A Noite Passada no Telegraph Club

A Noite Passada no Telegraph Club Malinda Lo

Resenhas - A noite passada no Telegraph Club

Faty. 05/06/2024

Como terá sido ser uma adolescente sino americana descobrindo sua sexualidade em plena década de 50, nos EUA?

Esse é o mote de A noite passada no Telegraph Club, livro que eu devorei nesse mês do Orgulho. Uma ficção histórica com protagonismo sáfico da escritora lésbica Malinda Lo.

Ela vai nos contar a história de descobertas de Lily, uma adolescente de 17 anos de ascendência chinesa que vive em uma das épocas mais repressoras para as mulheres nos Estados Unidos e também, para a população LGBTI e que, nesse contexto, vai se percebendo diferente dos demais amigos, conhecendo mais de si mesma e de sua própria sexualidade, com as dores e as delícias que isso implica.

Não foi difícil me identificar em vários momentos, com a curiosidade nascente, a estranheza inicial ou as dúvidas e incertezas de quem, de repente ou aos poucos, a depender de cada trajetória, se vê diversa.

Com uma ambientação irretocável, a autora nos traz uma linha histórica entre os capítulos a fim de nos situar no contexto social e político pelo qual viviam aqueles personagens. Um período marcado pelo combate fanático ao comunismo, a perseguição à comunidade sino americana e o esforço destes por se estabelecerem nos EUA num período político tão conturbado e, ainda, o tabu e à repressão sobre a população LGBTI.

Telegraph Club, é uma boate queer em que Lily, junto a sua amiga Kath, visitam nas madrugadas de Chinatown escondidas dos olhares de seus pais e da sociedade. Ali elas estão diante de toda uma efervescência cultural que borbulhava e também de novas possibilidades de existir, até então apenas imaginadas em páginas de livro em prateleiras de farmácia. O universo se apresenta perigoso, mas ainda mais pulsante e libertador. Lily vai, aos poucos, se encantando e se encontrando nesse universo, ao passo em que também encontra um grande e primeiro amor. Um amor entre iguais.

Destaque para o incrível trabalho de pesquisa que Malinda Lo fez para chegar num livro tão cuidadoso e factível como é esse, embora seja ficção, certamente falou bem próximo ao coração de muitas de nós e tenho certeza que se aproximou da história de tantas caminhoneiras ou menininhas por aí.

Nina 01/06/2024

É O MELHOR LIVRO LÉSBICO QUE EU JÁ LI!
Hoje é dia 1° de Junho, mês do orgulho LGBT e data que terminei essa leitura incrível. Esse livro retratou tão bem todas as emoções da protagonista se descobrindo que o tempo todo me levava de volta pra época que eu estava me descobrindo. Me senti sufocada junto com a Lily pensando que nessa época realmente não tinha pra onde correr quando se é lésbica. Me senti muito grata de ter nascido em uma época que não preciso ter (tanto) medo de ser quem realmente sou. Me fez ter vontade de aprender mais sobre nossas lutas e nossa história, me fez sentir mais orgulho ainda. Simplesmente perfeito demais. Me deixou com lágrimas nos olhos. Um feliz mês do orgulho "para todas as caminhoneiras e as bem menininhas de ontem, hoje e sempre." ?????

laura3954 29/05/2024

Absolutamente adorei esse! o final é agridoce, o que não é exatamente minha praia, mas dá pra relevar. Sinto que a Kath, e alguns dos outros personagens também, deveriam ter tido mais desenvolvimento. Muitos deles foram tão recorrentes na história mas não tiveram um final apropriado? eu sei que o livro é sobre a Lily, mas ainda assim seria interessante.

E também, a família ??? eu sei que é realista, mas, poxa, é um livro fictício, deixem eles ser aliados!!!

Ananda168 23/05/2024

Não contém spoilers
Um livro safico com FINAL FELIZ, Viva, mas com um caminho de pedras. A história é muito interessante e envolvente, com muitas citações históricas, e uma protagonista excepcionalmente corajosa e honrada. O único defeito ao meu ver, é o excesso de detalhes no enredo, mas no geral o livro é muito bom.

Isafvsgrl 17/05/2024

Gente do céu que livro fantástico!! O final realmente deixa a desejar mas o livro como um todo é tão bom que isso fica pra trás. Admito que demorei um pouco para ler o livro mas quando comecei rapidamente engatei na leitura e como valeu a pena! Fiquei muito cativada pela história e extremamente envolvia só queria ler mais e mais sobre os acontecimentos na vida de lily e o fato de ela ser uma lésbica sino americana torna tudo mais foda , só leiam essa obra prima!!

Bia 17/05/2024

Romance safico nos anos 50?
Gostei da ambientação do livro, América e Chinatown nos anos 50. A autora consegue conciliar os acontecimentos históricos na trama de forma muito boa, e ainda por cima no ponto de vista de uma sino-americana, lésbica que tem o sonho de trabalhar com foguetes.

Infelizmente não aproveitei tanto o livro como gostaria de ter aproveitado, muito provavelmente escolhi o momento errado para ler, mas foi uma leitura divertida.

Gostei da Lily e da Kath, fiquei com um ranço da Shirley, mas vejo como é complexa a amizade dela e da Lily, e achei muito interessante a dinâmica da família chinesa da Lily.

É uma história simples, mas que carrega uma importância. O romance é ok também, nada muito surpreendente mas cumpre o que promete. O único problema para mim foi o final corrido, e senti que ficaram muitas pontas soltas.

Acho que vale ressaltar também que li por influência da Liv resenhas (obrigada Liv).

Onesko 15/05/2024

A noite passada no Telegraph Club
Eu demorei pra ler (ressaca literária e similares) mas valeu cada segundo. Ganhou um lugar no meu coração ta

Kimizinha 13/05/2024

Sáficas nos anos 50, tem como não gostar?!
Desde o começo é claro o quanto a autora se dedicou para escrever a história de Lily, pois se preocupou com cada detalhe importante do contexto histórico da época em que se passa (anos 50) e o livro é muito bem escrito e detalhado.

Me identifiquei bastante com a personagem principal e senti tantas coisas lendo que fica até difícil de explicar, mas a grande maioria foram boas.

A jornada de descoberta dela como lésbica me fez relembrar a minha e isso me tocou demais.

Os únicos momentos em que senti raiva ou tristeza foram em algumas conversas dela com a Shirley (não gosto dessa personagem, mas ela é bem necessária para todo o rumo da narrativa) e quando ela conta toda a verdade para os pais dela (já fica aí meu alerta de gatilho para homofobia). Teve mais alguns, mas contaria como spoiler, então fora isso, só sentimentos bons!

O casal principal, Lily e Kath, é incrível! Elas têm uma química surreal desde o início, mas não digo isso de forma apenas sexual e sim por todo o desenvolvimento do amor delas que foi lindo de ler, sinceramente.

Óbvio que nem tudo são flores, ainda mais na época em que se passa, mas o que posso dizer é que dá tudo certo. Pode parecer que não, mas o final é de aquecer o coração.

Mesmo eu tendo gostado muito do livro acabei nao dando 5 estrelas por dois motivos: 1° achei que alguns assuntos, que seriam relevantes para o contexto geral, ficaram inacabados; 2° em determinados capítulos há troca de tempo e narrador o que me deixava confusa durante a leitura.

Fora isso o livro é maravilhoso e eu recomendo demais!

regs5lut 09/05/2024

Não criei uma opinião muito sólida sobre esse livro, mas sei que é realista e genial. Eu me emocionei muito com as partes finais, principalmente por me identificar muitas vezes com os problemas familiares. Ao longo do livro, não consegui aproveitar muito por conta da ansiedade. O tempo todo tive a sensação que algo ia dar errado. Amei o estilo de escrita! Bem descritivo e natural. O modo que a autora foi cuidadosa ao escolher os afazeres da rotina de Lily e se deu o trabalho de pesquisar até mesmo o nome das ruas! Senti uma angústia surreal e uma raiva tão forte que pensei que fosse me engasgar com meu grito. O final achei meio agridoce, mas, nossa! Experiência bastante agradável!

bmoura 06/05/2024

Lily Hu, uma boa garota chinesa
A noite passada no telegraph club começou devagar, demorei pra engatar na leitura mas do meio pro final engatou melhor, principalmente nos últimos 20%.

Extremamente bem escrito, a história se passa a partir de um ponto de vista da Lily, uma adolescente filha de imigrantes chineses, vivendo na época da Guerra Fria, em Chinatown.
O contexto histórico existente é bem citado na história e a autora consegue conectar sua importância dentro a história de uma adolescente que está tentando se encontrar no meio em que vive.

Um romance sáfico, o primeiro amor, a luta diária dos imigrantes em um ambiente (em muitas vezes) estranho e hostil.

Queria ter engatado melhor nessa leitura mas indico e sinto que poderia ter aproveitado muito mais.

leewbbit 02/05/2024

Bora pro clube?
BOM DIA BOA TARDE E BOA NOITE MEUS AMIGOS QUE SAUDADES, como estão? Eu tô trabalhando agora e existindo na escola

cá estou eu para mais uma resenha, demorou mas chegou

Lembrando que as resenhas não são nem um pouco profissionais ok? Sou estudante do ensino médio e leio para fugir da realidade (funciona quase sempre)

primeiramente: Demorei porque teve algo na escrita que me prendia mas não completamente, acho que pelo fato de ter muitos detalhes, não sei não me prendeu 100%

segundaments: OS PERSONAGENS, sai xingando até a q uinta geração daquela Shirley, não fui com a cara dela achei chata

mas a Lily e a kath (mais a lily) O DESENVOLVIMENTO DELAS a Lily teve um baita desenvolvimento no livro que cheguei a ficar com brilho nos olhos de tão lindo que foi

nas notas da autora tem mais detalhes sobre a história (não só do livro como também história real) o que foi muito legal (confesso que não li toda por preguiça, mas foi muito interessante)

é um livro super bom de ler, ele é interessante e vale super a pena pela história e desenvolvimento da personagem principal! 10/10 hein amigos