Guia de Valsa para Vigaristas

Guia de Valsa para Vigaristas Olivia Waite

Resenhas - Guia de Valsa para Vigaristas

Kamilla 24/05/2024

Traumas e Vinganças
Dos três livros da série, infelizmente, esse foi o menos memorável para mim. Sophie e Maddie tinham histórias individuais interessantes, mas ao contrário dos dois primeiros casais, não me senti envolvida pela conexão entre elas e também tive problemas com o ritmo dessa narrativa.

O livro também acaba fazendo parte da série de uma forma bem marginal, porque as personagens dessa história não se conectam de forma nenhuma com os personagens dos dois primeiros livros.

Também achei um pouco ingênua a aceitação das pessoas para casais lésbicos e até mesmo um trisal para a época em que a história se passa, não que eu ache que as histórias que tenham casais homossexuais tenham que focar no preconceito e no sofrimento, mas a forma que foi feita no segundo livro ficou mais bem feita do que nessa história, onde mostra que as pessoas preferiam 'fingir que ignoravam' certos casais, mas não havia uma aceitação ampla e aberta como chegou a parecer nesse livro.

Gostei de acompanhar as informações a respeito das tecelãs e das mudanças que as forçaram a aceitar as condições de trabalho horríveis das fábricas e também é sempre importante lembrar que a narrativa comum de que a mulher era impedida de acessar o mercado de trabalho é equivocada, as mulheres das classes mais baixas sempre tiveram que vender o seu trabalho, mas infelizmente as piores condições e os piores salários estavam reservados para elas. A série é interessante e eu recomendo a leitura de todos os livros, mas infelizmente esse livro não conseguiu encerrar a série com chave de ouro.

markfaint 01/03/2024

Bem mais ou menos, não sei, ou eu que coloquei uma expectativa alta demais, fiquei decepcionada, estava esperando bem mais

Aguiar 04/01/2024

O romance não tem tanto desenvolvimento quanto a trama de vingança e vigarice mas não achei isso ruim. Ao longo da leitura, começamos a entender porque "as vigaristas" estão fazendo isso e de que forma. É interessante ter a perspectiva das mulheres trabalhadoras dessa época para entender, mesmo que superficialmente, o quão horrível eram suas condições de trabalho.
Outro ponto é que a relação de duas mulheres não é vista como algo ruim pelos personagens. Chega ser utópico ver que numa época misógina e homofóbica como essa, um casal de duas mulheres teria tanta aceitação mas eu gostei disso. Elas não passaram pela auto descoberta dolorosa, o medo da família ou a culpa imposta pela religião. Apenas se conheceram e se apaixonaram como é em toda história de amor normal (tirando as tramóias e vigarices das protagonistas).
Resumidamente, é um bom passatempo. A história é divertida, fácil e simples de ler.

karameloo 01/11/2023

Meu favorito
Eu sempre caço romances sáfico e sempre que vejo um da olivia waite sei que não vou gostar, não é uma critica a ela, mas sim ao tipo de livro que ela escreve um boa parte do livro sempre vai ser dedicado aos interesses das protagonistas o que é ótimo principalmente quando vc percebe que ouve uma pesquisa pra aquilo mas enfim não é algo que eu curto quando ocupa 60% do livro em textos extremamente descritivos sobre tipografia sla kk
Enfim eu gostei muito desse por isso, pra mim ele tem a cota certa desses textos, e eu também amei muito elas, achei que esse casal teve muita muita muita química, o enredo era super divertido, e pela primeira vez eu devorei um livro da olivia.

Lory fada 21/10/2023

Fiquei cadelizada
Romance de época com casal sáfico sempre vai me pegar muito, eu amo o gênero e amo ler sobre mulheres se amando e sendo felizes. Eu acho muito bacana trazer diversidade nessas histórias. Inclusive aceito recomendações.
Recomendo!

iris 11/09/2023

É fofinho, clichêzinho, o hot é bem escrito e é legal ver casais sáficos tendo finais felizes, mas no geral o livro é bem fraco, infelizmente venho me decepcionando com os últimos lançamentos da Olivia Waite.

Ludmila 06/08/2023

Eu sou suspeita pq amo todos os livros da autora. Neste, temos Sophie, pianista, que está se recuperando de um golpe que a família sofreu e de uma mudança drástica em sua vida; e Maddie, tecelã que está tentando mudar seu mundo e de suas amigas. A história é sensível e cativante.

Mariana632 31/07/2023

Não é um livro UAU do século, mas ele é fofo, bom pra ler só pra se distrair e descontrair. achei o jeito que o romance se desenvolveu de um jeito bem mixuruca... não sei, acho que poderia ser melhor mas ele não é ruim !

wakeupalice 16/07/2023

Passo pano para vigaristas também
Olha, é um bom livro. Acredito que esse seja o livro mais fraco da Olivia (Li todos), mas ainda sim é uma boa leitura. Achei um começo chato, mas logo deu inicio ao romance e uma das personagens tem o que chamei de "infarto a primeira vista", ela é tão... Gada.
Eu acho que nada vai chegar perto de ser o que Guia de mecânica Celeste foi pra mim, me pegou muito. E esse livro aqui foi corrido, foi muitas peripécias, muito lero-lero, uma valsa que alguém queria terminar e tocou rápido.
Mas ainda sim, valeu meu tempo, a escrita da Olivia sempre vale a pena.
Indico sim, de alguma forma esse livro vai me voltar a lembrança sempre que eu ver um piano, do mesmo jeito que sempre me lembro do outro livro quando vejo abelhas, e a mesma coisa acontece quando falam sobre astronomia. Eu lembro na hora.
No final acho que é a magia da Olivia.

gabsamy 19/06/2023

Minha vigarista favorita
Muito bom. Li sem expectativas, porque simplesmente amei Guia de Mecânica Celeste para Damas, mas o segundo livro da autora, Guia de cuidados com abelhas-rainhas, foi decepcionante para mim. Fiquei com um pé atrás nesse achando q seria ruim ou mal desenvolvido pelo tamanho do livro. Mas eu gostei muito! Amo que a autora cria personagens com personalidades fortes e bem desenvolvidas, elas sempre têm algum tipo de talento em alguma área (nesse livro, acompanhamos uma tecelã e uma pianista). E parece que a autora mergulha de fato nessas habilidades, pois ela traz riqueza de detalhes sobre cada profissão. Foi ótimo acompanhar a história de Maddie e Sophie :)