Rumores da Cidade

Rumores da Cidade Lucas Rocha

Resenhas - Rumores da Cidade

Thaynnara 24/05/2024

Uma leitura confortável
"Vc não pode se responsabilizar pela forma como os outros se sentem em relação a sua vida."
A leitura é leve, apesar de tratar sobre questões bem relevantes. Os personagens são um pouco previsíveis em seus estereótipos, e em muitos momentos discuti mentalmente com o André, que é ótimo, mas algumas vezes tão hipócrita quanto os que ele julga (as dores de protagonistas adolescentes, que acham que ninguém tem problemas tão importantes quanto os deles, nem mesmo os outros adolescentes). Mas de maneira geral é um livro muito bom, que me rendeu bons momentos.

Bugboo 21/05/2024

Necessário
É um livro bem jovem, que tem o potencial de ser o preferido de uma nicho bem específico. Esse livro vai ajudar muito quem tá no processo de sair do armário, para quem está enfrentando a homofobia e quem é de cidade pequena em pensamento. Eu esperava um romance fofo e clichê, que apesar de estar presente, não foi o foco. Por isso, recomendo muito para quem está se descobrindo e em uma fase de aceitação, seja de si mesmo, ou seja de outras pessoas, pois o livro foca muito na jornada individual e em tudo que cerca a experiência de se descobrir e enfrentar o preconceito, com direito a muitos elementos que estão presentes na nossas vidas de comunidade queer+.

Para quem está acostumado a livros que abordam esses temas, talvez seja repetitivo, mas infelizmente ainda é algo que precisa ser escrito e lido, porque ainda enfrentamos muito preconceito e temos muito o que evoluir como sociedade em muitos temas.

Gostei muito do livro ter abordado sobre política, mídias, corrupção e apesar da ficção, o autor conseguiu nos dar um final fofo de aquecer o coração, mas com um lembrete realista. Aprendi/Relembrei com esse livro a ser otimista de uma forma mais consciente.

Anatskk 15/05/2024

Rumores da Cidade
Achei um livro gostosinho de ler, me tirou da ressaca literária. gostei mt do começo da história qnd sao apresentado todos os perdonagens e etc, mas acho q esperava mais de tudo, achei o drama principal mt bobinho e o uliesser parecia uma criança. o final é inspirador, gostei.

Lua 15/05/2024

Amei
N lembro mwis do livro pq tâ com tempo que li, mas lembro que amei mto achei divoso babilônico loveiiii

Hawkwandx 14/05/2024

Uma cidade pequena é um grande sonho
Já faz um tempo que desejava ler este livro e, no final, fiquei surpreendido. Comecei a leitura esperando um clássico romance 'água com açúcar', mas a realidade se mostrou bem diferente. O autor deste livro trouxe uma obra incrível, abordando todas as complexidades de um adolescente que vive no interior, e soube trabalhar muito bem esses pontos. Alguns aspectos me desagradaram, porém nada muito relevante para trazer nessa resenha

jdsdnt 13/05/2024

Política e sexualidade
O autor trás dois temas essenciais de uma forma brilhante, apesar de alguns momentos parecer um tema muito distante um do outro, pra mim essas questões estão intimamente ligadas
Ótimo livro!

Luana de Andrade | @lidosdaluana 12/05/2024

Rumores da Cidade foi uma leitura deliciosa e muito fluída. Um clichê adolescente, sobre descobertas e primeiro amor, mas ao mesmo tempo com assuntos sérios, como o preconceito e a corrupção política. Com uma narrativa sempre leve e divertida, mesmo nas situações difíceis.

Particularmente, eu me identifiquei muito com os personagens de Rumores da Cidade, morei muitos anos em uma cidade pequena e era exatamente como retratado durante toda história (principalmente na parte da política e religioso). E com esse detalhe me senti totalmente dentro de Lima Reis, como se fizesse parte do grupo de amigos do André, me fazendo rir, sentir raiva e muitas emoções junto com os personagens!

Nana.reading 11/05/2024

QUE LIVRO BOM! Foi muito boa essa representatividade das cidades pequenas, tantas pessoas que têm uma vida frustrada só por serem diferentes em lugares como Lima Reis. A história toda da eleição junto com todos os questionamentos do André fez essa história mais especial!
Foi meu primeiro audiobook, adorei a experiência :)
Esse livro me passou a vibe da música Super do Jão!!!

jessicanatalia22 10/05/2024

Típica cidade de interior
Vamos lá, o que eu achei desse livro?

Eu gostei da escrita do autor e de como ele não precisou ficar usando o tempo inteiro a cultura pop como referência (só em momentos específicos). A história é um típico clichê adolescente, mas com um toque de política de interior (bem próximo da realidade kkkkkk).

Acredito que o livro foca muito mais no André se descobrir e aceitar do que no romance em si. Achei o romance bem fraco e achei que o Diego era "perfeito demais". Não gostei da briga próximo ao final e de como isso se resolveu. Em alguns momentos achei o André chato demais também kkkkkkkk

Achei um pouco previsível. O final é uma correria e acredito que muita coisa poderia ter acontecido pelo meio do livro. Alguns personagens são tão figurantes que quando aparecem você fica "quem é?".

Massss é um bom livro pra quem está começando a ler, por que a história apesar de tudo é envolvente e você fica querendo saber o desfecho.

Cami 09/05/2024

Leitura leve a acolhedora
É sempre revigorante ler uma história que se passa em um cenário brasileiro com todas suas características marcantes, esse livro demonstra isso bem, falando sobre tudo que aconchega e tudo o que revolta sobre a vivência em uma cidade pequena de interior.

A obra toca na crítica ao extremismo conservador e religioso, em como esse extremismo está enraizado na política, e no medo de ser diferente em um cenário marcado por tal extremismo, e o que acontece com quem é diferente. Apesar disso tudo, digo que o livro é leve e acolhedor pois foca na rede de apoio que as pessoas constroem nesse tipo de cenário, com amigos e família ao seu lado para poderem contar.

Eu ouvi o livro pelo Audible e altamente recomendo a narração que escutei por lá, é de excelente qualidade.

vmoss 09/05/2024

Eu amei ler esse livro!
Rumores da cidade não é tão focado no romance quanto eu imaginei que seria, mas o desenvolve junto da trama muito bem.
André, o protagonista da história, vive o dilema de ser um garoto que gosta de garotos em uma cidade pequena. Já não bastasse ter que esconder essa parte de sua personalidade, também é filho do prefeito da cidade, então está sob ainda mais julgamento.
É uma história muito gostosinha de se ler, porque dosa bem humor e seriedade. Todos os personagens são muito bem desenvolvidos, de uma forma que cada um contribui para o desenvolvimento da história.
Curti muito como os elementos que foram apresentados no início do livro serviram de algum jeito para a conclusão. Foi feito para que não fosse óbvio mas fizesse sentido sabe?
ME IDENTIFIQUEI DEMAIS COM ANDRÉ. Nos seus momentos mais bobos apaixonado, ou sobre os pensamentos ruins que passavam pela cabeça dele.
Traz uma mensagem de união. De que juntos, podemos fazer a diferença, pouquinho a pouquinho.
Como eu falei, não foca muito no romance, e acaba trazendo algo mais pro lado de investigação, cercando a história da eleição que tá pra acontecer e que o pai corrupto de André concorre.

"No fim das contas, tudo se resume a isso: a gente precisa se lembrar de que merecemos afeto. De qualquer tipo, sabe. Seja romântico ou amizade. A gente não pode se contentar com menos do que isso."
Tori.Estelar 09/05/2024minha estante
Quero ler esse livro e sua resenha me despertou ainda mais vontade, mas queria saber, é fofinho? Estou sem cabeça para livros intensos com finais trágicos. Quero vomitar arco-íris - ou quase - se possível.

vmoss 09/05/2024minha estante
Olha, ele entrega momentos felizes sim, mas não é um mar de rosas, sabe? Tem algumas questões sensíveis também..

Tori.Estelar 09/05/2024minha estante
Aah, então vou deixar para mais tarde. Muito obrigada!

Zerit 07/05/2024

Uma novela digna do horário nobre
O livro carrega muitos clichês famosos mas ainda sim consegue fazer uma boa mistura de tudo isso para entregar algo único, sem deixar de gerar identificação com as diversas narrativas reunidas ali. tudo é muito fofo, a escrita é fácil e li boa parte sem nem perceber o tempo passar. tem um gostinho incrível de literatura nacional e ainda faz críticas quase novelescas a alguns dos problemas mais nítidos do país. favoritado demais!!!

Gabs 07/05/2024

Um drama familiar com uma pitadinha de romance e uma abordagem política que condiz MUITO com a nossa realidade. Acho que o autor refletiu a própria coragem em seu personagem ao expor seu posicionamento político dessa forma. Eu amei.

isa! 02/05/2024

Romance gay fofo mas supriu minhas demais as minhas expectativas, foi mais fofo doq eu pensei que seria ???