Tina, Sofi e os heróis da Cidade Exterior

Tina, Sofi e os heróis da Cidade Exterior Maria Freitas

Resenhas - Tina, Sofi e os heróis da Cidade Exterior

Jessyca 27/09/2023

Fiquei imersa na história
Quando o autor anunciou que teria um vem aí, já fiquei empolgada por ser um tema que gosto bastante e ser um dos meus autores prediletos!! Mas nada me preparou para a história em si!!
É tão cheio de camadas, a relação delas é complexa!!
Apesar de ser um livro de ficção, tem tantas questões que podem ser aplicadas aos dias atuais.
Não sei se estou vivendo ou apenas esperando a continuação!

jheni_no_mundo_da_lua 08/08/2023

Incrivelmente cativante
Tem política, tem jovens com superpoderes, tem frases inspiradoras e reflexivas e representatividade LGBTQIA+. Realmente é como se os x-men vivessem no Brasil do desgoverno daquele que não se pode nomear.

Ceci 05/08/2023

"Alguns mundos foram completamente devastados por doenças, zumbis, invasores alienígenas. Outros são tão bem desenvolvidos que as pessoas se comunicam por pensamento. Outros têm presidentes que acreditam que vacinas transformam pessoas em jacarés."
que história maravilhosa que universo incrível, plmdss preciso de continuação!!

Eduardo 15/07/2023

Não é ruim, mas esperava mais
Li praticamente todos os livros da autora e estou, considero, habituado à sua escrita. Esse livro me animou bastante porque gostei da premissa e achei a capa simplesmente belíssima. No entanto, ele acabou não me prendendo muito e achei que me envolveria mais com a história.

Muito pelo tamanho da obra, ela se passa rápido demais. Ressalto que isso pode ser intencional da autora, visto que ela costuma fazer livros menorzinhos, mas infelizmente, para mim, a rapidez desse livro em específico foi a culpada de me impedir de me envolver com o universo. Não consegui me importar muito com os sentimentos dos personagens nos problemas porque eles apareceram e foram resolvidos antes que eu pudesse me sentir na pele deles, ou algo assim.

Achei a questão da alienação religiosa e os super poderes muito legais, e se fosse uma obra mais extensa e talvez um tanto mais prolixa, eu creio que eu teria um grande apreço pelo livro.

No mais, não digo que o livro é ruim; ele tem seus diversos fatores positivos, tais como demonstrar, ainda que num mundo mais fantasioso (pelos poderes), muito da cultura do Brasil, seja nos locais visitados, seja no modo das personagens conversarem uma com as outras. A maior questão é que a rapidez da trama me deixou desconectado da história e pouco envolvido, mas acredito que muitos podem se agradar bastante com esse livro.

lana 12/07/2023

A Rainha Vermelha
O livro é MUITO bom eu simplesmente amei e achei parecido com a rainha vermelha o que, pra mim, é um bônus pois amo os livros, não sei se é tão parecido ou se eu entrei em uma realidade que meu cerebro criou pra passar os cenários que eram iguais aos que se passaram quando eu estava lendo o livro da Victoria, mas eu amei.
Foi meu primeiro contato com livros da autora e com certeza espero ansiosamente por um segundo livro que seja mais longo pois li este em apenas uma sentada kkkkkkkkkkkk recomendo super pra quem quer algo leve, contagiante, inocente e com migalhas de romance, ele é simplesmente perfeito e rápido de ler.
5 estrelas e favoritado com certeza, obrigada MLI por ter me feito dar chance pra essa obra maravilhosa e envolvente?

Carolina1935 08/07/2023

Um grande potencial não alcançado
Confesso que comecei a ler esse livro com um certo pé atrás. Livros que trazem uma temática religiosa de alguma forma sempre me deixam um pouco com medo. Muitas vezes os autores se rendem ao senso comum, não pesquisam ou estudam, caindo em discursos erradíssimos. Mas felizmente esse não foi o caso aqui (o que não me isentou de ficar incomodada com algumas coisas).

A autora cria seu cenário distópico em cima de coisas que podemos facilmente ligar com a nossa realidade. A pobreza, a miséria, a discriminação violenta contra o diferente e um governo que usa um discurso religioso pra legitimar o que faz. Na narrativa vemos sendo usadas frases que já ouvimos de políticos ditos cristãos, por líderes religiosos influentes e que acabam sendo comprados por um certo grupo de pessoas. Não precisa se esforçar pra ver que o mundo de “Tina, Sofi e os Heróis da Cidade Exterior” é um reflexo do nosso, um pouco mais extremo e com jovens super-poderosos.

Mas não só de mundo se faz uma distopia, e no quesito trama, a história é bem morna, sem-sal. Eu poderia comparar com Jogos Vorazes e X-Men, mas o livro não tem emoção pra isso. Não tem uma trama tão forte nem desafios que instigam. E eu sei que é só a primeira parte, mas o começo de uma saga tem que te fazer querer ler mais daquilo. E enquanto no começo (primeiro capítulo) eu realmente estava investida, querendo saber quais desafios as personagens enfrentariam naquele mundo, no final eu não senti desejo algum de continuar. Porque onde a história chega no final, não te pega a ponto de fazer querer ler mais daquele mundo, daquelas pessoas resistindo a um governo opressor ou das protagonistas.

Aproveitando que estou falando sobre as protagonistas, o romance aqui é outra coisa sem graça. É tudo rápido demais, o “enemies to lovers” é uma tensão inicial que se resolve rápido demais com apenas algumas discussões aqui e ali. Valentina, que foi treinada pelo governo, larga tudo que foi criada acreditando rápido demais. Ela não tem um arco de desenvolvimento em que vamos vendo sua transformação. É tudo vapti-vupti. Se eu for ser bem sincera, só vi ela de fato convicta das ideias do governo em algumas frases soltas. Me parece que a autora quis mostrar tudo aqui, então correu com o romance delas, correu com o “desenvolvimento” da personagem, jogando tudo aqui e no final TENTANDO separar tudo pra que sobrassem coisas pras próximas partes (com um plot twist furreca, devo dizer).

Pra não fazer parecer que o livro é de todo ruim, a escrita da Maria é muito boa. Os trechos iniciais de cada capítulo são muito bem colocados e emendados com a narrativa. Além disso, os toques de brasilidade que se vê em algumas coisas, como no jeito da Sofia falar, o cafezinho que não pode faltar, a atitude acolhedora da Dona Ana Laura, faz a história parecer um pouco mais nossa. Não querendo dizer que todo livro nacional tem que trazer essas coisas, mas é legal ver que mesmo em histórias que não necessariamente estão em cenários contemporâneos, da pra deixar claro as origens do autor, as pequenas coisas que fazem parte do nosso cotidiano e acabam passando pra escrita.

“Tina, Sofi e os Heróis da Cidade Exterior” tinha muito potencial! Ele podia ser mais desenvolvido, ser um pouco mais crítico (e menos genérico) em algumas coisas, mais bem pensado e elaborado. Mas eu sei que estou sendo MUITO chata e esse parece exatamente o tipo de livro que vai agradar bastante gente!

Gabyh 06/07/2023

Definitivamente ansiosa para o resto
Eu ia deixar pra fazer essa resenha depois, mas pediram minha resenha pra entender porque eu não gostei KKKKKKKKK.

Primeiramente: eu gostei sim. Toda a ambientação é muito bem feita, a narrativa da Maria nunca falha e todos os acontecimentos são muito surpreendentes. Uma história envolta de um Brasil voltado para a ditadura teocrática é muito interessante, até porque a gente já esteve na beira de chegar nesse ponto de alienação, e ver isso acontecendo pela visão de mulheres é mais interessante ainda.
Tina e Sofi são um contraste interessante e uma dupla interessante. Eu definitivamente me surpreendi coom a atitude da Tina no final, porque eu real pensava que seria um rumo mais clichê, mas a decisão que ela tomou encaixou perfeitamente com o que ela era: uma alienada pela religião. Sofi coitada, não bastasse viver à beira da desgraça todo dia, ainda precisou cuidar de alguém que se não a conhecesse a teria matado num primeiro instante de distração. A mulher não tem um dia de paz, misericórdia.

"Mas afinal, por que 3.5?"
Primeiro que não é uma nota ruim. O livro é bom e eu gostei, mas, por ser um conto que inicia uma trajetória (ou seja, vai ter continuação), tudo aqui ocorre muito rápido. Não dá tempo da gente ter aquela familiaridade com o ambiente, os acontecimentos e as ações dos personagens. A gente os reconhece, mas não se familiariza. Eu sou uma pessoa que gosto de detalhes, e eu acho que se a Maria tivesse colocado só umais um tiquinho eu teria outra nota pra dar.

Como escritora, eu gosto da estratégia de dividir o livro em partes e ir lançando (peguei esse gosto por conta do Mark Miller, inclusive), mas omar essa decisão significa correr alguns riscos, e um deles é essa correria em apresentar tudo.

Apesar disso tudo, estou definitivamente ansiosa para ler a continuação!

rebeca 01/07/2023

Duas passivas patéticas e uma história genial
Maria freitas nunca me decepcionou e agr não foi diferente, que universo incrível!! achei genial toda a mensagem e criação dele

a leitura flui de uma forma muito gostosa ce vai engolindo o livro, preciso demais da continuação!! achei as protagonistas chatas e se vivesse no mesmo universo tinha dado sacode nas duas mas de resto muito legais inteligentes assim interessantes sabe? da vontade de ler/saber mais sobre

preciso urgente da continuação!!! e peguei uma mensagem pessoal de que preciso ouvir mais as pessoas e ser mais paciente

Amanda2856 28/06/2023

Fogo e água.
Primeiramente queria dizer que eu conheci a escrita de Ma através do livros " Mas, e se? " , de primeira eu já amei e corri pra ler outros livros.
Neste livro tem super poderes, caçadores, casal que foi separado quando eram pequenas, anos depois Valentina e Sofia se reencontraram.

Mayara 28/06/2023

Ansiosa pela continuação
Esse é um tipo de livro que eu queria que tivesse mais: LGBTQIAP+ em outro gênero que não seja romance, não me entenda mal, eu amo um bom livro de romance, e esse livro tem sua dose de romance, eu quero dizer que é incrível ver um livro com representatividade em que o plot é tão rico, quer dizer, quantas vezes você viu alguém do vale com superpoderes? Quantas ficções científicas você leu com protagonismo LGBTQIAP+? Exatamente, eu quero me ver em todo tipo de livro, não só nos romances Clichês que eu amo, e Maria Freitas entrega isso.
Sobre o plot em si, eu amei, apesar de ser curto o livro é super bem construído, a maioria dos autores precisaria de 400 páginas pra fazer o mesmo que a autora fez em menos de 80, na verdade eu até queria que o livro fosse maior.
Uma coisa que eu gostei particularmente foi a profundidade dos personagens, como todo o contexto em que as personagens foram criadas influencia na forma que elas agem, principalmente na relação entre elas, o que deixa o romance ainda mais crível é o fato da Tina e da Sofi terem sido amigas de infância, essa ligação é explorada de um jeito que faz sentido elas sentirem algo uma pela outra, muitos Enemies to lovers me irritam porque os personagens que teoricamente foram ensinados a odiar um ao outro a vida inteira magicamente se apaixonam, ou deixam todas as diferenças de lado por uma simples atração, esse não é o caso aqui.
Maria Freitas criou um universo rico e eu mal posso esperar pra ver como ela vai explorar tudo isso nas continuações.

Jenni 28/06/2023

"Eles mentem para você e chamam isso de fé."
É um bom começo, gosto de distopias com a pegada de "Jogos Vorazes" por usarem a ficção para retratar uma realidade que não é tão diferente assim.
Gostei dos poderes colocados e eu estou gostando das personagens (mesmo com os seus dilemas).

Cicin 27/06/2023

Maria Freitas como sempre, entregando tudo, sério amei demais conhecer a Tina e a Sofi e o final, me quebrou de um jeito que eu não esperava preciso da continuação!!!!