Los peligros de fumar en la cama

Los peligros de fumar en la cama Mariana Enríquez

Resenhas - Os perigos de fumar na cama

tavim 04/06/2024

Os perigos de fumar na cama, de Mariana Enriquez
Esparso entre o perverso terreno há o mal sobre-humano, que incita, se delicia com a graça destruída. ato nada penoso, assim por dizer; esse passar de lado, de gente à assombração, é afinal um mero rito contínuo da vida. são seres humanos assustando uns aos outros, atormentando os atrasados, os que nasceram depois — em nada muda das torturas de vivos contra vivos. cada qual com seu mal, acumulados entre heranças, morte após morte.

doze contos compõem o livro os perigos de fumar na cama, de mariana enriquez. mais do que o sobrenatural, cada história aponta medos e maldades dos humanos como forças maiores ao que vem do além. esse além, que no caso, está aqui, é dividido com os vivos. a autora trata as falhas das pessoas como faíscas que rapidamente podem ser espalhadas, aumentadas, ilimitadas, e tudo com o consentimento do próprio desejo de dizimar. no fim, tudo o que se destina a afirmar como maligno, que vem do mundo dos mortos, é o que está mais vivo no cotidiano.
______________________________________________

No Instagram, publico mais resenhas e ilustro todas as capas dos livros que leio.
Acesse @tavim para ver.
tavim.com.br

site: https://www.instagram.com/tavim

Gregory.Faguaga 03/06/2024

Os perigos de fumar na cama
"Ele nem sequer protestou quando eu disse que estava entediada. Que queria vê-lo. Apoiar minha mão sobre o coração retirado das costelas, das jaulas, tê-lo em minha mão batendo até parar, sentir as válvulas desesperadas num abrir e fechar ao ar livre. Ele disse apenas que também estava cansado.

E que íamos precisar de uma serra"

EU AMO LITERATURA ARGENTINA BICHO

qemoly 01/06/2024

Achei a leitura fascinante. Ultimamente, estou adorando livros de contos de terror; eles sempre trazem reviravoltas surpreendentes, o que me faz devorá-los.

O diferencial deste livro, além da linguagem, é o horror semelhante às lendas urbanas que conhecemos no Brasil, ou histórias de regiões do interior. Isso me deixou apaixonada por esse tipo de narrativa.

São histórias parecidas com as que eu ouvia quando criança, e saber que existem livros que as contam me deixa animada para descobrir mais obras do tipo e, consequentemente, mais livros da autora.

Suzana Alves 31/05/2024

Esse livro é meu primeiro contato com a autora, e eu achei muito bom! Adoro histórias de terror, muito embora depois fiquei toda assustada pela casa kkkkk o livro reúne 12 histórias bastante variadas, algumas mais pesadas que outras, é um livro curto mas demorei pra terminar, cada história terminada eu levava alguns dias pra começar a outra. Recomendo a autora para quem como eu não a conhecia, agora quero ler as outras coisas dela. Aaaah algumas das histórias eu queria ler mais, mas ce la vie...

camille 30/05/2024

Não é muito o meu tipo de livro, acho que por isso não gostei tanto, mas as histórias são boas, só não conseguiram me prender

Maria19503 29/05/2024

São 12 contos de terror e por mais que na teoria eram para dar medo, eu tive um desconforto na maioria deles? Tive que repetir alguns para ver se eu estava realmente entendendo a mensagem transmitida, já que é uma leitura totalmente fora do que eu to acostumada.
Em uma palavra: Bizarro. Mas vale a pena a experiência de ler!

Helder 28/05/2024

Menos do que eu esperava
Meu primeiro contato com a autora e acho que fui com muita sede ao pote, pois achei simplesmente um livro mediano.
Não tive medo em nenhum conto e em muitos o final me atrapalhou, pois, as vezes os achei meio preguiçosos.
Mas existem alguns contos bem criativos, como o “Onde Está Você, Coração? ”, onde a protagonista tem um tipo de desejo sexual que eu nunca tinha visto em nenhum lugar e me pergunto se a autora conheceu algo assim ou se surgiu da cabeça dela.
Também é interessante perceber críticas sociais em alguns contos, como o conto “Carrinho” onde o mendigo faz cocô na calçada do bairro classe média e o ultimo “Quando Falávamos Com Os Mortos”, onde as meninas usam a brincadeira do copo para procurar conhecidos que desapareceram devido a repressão Argentina.
Outro que me chamou a atenção foi Rambla Triste, onde a imagem que eu tive era de uma mulher comum com muito medo da maternidade, encontrando motivos pesados para não ter um filho.
No fim, como já disse, não foi tudo o que eu imaginava, mas valeu a leitura, pois fui lendo um conto por dia.
Se tiver interesse em conhecer esta obra da autora, recomendo ler assim, devagar, pois eu acho que ler tudo de uma vez tornará a leitura enfadonha.

Mayra.Matteo 26/05/2024

Fiquei horrorizada com alguns contos. Realmente são perturbadores. Descobri que não sou uma fã de contos de horror.

ricolesctrl 25/05/2024

FICÇÃO TRAUMÁTICA E TERROR SOCIAL
Fico impressionado com a variedade de repertórios que a Mariana usou para escrever esses contos tão ambíguos.
Meço bem minhas palavras para dizer que este é um ótimo livro de contos. TODOS me arrebataram de uma maneira singular (no âmago do verbete).
O que mais me pegou de surpresa foi o intitulado "Carne". Sobre como o fanatismo pode cegar e tornar o imoral, moral; o promíscuo, sagrado; o pecado, a santidade.
A Mariana conseguiu destrinchar questões como estupro, fobia social, religiosidade, racismo, xenofobia, crença/descrença, ditos populares latinos, depressão, ansiedade, machismo, sexismo, desigualdade social, elitismo e etc.
A autora usa de uma escrita que contempla todo o espaço da narrativa, deixando-nos atônitos com o final, que é sempre cortado. Como se faltasse algo para concluir. Mas é justamente essa a intenção da autora. Isso fez com que eu me apaixonasse por ela.
Não é um livro para nos dar medo, é um livro para nos deixar desconfortáveis com situações MUITO reais.
E isso que é o suprassumo do terror: ser real.
- Rícoles ?

rafa_._cardoso 21/05/2024

Contos muito bons, finais nem tanto
O nome do livro da autora argentina Mariana Enriquez é o título de um dos doze contos que compõe a obra.

É por ser um livro de contos, há uns muito bons e outros medianos. A autora trabalha com o terror e o estranho, esse segundo de formas variadas.

As histórias são inquietantes, com elementos incomuns e temas que podem ser gatilhos para muitas pessoas.

São histórias com temas pesados, mas que algumas vezes carecem de melhor desenvolvimento, mesmo sendo contos. Ainda assim, vale a pena conferir.

livnings 21/05/2024

Desconforto
Demorei um século pra terminar esse livro. É uma leitura totalmente fora do meu padrão. Sendo sincera, dos 12 gostei MESMO apenas de um conto, e somente outro realmente me causou medo. Mas foi uma leitura interessante, mas não pretendo repeti-la kkkkkkk enfim, quer desconforto? Esse livro é pra você.

Mwrphy 20/05/2024

Alguns contos são muito bons, mas a maioria é bem esquecível, no geral não é um livro ruim e dá para passar bem o tempo, uma leitura rápida.

Mariana.Guimaraes 19/05/2024

Não me pegou
Achei bem mediano, bem ok, bem esquecível. Tem alguns poucos contos bons, e outros diversos contos confusos, que parecem só uma ideia inacabada.

imeowfilms 18/05/2024

Alguns contos foram muito bons, outros nem tanto e teve um que eu não consegui terminar, por motivos mais pessoais do que pela qualidade do conto em si. Num geral, foi uma boa experiência mas acho que não conseguiria recomendar pra qualquer um

Breno PS 18/05/2024

Os perigos de fumar na cama
Esse foi o primeiro livro de contos e o primeiro livro da Mariana Enriquez que eu li. No começo achei diferente o modo como os contos "terminam" mas no decorrer do livro fui me acostumando e até gostei da ideia de preencher essas lacunas com a minha imaginação. As histórias me lembraram bastante os episódios de séries como Além da Imaginação e Black Mirror.