O Homem Bicentenário

O Homem Bicentenário Isaac Asimov

Resenhas - O Homem Bicentenário

Daniela Botelho 25/01/2024

Eu amo o autor, então sou mt suspeita para falar de qualquer obra dele. Essa história particularmente dá um só na minha cabeça, principalmente se pensarmos nos limites da vida, em conceitos fixos sobre as coisas e nossa relação com a autonomia dos seres e coisas ao nosso redor. Bugo muito kkk. É uma leitura bem fácil. Por já ter assistido ao filme fico com o pensamento de que esse livro poderia ser, talvez, uma obra de 500 páginas. Mas é aquilo, é um primor pq é como é. Os espaços não preenchidos podem ser ocupados pela nossa imaginação ou mesmo pelo cinema. Leiam, vale a pena.

Elpidio 16/01/2024

Sci-fi bonito
História muito interessante e bonita que traz discussões existenciais e filosóficas sobre o humano. Assim como em ?Eu, robô?, o autor constrói muito bem a história a partir de recortes no tempo, embora não seja dividido em episódios sobre a história dos robôs mas sim recortes da vida de um robô de quase 200 anos. Sci-fi bom é sci-fi profundo e este é um deles!

Caio.Victor 25/12/2023

Sempre bom ler o Bom Doutor! Em época de ChatGPT, Gemini e afins, constatar o início da IA na literatura é prazeroso.

Camila2023 28/11/2023

Em 1976, Asimov criou o conto de um robô que é adquirido por uma família e que aos poucos passa a se destacar em funções e habilidades para as quais ele não foi programado inicialmente.
Gerações depois, Andrew, o robô, segue na busca por seus direitos: o direito à liberdade, à escolha de vestir uma roupa, a se parecer com um ser humano e? a ser um ser humano.

Larissa.Herbsthofe 16/11/2023

Asimov é muito incrível...
Sempre gostei do filme, mas não tinha lido o livro. E essa história é incrível!
O final bem mais lógico do que o filme.

Ana 18/09/2023

Limites do ser
Nesse livro apaixonante acompanhamos o Andrew, um robô (ou, talvez, um homem) com o qual facilmente nos identificamos em busca da concretização do seu sonho.
São muitos os temas que têm relação com essa narrativa curta e fluida! A cada capítulo me vinha uma vontade de discutir muitas coisas, e até chegou um momento em que eu evitava ler para não acabar tão rápido. Uma leitura mais que recomendada!

italoSpassos 18/09/2023

O que define o ser humano é apenas o seu fim?
Asimov nos envolve em uma narrativa única, cheia de afeto e críticas pontuais, elevando seus personagens a mais íntima reflexão sobre ?o que é ser humano??. O que define o que é ou deixa de ser um humano? É a sua capacidade de criar arte? De juntar pensamentos e reflexões sobre a vida? Criar obras literárias, ou até mesmo ajudar a evoluir a ciência para o benefício e longevidade humana?

Dentro de todos esses questionamentos, Asimov consegue resumir bem o quanto a humanidade é frágil quando se trata de reconhecer o potencial de outros seres. Fazendo questão de não compará-los a nós.
A todo momento nos sentimos ameaçados, até mesmo por aqueles que não tem o mínimo interesse de ver nosso sofrimento.

É um conto belíssimo, com personagens amáveis e questionamentos válidos até os dias de hoje. É mais uma vez O Bom Doutor à frente do seu tempo.

Fernando Artes 06/09/2023

Diferente do filme. É uma boa história e bem escrita. Achei bem interessante e não achei que o final fosse da maneira como foi.

s4mi1y 02/09/2023

O que é ser um ser humano?
Nós sempre ditamos o que é humano. Quando há assassinatos, nós chamamos os assassinos de lixo, de monstros. Nós sempre analisamos os comportamentos pra definir o que é ter humanidade. E é esse o pano de fundo dessa história.

Há uma passagem no livro que cita a política como transformação das pessoas: a capacidade de ódio e de serem ruins que elas têm. Se Asimov vivesse hj em dia, ele certamente usaria a internet e a era do cancelamento que dita o que seria um comportamento humano adequado.

É um livro cheio de camadas e é possível fazer várias analogias com ele. O livro super funcionou pra mim, com sua leitura rápida, proporcionada por uma escrita leve, e um personagem super envolvente: Andrew! Se fosse pra dizer um defeito, seria o fato do livro ser muito curtinho. Eu gostaria de ficar mais tempo vendo a luta de Andrew em ser um de nós.

Não é um livro para qualquer faixa etária. Pessoas que buscam por um enredo movido por ações não vão conseguir ficar muito tempo. Apesar da leitura super fácil, alguém com 30+ e que quer ler algo sobre comportamento social aproveitaria melhor.

Amei! ?