Como se fôssemos vilões

Como se fôssemos vilões M.L. Rio

Resenhas - Como Se Fôssemos Vilões

cordeliatheodoro 28/05/2024

"à lua, às estrelas...Como se fôssemos vilões pelo acaso"
"Eu próprio sou honesto sem distinção [...] Mas acusar a mim mesmo de coisas que, em verdade, teria sido melhor que minha mãe não tivesse me concebido. O que fazem os iguais a mim vagando entre o céu e a terra? Somos apenas malandros notórios. Não acredite em nós."

Utilizando de uma escrita que é meio narração e meio roteiro, "Como se fôssemos vilões" abre as portas para o encantador cenário do Conservatório Clássico Dellacher, em uma cidade nada especial em Illinois.

Logo somos afundados em tragédias e comédias Shakesperianas, onde os personagens falam em poesia e sentem em dobro; e como uma verdadeira obra em homenagem ao grande bardo, nela a morte é inevitável.

M. L. Rio faz um otimo trabalho em deixar o leitor imerso nesse cenário, com protagonismas que apresentam tanto falhas quanto qualidades (e assim, se tornam tão humanos que quase podemos ouvir suas vozes recitando as falas), ao mesmo tempo que sempre nos deixa um passo atrás, afastados dessa bolha artística na qual eles vivem e na qual desejamos desesperadamente entrar.

As reviravoltas não são tão surpreendentes, mas alcançam o melhor resultado possível: elas fazem sentido. Cenas anteriores se amarram com informações recém descobertas, e pouco a pouco as peças deste mortal quebra-cabeça se encaixam.

Digo, com a mais absoluta certeza, que este é um dos melhores livros que já li em minha vida, e que adoraria ter a oportunidade de assistir essa história em uma tela.a

Ana B 27/05/2024

Livro foda.

Se eu tivesse lido em menos tempo, certamente estaria surtando agora. Como demorei em média 1 mês e meio para finalizar a leitura, não tive um baque tão forte, por assim dizer.

Não esperava o final, o livro é poético, é um caos e amores não ditos...

Pensar que uma conversa sincera poderia ter mudado o final desse livro....... uma pena.... poremmmmm se não encontrou um corpo, é pq não morreu fksfjskdjs

dee. 27/05/2024

"Nós seis. Nós sempre fomos sete."
Sempre considerei William Shakespeare, além de um dramaturgo, alguém que gosta de inspirar dualidades: ódio e amor, esperança e medo, felicidade e tristeza.

Não esperava algo diferente de personagens que foram forjados a sua imagem. A premissa, em sua essência, é interessante, mas o desenvolvimento não me agrada tanto assim.

Não há palavras para o dilema moral bem construído na trama: ainda penso nele vez ou outra, sem saber exatamente qual decisão tomaria. Bravo, Alexander.

Tragicamente, Júlio César é perspicaz ao dizer ?O mal que um homem faz vive após ele"; no mínimo, uma ironia. Sinto que até no presente momento eles são reféns de suas memórias e da culpa ? alguns mais que outros.

Apesar de ter me perdido no meio das inúmeras referências às obras, nada me tirou mais a paz do que o final da trama (vai se fud#r final aberto e terrível), a falta de desenvolvimento de alguns personagens (como Meredith, Wren) e de pingos nos i's em relações (como Oliver e James).

A autora diz muito nas entrelinhas e isso é interessante na dosagem correta; sinto que ela não conseguiu o fazer com maestria. Há muito que deveria ser dito.

calixxverse 26/05/2024

"Porém, é assim que as tragédias como a nossa e Rei Lear partem corações ? ao fazer todos acreditarem que os finais ainda podem ser felizes, até o último minuto."

Acredito que eu tinha uma expectativa incrivelmente maior para esse livro pelo tanto que ele me foi recomendado do que deveria ter tido, porque não achei a história tudo isso que me falaram. Não a acho ruim, muito pelo contrário, acabei consideravelmente entretida com a leitura em muitos momentos, mas não considero a história tão brilhante como muitos dizem que ela é.
A relação dos personagens em geral me lembrou e muito das dinâmicas presentes em História Secreta em muitos quesitos, sobre cada um já possuir seu posto pré-determinado e precisar seguir o roteiro ao qual foi imposto, as personalidades de cada um e o fato de todos acabarem sendo ainda mais unidos e separados por um crime em comum e algumas revelações um tanto chocantes após o grande clímax ocorrer que não era tão esperada assim. Mas, diferentemente de História Secreta, que eu me visualizei envolta dos pés a cabeça do princípio ao fim, nessa eu acabei por me envolver de fato mais perto do fim, e ainda o considerei um tanto superestimado.

Gabriela3319 26/05/2024

Amei o livro, achei inicialmente que a leitura ia ser difícil de engatar por conta das peças de teatro e das referências a Shakespeare (nunca lê nada dele, apesar de conhecer né), mas foi tranquilo, a leitura fluiu super bem, os personagens são legais e ao todo o livro é muito bom. Eu amei o final em aberto tbm, faz parecer q a história dos personagens não acabaram ali no final.

Luana1472 26/05/2024

Por favor, leiam esse livro.
Esse livro é perfeito. Se trata de 7 jovens numa faculdade de teatro renomada. Os sete são os únicos da sua turma e são amigos. E sempre interpretam o mesmo papel.
Só que um deles morre e ninguém sabe o que aconteceu e é aí que os papéis mudam, "Como se fôssemos vilões".
Esse livro conta a versão de Oliver, que foi preso injustamente pelo assassinato. O Detetive que o prendeu vai se aposentar e quer saber o que realmente aconteceu.
Então o livro se segue como se fosse uma peça de teatro, onde mostra o passado e o presente, e então o Oliver conta desse o início o que aconteceu com a condição que o detetive não poderia culpar nem prender o verdadeiro culpado.
O plot pra mim foi muito inacreditável, tipo eu fiquei muito surpresa, eu não esperava mas suspeitava, sabe ?
Única coisa que vocês vão ter que esperar, é a tragédia e o drama, até por que esses "adolescentes" estão mergulhados nas histórias de Shakespeare, e talvez isso contribuiu para tudo ser mais intenso.

Ju_allencar 24/05/2024

Tudo começou em Macbeth ?
Não dei 5 estrelas pois o livro tem ritmo lento. Pode ser que isso incomode um pouco. Fora isso, eu amei a ambientação, os jovens loucos por Shakespeare, a vibe dark Academy. E acredito muito na teoria que os leitores fizeram sobre o final.

Mimurat.Nuri 23/05/2024

Teatrando e se perdendo
Simplesmente UAU, que livro!!
Iniciei a leitura ainda no começo de 2023 ao viajar com um amigo, mas pelo livro ser dele só li poucas páginas, que, ainda assim, não saíram de minha cabeça.
O livro te domina por completo quando voce se acostuma com o universo no qual é inserido, e me salvou de quase afundar numa ressaca literária daquelas.
De acordo com a transcender da história, apenas mais e mais dúvidas foram surgindo, como: "se não foi o Oliver quem assassinou o Richard, quem foi então? E por que se entregar no lugar dessa pessoa?"
Agora que paro para refletir, já sabendo todos os acontecimentos que levaram ao resultado final, me pergunto como fui tão estúpida ao ponto de não somar 1+1, mas isso só torna a experiência da leitura ainda melhor e mais envolvente.
Recomendo completamente!! Se perder no universo do teatro pode ser um risco, mas é risco deliciosamente memorável e digno de se experimentar.

julia cenourinha 23/05/2024

Então,

a atmosfera desse livro é sensacional, a autora conseguiu criar uma ambientação e caracterização íncrivel. além de ter muitas partes eletrizantes, onde eu não queria largar o livro e ir dormir (evento raro). mesmo que nada em especifico estivesse acontecendo, se sentia a ansiedade e aflição dos personagens.

maaaas, não sei o quão satisfeita fiquei com o final. a revelação do crime foi boa, mas as consequências me pareceram muito desproporcionais e sem sentido. sei que muitas coisas não precisam ter lógica para serem boas, mas o problema é que não foi bom.

também tenho problemas com a relação oliver/james, uma frustração. os sentimentos deles ficam subentendidos durante boa parte do livro, de uma forma tão sutil que eu pensei que estivesse imaginando com minha cabeça fanfiqueira. acredito que para justificar as ações no final do livro, eles deveriam ter construído melhor.

a meredith me incomodou. senti que tentaram fazer dela "mais que um rostinho bonito", mas não tem simplesmente nada ali que te cative, que te faça simpatizar. e o que ela fez no final me fez querer arrancar os cabelos.

porém, gostei muito dos outros personagens. e realmente gostei do livro, acho que a atmosfera cobre muito bem quaisquer falhas.

Vivian.Strapasson 21/05/2024

Você culpa Sheakespeare por algumas das coisas que acontecerem?
Meu primeiro livro de Dark Academia, gostei, porém acho que eu vim com a expectativa um pouco errada, é um livro sobre os personagens e não um "who-done-it" (como eu esperavava). Achei um pouco previsível e o final me irritou, parece que o livro acaba no meio de uma frase.
Mas para quem gosta desse gênero, acho que vai gostar da leitura.

Jojojojoj 15/05/2024

WTF Richard
Amo um bom e velho dark academia. Depois desse vou ler The Secret History e morrer em paz. Gostei de todos os personagens mas ODIEI A MORTE NO FINAL. EU QUERIA QUE O OLIVER TIVESSE SE MATADO DEPOIS DE DESCOBRIR.
Mas ok, ele que viva. Amei.

Giovanna Araujo 15/05/2024

Infelizmente não gostei tanto quanto eu achei que gostaria. Senti muita vergonha alheia com eles citando Shakespeare aleatoriamente nas conversas porque senti que a autora inseriu isso de uma forma absurdamente aleatória na narrativa, o que fez com que esses momentos dos diálogos não mostrassem, talvez, o quão "mauricinhos" eles eram e o quanto eles se achavam melhores por ter esse tipo de conhecimento, que talvez fosse o objetivo dela. Foi uma escolha narrativa bem interessante, mas que dava pra ter sido feita de uma forma muito melhor e mais dinâmica. Aliás, achei a mesma coisa das cenas das peças, dava pra ter cortado muitas falas e deixado só aquelas que realmente faziam sentido para a cena ou para a história do livro em si. Senti que li todos os trabalhos de Shakespeare aqui pra, no final, só uma ou duas falas serem realmente relevantes na história. O final também foi absurdamente decepcionante. Muito, MUITO decepcionante. Eu já desconfiava que seria aquilo, mas, quando a autora teve a oportunidade de realmente mergulhar naquela decisão e suas consequências, o livro foi lá e simplesmente acabou. Senti isso em muitos outros detalhes também, muita coisa bem rasa, que tinha a possibilidade de ser melhor desenvolvida pra dar maior profundidade e personalidade aos personagens e à história e à narrativa em si, mas que a autora preferiu continuar apenas na superfície de tudo e seguir em frente. Dava pra ter sido um livro com mais páginas. Enfim, bem decepcionante.

lilica 14/05/2024

So n dou uma estrela pq n Odiei o livro e n eh insuportavel de ler mas mds o jeito que esse livro me deu ressaca literaria eh brincadeira? n gostei da escrita os personagens sempre citando falas de peca tbm me irritava e achei o plot bem meia boca considerando o quao bem falam desse livro

carla1283 14/05/2024

"Onde está o vilão, Edmund?"
Não sei se tenho vocabulário suficiente pra descrever esse livro... essa obra.

M. L. Rio foi responsável por escrever um livro com tantas nuances que eu com certeza vou precisar ler mais umas mil vezes pra entender tudo. Não sou uma grande fã de teatro, então em muitos momentos eu me vi perdida na poesia complicada de Shakespeare. É um livro parado (às vezes até entediante), mas foi bom pra sair da mesmisse e abrir a mente. Talvez ele tenha até sido responsável por mudar a forma que eu vou enxergar as coisas daqui pra frente.

Assim como os personagens interpretam e recitam Shakespeare de maneira única, creio que a leitura desse livro segue a mesma linha.

"E se a ajuda negar, quando morto,
Em minha cova terei conforto."