Um prefácio para Olívia Guerra

Um prefácio para Olívia Guerra Liana Ferraz

Resenhas - Um prefácio para Olívia Guerra

leiturasdamafe 27/08/2023

Como esse livro não está sendo indicado a todo canto?
Eu estou sem palavras agora que terminei essa leitura. Com certeza irei fazer uma resenha elaborada, mas ainda preciso digerir e reler alguns momentos para me inspirar. Pessoas que gostam da escrita da Carla Madeira e da Pilar Quintana vão gostar desse aqui, simplesmente incrível. Em alguns momentos, até esquecia que Olívia e Maristela Guerra não existem na vida real. Leiam, leiam e leiam!

Icaro 16/02/2024

Poético
Um prefácio para Olívia Guerra - Liana Ferraz

Indicação da Magê para o mês de fevereiro do nosso Clube.

Fácil o livro mais lindo, poético e bem escrito que li esse ano. Uma ode de amor entre a relação de uma mãe ausente e sua filha.

Fiquei muito tocado pela delicadeza em adentrar um tema tão denso.

Parabéns, Liana Ferraz! Que livro lindo!

Publicado pela Harper Collins, excelente!

???

Marcelo761 24/02/2024

Profundo e breve
O livro, apesar de breve, é intenso e aborda sentimentos profundos entre uma filha e uma mãe. Mesmo tratando de suicidio (da mãe), consigo ver que a forma como a relação das duas é tratada no livro pode ser também levada a outros contextos. O que é interessante é o livro também sair dessa relação e abordar como a personagem autora (Maristela) aborda o "amor" de dentro para fora em diversos outros momentos: entre ela é o irmão, o pai, a melhor amiga de infancia, os namorados e parceiros, o editor e os leitores. Não é uma leitura leve, mas pela intensidade que a autora consegue trazer nas palavras, é uma leitura que será breve e que valerá uma boa discussão e releituras no futuro.

Catarina 16/02/2024

Um prefácio para Olívia Guerra - Liana Ferraz ?
Já pensou viver na sombra da sua mãe que não está mais aqui?

Aos 8 anos de idade, Maristela presenciou sua mãe Olívia se jogando da varanda do apartamento. Uma criança traumatizada, que não imaginava as consequências que estavam por vir.

Após se tornar adulta, Maristela começou a cuidar da marca da mãe, que apesar de ser poeta, teve sua obra conhecida apenas depois da morte.

Procurando pela sua identidade e tentando se desvincular da personalidade da sua mãe, nesse prefácio acompanhamos a angústia, tristeza e descobertas dessa menina mulher.

Profundo, doloroso, íntimo e encantador. A leitura desse prefácio vale muito a pena!

Simplesmente sensacional! ?

Livro enviado pelo clube da @amoralivros_brasil em Fevereiro/24

Nota: ??????????

Você já leu? O que achou?

Um grande abraço! ?

Sigam meu IG literário: https://instagram.com/vinho.livros.cultura

Marcos Junior 01/03/2024

Se imaginar sempre à sombra dos pais é assustador e é o que Maristela relata nesse livro.
a escrita é ótima, flui bem e a estrutura do texto é diferente do convencional, o que também conta como ponto positivo!

Day 04/04/2024

"Você merece um amor bem caprichado." -p. 142
Um livro muito poético sobre um filha que precisa lidar com a falta da mãe e a presença de sua memória o tempo todo em sua vida.
Fala muito sobre ser mulher e, no meio artístico, como algumas pessoas só são reconhecidas após a tragédia e como ficam quem as conhecia antes daquilo que as fez existir para o mundo.
Li, por acaso, logo após a leitura que fiz de "não fossem as sílabas do sábado", em que ocorre uma tragédia muito semelhante à de Olivia Guerra. Sinto que o ponto de vista de Maristela em "Prefácio para Olivia Guerra" é a junção de Madalena e Catarina no livro da Mariana Salomão Carrara.
Olivia deu o amor que conseguia dar, assim como Maristela, que, quando fala sobre seu marido, diz que amou pouco mas amou tudo que tinha. As nuances entre mãe e filha são construídas ao longo de todo o livro e isso as aproxima muito, apesar da tragédia que as separou.
Gostei muito da história e terminei querendo relê-la. Acredito que algumas coisas farão mais sentido conforme o tempo e a idade passam.

"Espero que sua lucidez não a impeça de ser feliz. Entre a coerência e a felicidade, escolha a felicidade." -p. 64.

Lysiane.Correa 11/02/2024

Me leia enquanto eu ainda estou viva.
Eu passei a semana toda tentando digerir essa narrativa, o mais belo retrato de literatura que tive contato desde Aline Bei. E entendi, portanto, a importância de ler Aline e Liana enquanto estão vivas, aclamá-las e vibrar com elas. E como, também, eu desejo ter tido a oportunidade de ser contemporânea de Clarice Lispector.

Estou me sentindo extremamente tocada como leitora, escritora, professora, fã, mulher. Eu entendo muito bem como é querer voar, mesmo sem asas!

Esse livro é um prefácio. Esse prefácio é um livro. Essa obra deveria ser amplamente lida por todos, para que possamos pensar criticamente até do nosso próprio consumo dos autores e autoras que amamos. Sigo chorando e vou chorar essa história por muito e muitos anos. Catártico!

Flavia.Rios 06/04/2024

Um livro tão humano, tão sensível. Ele escancara as nossas dores, diz coisas que sempre senti, mas nunca havia tornado concreto em palavras.

Lê-lo foi uma verdadeira sessão de terapia. Reconheci a mim e a meus sentimentos, e também de outras pessoas que fazem parte do meu convívio.

Amei!!

Erick Simões 27/08/2023

Excelente construção de personagem
O perfil criado para a personagem principal é realmente incrível, o livro é tão bem escrito que passa a impressão que a história é real e que foi vivida pela própria Liana. Uma das melhores construções que na vi.

Renata.Mieko 03/03/2024

Um prefácio... Mas também muito mais que um prefácio.
Tive um mix de sentimentos lendo esse livro que trata sobre tantas coisas de forma tão magistral.

Novamente a curadoria da amora se mostra impecável.

Gislaine 05/05/2024

Que livro!!!!
Desses que nos deixam na ressaca literária!
Impressionante como a Liana deixa linda e intensa uma história tão rica de sentimentos, de verdades impensadas, mas ao mesmo tempo com a leveza que dá vontade de devorar!
A gente vive profundamente esse drama, sente o pulso de cada parágrafo!
Merece todos os prêmios!

Ingrid Bays 03/03/2024

O enterro da mãe
Essa cena me pegou, me paralisou e me acompanhou durante toda a leitura, me relacionando a fatos de pessoas tão próximas a mim que lidam com esse sentimento. ?Estou desabitada de mim? (p. 113)