Embarque Cancelado

Embarque Cancelado Naja Sant'Anna

Resenhas - Embarque Cancelado

Sí Leitora 07/11/2023

História baseada em fatos reais que todos deveriam conhecer
"Embarque Cancelado" é uma autobiografia escrita por Naja Santana, que narra sua jornada de uma vida comum em Foz do Iguaçu até sua inesperada e arriscada entrada no mundo do tráfico de drogas, que a levaria à penitenciária feminina de Sant'ana, antigo Carandiru. A história é centrada em sua aceitação de um convite para uma viagem a Bruxelas, que prometia recompensas financeiras, e como isso desencadeia uma série de eventos que mudariam sua vida para sempre.

A obra é cativante devido à combinação de uma escrita leve, capítulos curtos e o estilo engraçado da autora. Naja Santana consegue equilibrar momentos de reflexão com elementos de humor, o que mantém o leitor envolvido. No entanto, a história também apresenta situações complexas e às vezes sombrias, explorando os desafios emocionais e físicos que Naja enfrentou durante sua prisão.

Aqueles interessados em histórias de superação, biografias e narrativas que exploram a complexidade da vida humana vão amar esse livro.

Estou ansiosa para a continuação e para ver como sua história se desenvolve.

Bi Faria 26/10/2023

| Resenha
Nessa autobiografia conhecemos Naja que ao dizer um simples 'sim' mudou o rumo de sua vida, mas que também não deixou que seu erro a rotulasse, pois ela sempre foi mais do que suas escolhas e pagava as consequências.
E contando a sua história, abrindo o seu coração e a alma, percebemos o quanto ela é uma mulher forte, batalhadora, família, e que nunca deixaria de ser quem é por seu erro.

Naja foi presa em Agosto de 2013 e viu o medo do desconhecido pela primeira vez, suas aflições a respeito da mãe que é inspiração em sua vida e aprendeu o que é ser julgada pelos outros sem conhecerem a sua história.
Estar no Carandiru lhe permite reviver toda a sua trajetória e ela compartilha com o leitor o antes de 2011 quando aceitou o convite de uma amiga e esteve em Bruxelas pela primeira vez.
A menina fofa, a adolescente tímida, a que viu o irmão em uma situação muito ruim, a que sempre batalhou e a que escolheu um caminho que alterou a rota de sua vida, mas que não tirou a bela pessoa que ela é, que continua acreditando em dias melhores e que luta por um recomeço diferente e permeado por felicidades.

Naja com uma escrita fluida e leve conquista o leitor com sua história e nos ensina a não julgar, e que por mais que uma escolha ruim traga consequências que mudem a vida é preciso continuar e aprender com os erros, tudo na vida traz aprendizado, basta estarmos abertos para o que vier e jamais nos rotularmos por erros. Conseguimos sentir junto a ela o que foi ter seu embarque cancelado, e o final é para deixar todos ansiosos para o que vem pela frente.

Raiane.moraes 02/10/2023

Que leitura incríveeeeel
"Existem pessoas que aprendem apenas olhando o erro dos outros, infelizmente fiz parte do time que precisa passar e errar, para então aprender."

Embarque Cancelado

É um livro baseado em fatos reais que conta a história da própria autora Naja Sant'Ana, e de como foi a experiência de ser um encarcerada na penitenciaria mais conhecida como "Antigo Carandiru" após algumas atitudes impensadas.
A autora aborda temas pesados como o tráfic0 de dr0gas de uma forma leve e com pitadas de humor incrivelmente envolventes e intensos. Naja nos conta que faz faculdade de jornalismo/marketing e que trabalha atualmente na área de Social Media estrategista, uma mãe solo atípica (tem um anjinho azul, que é autista).

Mas como eu disse acima, nem tudo foram flores em sua vida, e a autora passou por momentos bastantes complicados em sua vida. Um deles foi uma proposta bem convidativa de sua amiga, transportar produtos ilícitos de um país a outro em troca de uma boa quantia em dinheiro.

Sem pensar muito nas consequências, Naja foi ao seu destino ao longo de meses de preparação. E confesso a vocês que a todo momento em que estive lendo, estava torcendo para que tudo desse certo, e morrendo de medo de Naja ser pega pela polícia.

Pois a autora que passou por vários bullyng em sua infância, e em compensação teve uma criação leve por sua mãe e seu padrasto que a tratava como filha. Nos conta que esse convite veio de uma pessoa que ela menos imaginava, e que sua atitude de aceitar foi impensada e ela simplesmente foi.

Porém em suas primeiras viagens, apesar de todo o transtorno que passou correu tudo bem, e ela conseguiu fazer todo o percurso. O que ela não imaginava, que no "transporte mais fácil" iria da tudo errado.

E foi o que aconteceu, a autora então começa a nos mostrar a realidade de uma penitenciaria e suas regras. De como foi difícil contar a sua mãe de sua prisão, que já passava por um momento muito difícil com um filho encarcerado também.

E de uma forma leve, linda e encantadora a autora nos deixa com uma sensação de "quero mais" pois a obra termina, porém a história não e ficamos inertes por uma continuação.
Confesso que estou apaixonada pela escrita da autora, e por pouco contato que tive com ela, pois já da para perceber o quão maravilhosa ela é.

SUPER INDICO ESSA OBRA!