A trama

A trama Jean Hanff Korelitz

Resenhas - A Trama

1 | 2 | 3 | 4

Jaque - Achei o Livro 03/11/2023

Jacob Finch Bonner é um romancista que não teve sucesso com suas duas primeiras publicações e atualmente dá aula de escrita criativa para um grupo de pessoas que sonham em ser escritores.
Quando ele conhece seu novo aluno Evan Parker, não se simpatiza muito com ele já que é um cara arrogante que não acredita que escrita possa ser ensinada. Jacob acha que ele será mais um escritor medíocre até que ele ouve a ideia do livro que Evan quer escrever.
Jacob fica simplesmente encantado com o pouco que ouve sobre a trama e tem certeza que o livro será um grande sucesso, o que desperta inveja no professor.
Após alguns anos Jacob resolve procurar sobre Evan pra saber que fim deu aquela estória e fica chocado quando descobre que Evan morreu. Após procurar de diversas formas, ele percebe que o livro nunca foi escrito e então decide ele mesmo escrever aquela estória.
Jacob estava certo. O livro foi um estouro e virou best-seller rapidamente, mas quando a divulgação do livro e o sucesso dele tomam proporções gigantescas, o escritor começa a receber mensagens o chamando de ladrão.
Enquanto Jake se esforça para esconder a verdade de seus leitores e editores, ele começa a aprender mais sobre seu falecido aluno e o que ele descobre o surpreende e aterroriza.
Quem era Evan Parker e como é que ele teve a ideia para o livro?
Qual é a verdadeira história por trás da trama e quem a roubou de quem?

Premissa top hein? Dá pra não ficar ansiosa e com as expectativas lá nas alturas? Difícil!
Mas para chegarmos nas revelações chocantes (ou nem tanto) da trama, há um longo, longo caminho a ser percorrido.
São páginas e mais páginas de narrativas sem diálogos, frases longas e muitas explicações que nem sempre eram relevantes.
Chegando no final da terceira parte, a estória começa a ganhar mais corpo e dá pra se ter uma ideia do rumo que o livro vai tomar.
Essa parte juntamente com as explicações finais foram rápidas de ler e até que enfim pois eu não aguentava mais tanta "falação" por parte do narrador.
O antagonista da trama é muito previsível. Achei até que foi de propósito pois foi zero surpresa. A estória em volta dele é que foi a surpresa.
Eu recomendo a leitura com paciência para passar pelo calvário que é uma boa parte da trama mas duvido que você leitor, macaco velho em thrillers, não vá matar essa charada.

Nota: 3,5

site: https://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/
LarissaaRodrigues 04/11/2023minha estante
Gente narrativa sem diálogo dá pra mim tbm não, tava querendo ler esse mas ja to tirando da lista

Jaque - Achei o Livro 04/11/2023minha estante
Lari eu tbém não gosto não, fica cansativo. E por esse preço, sinceramente...

Tathi (@Doidosporserieselivros) 12/11/2023minha estante
gente o começo foi sofrível mesmo, mas depois que começa a revelar um pouco melhora, aquelas descrições sobre a universidade no inicio quase me fizeram largar na primeira pagina kkkk

Fabiene.Barbosa 01/07/2023

Um professor e escritor (Jake) que sonha em ser famoso, vê na morte do seu aluno (Evan Parker) uma oportunidade para o sucesso. O rapaz arrogante morre antes de publicar o livro que considera um total sucesso. Tendo lido uma parte da obra, Jake decide publicá-lo e se torna extremamente famoso. No entanto, no auge de sua carreira, ele começa a receber ameaças anônimas de alguém que aparentemente conhece a história e o seu verdadeiro autor. Jake investe em uma busca para conhecer melhor o ex aluno e tentar descobrir de onde vêm as ameaças. As descobertas que Jake faz são surpreendentes.

Um suspense memorável! O livro começa um pouco lento e entediante, mas com o desenrolar da história vai ficando impossível de largar. À medida que as páginas vão acabando e a maioria das perguntas ainda não foram respondidas, a leitura se torna ainda mais instigante. E o final é arrebatador.

Alessandra.Adams 28/01/2024

Gostei, embora tenha sido um pouco lento e prolixo no início. Demorei a me apegar a história.
O final, apesar de ser previsível, acabou me prendendo a leitura.

Rosana 29/04/2024

A TRAMA
O livro trata de um ex-romancista, agora professor de escrita criativa q vê sua vida dar uma reviravolta quando seu arrogante aluno Evan Parker morre antes de terminar seu livro promissor. Ao roubar a ideia, Jacob se torna um autor premiado e nesse momento ele começa a receber ameaças anônimas prometendo revelar a verdade. O livro deve ser interessante p escritores, uma vez q discorre incansavelmente sobre autores, seus processos criativos e suas idiossincrasias. Nada acontece até bem próximo ao final, quando chega a ser minimamente interessante. Não recomendo.

Tathi (@Doidosporserieselivros) 14/11/2023

Olá queridos amigos leitores! Essa semana finalizei um dos livros mais envolventes que li esse ano, e que de quebra usa o mundo literário como palco.
Estou falando de A Trama de @jeanhanff lançamento da @editorarecord em 2023.

??????????
Jacob é um escritor frustrado, após seu primeiro livro ser um sucesso, os outros não deslancham.
Ele ministra aulas de escrita criativa quando Evan Parker surge em sua vida.
Evan é o legitimo sujeito que se acha o melhor.
Ele diz que criou uma trama única, consistente e que entrará para lista de mais vendidos do New york Times, e que com certeza será lido no clube do livro da Oprah .
A princípio Jacob fica cético e responde com sarcasmo, mas ao ouvir sobre a trama começa acreditar que Evan está certo.
Dois anos se passam, e Jacob descobre que Evan morreu sem publicar a história. Sem pensar duas vezes ele a escreve e publica se tornando rapidamente famoso e lido em todo país.
Porém, junto com a fama ele começa a receber ameaças no twitter e e-mails de uma pessoa desconhecida dizendo saber de quem ele plagiou a história.
Jacob começa então a investigar a vida de Evan para entender quem está o ameaçando.

??????????

Com uma arte extremamente original que remete a um livro do qual foi arrancado a capa, a trama começa bem devagar e vai ganhando força terminando com um plot que eu realmente não previ.

A Trama também mostra os bastidores da escrita, bem como da mídia tradicional e redes sociais em torno dos livros mais vendidos.

Além disso a autora (sim também pensei que fosse um autor) nos remete a pensar sobre narcisismo materno, sociopatia, ética editorial e autoral, e da responsabilidade que devemos ter ao contar histórias de pessoas reais, seja em uma história ou no meio jornalístico.

A trama também está prestes a ser adaptada , então já estou bem ansiosa para assistir.

Esse foi o primeiro livro que li da autora, mas pretendo ler outros assim que puder, pois esse foi realmente incrível e surpreendente.

#theplot #atrama #editorarecord #grupoeditorialrecord

Andrielle Gomes 26/02/2024

Não espera
Demorei quase 2 meses pra finalizar essa leitura, que é fluida, mas por alguma razão não estava fluindo. O enredo é ótimo, envolve literatura, livro dentro do livro e um suspense que é difícil fazer suposições por boa parte da história.

Descobri o desfecho pouco antes do próprio se revelar, mas ainda assim foi MUITO BOM! Caramba, daria um ótimo filme de suspense/thriller!

Amanda @litera.pura 17/11/2023

Mais resenhas em @litera.pura
Jacob Finch é um fracassado. Depois do lançamento de seu primeiro livro, que foi um sucesso e fez com que ele ganhasse certo status, Jacob nunca mais conseguiu repetir o feito: seu segundo livro foi um fiasco e náo há nenhuma editora interessada em publicar suas obras. Para conseguir sobreviver e pagar as contas, ele acaba se tornando professor em um curso de mestrado para futuros escritores. É lá que conhece Evan Parker, um aluno arrogante que está escrevendo uma história que, segundo ele mesmo, será um sucesso e o levará ao topo. Evan tem certeza de que aquele livro se tornará o número um em vendas, conquistará leitores em todos os cantos do mundo e vai fazê-lo ganhar uma quantidade imensa de dinheiro. Jacob também sabe disso. Evan é uma pessoa horrível, mas seu futuro livro é brilhante e a única coisa que Jacob pode fazer é tentar engolir seu amargor por não ter tido aquela ideia primeiro. Só que os anos passam e nada acontece. O tal livro, tão promissor, ainda não foi lançado e, envolto pelo desespero de não conseguir escrever e a necessidade de sentir o gosto da fama mais uma vez, Jacob resolve roubar a história de Evan. O que poderia dar errado?

Esse livro foi uma grande surpresa! Os primeiros capítulos são mornos, mas não desista. Quando você menos perceber, já vai estar se coçando de curiosidade. Que, inclusive, é uma curiosidade dupla, já que acompanhamos a saga de Jacob e também a tal história roubada, que fez Jacob conseguir tudo que desejava... pelo menos por um tempo, antes das ameaças começararem.

Minha opinião sobre o protagonista mudava o tempo inteiro, eu ia de "Cara de pauuuuu" à "Se ele errou, foi tentando acertar" o tempo todo. É um daqueles livros que fazem com que a gente fique se perguntando "E se fosse eu?". O final do livro também traz surpresas em dobro: você vai ficar chocado com o destino de Jacob e ainda mais chocado com o desfecho do best-seller que ele escreveu (ou quase isso).

Recomendo que vocês NÃO leiam a sinopse que está na orelha. Mas leiam o livro, heim? Eu adorei e fiquei ainda mais animada quando descobri que vai virar série.

site: http://www.instagram.com/litera.pura

@universoinfinitodoslivros 01/12/2023

Gostei bastante apesar de previsível em certos pontos
Em ?A Trama? conhecemos o escritor Jacob Finch Bonner, que após anos de fracassos literários, se torna extremamente bem-sucedido com seu novo livro, livro que na verdade foi roubado de seu aluno Evan Parker. Evan havia afirmado que não precisava da ajuda de Jacob, atualmente professor de escrita criativa, pois o enredo de seu livro garantiria sucesso certo, não apenas de venda mas de críticas, prêmios e tudo que autores renomados tem direto, porém Evan Parker acaba falecendo antes de terminá-lo.

Jacob ao descobrir sobre o falecimento do ex aluno, decide roubar a história de Evan. Ao publicar o livro anos depois, Jacob rapidamente se tornando um autor best seller mundial e consequentemente rico.

No entanto, ele começa a receber ameaças anônimas que o acusam de ser o ladrão da trama de Evan. Jacob então inicia uma investigação para descobrir a verdadeira história por trás da trama escrita pelo autor original bem como tenta descobrir quem o está ameaçando virtualmente.

Desde o início da minha vida literária eu sou apaixonado por thrillers e sempre estou disposto a me aventurar em novas histórias, principalmente quando a premissa se torna diferente e única, algo que acabei encontrando logo de cara ao ler ?A Trama?.

Tive um pouco de dificuldade de me conectar a narrativa por conta das inúmeras divagações do protagonista, mas assim que me conectei a história foi devorada com ferocidade, principalmente após presenciar uma série de plots lançados na trama, tanto voltadas a vida do Jacob quanto ao enredo chocante por trás do livro que ele roubou a trama.

Pelo fato de eu ler bastante livros do gênero acabou que alguns plots se tornaram meio óbvios pra mim, mesmo antes das revelações em si serem apresentadas, mas nada que tenha afetado negativamente minha experiência.

@biaentreleituras 06/04/2024

Jacob, escritor frustrado que dá aulas de escrita criativa num curso de quinta categoria, sem escrever nada há muito tempo, vê a oportunidade perfeita para voltar à lista de mais vendidos quando um de seus alunos m0rr3 e deixa um livro inacabado. Evan Parker era um aluno arr0g4nte que dizia não precisar da ajuda de ninguém porque seu livro era um sucesso garantido, o que deixava Jacob cada vez mais incomodado com o aluno, e mais ainda por ver que era verdade, a ideia do livro era realmente genial.

Anos depois, ao notar que a obra não havia sido lançada, Jacob investiga e descobre a m0rt3 do aluno. Então não perde tempo, lembra-se da ideia original e acrescenta sua própria visão. O sucesso vem rapidamente e Jacob se torna um autor em evidência mais uma vez, porém, com uma história que não é sua. No auge de sua fama, alguém envia uma série de e-mails assustadores ameaçando expor a verdade. Quanto mais o tempo passa, mas essa pessoa se torna perigosa para Jacob, criando perfis falsos na internet e usando as redes sociais para falar sobre o plág1o.

Quando eu vi a premissa desse livro, fiquei curiosa e corri para ler, no entanto, minha experiência com a leitura foi péssima. Tinha tudo para ser um thriller eletrizante, mas a autora se perde em detalhes excessivos e entrega uma história entediante, eu só insisti na leitura porque queria ver quem estava por trás dos e-mails, embora isso não seja nada de muito inovador, na verdade, é bastante previsível. A única cena que gostei foi o momento da revelação, mesmo já sabendo quem era. Os instantes finais compensam o sofrimento de insistir na leitura.

A vida do escritor era maçante, mas a autora não precisava ter transformado todo o livro numa lenga-lenga sem fim para descrever isso. E uma coisa legal é que podemos acompanhar o desenvolvimento do livro pl4g1ado, só que é um enredo batido já, totalmente previsível também e que não justifica em nada o alvoroço que fizeram em torno dele. A mesma coisa acontece com A Trama, foi gerada muita expectativa, prometia ser um thriller p3rturb4dor e é uma leitura cansativa, com personagens rasos, cheia de pontos desnecessários e com um enredo repetitivo.

Poderia ter sido um livro incrível, faltou ser mais bem trabalhado.

Andrea170 02/10/2023

Suspense interessante
Leitura leve. O início é lento mas acaba tendo um andamento melhor após a metade. Interessante. Dá para passar um bom tempo.

Audry 22/11/2023

Começo tedioso, final corrido
Mesmo com um começo lento e arrastado, foi uma boa experiência. Jacob foi um protagonista difícil de acompanhar por não ser agradável e suas opiniões e divagações não serem interessantes. Até os 55% do livro está considerando largar por não achar a história cativante, felizmente decidi continuar e o plot por mais que previsível foi bacana de acompanhar.
O enredo tem alguns furos e fica extremamente confuso mas perto da sua conclusão - que é por sinal bem acelerada, e usa do artifício ?vilão explica plano maligno? para fechar o máximo de pontas soltas que conseguir.
No mais, a leitura foi uma jornada legal de percorrer mas poderia ter sido uma aventura muito mais divertida se tivesse um cuidado maior com a execução.

Tainá.J 25/04/2024

Esperava mais... 3?
A premissa chamou minha atenção e até uns 15% estava muito envolvida. Até me surpreendi porque várias coisas que o protagonista fala no seu curso, são as mesmas coisas que ouvi do meu professor quando fiz escrita criativa, então... Minhas expectativas estavam altas!

Porém, a partir daí a história só vai declinando porque boa parte são os pensamentos inseguros e cada vez mais paranóicos do protagonista, o que deixou o ritmo lento e com muitas repetições, além de um livro desnecessariamente extenso.

Aos 35% saquei todo o enredo, o que acaba sendo frustrante já que o restante do livro foi só acompanhar em que momento o personagem se daria conta... Mas, apesar dele ser um professor/escritor e ter feito todo o livro (que tem dentro da história), não suspeita em nenhum momento do que tá acontecendo, o que me irritou em alguns trechos.

No final, gostei do destino dos personagens, deixou um pouco mais assustador, por isso acabei dando 3 estrelas.

Gostei do enredo, e a reviravolta é boa, mas esperava bem mais da execução.
Acredito que pessoas que trabalhem ou se interessem pela temática da escrita vão curtir mais, como foi meu caso, porque do contrário acho que teria abandonado essa leitura.

Emilia 05/12/2023

3 estrelas - Bom livro, mas poderia ser melhor
Essa foi uma leitura sem grandes expectativas. A primeira metade do livro é muito boa, a trama te pega e você fica instigado. No entanto, do meio pro final as coisas se tornaram muito corridas. Eu preferia que a autora tivesse nos dado migalhas ao longo de todo livro, ao invés de focar tudo nas últimas páginas. A reviravolta é muito previsível, eu adivinhei quem era o grande vilão desde os 40% do livro (e acredito que todo mundo que leu também adivinhou, porque é MUITO previsível). E não gostei do final, embora ele seja pouco convencional.
Ainda assim, eu leria outro livro dessa autora, porque gostei da escrita dela, acho que ela soube criar um personagem principal complexo.

Bi Faria 01/03/2024

| Resenha
Que história intrigante em meio a escrita e seus criadores, foi uma leitura cheia de teorias e suposições, bem emocionante do início ao fim.

Esse foi o meu primeiro contato com a escrita da autora e me vi fisgada a sua história, achei original e diferente de tudo que já li em relação ao universo da escrita e escritores, os desafios, as cobranças e a vontade de ser reconhecido por uma boa história, que tenha um alcance mundial. E também muitas reflexões sobre ideias de criação, desenvolvimento de um enredo que realmente chame a atenção e até onde ir para conseguir esse feito.

Jacob é um homem que quer ser reconhecido como romancista, seu primeiro título até teve destaque, mas as várias rejeições dos que poderiam ser os próximos o levaram a um curso mais ou menos de escrita criativa.
Com alunos em que o próprio não via talento ou desenvolvimento, sua vida era monótona e manter o padrão de Nova York estava cada vez mais difícil.
Até que Evan Parker aparece para o início do curso, arrogante, ele não acredita no curso e diz possuir uma história que ganhará o mundo. O professor não acredita e não vai com a sua cara, quando se encontram e Evan lhe mostra algumas páginas, Jacob não vê potencial até escutar o enredo.
Passado algum tempo, Jacob sem escrever nada, se lembra do aluno e ao pesquisar a respeito descobre que ele faleceu e não há nada de sua história publicada.
Com o que se recorda, ele resolve escrever e então surge 'Réplica' com um estrondoso sucesso, mudanças em sua vida e o tão sonhado reconhecimento, mas passado um tempo e-mails e mensagens no twitter começam a surgir o acusando.
Prestígio, um relacionamento feliz e o desespero que isso alcance a mídia e proporções que os jovens na lama, o que eu faço se desesperar e investigar de quem são e de onde vem, o que pode ser trágico.

A autora com uma escrita fluida traz um thriller que prende do início ao fim, existe um muito suspense em relação a história contada pelo aluno arrogante, seu professor e escritor se tornando best seller e quem está errado. Entre 'Réplica' e a vida de Jacob, muita muita coisa pode acontecer, além de muitas questões importantes do mercado editorial.

lipelimma 21/05/2024

A trama - Jean Hanff Korelitz