que gostaria TANTO! Simplesmente foi o livro que mais destaquei trechos na minha vida todinha, e com certeza foi favoritado, entrando também no melhor do meu ano até agora.

E é por isso que eu adoro essa troca, ela nos tira da zona de conforto e também surpreende muitooo, que alegria por ter sido incentivada a ler esse livro.

Talvez eu não pegasse pra ler por conta própria, e estou apaixonada pela livraria de Yeongju, que inicia a sua jornada desmotivada e aos poucos não apenas vai se encontrando, como também envolve e ajuda inúmeras pessoas em situações semelhantes, provando que a leitura pode proporcionar fortes conexões e transformações.

Eu poderia fazer um livro só de citações desse livro hahaha mas aqui vão as frases que nosso time destacou:

📚 "Por sorte, ela se esforçava muito quando tinha um objetivo. Era nisso que se ancorava." - Karol Gaida

📚 "Por mais altruísta que uma pessoa seja, quando ela está presa nos próprios problemas, dificilmente consegue notar que os outros estão sofrendo, mesmo que estejam bem na frente dela." - Leila

📚 "A felicidade não é tão difícil de encontrar. Ela não está num passado remoto, ou num futuro distante. Está bem diante dos nossos olhos." - Josi

📚 "Quanto mais lemos, mais empáticos nós ficamos." - Ju

Mais uma experiência deliciosa com essas meninas! Obrigada por enriquecerem tanto o nosso grupinho, vocês são incríveis e novos integrantes são sempre bem-vindos à nossa pequena livraria coletiva! 🇰🇷❤️

site: https://www.instagram.com/p/C45aLNKrLPp/

Maria Eduarda 03/05/2024

Um dia bem aproveitado é uma vida bem vivida
Leitura de cura para aquecer o coração. Demorei para me conectar, na minha experiência somente na metade do livro que a história deu uma guinada. Livros, café, vida e amizades sinceras. A moral do livro é que cada passinho, mesmo que não seja de grande sucesso, é símbolo de evolução e que julgamentos alheios não importam. "A régua que mede o seu valor precisa estar dentro de si. E isso já é o suficiente". Apenas continue!

Isabelli.Onofre 31/01/2024

É uma temática simples e tranquila que me encantou.

O livro trás muitas mensagens importantes sobre a vida, felicidade e trabalho, essas mensagens me deixaram bastante reflexiva sobre o que eu quero para o meu futuro.

Pretendo ler mais livros desse tipo.

Fátima Carvalho 27/10/2023

Bem-Vindo à Livraria Hyunam Dong
Nessa livraria de bairro, um cenário que não poderia ser mais cativante, discutem os rumos do trabalho e da sociedade capitalista. Como manter a saúde mental com relações trabalhistas cada vez mais tóxicas?

Longe de apresentar respostas, o livro nos dá pistas importantes: a relevância de estar cercado de pessoas que te enxergam, respeitam seu espaço e, assim, o fazem ir além. É também um lembrete sobre a importância de: Pausar. Respirar. Começar do zero. Deixar pra trás. ???0????????
Milena 27/10/2023minha estante
Achei esse livro lindo, nunca tinha visto, entrou super na minha lista

Sheila.Staniczuk 06/05/2024

Uma lição necessária a cada capítulo
Ao iniciar a leitura, tem-se a impressão que o livro vai tratar apenas de uma livraria e dos acontecimentos desse local. Mas a cada capítulo lido, tem-se uma valiosa lição.
A história nos mostra personagens que se demonstram insatisfeitos com suas vidas atuais, tentando incansavelmente encontrar seu caminho no mundo.
E pouco a pouco vão percebendo que a mudança e o sucesso que desejam, dependem de pequenos passos dados diariamente e de celebrar as pequenas conquistas, pois cada avanço é uma forma de sucesso.
Gostei muito da união entre os personagens e de como, direta ou indiretamente, se auxiliam em suas jornadas, nos fazendo refletir sobre como nossas palavras podem ajudar sem ao menos percebermos.

Fabio.Nunes 29/01/2024

Vale o hype
Bem-vindos à livraria Hyunam-Dong - Hwang Bo-Reum
Editora: Intrínseca, 2023

Bem-vindos ao "hype" literário do momento. Pelo jeito a Coreia do Sul anda investindo pesado em produtos culturais, já que, além dos filmes e séries, agora expande seu mercado literário. Excelente notícia para os leitores.
Mas e o livro? Merece ser um best-seller? Vamos por partes.
A autora, usando uma livraria fictícia, pretendia criar um ambiente onde as pessoas (não só os leitores) pudessem criar um espaço para si mesmas. Um ambiente acolhedor, receptivo, que instigasse reflexão e relaxamento do mundo caótico "lá fora".
Ela teve sucesso nessa tarefa? Em minha opinião, sim - com ressalvas. Esse é o que se chama livro para entreter e aquecer o coração? Sim e não.
A protagonista do romance é Yeongju, a proprietária do local. Por meio dela nós temos acesso às ansiedades e dificuldades inerentes à manutenção de uma livraria de bairro em um mundo de grandes corporações e de mercado editorial cada vez mais tomado pelos best-sellers.
O livro tem como mote subjacente uma crítica à sociedade de desempenho: onde indivíduos se exaurem de tanto trabalhar, esvaziados de propósito e alienados da própria existência e até de seus relacionamentos. E é no espaço da livraria em que as histórias dessas personagens se cruzam e onde o livro se desenvolve.
Até aí tudo bem, há um quê de aconchego, há a abertura para a reflexão da necessidade de um espaço para si no meio do caos.
Mas... achei a escrita um picolé de chuchu. Um picolé bonito, veja bem, com aquelas embalagens chamativas. Infelizmente em vários momentos o texto ficou insípido, superficial, sem graça, conformista demais; e isso prejudicou um pouco minha experiência de leitura.
Crítica feita, permaneço indicando a obra, por que é um entretenimento competente que ainda pode fazer o leitor refletir.

O irônico é que se tornou um best-seller que critica a cultura dos best-sellers.
Rogéria Martins 29/01/2024minha estante
Ótima resenha, Fabio. Parabéns!

Flávia Menezes 29/01/2024minha estante
Fábio, eu adoro ler as suas resenhas! Essa sua sacada do picolé de chuchu foi sensacional! ???
Estava mesmo bem curiosa pra ver sua opinião desse hypezinho do momento, até porque não sabia muita coisa sobre ele. E ler sua resenha deu uma boa ideia do que esperar!
Obs.: tem razão: os coreanos estão ganhando vários espaços. No cenário musical então?eles dão aula!

Fabio.Nunes 29/01/2024minha estante
Obrigado Rogéria e Flávia! É mesmo Flávia, esqueci da música!

Max 29/01/2024minha estante
Ótima resenha, Fábio!

Fabio.Nunes 29/01/2024minha estante
Valeu Max!

Fabio 30/01/2024minha estante
Xará, gostei demais da sua resenha!!!
Parabéns pela escrita!???

Fabio.Nunes 31/01/2024minha estante