Todos os caminhos levam à Praia de Pipa

Todos os caminhos levam à Praia de Pipa Will Monteath

Resenhas - Todos os caminhos levam à Praia de Pipa

Camila 15/12/2023

1Q84
Parece que a distopia famosa mundialmente foi a inspiração para o autor desta obra. O que não é demérito, já que a trilogia se tornou clássica na literatura contemporânea.
Há elementos bem similares (isso, para quem leu a trilogia, pode até parecer cópia ) e até citações desta mesma obra por um dos personagens, que afirma ter lido no passado.
A história se passa no Brasil, na praia de Pipa, e descreve como três pessoas tão diferentes foram parar ali. E a grande questão é como suas histórias se cruzam ao longo de um ano mais ou menos. E um camelo curandeiro. Sim, isso mesmo.
O início é leve, divertido, mas lá pela metade confesso que achei um pouco cansativo. Algumas pontas ficam soltas.... Talvez, assim como a obra japonesa, seja proposital e permita diferentes interpretações.
Não é meu tipo favorito de história, mas me diverti lendo.

Clarissa 04/12/2023

Gostaria que alguns desfechos tivessem sido mais explorados, pois me pareceu que muitas coisas menos relevantes foram desenvolvidas no meio e o final acabou deixando algumas pontas soltas. Alguns capítulos pareceram contos separados, sem nenhuma relação com a linha principal, do que eu gostei, por contribuir para o excelente desenvolvimento dos personagens, mas que as vezes deixou a experiência um pouco cansativa pra mim. No entanto, gostei do tom de realismo mágico e me apeguei muito aos personagens, o que me parece um reflexo da escrita excelente e do talento do autor como contador de histórias.

Regiane.Consulin 22/11/2023

Te apresento Will...
Sempre recomendo os livros do Will por serem muito bem escritos, por terem alguma surpresa e por, às vezes, deixar uma dúvida.
E nesse, tivemos os três elementos.

Me surpreendi muito, pois não esperava nada da reviravolta no final e muito menos estava preparada para as histórias dos personagens principais se cruzarem e, acho, que ainda não me recuperei.

Enfim, "Tashi Delek".

Fabinho-vs 28/10/2023

Um ótimo livro, com um título péssimo
Convenhamos que um título tão grande não chama nenhum pouco a atenção.
Por mais que ao ler faça sentido o porque de tal escolha, um livro tão bom deveria ter um título mais chamativo, assim sendo mais chamativo a diferente leitores.

Quando Will entrou em contato recomendando eu fiquei receoso devido a esse título estranho, mas dei um voto devido a comparação com o Murakami e, não em arrependo de ter lido. Assim como a escrita do autor japonês, Will escreve personagens complexos que se relacionam sem se relacionar e que tem suas peculiaridades e encantos próprios. A história tem seu quê de fantasia, mas quanto mais se lê, mais real parece a história e você começa a se perguntar se tal relato não é inspirado em algo verídico.

Há alguns mistérios sem respostas e isso deixa a história mais rica e real, mas pode deixar o leitor ansioso. No fim é um livro ótimo, que nos traz uma história riquíssima em conteúdo e trama, nos deixa com vontade de largar tudo e conhecer Pipa, mas que tem um título que mais parece uma propaganda brega de agência de viagem.

Silvinha 17/10/2023

Místico
Will me encontrou aqui no skoob e me apresentou o seu livro! E que surpresa agradável!

Desde o começo, o livro me pegou de surpresa, a escrita é fluida, os personagens são interessantes e a história vai se desenvolvendo em um ritmo gostoso.

Confesso que não esperava que fosse tão místico, mas foi uma boa surpresa. Gostei muito da história e da ambientação.

Wellington.Pimente 25/09/2023

Leveza e divertido
Eu gosto muito de ler os autores brasileiros. Afinal, a narrativa nacional transmite nossa diversidade, calor, diversão, sex appeal, cheiro, cor, ar e claro, nosso lindo e amado país.

O autor Will Monteath foi uma grata surpresa ao descobri-lo, através dessa obra e percebendo como entrega um pouco de tudo que comentei acima sobre nossa brasilidade. Além disso, possui uma prosa narrativa muito bem construída e uma ótima fluidez, mesmo com todos os diversos personagens que vamos sendo apresentados, desde o início da obra. A história começa com a personagem Alexandra repetindo o seu mantra: "Rasgo o meu passado, desato o laço que sou, que flui, me entrego ao novo, desfrutando apenas o agora. Não devo nada a ninguém e sou a única dona das minhas ações. Aceito com alegria o que virá e não sofro pelo futuro." Ao acompanharmos sua história e outros que surgem paralelamente, eu senti como se lesse uma esquizofrenia literária bem divertida, contudo o que estava lendo era uma mistura de realismo mágico, comédia, sexo, filosofia, espiritualidade, entre outros e na minha singela percepção, captei a mensagem da necessidade de sermos donos das nossas ações, atentos a nossa intuição e principalmente acreditarmos em nós mesmos, aceitando de bom grado os nossos encontros e buscarmos alegria através da efemeridade da vida.

O domínio da narrativa do autor me deixou impressionado, aquilo que inicialmente enxerguei como defeito, ele foi elucidando aos poucos na história, entendo que a intenção foi contar uma história leve e divertida, porém particularmente a mim, faltou maior dramaticidade. O livro realmente nos faz vivenciar uma viagem divertida à Praia de Pipa em múltiplas percepções humanas.

DêlaMartins 23/09/2023

Uma executiva, um surfista mudo, um curandeiro e seu camelo
O cenário é a praia de Pipa, no Rio Grande do Norte. Fazem parte da narrativa uma executiva que pra lá se muda depois de um burnout no trabalho e na vida pessoal; um surfista mudo que a partir de sonhos e algumas coincidências passa a viver nessa praia; um ex-coveiro que morando em Pipa encontra um camelo na praia e vira "curandeiro". Aos poucos, vamos entendendo cada um deles com histórias individuais ou mesmo encontros casuais que eles têm. O realismo fantástico personificado no camelo é bastante interessante, impactando a vida de todos.

Um bom livro, super fluido, com alguma loucura, sonhos que parecem reais, camelo curandeiro e histórias possíveis e viáveis. E a descrição de Pipa, suas praias e culinária, é bastante interessante, principalmente para aqueles que já estiveram por lá, como eu.

O final do livro fecha algumas histórias e, especialmente a da executiva caiu super bem.

Yasmin 14/09/2023

Conexão.
Essa é a palavra que mais bem resume esse livro. Do início ao fim se tem a mesma reação: surpresa. Quanto mais se afunda nas vidas dos personagens, mais você tem certeza que são únicos, todos têm características especiais, sotaques diferentes e personalidades bem distintas. É encantador o jeito que o livro anda para o plot twist, me tirou da ressaca!

Felipo 14/09/2023

Um ótimo livro
Uma leitura acima de tudo agradável, do começo ao fim, em um ritmo constante como as das ondas da praia tão presente na história. Do começo ao fim o livro de trás uma atmosfera única, como se o ambiente se passasse em um outro mundo. Consegue-se sentir uma conexão com os personagens e se em uma primeiro momento possa se pensar que já entendeu completamente certos personagens, ao longo do livro eles se mostram cada vez mais complexo. Recomendo fortemente que se lance sem medo nas praias de pipa. Uma ótima leitura. Estou animado por mais títulos do autor.

Jumoura 13/09/2023

Teve de tudo um pouco por aqui. Comédia, sexo e surpresas.
Entre detalhes impressionantes, quase palpáveis e palatáveis dos lugares, personagens principais e secundários, assim como da culinária de Pipa. Eu me deliciei. Adoro conseguir visualizar exatamente a cena descrita e Will fez isso com tanta facilidade, que me senti o 3 narrador, que acompanha a trama de uma posição privilegiada.

Em muitos momentos a forma de expressão da Alex me incomodou um pouco, achei carregado demais de gírias paulistas e estrangeirismos. Acho que as características da personagem estariam intactas sem muitos "puta ..., meu". Aliás, um "da hora" supriria em alguns momentos. Fora que o trocadilho do apartamento perdeu a graça para mim antes de perder a graça pra personagem. Por outro lado, me vi muito na personagem e essa tentativa de reinício, que entendo ser um desejo para maior parte dos Millenials.

O final da personagem pra mim foi uma surpresa grata. Fiquei maravilhada. E muita coisa ficou clara.

O surfista mudo me intrigou do início ao fim, em muitos momentos identifiquei personagens da minha própria infância em saquarema, a garotada da praça e aquele caladão que todo mundo sabia que causava um frisson por ser misterioso e em outros o achei infantil e prepotente. O engraçado aqui é que o seu final foi totalmente surpreendente e apesar de seu vínculo com a Alex ficar muito bem explicado, o fim da história do personagem me deixou com uma interrogação. Será que teremos explicações em outro livro?

O Dazalma e o Mingau foram cativantes para mim. Adorava toda vez que o terceiro narrador começava mais uma cena. Cômica e meio Fausto brasileiro, que faz um pacto pra se livrar de um problema e carrega uma dívida pesada por isso. Apesar da trambicagem, tive simpatia pelo personagem "bruxo". Esperava mais detalhes sobre Mingau, mas entendi que o mistério era necessário para acrescentar esse ar de transcendência que teve o personagem em dado momento. Também espero ver mais de Mingau em referências futuras no trabalho do Will.

Esse livro me tirou da zona de conforto. Me deixou muito interessada em ler os outros trabalhos do Will, sendo seu último, acho que vou encontrar muitas referências nos outros, pelo que vi nas resenhas que li antes de iniciar o livro.

A escrita é uma delícia, muito descritiva sem exagero e limpa. Adorei demais ler esse livro.

Paola 08/09/2023

Uma estranheza familiar e curiosa
De cara já senti um reconhecimento meio ridículo com a Alex, a paulista que mistura uns inglês na frase e só quer fugir pra praia.

e assim o livro segue: tranquilo, mas curioso. numa linguagem extremamente brasileira que traz aquele pertencimento, um ou outro fato mais bizarro te mantem atento e engajado, bem como nos livros do Murakami ? referência que não fica só no estilo da narrativa, mas também em um dos personagens caminhantes da história.

ler este junto de Profecia Celestina foi também uma aventura, levando minha atenção pra todos os eventos aparentemente aleatórios e coincidência e sinais da minha vida real. deixo muito bem recomendado!

Júlia Luna 08/09/2023

?Bixiga? de livro bom danado
?Rasgo o meu passado. Desato o laço que sou, que fui. Me entrego ao novo, desfrutando apenas o agora. Não devo nada a ninguém e sou a única dona das minhas ações. Aceito com alegria o que virá e não sofro pelo futuro.?

É com a frase da personagem Alex que tento me encorajar a partir de hoje?.Que livro sensacional!
A forma como o autor nos leva a Pipa mesmo sem conhecer, e para quem já esteve como é meu caso, é como voltar às ruas mágicas desse lugar.
Pipa é mágico, é a verdade que você mais vai escutar de quem já visitou. E através da magia de pipa o autor conseguiu criar uma boa história e me arrancar boas risadas.
Amei ver nossos regionalismos marcados no livro, como ?bixiga? ou ?mamar mais de um litro de cachaça?, entre tantas outras coisas que Jurei que o autor era potiguar, pasmem: é carioca.
Fiquei esperando respostas a algumas perguntas no final, mas afinal de contas isso é o realismo mágico, nos traz umas respostas e deixa algumas perguntas. Obrigada por essa obra Will!
Sem dúvidas me diverti bastante com a leitura me imaginando na av. Baía dos golfinhos mais uma vez.