Damas Mortais

Damas Mortais Jennifer Wright

Resenhas - Damas Mortais

Dani 10/03/2024

Esse livro traz mini biografias para 40 assassinas (algumas conhecidas e outras nem tanto), divididas em capítulos curtos, geralmente de 3 ou 4 páginas. Amei a escrita da autora, é muito viciante, com comentários mordazes e engraçados, refletindo o que eu pensava enquanto lia, e tornando o momento muito mais leve, apesar do conteúdo pesado das histórias. A edição é linda, DarkSide nunca errou. Colorido, ilustrado, com capa dura e curtinho, o que torna a leitura muito fluida.
Eu amei esse livro! Recomendo muito, mesmo para quem já leu Lady Killers, já que não são as mesmas protagonistas, o que era um medo que eu tinha antes de iniciar essa leitura. Preparem-se para passar raiva também em alguns momentos com atitudes e posicionamentos masculinos ridículos, que, apesar de no fundo sabermos que existiram, ainda causam nojo quando trazidos a tona novamente.
Léia Dilkin 18/03/2024minha estante
Ótima resenha! Quero muito ler!

Dani 18/03/2024minha estante
Ah, muito obrigada! ?
Leia mesmo, vale a pena! Depois conta o que você achou, tomara que goste ??

@caixas_e_livros 27/09/2023

Damas Mortais
Em damas mortais a autora Jennifer Wright perfila 40 mulheres que entraram para a histórias pelos crimes que cometeram, o livro já começa com um dos melhores prefácios que já li.

Falar sobre True crime é bem difícil, se você não tomar cuidado sua opinião pode acabar sendo mau interpretada, mas a autora tem uma leveza e ao mesmo tempo uma garra em sua escrita que me fez ler o livro todo em poucas horas, ela deixa sua opinião usando muito sarcasmo e as vezes sendo até um pouco cômica, mas sem desvalorizar as histórias e seus acontecimentos aterrorizantes .

Em Damas Mortais vamos encontrar assasinas em série, vingadoras, líderes de revoluções, rainhas, mercenarias e mulheres que entraram em guerras e até mesmo as comandaram.

A autora divide o livro em tópicos e resume a história de cada uma dessas mulheres, contando o que as levaram a cometer esses crimes e como foram julgadas na época em que viviam, cada um dos perfis ganha uma ilustração colorida nas mãos da talentosa Eva Bee.

O livro em si não traz somente os fatos chocantes do mundo do True Crime, mas também dá uma aula de histórias que eu nunca tinha ouvido falar, como por exemplo:

?As Bruxas da Noite- um grupo de aviadoras que com poucos recursos lideraram ataques contra os exércitos Nazistas, a piloto Nadezhda voou em mais de 852 missões.

?A história das irmãs holandesas de 14 e 16 anos que se uniram a resistência anti Nazismo, elas saiam para andar de bicicleta espalhando cartazes, acabando com soldados e salvando crianças Judias.

???Se há uma diferença entre as irmãs Oversteegen e os homens do filme Bastardos Inglórios não é o fato de elas serem mulheres. É o fato de que elas existiram.?

Damas Mortais também ganhou um texto exclusivo de duas pessoas que me inspiram muito, Carol Moreira e Mabe Bonafe, criadoras de conteúdo e donas do podcast Modus Operandi.

Cada uma dessas mulheres tem uma história, algumas são realmente más, sem qualquer tipo de discussão, e algumas são simplesmente o resultado do meio em que viviam, e se você também lê True Crime precisa conhecer esse livro.

Nota: 4,9??
Págs: 240

Manuela.Lima 25/04/2024

Finalmente acabei.
Legalzinho, mas nem tanto. Histórias muito resumidas, autora quis fazer um compilado de 40 mulheres em um livro só. Média de 2 a 3 páginas por mulher, deu para perceber que não foi muito aprofundado. Não leria novamente.
Maiara.Polinski 25/04/2024minha estante
Esses tempos fiquei namorando ele em uma livraria e o receio era bem esse...

Manuela.Lima 29/04/2024minha estante
Pois é, histórias de assassinas que eu já conhecia, como Lizzie Borden e Delphine Lalaurie me deram ainda mais essa percepção de superficialidade. Acredito que o livro possa servir como um guia para pessoas que fazem uma pesquisa mais autodidata. Enquanto eu lia, pesquisava por mais informações no Google para complementar. Uma das coisas que me decepcionou foi que a autora não se esforçou para colocar imagens das assassinas mais contemporâneas no livro (que tem ilustrações bonitas, mas acho que realmente pecou nisso). Na era vitoriana já existia fotografia, então eu acessava a internet para ver essas fotos.

Maiara.Polinski 29/04/2024minha estante
Essa questão das fotos é um bom ponto tbm, ainda mais considerando que darkside tem um apelo visual importante

Mas já salvei umas outras dicas vendo teu perfil! Fã das assassinas e terror, né?! Haha

Ley 25/10/2023

Motivos para ler:
Classificação indicativa: +18

Sempre houveram mulheres assassinas, mas tempos atrás, devido ao que era designado como a feminilidade de uma mulher, ninguém atribuiria a culpa de um assassinato à elas. Era bastante difícil acreditar que uma mulher, seja ela jovem ou idosa, poderia matar. Isso era algo reservado aos homens, que tinha força bruta, e poderia mobilizar outras pessoas. Mas em Damas Mortais, conhecemos o perfil de várias mulheres, ao longo das páginas, que cometeram crimes insanos. Alguns motivos a mais para ler a obra são:

HISTÓRIAS RÁPIDAS

Ao contrário de outras leituras que já fiz, essa aqui conta com muitos perfis, mas contados de maneira rápida. Para cada mulher, é reservado duas ou três páginas discorrendo sobre a sua vida e seus crimes, de maneira superficial. Mesmo assim, o que é narrado gera aversão, por quão hediondo alguns crimes são. A leitura vai te fazer conhecer diversos nomes, alguns já mencionados em outros livros, e vai te fazer querer ler detalhadamente sobre várias delas, ou não.

PARA LER EM UM DIA

O livro é curto, isso influencia quando o assunto é dicas para livros para ler em um dia. Mas outro fator importante é que a escrita da autora é rápida e sucinta. Ela fala sobre períodos históricos, contextualiza rapidamente o que quer destacar, e seus comentários dão uma dose extra de descontração que libera um pouco da tensão que a leitura oferece. Torna-se um livro extremamente rápido para ler, especialmente se o assunto for tenso demais para você, e procura algo do gênero que não seja tão difícil.

ILUSTRAÇÕES BELÍSSIMAS

Estamos falando de um livro em que ações hediondas retratadas são reais. Esse é o ponto chave, mas é impossível não destacar como a edição foi estruturada, trazendo uma explosão de cores que formam um padrão na obra. As ilustrações são garantidas, reservada para cada uma das mulheres citadas, retratando algo marcante da sua história. A ilustradora Eva Bee fez outros trabalhos anteriormente e costuma desenhar à mão, para em seguida acrescentar cores e texturas digitalmente. Seu trabalho neste livro é incrível e é um dos motivos para deixar a obra ainda mais chamativa.

PERFIS ESCOLHIDOS

Damas Mortais fala sobre mulheres assassinas e abrange datas desde antes de Cristo. Mas junto disso, a escolha em classificar essas mulheres foi certeira. O livro não se limita a somente serial killers, assassinatos a sangue frio e etc, mas tem divisões com figuras importantes da história, entre outras. As categorias são: PSICOPATAS; VÍBORAS; DE FAMÍLIA; VIÚVAS CRUÉIS; HUMILHADAS; MERCENÁRIAS; RAINHAS; GUERREIRAS; VINGADORAS.
O livro também conta com longas referências, que podem ser cogitadas para leituras adicionais, e as páginas finais são por Mabê Bonafé e Carol Moreira, autoras de Modus Operandi.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2023/10/motivos-para-ler-damas-mortais.html

Ceci 27/11/2023

A edição é IMPECÁVEL, muito, muito bonita mesmo.

Sobre o conteúdo não tem muito o que falar, são 40 perfis criminais de assassinas ao longo da história.

Achei interessante porque em alguns momentos a autora é bem debochada comentando alguns perfis e seus feitos. ? E apesar de estarmos falando sobre assassinas, esses comentários acabam sendo bem engraçados.

Eliete 22/09/2023

Gostei demais!
Primeiro preciso dizer que essa edição tá maravilhosa! Linda demais, toda colorida por dentro e com ilustrações.
A leitura foi extremamente fluida, primeira vez que leio um true crime tão rápido assim.
É um livro curto, com 40 casos, então dá pra se imaginar que os casos trazem só uma pincelada rápida mas é um bom ponto de partida pra quem quiser pesquisar mais a fundo a história de cada uma das mulheres.
A escrita da autora é ótima, bem atual e direto ao ponto, isso contribuiu muito pra fluidez da leitura e pra imersão também, mas como disse são apenas pinceladas dos casos então não tem aprofundamento nas histórias, mas serve como material de base.

hogwspider 25/02/2024

Sensacional
Assim como em Lady Killers esse livro traz mais histórias de mulheres mortais e é sensacional (e assustador) acompanhar as histórias porque algumas são bem piores do que qualquer crime masculino que eu já vi. Bobo é quem acha que mulheres são inofensivas.

Ana Ceci 30/03/2024

Um Lady Killers mais resumido!
Damas Mortais é mais um livro publicado pela @darksidebooks sob o selo “Cr!me Scene” que veio com tudo para explorar os perfis das cr!min0sas mais pérf!das da história!

Talvez vocês estejam pensando que esse livro é muito parecido com Lady Killers, também da Darkside. Vocês não estão errados, mas a dinâmica aqui é um pouquinho diferente!

Em Damas M0rtais, Jennifer Wright traz 40 perfis de ass4ss!nas ao longo da história, todos com, no máximo, quatro páginas. Isso foi um diferencial para mim aqui: pude conhecer mais personalidades (se é que podemos tratar assim rs) de uma forma nada cansativa!

Divididas em “segmentos”, as mulheres l3ta!s são organizadas de acordo com suas personalidades e cr!mes que cometeram: as ps!cop4tas, as adeptas do env3nen4ment0, as líderes de se!tas e por aí vai!

É claro que algumas das “damas” se repetem caso vocês já tenham lido Lady Killers, mas o que quero destacar é a abordagem: aqui temos mais resumos e desdobramentos mais rápidos de serem assimilados!

Alguns casos me deixaram at0rmentada, outros me sensibilizaram mais e outros ainda foram capazes de despertar em mim todo o meu incôm0do! Enfim, foram várias as reflexões e sensações lendo esse livro, mas principalmente a percepção de que as mulheres podem sim ser crué!s tanto quanto os homens, ao contrário do que muitos pensam.

Não preciso nem dizer que esse livro é recomendado para +18 anos e que possui muitos gat!lh0s, né!? Cuidado ao lerem!

>>> Vejam mais resenhas no Instagram de @Territoriodoslivros!

site: https://www.instagram.com/territoriodoslivros/

V.00nsk 05/08/2023

Nem no inferno há tal fúria
Confesso que esperava algo como "Lady Killers: assassinas em série", mas Damas Mortais até que é bem diferente.

Apesar de serem curtos os contos (com três páginas, mais ou menos), eu gostei da explicação e achei super interessante. O livro conta histórias reais, desde assassinas verdadeiramente cruéis, até mulheres que comandaram exércitos, rainhas temíveis e piratas destemidas.

As ilustrações são maravilhosas, as páginas coloridas deram um charme excepcional. Eu fiquei completamente apaixonada quando o livro chegou, e ainda continuo. O humor se encontra nas horas certas e me tirou boas risadas.

É uma leitura que, em minha opinião, vale muito a pena. Porém, se você busca por coisas mais detalhadas, acho que o primeiro título que citei será o melhor. Achei que o livro alcançou todas as minhas expectativas!

((Primeira resenha pra primeira resenha dessa livro, amei
eduarda1097 27/08/2023minha estante
Onde você leu??

Letícia 11/01/2024

Quando comprei, já sabia que seria um apanhado de resumos sobre várias assassinas, maaas, achei que os resumos ficaram resumidos demais e não curto tanto o tom brincalhão no true crime

Izaah0 08/05/2024

Muito divertido de ler, e informativo hehe. Bem colorido e muito bonito. Apenas leiam, vale muito a pena.

yasmine 02/12/2023

Um livro extremamente bem escrito, muito fluído e com conteúdo instigante. A edição está maravilhosa, o livro é inteiramente colorido e ilustrado.

Aline Brutti 11/10/2023

?As pessoas fazem muita coisa por amor. Matam, inclusive.?
?Damas mortais? conta a história de assassinas ao longo dos anos. Desde seus registros mais difíceis, até as facilidades da atualidade em provar crimes e declarar sentenças.

Aqui, as histórias são curtas (o que me fez amar), mas não são superficiais. A autora narra com detalhes e reflexões acerca do caso e faz um paralelo com a temática. Um exemplo disso é o caso de m0rt3 por veneno, onde o contexto da época era basicamente uma mulher querendo se livrar de seu marido (o que não justifica, mas explica muita coisa). Tanto que 1851, no Reino Unido, tentaram banir a compra de arsênico por mulheres. Vish!

De duquesas sangrentas a bruxas, todas elas mostram o lado sombrio da personalidade de uma pessoa, mas que foi negado por ser mulher. ?Damas mortais? nos lembra que o mal e perversão também pode estar presente em mulheres.

O livro tem um ritmo bem fluido, e por mais que as histórias exijam um estômago forte, elas são rápidas de serem lidas.

A autora acrescenta toques de sarcasmo na sua escrita, o que me fez dar algumas risadinhas ao longo das páginas. Além das histórias sangrentas e macabras, ela também traz curiosidades históricas super importantes e que complementam a leitura.

?Damas mortais? é um livro para curiosos sobre comportamento humano e sobre as coisas mais inimagináveis e cruéis que mulheres são capazes de fazer.

Pah 08/03/2024

É uma leitura fluida por conta do tamanho dos capítulos, em geral são todos curtos, porém em algumas histórias senti falta de informações ou algo complementar.
Apesar de ser True Crime, adorei a interação da autora com os comentários irônicos e cômicos.
E não tem nem o que comentar sobre essa edição, IMPECÁVEL!

?O mundo seria tão mais gentil se fosse regido por mulheres? - Um homem que nunca leu um livro de história

Marjory.Vitoria 01/11/2023

Que livro perfeito
Sempre bom lembrar e ser lembrada que mulher pode fazer tudo que quiser
Sendo legal ou ilegal

Mulheres que assassinaram, pessoas boas ou ruins, de jeito ?gentis? ou terrivelmente agonizante.

Mulheres que não somente usaram veneno, como na maioria das vezes somos informadas, mas que usaram força.

Mulheres que me chocaram
Violentas e violentadas

Mulheres que mataram para o bem e para o mal

O livro é incrível
E saber desses 40 perfis foi muito legal.

O final ela termina com mulheres que mataram para o bem.

Jovens ou velhas
Mulheres boas ou más