Jung, o astrológo

Jung, o astrológo Liz Greene

Resenhas - Jung, o astrológo

davidelira 11/10/2023

Trabalho de qualidade historiográfica
Esse livro da Liz Greene me impressionou profundamente. Sendo sincero, não esperava um trabalho tão cuidadoso e detalhado assim. Talvez por conta da tradução do título para o português como "Jung, o astrologo" ao invés do título original eu tenha ficado com outra impressão.

Greene explora, a partir de documentos da biblioteca de Jung, a forma como a astrologia compareceu na vida e na obra do psiquiatra. Ela revela que o impacto da astrologia sobre a psicologia analítica foi pouco endereçado, muito subestimado ou totalmente descartado por comentadores anteriores.

Ao mesmo tempo, vemos deformações do texto do Jung por aí que tentam encaixá-lo na imagem de um místico e um ocultista, quando na verdade Jung sempre se propôs um cientista sério com um método de rigor e embasamento impressionante.

Ambas essas posições unilaterais não são adotadas no livro de Greene, ela consegue trabalhar de forma antinomica, não caindo em nenhum desses pólos. O lugar de Jung como um pesquisador sério e um investigador da astrologia como forma arcaica de psicologia são expostos de forma maravilhosa nessa obra que possui a qualidade historiográfica de trabalhos como os de Sonu Shamdasani.