Pertencimento

Pertencimento bell hooks

Resenhas - Pertencimento

Nath 13/05/2024

Poderoso!
Esse é meu segundo livro da Bell Hooks. Este tem 16 ensaios reunidos em torno do tema de pertencimento a um lugar. Sobre encontrar seu lugar no mundo. Reflexões e pesquisas sobre o que significa PERTENCER, ser parte, ser inteiro e, assim, ser íntegro!

É uma narrativa bibliográfica da Bell: uma mulher negra, nascida num estado do sul dos EUA e que morou em diversos lugares do país por causa do trabalho. Os diálogos dela com os avós são de um poder muito profundo!

A leitura é arrastada, mas o tema é importante e sensível. Bell amarra as questões raciais com muita lucidez e verdade. Obrigada por mais esse ensinamento, Bell!

dara.marcela 29/04/2024

Bell hooks é tudo e mais um pouco
Não tem uma leitura de algo da bell hooks que eu faça e não me sinta extremamente tocada e transformada.

É lindo ver a potência que é nossas ações e nosso conhecimento quando parte de um lugar de afetividade e comunidade.

Nesse livro, hooks trabalha a importância de entender de onde viemos e pra onde vamos, e de ter raizes e pertencer a algum lugar. Pois só assim, conseguiremos fazer uma ruptura com as estruturas racistas e capitalistas que nos fazem refém.

O lugar da cultura é um local de familiaridade e afetividade. E precisa ser um local de fortalecimento e pertencimento.

Natália 07/04/2024

Voltei. ?

fiquei distante daqui, confesso que a leitura deste livro de bell hooks foi densa e demandou bastante energia e persistência para continuar.

eu estava com outras expectativas, mas com o passar da leitura fui me sentindo confortável com o tema e de certa forma fui tocada.
nesta leitura, é possível fazer links com a periferia aqui no Brasil. hooks, faz um paralelo do pertencer ao interior, mas observo muito o impacto de como o pertencer e o impacto social-político de quem sai da periferia, todos os dias para trabalhar indo dormir extremo ao centro, como quem acende socialmente e acessa outros lugares, que não há pares, quando você é o único lá dentro.

além do mais, há um capítulo muito profundo que bell hooks fala sobre seus ancestrais, conta a história de sua avó e do seu avô, a continuação das histórias que vamos contando quando nossos ancestrais fazem a passagem. lindo de ver, a história da bell hooks, os impactos culturais de ser uma mulher negra no sul dos Estados Unidos e sua saída de um sul segregado e os preconceitos tanto de raça, quanto de classe e até xenofóbico.

acho uma leitura válida, uma leitura emocionante em muitos momentos, difícil mas rica demais.

recomendo, só não tem 5 estrelas, pela densidade.

? 4,5/5

Leila267 02/02/2024

Ancestralidade: curar feridas, criar consciência e viver a cultura de pertencimento
Nessa obra bell hooks nos traz suas reflexões sobre a cultura de pertencimento.
Trata-se do retorno de bell hooks a sua cidade natal, seu verdadeiro lar.
Aonde ela começa a identificar que ali é realmente o seu lugar de pertencimento, pertencimento esse que ela procurou durante toda vida, por muitos lugares. Assim, a autora nos traz questões raciais, políticas e econômicas. Sempre com uma linguagem envolvente e singular.

Como disse maravilhosamente, Halinda Leal, que prefaciou essa obra:” O olhar para o ancestral é expresso, nas linhas desta obra, como fundamental para a produção de sentimentos de pertencimento — para hooks e para todas as pessoas atravessadas pelas opressões do “patriarcado supremacista branco capitalista imperialista”. Em última análise, o que ela está dizendo é que a sensação de pertencimento envolve o resgate de hábitos ancestrais, e que a ancestralidade nos remonta como coletividade.”

Eu amo a escrita de bell hooks sempre amplia minha visão de mundo.

Gabriel.Diniz 10/01/2024

Uma ode ao lar que desejamos, tivemos e construiremos.
Bell hooks, foi uma ponte de ligação do Espírito Divino e a Terra.

Tenho carinho especial por sua obra e teoria desde 2018, e depois de ler "tudo sobre amor" imaginei que seria muito difícil algo estar a altura.

A reforma do feminismo negro articulado como o amor e a ética do cuidado sendo o ponto vital não é algo de uma única obra, mas é o viés de tudo que ela decide lidar!

Em "Pertencimento" hooks traça o caminho mais intimista que já a vi trazer, ela traz sua cidade de origem, seus diálogos com seu avô e avó, memórias dolorosas e enternecedoras como fontes de reflexões e pesquisas sobre o que significa PERTENCER, ser parte, ser inteiro e assim íntegro.

Lidando desde a relação íntima com a terra dos agricultores negros trouxeram da africana até o que nosso sistema de hiperprodução de monoculturas diz sobre o ethos branco. falando sobre reverência, fé, raça, gênero, políticas públicas, classe social, coragem bell hooks ressignifica a teologia/teoria sobre o sentido de lar.

Ave bell hooks!

Alexandre249 24/05/2023

Minha primeira leitura de Bell
Incrível a narrativa biográfica e extremamente amorosa dessa notável escritora negra.
Ao falar de pertencimento, Bel amarra as questões raciais com muita lucidez e verdade.
Ótimo livro!!

Wellen 19/04/2023

Bell hooks é muito profunda
Esse livro da bell hooks vem como uma possibilidade nova para eu me aprofundar nas obras da autora. Já tinha lido dois outros livros dela e me permiti ler este. É um bom livro, não posso dizer nunca que bell hooks escreve mal, pois quem sou eu e não acho mesmo que ela escreva mal. Mas este livro tem partes que ao meu ver foram arrastadas, li algumas partes para poder não desistir do livro. Mas a temática do livro é importante, sensível e profunda.

Luisa 12/04/2023

Foi o meu primeiro contato com bell hooks. Livro com 16 ensaios reunidos em torno do tema de pertencimento a um lugar. Sobre encontrar seu lugar no mundo, a sensação de estar ligada a um lugar, a experiência de exílio e o retorno. O tema do pertencimento é marcado pelo fato de bell hooks ser uma mulher intelectual negra, nascida num estado do sul dos Estados Unidos (considerado limítrofe, fronteiriço ao norte, mas ainda pertencente ao sul) e que morou em diversos outros lugares do país por causa do trabalho.

Deixando uma experiência de infância nas colinas do Kentucky, um mundo de integração social, ‘rodeada de pessoas brancas que não demonstravam racimo evidente’, fora ela viveu todas as opressões do sistema que de forma recorrente ela chama de ‘patriarcado supremacista branco capitalista imperialista’.

Então também são abordados temas importantes ao livro como a cultura de percimento dos negros da zona rural e a importância do vínculo com a terra; proteção do meio ambiente; e as relações familiares da autora, principalmente com os avós (destaque para a parte sobre a colcha de retalhos).

Os meus textos preferidos foram os que tratavam diretamente do tema das idas e voltas de bell hooks ao Kentucky, seu estado natal. São eles: pertencimento e sua dimensão de cura; o Kentucky é o meu destino; sobre ser uma escritora do Kentucky; e hábitos do coração.

site: https://dosesdetiquira.substack.com/