Foco roubado

Foco roubado Johann Hari

Resenhas - Foco roubado

Vanessa.Liandro 27/08/2023

Uma leitura que agrega muito
Você já parou e pensou em quanto tempo fica no telefone, computador, tablet etc?
Ou quanto tempo do seu dia passa nas redes sociais?
A vida moderna tem tornado nossas vidas de muitas formas mais fáceis. Temos diversas soluções na palma das nossas mãos. Eu venho sentindo isso há anos. Temos benefícios? Sim muitos! E malefícios? Também aos montes!

Hari irá nos apresentar em sua obra Foco Roubado, diversas problemáticas que tem nos roubado ou monopolizado nossa atenção. Uma das que mencionei acima é a questão das tecnologias, principalmente as redes sociais, notificações em excesso, vício de verificar o e-mail a cada poucos minutos, entre outros. Quantas vezes não passei horas vendo stories no Instagram ou rolando o feed sem objetivo nenhum? Muitas vezes tentei me concentrar na leitura e fui interrompida inúmeras vezes pelas notificações que o Google me manda. É culpa minha ou das grandes empresas de tecnologia? Hari vai nos apresentar argumentos que validam ou não esses questionamentos.

Para além da tecnologia existem outros fatores que influenciam também nossa perda de foco. O estresse da vida moderna, a péssima alimentação que temos, a poluição em excesso, a abordagem que damos hoje ao TDAH e também a infância reclusa que nossas crianças estão vivendo. Tudo isso tem nos distraído em excesso. O autor vai trazer em todos os capítulos profissionais e estudiosos que atestam um futuro sombrio se nada for feito.

Hari traz algumas possibilidades de solução e até são muito mais fáceis do que imaginamos. Uma que tenho usado mais constantemente é colocar meu celular no não perturbe ou mesmo desligo a internet quando quero fazer algo e preciso me concentrar. Há também uma possível solução que as empresas poderiam adotar: não enviar tantas notificações ao longo do dia e sim em lotes. Nós como sociedade precisamos desse alerta de outra forma, não sabemos onde vamos parar.

Lendo essa obra me senti assustada com toda a situação. Fiz uma autoavaliação de como estou lidando com meu foco e a reflexão só me fez perceber que preciso mudar. Acho muito válido que cada um faça isso e perceba como está experienciando sua vida. Essa leitura valeu cada minuto do meu dia e da minha vida.
TorresBia 27/08/2023minha estante
Excelente avaliação! Achei interessantíssimo e já salvei o livro para leitura futura.

Cris 30/08/2023

Os ladrões do foco
“Fiquei imaginando que o lema dessa nossa era deveria ser: Tentei viver, mas me dispersei.” pág. 16

Este livro trata de um assunto muito importante e interessante: o foco. Eu aposto que você, assim como eu, já se sentiu disperso (a), sem conseguir focar em situações importantes do dia a dia, como no trabalho, ou na leitura de um livro.

Neste livro, o autor vai falar justamente sobre isso, e sobre quem são estes ladrões do tempo, que nos fazem prestar atenção em tantas coisas ao nosso redor que não deveriam ser nossas prioridades.

Para falar sobre o assunto, o autor pesquisou por alguns anos, conversou com especialistas de várias áreas em vários lugares do mundo e fez um experimento muito interessante. Ficou três meses em um lugar desconhecido, sem acesso nenhum à internet. Ele conta neste livro a sua experiência e o que ele descobre é bem interessante.

Muitos são os ladrões do nosso foco e do nosso tempo atualmente: sono de qualidade ruim, má alimentação, poluição excessiva, situações estressantes, infâncias mal vividas, uso de tecnologias digitais em demasia.

De todos os assuntos abordados, o que mais me chamou a atenção, sem dúvida foi a questão das tecnologias digitais, especialmente as redes sociais. Hoje estamos conectados 24 horas por dia e boa parte deste tempo usamos para checar notificações no celular ou navegar em redes sociais sem nenhum objetivo específico.

O que eu gostei do livro foram as pequenas sugestões que o autor faz ao longo do livro sobre mudanças sutis que podemos fazer no nosso dia a dia, mas que são capazes de grandes diferenças em nosso bem-estar.

Porém, algo que não pude deixar de refletir foi o fato de que a tecnologia também nos trouxe uma infinidade de benefícios, além de ter chegado para ficar. Não acredito ser possível “voltar” a um tempo em que deixaremos de recorrer à internet para coisas que já fazem parte do nosso cotidiano. A questão é: Os problemas que hoje detectamos em nossa sociedade como advindos com a tecnologia superam os benefícios que recebemos? Essa é uma reflexão que deixo pra vocês.

“‘Você [o usuário tech médio] não inventou o iPhone. Não é culpa sua. E eu nunca disse que é. O que digo é que a responsabilidade é sua. Essa coisa não vai sair de cena. De um jeito ou de outro, veio para ficar. Que escolha temos? Precisamos nos adaptar. É nossa única opção.’” Pág. 165

site: http://instagram.com/li_numlivro

Rodriguinho @literario.rojo 29/08/2023

Livro: Foco Roubado
Autor: Johann Hari
Páginas: 350
Como a nossa capacidade de atenção está diminuindo há décadas ? Como a tecnologia acelera essa tendência de ficar horas rolando a barra infinita da tela do celular  ?
E o que podemos fazer para recuperar nosso foco e portanto nossa capacidade de viver significativamente?
O livro Foco Roubado nos mostra estes questionamentos e problemáticas que têm tirado nossa capacidade de centrar nossa atenção em algo.
?achamos que nossa incapacidade de focar é uma falha pessoal, mas não é. Estamos todos sob a influência de poderosas forças externas, ou seja, nosso foco está sendo roubado.?
?O aumento no volume de informação é o que cria a sensação de que o mundo está acelerado? (pág.41)
Uma das temáticas abordadas no livro é essa sensação que criamos de querer estar sempre informado de tudo que está ocorrendo ao nosso redor e de certa maneira não aprofundamos em pesquisar um determinado assunto devido o fato da informação variar rapidamente e as vezes só ficarmos informados pela manchete de uma notícia e sem averiguar a fundo um determinado assunto.
"Profundidade exige tempo.  E profundidade exige reflexão. Profundidade em relacionamentos que nos exige tempo, certo. exige atenção e compromisso. Estamos sendo trazidos cada vez mais para a superfície. (Pág.42)
?Em geral, a gente quer achar  a saída mais fácil, mas o que nos deixa felizes é fazer uma coisa que seja um pouco mais difícil.? (p. 43)
A leitura te faz pensar em uma auto reflexão de como estamos administrando nosso tempo e em que estamos "focando" ou sendo roubado dele e cada capítulo vale muito a pena de ser analisado e questionar se também.

@livrosdeanna 29/09/2023

Perfeito
Uma leitura muito atual e pertinente.
O livro foi baseado em mais de 250 artigos científicos e no site do livro tem mais 400 notas sobre o assunto.
O autor depois de perceber com as coisas estão indo atualmente resolve se mudar por um tempo para um lugar sem nenhuma conectividade, sem celular, sem computador, apenas um telefone que faz ligações.
Tudo isso porque ele percebeu depois de uma viagem que as pessoas estavam cada vez dando menos atenção para as coisas que realmente importam. As pessoas estavam cada vez mais perdidas dentro de sua própria vida.
O tempo gasto em celulares, com notícias desenfreadas vinte e quatros por dia, a sociedade não consegue mais desacelerar e o pior não consegue focar.
Problemas no sono e alterações no ciclo cicardiano são apenas alguns dos muitos problemas.
A tecnologia do jeito que está operando está causando danos a capacidade de prestar atenção. Não é apenas o celular em si e sim como os aplicativos são projetados para nos manter ligados, como ratos de laboratório em um experimento de Skinner.
O livro aborda maneiras como essa mudança precisa ser feita, e o que estamos fazendo de errado, como comendo mal, vivendo em ambientes que destroem nossa saúde.
O livro fala de como e porque está acontecendo um aumento de crianças com TDAH, e como talvez podemos melhorar isso.
Um livro incrível, que faz a gente refletir muito em como estamos vivendo, no que estamos prestando atenção, e na dificuldade de ficar longe da internet.
Uma coisa que na teoria veio para mudar e melhorar a vida das pessoas está na verdade piorando tudo.
No final do livro existem alguns sites onde já existem grupos de pessoas para ajudar a mudar como a internet está operando atualmente.

Pedro1769 20/11/2023

O livro mais completo sobre foco
Um livro atual, no qual o autor passa por diferentes ladrões do nosso foco, não só pelas redes sociais. O autor fez uma vasta pesquisa, e traz opinião de diferentes professores e pesquisadores. Muito reflexivo e impactante.

Dênis 24/04/2024

Foco: um caso desatenção coletiva e premeditada
O grande trunfo do livro é trazer a dimensão social da desatenção e desculpabilizar o sujeito por uma crise criada por grandes corporações que baseiam-se no "capitalismo de vigilância". Da poluição à alimentação, a crise não se restringe ao uso de redes sociais. Recomendo muito a leitura.

Guynaciria 23/09/2023

Foco roubado: Os ladrões de atenção da vida moderna/ Johann Hari/ @editoravestigio

O autor teve dificuldade em manter o foco devido ao uso excessivo de aparelhos eletrônicos, o que o levou a fazer uma desintoxicação e a questionar o assunto. Após entrevistas com cientistas, ele percebeu que o problema era mais abrangente do que inicialmente tinha imaginado.

O texto aborda a importância de equilibrar o tempo gasto na internet com outras atividades. Destaca-se o condicionamento das pessoas por meio de recompensas, como os likes no Instagram, e a capacidade de foco intensa em atividades prazerosas. É necessário encontrar um equilíbrio saudável.

Enquanto a divagação proporciona espaço para a mente criar e processar informações, o mindfulness nos ajuda a direcionar nossa atenção para o presente e tomar decisões conscientes.

O otimismo cruel é uma abordagem limitada e simplista para resolver problemas complexos, que pode ser prejudicial ao ignorar as causas estruturais dos problemas e criar uma pressão social para a felicidade constante.

Jazi @jazibooks 24/09/2023

Impactante e necessário
Você já parou pra pensar nas razões pelas quais é tão difícil focar em uma atividade hoje em dia? Porque é tão complicado dedicar uma hora que seja a uma única coisa, sem dispersões? Em Foco Roubado, Johan Hari nos leva com ele para uma jornada de pesquisas que durou três anos em busca de respostas para essas e outras perguntas, buscando entender como a nossa incapacidade de prestar atenção afeta nossa vida como um todo, nosso bem-estar e a sociedade.

Ao longo do livro, Hari nos apresenta doze fatores externos que estão impactando direta e diariamente a nossa capacidade de concentração, desde os nossos hábitos alimentares, o uso de redes sociais com seus feeds infinitos, a poluição extrema que nos rodeia, os péssimos hábitos alimentares que cultivamos, estresse, privação de sono até abordagem que damos a transtornos como o TDAH.

Hari desmistifica por completo uma tendência natural que temos de achar que a falta de foco é uma falha pessoal e individual, quando na verdade todos estamos sob a influência de poderosas forças externas, nosso foco está literalmente sendo roubado, inclusive (mas não só) pelas grandes “big techs”, que possuem um modelo de negócio em que o lucro é gerado em uma proporção direta à atenção que dispensamos a elas. É claro que o livro não tenta terceirizar a culpa do nosso excesso distração, mas apenas mostrar que estamos, literalmente, travando uma guerra contra forças que vem drenando a nossa atenção.

O autor entrevistou os mais renomados profissionais do mundo em matéria de foco, concentração e aprendizagem, de dissidentes do Vale do Silício até uma comunidade no Rio de Janeiro, mostrando como precisamos urgentemente adotar medidas individuais e coletivas se quisermos ter nossa atenção de volta, mas não só isso, se quisermos ter um futuro minimamente saudável, em termos físicos e intelectuais, não só para nós mas também para as próximas gerações.

Um livro incrível, que nos traz reflexões importantíssimas, impactante da primeira a última página. Escrita impecável, mesmo sendo recheado de informações técnicas o autor teve o cuidado de deixar a leitura fluida e leve, além de demonstrar ser um pesquisador nato, terminei o livro pesquisando todas suas palestras no TED e recomendo demais.

“Não há nada de ingênuo em acreditar que campanhas articuladas democraticamente podem mudar o mundo (...) elas são a única coisa que sempre tornou isso possível (pág. 309).”

Guilherme_Messias 02/11/2023

O livro trata o problema direto na raiz, literalmente.
Simplesmente o melhor livro sobre foco que você pode encontrar, porque o próprio autor teve a experencia de leitura de outros livros, e entende as suas armadilhas em focar apenas em um lado da história, na maioria das vezes, é a tecnologia ou as redes sociais, mas, conforme vamos avançando na leitura descobrimos que esses dois fatores, são apenas um dos males ao nosso foco, existem campos ainda muito mais prejudiciais ao nosso foco como sociedade.

O livro é muito bem desenvolvido, contendo uma narrativa onde o autor expõe sua experiência pessoal junto com insights de diversos expecialistas em diferentes àreas.

Para mim, só não foi 5 estrelas, devido a conclusão do livro, mas, de resto se você está em dúvida em adquirir qualquer outro livro sobre o assunto, esse é o mais recomendado.

Rapha Sanctus 25/03/2024

Talvez você não preste atenção, mas vou dizer o que achei...
O livro é muito bom! Falo com empolgação devido a pesquisa, a quantidade de referências, a escrita do autor e as muitas questões levantadas. Você pode até discordar das respostas que ele dá às questões que levanta no livro, mas mesmo assim você será incomodado por elas. Mas não é isso que um bom livro faz? O livro te faz pensar e perceber muita coisa que está acontecendo à nossa volta. Vale muito a leitura.

Heloisa 09/01/2024

Já imaginava que a leitura seria incrível desde que bati os olhos no título do livro.

Infelizmente não é possível dissociar a internet da humanidade, realmente trouxe diversos avanços e melhorias. Mas ainda existe a extrema necessidade de se questionar até onde essa melhoria é benéfica, quais os pontos negativos (que muitas vezes ignoramos e sequer debatemos sobre)

Quem sabe um dia nós acordemos para a vida além de viver em prol da internet e redes sociais. Mas por enquanto, tentar ao máximo diminuir os danos na própria vida e na mente!

Leonela_ 19/01/2024

Não é um livro de auto ajuda
Achei que seria um livro com dicas simples para largar o celular e aprender a ficar mais e me deparo com um livro profundo e mais voltado para o ensino do porquê estamos perdendo a habilidade de mantermos a atenção. Gostei muito desta leitura. Confira mais neste vídeo de resumo que fiz dele: https://youtu.be/uaXb0-b5yKE

Gra Cae 04/02/2024

Gostei do livro. Achei que iria abordar apenas a parte do excesso da redes sociais e celular de modo geral, mas foi para um caminho muito mais profundo e inesperado desse tema.
Gostei e me fez refletir sobre o tema de uma forma muito mais abrangente.
O livro não é de auto ajuda. Vale bastante a leitura para quem se interessa por esse assunto e sente que tem tido sua vida roubada e não consegue se concentrar em seus objetivos.
E apesar de não ser só sobre o roubo de atenção que as redes sociais fazem, tem bastante sobre o tema que querendo ou não é um dos maiores ladrão de tempo e foco dos dias atuais.

Leandro253 18/02/2024

Comprei este livro visando ter uma noção a respeito dos ladrões de tempo na atualidade. Finalizei a leitura com minhas expectativas completamente superadas. Superou e muito o que fui procurar e sempre com justificativas, discussões e referências, além do juízo de valor de quando as referências e estudos acabam sendo antagônicos.

Além disso, Hari escreve de uma maneira fácil de compreender e que te puxa para ler cada vez mais.

Recomendadissimo