A trama

⭐⭐⭐⭐ Escrita ou Narrativa
⭐⭐⭐⭐ Frases ou Citações

Camila.Exner 13/05/2024

Bom entretenimento
O livro é agradável de ler. Ao contrário do que muitos aqui estão dizendo, não achei nada maçante. A leitura é fluida e leve.

O plot não me surpreendeu muito, pois consegui matar a xarada principal com certa rapidez.

Mas a ideia do livro dentro do livro e o desenvolvimento dos personagens fez valer a pena a leitura!

Achei a história original e senti que a trama prendeu bem. Afinal, mesmo sacando o plot, continuei a leitura para ver como as coisas iriam desenrolar.

Recomendo. É um bom entretenimento.

Margo_livros 11/05/2024

O despertar da escrita
Se você está em busca de um thriller literário envolvente e repleto de mistério, ?A Trama? de Jean Hanff Korelitz é a escolha certa.

A história acompanha Jacob Finch Bonner, um escritor que busca recuperar seu prestígio ao escrever um romance baseado na ideia de um aluno. Contudo, o que parecia ser um caminho claro para o sucesso transforma-se em uma teia de intrigas, dilemas éticos e mistérios.

A autora nos guia através de um suspense psicológico cativante, onde cada personagem tem segredos ocultos e nada é o que parece.

Quer saber mais sobre este livro e como ele nos faz refletir sobre os limites entre ficção e realidade? Leia a resenha completa no blog

JuanComjota 11/05/2024

Flerta com o atemporal, mas acerta no efêmero
Um bom enredo, que fala justamente sobre um bom enredo. Senti muita metalinguagem.
A escrita é pesada, cansativa em alguns pontos, com excesso de detalhes completamente esquecíveis ou ignoráveis, e uma falta de aprofundamento no desenrolar da trama. Alguns capítulos longos deixavam uma sensação de cansaço, porque muitas vezes, eram diversas páginas que não avançavam em nada na história.
Tem uma boa reviravolta, interessante, mas que qualquer leitor de suspense mais experiente vai descobrir com muitas páginas de antecedência. Poderia ser melhor desenvolvido, poderia ser mais instigante e divertido.
É um bom livro, talvez para leitores mais iniciantes em suspense, a forma que acabou foi de encontro com o que eu havia imaginado, com o protagonista e o antagonista em um conflito previsível, mas com alguns detalhes interessantes.
Acredito que o que mais me incomodou foi o potencial desperdiçado da trama, poderia ser um clássico se melhor desenvolvido.

Luigi Turunen 29/04/2024

Uma história surpreendente com uma incrível reviravolta! Super recomendo a quem gosta de um bom suspense.

Rosana 29/04/2024

A TRAMA
O livro trata de um ex-romancista, agora professor de escrita criativa q vê sua vida dar uma reviravolta quando seu arrogante aluno Evan Parker morre antes de terminar seu livro promissor. Ao roubar a ideia, Jacob se torna um autor premiado e nesse momento ele começa a receber ameaças anônimas prometendo revelar a verdade. O livro deve ser interessante p escritores, uma vez q discorre incansavelmente sobre autores, seus processos criativos e suas idiossincrasias. Nada acontece até bem próximo ao final, quando chega a ser minimamente interessante. Não recomendo.

ellmovisuals 27/04/2024

Fraco e desnecessariamente longo.
A Trama tinha tudo pra ser um livro intrigante e com um enredo envolvente, porém, não é o que entrega.

Infelizmente o que se encontra é um livro extremamente descritivo (que faz você agradecer as migalhas de diálogos que existem pra quebrar o texto), com personagens pouco explorados e alguns até mesmo sem justificativa pra estarem no enredo, um plot twist fraco (dá pra sacar pra onde a história vai antes das 100 páginas) e uma história desnecessariamente longa (se você descobre o plot antes das 100 páginas, tudo se torna óbvio e as 294 restantes parecem que não terminam nunca).

Além disso, em determinados momentos a escolha de palavras difíceis me parece despropositada. Embora o livro trate a trajetória de um escritor, não existe qualquer necessidade de não se usar uma palavra correspondente e que seja de mais fácil entendimento.

O começo é arrastado e, sinceramente, com o enredo fraco e que não se sustenta por ser tão óbvio (e isso vale para a história do livro dentro do livro), não justifica a quantidade de páginas.

Se você desejar ler pra ter a experiência, vai por sua conta e risco, porque recomendar mesmo, não recomendo.

Tainá.J 25/04/2024

Esperava mais... 3?
A premissa chamou minha atenção e até uns 15% estava muito envolvida. Até me surpreendi porque várias coisas que o protagonista fala no seu curso, são as mesmas coisas que ouvi do meu professor quando fiz escrita criativa, então... Minhas expectativas estavam altas!

Porém, a partir daí a história só vai declinando porque boa parte são os pensamentos inseguros e cada vez mais paranóicos do protagonista, o que deixou o ritmo lento e com muitas repetições, além de um livro desnecessariamente extenso.

Aos 35% saquei todo o enredo, o que acaba sendo frustrante já que o restante do livro foi só acompanhar em que momento o personagem se daria conta... Mas, apesar dele ser um professor/escritor e ter feito todo o livro (que tem dentro da história), não suspeita em nenhum momento do que tá acontecendo, o que me irritou em alguns trechos.

No final, gostei do destino dos personagens, deixou um pouco mais assustador, por isso acabei dando 3 estrelas.

Gostei do enredo, e a reviravolta é boa, mas esperava bem mais da execução.
Acredito que pessoas que trabalhem ou se interessem pela temática da escrita vão curtir mais, como foi meu caso, porque do contrário acho que teria abandonado essa leitura.

Paula 23/04/2024

Meio fraco, meio viciante
Premissa boa mas maçante, a história demora muito pra desenrolar e o final parece meio apressado (e óbvio)

mochileira 18/04/2024

Mesmo sendo óbvio me surpreendi
O livro só começa a ficar interessante na metade, mas depois fica fluído. Apesar de já suspeitar do enredo, achei que foi bem desenvolvido, mesmo estando na cara o que ia acontecer. Me surpreendi com a leitura.

PatrAcia.Binotto 17/04/2024

Esperava mais
Enredo interessante, porém parágrafos muito longos, com descrições detalhadas demais sobre coisas irrelevantes, a leitura demora a engrenar e a reviravolta (ou grande revelação do livro) está na cara do leitor muito antes de ser revelada.

@biaentreleituras 06/04/2024

Jacob, escritor frustrado que dá aulas de escrita criativa num curso de quinta categoria, sem escrever nada há muito tempo, vê a oportunidade perfeita para voltar à lista de mais vendidos quando um de seus alunos m0rr3 e deixa um livro inacabado. Evan Parker era um aluno arr0g4nte que dizia não precisar da ajuda de ninguém porque seu livro era um sucesso garantido, o que deixava Jacob cada vez mais incomodado com o aluno, e mais ainda por ver que era verdade, a ideia do livro era realmente genial.

Anos depois, ao notar que a obra não havia sido lançada, Jacob investiga e descobre a m0rt3 do aluno. Então não perde tempo, lembra-se da ideia original e acrescenta sua própria visão. O sucesso vem rapidamente e Jacob se torna um autor em evidência mais uma vez, porém, com uma história que não é sua. No auge de sua fama, alguém envia uma série de e-mails assustadores ameaçando expor a verdade. Quanto mais o tempo passa, mas essa pessoa se torna perigosa para Jacob, criando perfis falsos na internet e usando as redes sociais para falar sobre o plág1o.

Quando eu vi a premissa desse livro, fiquei curiosa e corri para ler, no entanto, minha experiência com a leitura foi péssima. Tinha tudo para ser um thriller eletrizante, mas a autora se perde em detalhes excessivos e entrega uma história entediante, eu só insisti na leitura porque queria ver quem estava por trás dos e-mails, embora isso não seja nada de muito inovador, na verdade, é bastante previsível. A única cena que gostei foi o momento da revelação, mesmo já sabendo quem era. Os instantes finais compensam o sofrimento de insistir na leitura.

A vida do escritor era maçante, mas a autora não precisava ter transformado todo o livro numa lenga-lenga sem fim para descrever isso. E uma coisa legal é que podemos acompanhar o desenvolvimento do livro pl4g1ado, só que é um enredo batido já, totalmente previsível também e que não justifica em nada o alvoroço que fizeram em torno dele. A mesma coisa acontece com A Trama, foi gerada muita expectativa, prometia ser um thriller p3rturb4dor e é uma leitura cansativa, com personagens rasos, cheia de pontos desnecessários e com um enredo repetitivo.

Poderia ter sido um livro incrível, faltou ser mais bem trabalhado.

sweetc4se 28/03/2024

Que plot meus caros, que plot
A história toda é ótima, te prende e te deixa alucinado pra saber o que tá acontecendo.
A escrita é muito boa, não se arrasta.
O plot é de ficar ???
Eu amei, cheguei nesse livro por acaso e foi um aótima leitura, recomendo

1 | 2 | 3 | 4