Não Se Avexe, Não

Resenhas - Não Se Avexe, Não

Clau Melo 22/11/2023

Não me avexei
Literatura carioca/2023.
Como na maioria da vezes, iniciei a leitura sem saber do que se tratava. Não estou acostumada com leituras poéticas, mas, este livro, surpreendentemente, me prendeu e conquistou rapidamente. Adorei as gírias e o desenrolar da história. O final foi perfeito!
Oi, Claudia.
Tudo bem?
Fico muito feliz que tenha gostado e apreciado este livro. Foi um imenso prazer ter sido lido por você e ainda mais ter tido essa linda resenha. Muito obrigado pelas lindas palavras e pelo apoio.

Clau Melo 24/11/2023minha estante
Oi Marlon, eu quem agradeço pelo convite. Realmente foi uma ótima leitura! :)

rfalessandra 12/11/2023

No começo da leitura senti um pouco de dificuldade de entender a narrativa e o que estava sendo proposto.

Mas depois fluiu bem, a história em si é interessante, adorei o capítulo introdutório do casal Marcel e Simone...

Em resumo, o autor escreve bem. Pois peguei essa leitura sem muita pretensão, e ele entregou tudo sendo uma grande surpresa. Com as complicações na história tendo um desfecho satisfatório ao final.

Enfim adorei, leitura super recomendada!
Olá, Alessandra.
Tudo bem?
Poxa muito obrigado pelas lindas palavras e me sinto muito honrado por você ter se disposto a ler-me. Muito obrigado pelo carinho e pelo apoio.

rfalessandra 26/11/2023minha estante
Eu que agradeço, definitivamente você é um ótimo escritor.

DêlaMartins 09/11/2023

A história é interessante: um homem acorda num hospital, vê outro homem que ele não conhece sentado em seu quarto. Ele não sabe o que aconteceu com ele e, muito menos quem é seu acompanhante. E, aí começam as lembranças e vamos entendendo quem é quem.

As pequenas poesias nos inícios dos capítulos são bem legais, mas até chegar à história em si, tem texto demais e me dispersei bastante. Eu queria entender o que estava acontecendo e vi muitos pensamentos... pra mim, faltou objetividade.
Oi, Dêla.
Tudo bem?
Muito obrigado pela palavras e pelo feedback.
Agradeço muito pelo apoio e por sua disposição em ler-me.

Fernanda Sleiman 11/10/2023

"Se avexe não... amanhã pode acontecer tudo inclusive nada"
Demorei algumas páginas para me sintuar, mas quando me pegou, pegou de jeito. Esse livro parece ter sido escrito por um senhor de 90 anos, não pela escrita, mas o autor parece que carrega experiência de quem viveu quase um século de vida. Que surpresa maravilhosa, sua escrita tem um que reflexivel como as obras de saramago. As vezes ele vai tão fundo na alma que incomoda. Que felicidade ter conhecido esse livro. Fui abordada pelo autor me convidando para conhecer sua obra, resolvi fazer esse "favor" para logo descobrir que quem me fez um favor foi ele. Ainda estou sem fôlego. Obrigada Marlon, por ter me convidado para conhecer esse livro. Já foi pra lista dos favoritos.
Marlon114 11/10/2023minha estante
Wooouunn! Que lindo, Fernanda! Muito obrigado pelas lindas palavras, eu que me sinto honrado por sua disposição e aceite em ler-me.
Muito obrigado mesmo. Fico muitíssimo feliz por saber que pude contribuir e saber que estas palavras, em algum momentos, se tornaram tão suas também e encontraram um bom lugar em seu coração.

Simone 07/09/2023

O autor fala do cotidiano de forma poética. Foi possível reconhecer o sotaque, o aroma e o calor baiano. Assim como também foi possível sentir a angústia, a dor e desesperança de Guinho que em muito se assemelha com a realidade dos brasileiros.
Marlon114 25/09/2023minha estante
Olá, Simone.
Que lindas e doces palavras. Muito obrigado pela sensibilidade.

Cleber 23/08/2023

Bora ler e não se avexe
Demorei um pouco para engrenar na leitura, mas depois que me acostumei com a forma do narrador contar a história toda, aí sim eu passei a adorar cada palavra e cada decisão do autor. O começo de cada capítulo já deixa o livro preciosamente belo. Recomendo para todos que gostam das obras do Guimarães Rosa, Graciliano Ramos e de um bom contador de histórias. A literatura brasileira está em ótimas mãos.
Tem no kindle unlimited
Marlon114 23/08/2023minha estante
Cleber, me sinto muito honrado com seu comentário. Que bom que gostou! Realmente, fico muito feliz com esse retorno.

Ana Carol 25/08/2023minha estante
Gente, a obra deve ser boa e o autor ainda vem pessoalmente agradecer! Que honra! Já vai para minha lista de desejos! ?

Luiza Trevenzoli 15/08/2023

A leitura foi um pouco difícil no começo, por ser de São Paulo, a forma baiana em que é narrada me trouxe dificuldades mas fui acostumando ao longo do livro. Marminino!

Acredito que poderia ser mais objetivo em algumas partes.
Mas a história é interessante.
Marlon114 28/08/2023minha estante
Olá, Luiza.
Muito obrigado por suas palavras, agradeço, de coração, por suas críticas.

Nilsonln 06/08/2023

Hugo, mas pode me chamar de azarado
Não Se Avexe, Não foi um desafio para mim, pois sou gaúcho e não estava acostumado com o jeito de falar baiano utilizado na narrativa do livro. Ao mesmo tempo, foi um charme a mais e um estímulo para continuar com a leitura.

A narrativa é poética em muitos momentos, inclusive no início dos capítulos, o que amei!

Gostei muito da história, com momentos bem engraçados, malucos, outros tristes ou dramáticos e alguns exageros que adorei. Mas a história também tem seus momentos filosóficos e dá algumas lições de vida e de perseverança.

Os personagens achei quase todos muito interessantes e bem construídos, cada qual com suas próprias histórias e visões de vida.

Foi para mim uma leitura divertida, singular, surpreendente e com final, digamos, ousado.

Gostei, recomendo e gostaria de ver lançados novos livros do autor. ?
Marlon114 28/08/2023minha estante
Olá, Nilson.
Muito obrigado por suas impressões e pelas lindas palavras acerca de meu livro.
Fico muito feliz que tenha se divertido e se aventurado em cada palavra.
Fico muito honrado.

lecofaria 24/07/2023

Uma estreia arrebatadora e pra não se avexar!
Romance de estreia de Marlon Sá, ?Não Se Avexe, Não? é como uma lufada de novos ares na literatura nacional, apresentando um romance intenso, que fala ao coração com carinho e cuidado.

Na trama, Hugo, o protagonista, acorda num quarto de hospital sem saber como chegou ali. De acompanhante, Marcel, um homem desconhecido que diz ser seu parente, mas que Hugo sabe não o ser. O que aconteceu com Hugo? Quem é Marcel?

Brincando com a brasilidade, a narrativa de alterna entre passado e presente para nos apresentar o protagonista em suas origens nordestinas, enquanto, em paralelo, nos faz conhecer - e querer saber mais! - Marcel e Simone, sua esposa.

Com uma prosa divertida, muitas expressões regionais nordestinas e personagens que prezam pela diversidade, a estreia de Marlon Sá é digna de nota e, exatamente por isso, um dos grandes nomes para o Prêmio Kindle 2023.

Leitura obrigatória, daquelas para serem feitas sem se avexar!

Cotação: 5 estrelas em 5