Oitavo Andar

Oitavo Andar Juliana Reis

Resenhas - Oitavo Andar

Leticia2513 02/06/2024

Esse livro me conquistou, fazia tempo que eu não ficava tão ansiosa pra continuar lendo um livro.
Além do romance, ele fala de assuntos importantes: relacionamentos abusivos e violência doméstica, também achei muito importante os diálogos sobre a visão que as pessoas têm do papel das mulheres desfem nas relações.
O relacionamento entre Lorena e Carolina é delicioso, o amor delas é muito lindo (até eu me apaixonei pela Carol). Teve só um acontecimento que me desanimou um pouco, que pra mim podia ter sido resolvido de outro jeito, mas acontece.
A leitura é muito fluida, consegui perceber uma grande evolução na escrita da autora, está ficando cada vez melhor. Todos os personagens são ótimos (menos a chata da yasmin) e bem desenvolvidos.
Enfim, eu adorei!!

Julia6186 21/05/2024

Os plot twists desse livro sao muito bons e vai refletindo demaiis tambem o gostar de hma mulher o amar uma mulher, sem contar com inumeros capitulos delicados e que tratam muito certamente sobre abuso, e sobre relacionamento toxico, e a dificuldade de de fato superar isso, esse livro envolve amizades, amores, superações e muitas outras descobertas das personagens que torna a historia ainda mais interessante, alem de representatividade otima em relação a individuos nao binarios.

sammi_ramiro 15/05/2024

é um livro de romance tão gostosinho de ler, tem muitos assuntos tratados de forma natural e necessária e é um livro interligado com outro livro dessa mesma autora (com alguns personagens do livro anterior participando)

Julia3459 11/05/2024

Relacionamentos recíprocos são melhores!
Esse livro aborda temas de cobrança demais em relações e de como elas se tornam um impasse perigoso e prejudicial.

No livro o tema principal é sobre relacionamentos, tóxicos, saudáveis e tipos de amor.
Como em uma das partes foi exigido tudo e a outra era sempre dada como certa.

A protagonista pensa que tem um bloqueio sobre se abrir de maneira romântica com seu par. Mas com o desenvolvimento do livro isso se mostra muito diferente do que se parece.
É bom ver que essas relações foram bem desenvolvidas e como trataram de temas delicados de maneira responsável.

O desenvolvimento da protagonista é excelente, assim como os dos outros personagens.
A leitura foi muito fluida e tranquila.

Dito isso, Yasmin vai tomar no furebes!

Enfim, dou nota 4, 5 ?

alec.oleão 09/05/2024

Um dos melhores romances sáficos já escrito
Como não se apaixonar por Lorena e Carol, um romance viciante de ser ler do início ao fim e com direito a vários clichês e risadas de tirar o folego, personagens bem escritos e historia envolvente, temas delicados tratados também de forma delicada e com atenção.
Com total certeza um dos melhores livros sáficos que li.

dudasantslv 08/05/2024

Que livro perfeito!!! leve, gostoso de ler. Lorena e Carolina estarão sempre em meu coração! o romance delas é leve, cheio de amor, cuidado e reciprocidade. foi muito lindo viver essa história junto com elas.

RayssaMarinho 28/04/2024

Cativante
A escrita da autora é muito boa, cativa o leitor. A única coisa que me irrita extremamente na escrita é o excesso de sobrenome, deixa meio chato de ler. A primeira obra dela que li foi borboletas para lá e para cá e tem a mesma pegada e Laís e Thaila até aparecem, mas as histórias ainda sim são únicas.

Os traumas da Lorena, as complicações da Carolina, a maneira como elas lidam uma com as outras e principalmente a maneira como a Carol nunca invalida a Lorena e vice-versa, lindo de ver.

Maria é engraçada demais, quando deu o esculacho da Yasmin eu morri de rir dela falando da voz kkkkkkkkk bom demais, imaginei a cena toda na minha cabeça.

Quando deu o BO da Carol fiquei confusa que só, mas adorei o plotzinho.

naylicaxavier 16/04/2024

Oitavo Andar
Que livro gostoso de ler!
Juliana tem uma escrita maravilhosa, e isso não é novidade (seu segundo livro que leio), a narrativa é tão envolvente e fluida que você fica preso ao livro até terminar.
Sobre a história: muito boa. Gostei muito de ver um pouco de epílogo da Thaila e Laís (não li "Mosquitinhos Pra Lá e Pra Cá"). A Lorena é uma querida e a Carolina é mais ainda.
Enfim, gostei bastante.

xavibookgram 04/04/2024

Uma das melhores leituras desse ano. oitavo andar é um livro viciante e com uma história muito boa. a lorena é uma personagem de camadas, que parece ser uma pessoa bem resolvida por conta de seu jeito carismático, mas que na verdade tem um passado e dores.
o triângulo amoroso também foi cheio de reviravoltas, com situações que me deixaram surpresas.
não preciso nem dizer o quanto eu amei o casal principal né? enfim, uma leitura incrível.

amandasalld 01/04/2024

Não consegui sossegar enquanto eu não terminasse de ler esse livro. Acompanhar a história da Lorena foi prazeroso e ler ela relatando sobre o que acontecia a sua volta e com as pessoas próximas a ela foi muito bom.

Me apeguei bastante a Maria Clara e odiei muito a Yasmin do início ao fim do livro. Ah, e sem palavras para descrever a personagem (e o monumento) que é Carolina Montenegro, que chama a atenção desde a primeira vez que ela aparece na história.

Enfim, sem mais delongas, recomendo bastante esse livro sáfico

Lua 01/04/2024

Amei tudo desse livro, principalmente ler mais das meninas de "borboletas pra lá e pra cá " (fav de 2023)!!!
a Lorena foi uma das minhas personagens favorita do outro livro e nesse meu amor por ela só aumentou. que lindo foi poder acompanhar todas as evoluções dela, ela aprendendo a se amar e se permitir amar a Carol.
a Carol é muito diva!! achei ela uma personagem muito real e sincera, amei tudo sobre ela.
amei o romance das duas, a Carol sabendo respeitar o tempo da Lore e aos poucos elas se apaixonando e virando o casal mais lindo do mundo!! ebaaa
amei a amizade da Lore com a Maria Clara.
amei muiuta coisa desse livro, Juliana Reis eu amo todos os seus livros.
amei ver mais sobre a Thaila e a Laís ? e a Malu, que saudades delas.

ninasoulz 31/03/2024

Começou a lacração
Eu amo romances saficos
Amo representatividade
Amo assuntos serios sendo abordados em livros, mas nao amei esse. Não consegui.
Juliana Reis tem muito potencial, mas acho que precisa estudar um pouco sobre desenvolvimento de um livro.
Senti que estava lendo uma conversa no whatsapp, não gostei da escrita, achei fraca.
A personalidade dos personagens são rasas e os diálogos ruins.
O romance se desenvolveu muito rápido, não consegui me apegar à Lorena, nem a Carolina, ninguém.

Os assuntos sérios, como agressão à mulher, bifobia, relacionamento tóxico e heteronormatividade não foram bem explorados.
Foram assuntos jogados DO NADA em alguma cena aleatória do livro com uma explicação básica - e mal colocada - do assunto, e encerrando ele logo em seguida.
Todas as cenas assim, mesmo sendo sobre assuntos sérios, me fizeram pensar ?começou a lacração?.
Até quando o racismo foi abordado me irritou. Ruim, simplesmente ruim.
Como todos os outros tópicos, foi cuspido ali, dando a impressão de baiting, como se estivesse colocado aquelas cenas por colocar, pra falar que tem.

O passado de nenhuma das personagens foi bem explorado, a relação da carolina com a lorena surgiu do além, se construiu de vento e se manteve de poeira.
Foi um desafio terminar de ler.
Literatura nacional tem meu apoio, então desejo amadurecimento pra escrita da Juliana.