Como escrever boas notas

Como escrever boas notas Sönke Ahrens

Resenhas - Como escrever boas notas

phddelavia 30/05/2024

Repetitivo
Vamos lá... um livro de autoajuda péssimo travestido de livro técnico. O autor cita inúmeros autores de autoajuda, quando não cita autores charlatães de última categoria. Quando, por milagre, cita um estudo sério, transforma a pesquisa em mero viés de confirmação, distorcendo o que foi pesquisado para caber na porcaria da caixa de notas. O autor é contraditório em cada um dos seus "pensamentos". O livro emburrece, repete infinitamente os mesmos argumentos sem fundamentos, se propõe a ser uma super revolução, mas é algo conhecido há séculos. Passem longe, um dos piores que li na vida. Nota menos cinco.

Ana Carol 08/05/2024

Melhore sua apreensão do que estuda e escreva melhor
Para quem é uma eterna estudante como eu, esse livro é muito necessário e útil! Foi uma das melhores leituras que fiz nos últimos tempos!

Basicamente ele ensina uma metodologia de como estudar melhor, o que consiste em fazer notas a cada leitura e a cada tópico interessante que aparece, ou seja, ler com papel e caneta na mão, sempre!

Essas notas serão processadas em um sistema de organização idealizado por Niklas Luhmann denominado Zettelkasten, traduzido como caixa de notas. Por esse sistema as notas são organizadas não por uma ordem / índice pré determinado mas pelas conexões entre as notas, ou seja, não é um sistema linear mas "em malha". Por esse sistema é possível fazer conexões entre notas, temas e assuntos completamente diferentes, o que traz mais criatividade e flexibilidade na produção de textos, principalmente acadêmicos e de não ficção.

O que este livro tem de bom não é apenas detalhar o método Zettelkasten, mas como usá-lo para se escrever melhor e como se organizar para escrever de forma otimizada. Ele junta o melhor do método com sua experiência de escrita.

Outro ponto alto para mim são as referências de estudos que ele traz sobre aprendizagem, cognição, memória, hábitos e tudo que serve de pano de fundo para uma boa escrita, ou seja, o meio onde ela ocorre. Então, além da escrita em si, ele traz conceitos de psicologia e filosofia que enriquecem o entendimento da metodologia ao mesmo tempo que nos ajuda a repensarmos nossa forma de estudar e escrever.

Em resumo: o livro ensina técnicas que além de ajudar no próprio processo de escrita, colaboram para um raciocínio mais claro, para a elaboração de conceitos e consequentemente o aprendizado e memorização.
CPF1964 19/05/2024minha estante
Excelente resenha, Ana Carolina. Você leu no físico ? Parece que não tem disponível em e-book.

Ana Carol 22/05/2024minha estante
Sim, li o físico pq tentei ler o e-book em inglês mas não consegui pq além de enferrujada tem alguns termos técnicos e expressões que eu não conseguia entender (tinha que buscar no dicionário, então a leitura não era fluida).
Se isso não for um problema para vc, Procura na Amazon "How to take smart notes"

CPF1964 22/05/2024minha estante
Eu vi o e-book. Tenho preguiça de ler em inglês pelo mesmo motivo. A leitura não será fluída. Muito Obrigado pelo retorno, Ana Carolina.

Ana Carol 22/05/2024minha estante
Super entendo! Mas olha. Esse livro vale o investimento no físico. Achei sensacional e uma ferramenta de trabalho mesmo

CPF1964 22/05/2024minha estante
15 minutos atrás estava verificando na Amazon. Estamos namorando.....??

Breno Vasconcelos 28/04/2024

Como escrever boas notas
Esse livro é um guia prático que oferece insights e estratégias para melhorar a eficiência e a qualidade das anotações. O autor aborda a importância das anotações como uma ferramenta fundamental para o aprendizado e a organização de informações.

Ahrens destaca a necessidade de adotar métodos de anotação eficazes, que permitam ao leitor capturar informações importantes de forma clara e concisa. Ele introduz o conceito de "Zettelkasten", um sistema de organização de notas que facilita a conexão e a elaboração de ideias ao longo do tempo.

Ele enfatiza a importância de cultivar o hábito de fazer anotações regularmente e de forma sistemática, a fim de aproveitar ao máximo as informações disponíveis.

LeandroCastro88 20/04/2024

Decepcionante.
A ideia do livro é sensacional. Inspirado no grande autor e pensador niklas luhmann. Mas senti que a forma de passar o conteúdo é meio complexa. Uma linguagem meio truncada e não muito exemplificada. Gostaria que o autor tivesse colocado inúmeros exemplos práticos. Confesso que fiquei meio decepcionado, pois o nome do livro não condiz o que é apresentado. Ele enaltece demais a tomada de notas. E ei acredito nela. Mas percebo que terminei o livro sem entender COMO ESCREVER NOTAS INTELIGENTES.

Sandro 06/04/2024

De A a Zettelkasten! ?
Seja para quem pensa em escrever, ou quem precisa escrever, seja por conta de tese, artigos...
Ou para quem quer apenas compreender mais sobre leitura e "recolher o ouro", como Tony Reinke diz no livro LIT.

Recomendo muito este livro!

Nele o autor explora o método Zettelkasten, usado por um sociólogo alemão.
É uma abordagem de baixo para cima, no sentido de criar conteúdo. Começa com as notas colhidas no dia a dia e culmina na escrita, que é resultado do volume organizado das notas.

Li o livro, assisti vídeos no YouTube, sobre o tema, e comecei a aplicar.

Narryman 26/03/2024

Sensacional!
Uma metodologia interessante e simples. Super clara, sempre contendo "um próximo passo".

Casa demais com GTD do David e/ou o método MVO da Thaís Godinho.

O livro é bem repetitivo, mas ajuda na construção do raciocínio para a metodologia se tornar mais fácil de implementar. Certamente irei aplicá-la.

Não sei se eu gostei muito dessa tradução. Achei um pouco esquisito algumas construções de frases, mas tudo bem: completamente possível de compreender o livro.