Strange Sally Diamond

Strange Sally Diamond Liz Nugent

Resenhas - Strange Sally Diamond

bfer 10/05/2024

O impacto do trauma
O estilo de escrita da autora me prendeu muito. O mistério, que ja é bom logo de início, vai ficando cada vez mais envolvente.

Todos os personagens do livro são profundos a sua maneira. O livro trata bastante sobre como o trauma pode impactar a formação da pessoa e como ela age perante a sociedade quando adulta. Não é um livro leve, há menções de tortura, abuso sexual, misoginia e muita crueldade, mas muito bem executado, mostrando as vulnerabilidades de cada um dos personagens, em especial a protagonista.

Sally Diamond é uma personagem esquisita, como o próprio título do livro diz, mas a autora não colocou ela em uma caixinha de ?autismo?, ?sociopata?, ou qualquer outra neurodivergência, e eu adorei isso. Sally não fala sempre, e as pessoas acham que ela não sabe se comunicar. Ela finge que não escuta, e as pessoas pensam que ela é muda. Ela não faz coisas ?normais?, e leva comentários inocentes de forma literal. Sally trata todo mundo igual, independente de credo, idade, nacionalidade, sexo, ela tem seu próprio jeito singular de ser, e é por isso que gostei dela.

Luana 28/04/2024

História cheia de camadas.
[Livro com gatilhos de violência sexual]

Nem sempre uma boa leitura é leve. É fácil achar que este é um livro comovente da trajetória de uma pessoa neuroatípica tentando construir laços e enfrentar situações difíceis, mas não é. Bem, pelo menos não é só isso.

O livro começa com Sally sem entender o porquê da pequena vila que mora estar chocada pq ela tentou cremar o corpo do pai em casa (está na primeira página, então não é spoiler). Logo, isso vira apenas um detalhe. A história tem vários desdobramentos e Sally acaba descobrindo várias coisas sobre seu passado.

As tentativas de Sally em fazer amizades é, muitas vezes, engraçada e comovente, mas a história traz muitas camadas além disso. Sally é uma personagem complexa e bem construída, assim como alguns outros que aparecem na trama.

O livro consegue trazer todas as nuances e mostra como uma situação traumática reverbera de maneira distinta em vários personagens, mesmo que envolvidos indiretamente.

Sobre o final (não leia se não quiser pistas):

'

Eu entendo a frustração de muitos com o final. E acho que a intenção foi justamente essa, mostrar que algumas situações são irreparáveis.

Andressa 28/04/2024

Strange Sally Diamond
O livro começa muito bem, estava muito intrigada para saber mais sobre a história da Sally e li a primeira metade bem rápido!
Infelizmente acho que depois de um certo ponto o ritmo da leitura cai bastante.
Gostei do livro no geral, mas acho que tinha potencial para ter sido melhor.

bArbara 30/01/2024

Não envelheceu bem
Quando eu li eu já não amei pelas emoções negativas que eu senti, eu entendo o final, entendo a sally ter recaído mas não da pra deixar de ficar frustrada com a fuga do irmão e a impunidade do que ele fez com a moça (Lindy eu acho) e o que ele pode vir a fazer. Foi um livro envolvente e bem escrito, tinha dado mais estrelas antes mas infelizmente o livro não ficou memorável e marcou mais o sentimento negativo da agonia que senti lendo as coisas do pai e do filho.

mi ð 13/01/2024

QUE SACO
PRIMEIRO DE TUDO, por que DIABOS esse aplicativo ruim ainda ta com essa futico de ficar colocando letra maiúscula AUTOMATICAMENTE? EU NÃO GOSTO DA ESTÉTICA DE LETRA MAIÚSCULA SKOOB LET ME BEEEEE!!!!!
e segundo, eu tinha escrito uma resenha incrível e o skoob simplesmente excluiu ? #$%!& !!!! pois agora só tenho a dizer que esse livro foi um desserviço, uma perca de tempo e absurdamente decepcionante.

Juliana 10/01/2024

Estranho seria não gostar desse livro.
Tvz eu seja estranha, então. Achei um bom livro, com algumas partes enervantes, outras desconcertantes, outras apavorantes mas não achei incrível. Não consegui parar de ler pq queria muito saber como terminaria, mas o fim mesmo achei mediano. Não é o meu estilo de leitura mas ainda assim, recomendo.

claradebolacha 08/01/2024

Meu deus que horror
Li esse livro com a indicação do Paulo Ratz e meu deus, fiquei sem reação no final. Acho que o final se encaixa, pois NÃO é um livro feliz. É uma história de restauração e nem sempre é sucedida, mesmo com todos os esforços. Gostei da construção dos personagens e é um livro pra se pensar por dias, não é uma leitura leve.

Carol_acca 08/01/2024

Apesar do livro ser cheio de reviravoltas, ela ainda consegue ser arrastado em muitas partes, chegando a ser entediante e previsível.
Mas o maior problema, na minha opinião, é que o livro quer conter todos os plots possíveis, virando uma grande bagunça e perdendo o fio da história.

Roberta.Kist 03/01/2024

Muito óbvio
Eu comecei realmente adorando o livro, mas do meio pro final, toda a história ficou muito óbvia e arrastada.

whoisgabrich 26/12/2023

Impossível não se envolver com a história de sally diamond. me lembrou muito a minha leitura de room, só que agora com foco no que acontece depois. o final é condizente com a vida e, infelizmente, a vida nem sempre tem finais felizes.

Sophia1534 26/12/2023

Devorei esse livro em 3 dias, doida para saber o desfecho. a escrita flui muito bem. poucos foram os momentos em que empaquei.

os personagens são cativantes, há tempo não sentia empatia e emoção ao ler.

a trama seguiu um rumo que eu não esperava e acabou se enrolando muito, fugindo da ideia original. achei um potencial perdido nesse aspecto. gostaria de ter visto mais do desenvolvimento da protagonista ou que os mistérios não fossem revelados tão precocemente.

o final é frustrante e dá muita raiva ? o que achei bom. não é mal construído, só um pouco corrido, mas o ódio que senti compensa haha gosto de obras que me fazem sentir coisas!

é um ótimo entretenimento, gera reflexões e um turbilhão de sentimentos.

daphinne0 19/12/2023

Perturbador.
Por onde começar? Iniciei a leitura achando que seria um livro sobre as dificuldades de uma mulher no espectro. Nunca estive tão errada. Passei o livro INTEIRO tensa com a pulga atrás da orelha. A cada capítulo eu sentia mais vontade de continuar pra buscar uma luz no fim do túnel que não existe, por causa desses personagens doentes da cabeça. E o pior de tudo é que a história é perfeitamente cabível, tudo que é contado pode REALMENTE acontecer, e esse fato me deixou mais estressada ainda. O livro é de fato bom, mas não recomendo se você não tiver estômago pra inúmeros gatilhos. Paulo Ratz vc me paga ?