A mulher do século Patrick Dennis

Resenhas - A Mulher Do Século

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Gigio 12/07/2023

Um dos raros livros que me fez rir mesmo tratando de assuntos sérios. Mame é uma mulher à frente de seu tempo, livre, desinibida, independente e resolvida. Recebe em sua casa seu sobrinho órfão quando da morte de seu irmão e, contra todas as expectativas e apesar de todas as trapalhadas, desenvolve um forte laço de amor e faz um excelente trabalho.
Inserido entre a quebra da bolsa de Nova Iorque e o período pós guerra, a obra é um ótimo retrato de seu tempo. Através de situações esdrúxulas e engraçadas, discute temas importantes e atemporais, como preconceito, racismo, antissemitismo, misogenia, lealdade e muito mais.

LeonardoGS89 18/08/2023

Divertido.
Achei o livro bem legal, com algumas partes arrastadas, mas na maior parte muito divertido.
O livro conta a história de Mame Dennis, uma mulher sofisticada e extravagante que, no final dos anos 1920, vive com ousadia e alheia ao que os outros pensam, ela se envolve em diversas aventuras e desventuras, desde festas glamourosas até viagens exóticas, passando por crises financeiras e romances improváveis. Ela também assume a guarda de seu sobrinho Patrick, um menino órfão e tímido que se torna seu fiel companheiro e testemunha de suas peripécias.
O que eu gostei do livro foi o humor e a ironia com que o autor retrata a vida de Mame e seus amigos. Mame é uma personagem carismática e excêntrica, que não se conforma com as convenções sociais e que busca sempre novas experiências e conhecimentos, ela é capaz de transformar qualquer situação em uma oportunidade de diversão e aprendizado, mesmo quando tudo dá errado, ela também é uma mulher generosa e bondosa, que ajuda as pessoas que encontra pelo caminho e que defende suas ideias com coragem, é uma mulher à frente de seu tempo, que desafia os preconceitos e os padrões impostos pela sociedade.
O que eu não gostei tanto do livro foi o ritmo da narrativa, que às vezes se tornava lento e monótono, algumas partes me pareceram desnecessárias ou excessivas.
No geral, eu recomendo o livro Mulher do Século para quem gosta de uma comédia leve e inteligente, com uma protagonista cativante e irreverente. O livro é bem escrito, bem humorado e bem ambientado na época em que se passa.

Adriana Scarpin 08/06/2023

A mulher do século indeed. Ia dar quatro estrelas para esse livro, mas resolvi dar cinco porque a tia Mame é exatamente a mulher que eu gostaria de ser se eu fosse milionária (talvez com uma maior redistribuição de renda como a Dolly Parton). Sei que ela foi vivida no cinema pelas grandes Rosalind Russell e Lucille Ball e nos próximos dias as estarei assistindo, mesmo assim creio que as melhores partes do livro de Dennis não devem ter visto a luz do dia no cinema por questões de moralismo vigente, mas a tia Mame é mesmo maravilhosa e esse livro é uma pérola esquecida que deveria mesmo ser revisitada.

Campa0 05/07/2023

Mais ou menos
Na minha opinião, tia Mame não me cativou. Achei ela uma anti-heroina. Uma pessoa de vida livre sim, mas completamente inconsequente e manipuladora. A história é simples, sem grandes plot twist, quase um romance de formação (bem conturbada, inclusive) do Patrick. Apesar da relação de afeto entre os dois, achei sim que Mame manipulava e estressava o sobrinho em muitas ocasiões, inclusive agindo com egoísmo em várias situações. O Autor mostrou praticamente todas as mulheres da história, de forma caricata. Deve ter sido intencional, talvez. Tirando a Pageen, as personagens ora eram maldosas, manipuladoras, sonsas, interesseiras, mentirosas, fúteis, mesquinhas...etc. Estou dando essa nota, pelos risos e pelas raivas que tia Mame que fez passar com muitas atitudes dela, pelo menos me despertou um sentimento forte,rs. De resto, não achei que a história prendeu tanto...legalzinho.

Jess 15/07/2023

Achei o livro bem engraçado, ri bastante
Ele é bem numa forma de novela, cada capítulo é uma história com os personagens centrais da trama, Tia Mame e Patrick.

Rodolfo 06/07/2023

Terminei de ler esse livro com uma certeza: eu queria ter sido amido de Tia Mame.
Quando Patrick fica órfão ele é levado para viver com sua única parente viva, a irmã de seu pai, Tia Mame. Logo que chega em sua casa, ele é recebido em um mundo completamente diferente.
Tia Mame sempre foi uma mulher à frente de seu tempo, nunca se importando com o outros pensariam dela ou deixando que alguém lhe impusesse limites.
Durante toda a história vamos acompanhando o crescimento de Patrick bem como as aventuras de Tia Mame e os desafios na criação do sobrinho. Vários momentos o leitor irá se pegar rindo das peripécias de Tia Mame.
No final a certeza que temos é que Tia Mame nos mostra a importância de levar o outro em consideração, não importando as diferenças que possam nos afastar uns dos outros.

Aylane Nunes 16/07/2023

Uma história bem envolvente e hilária
Já começo falando que recomendo demais a leitura.
A mulher do século se chama Tia Mame e o que ela apronta nessa história não é pouca coisa.
Na medida que as situações vão se desenrolando, outro personagem que ganha as cenas junto com a Tia Mame é o Patrick, que fica órfão muito cedo e aos poucos vai construindo sua personalidade durante a convivência com sua tia.
Super recomendo a leitura ?

@eleeoslivros 25/06/2023

Não espere nada desse livro.
se está procurando um livro profundo, dramático, esse não é o livro!
um livro leve, divertido, amável.

Erica.Barone 16/06/2023

Maravilhoso. Me diverti muito com as aventuras de Patrick e Tia Mame. É claro que na vida real uma pessoa como tia Mame, excêntrica e um pouco irresponsável iria incomodar, mas sendo uma ficção, ela é simplesmente adorável e até mesmo invejável. Ri muito.

Lais.Lagreca 09/07/2023

Leitura leve e divertida.
Uma leitura leve e divertida.
Eu cheguei a rir alto em uma cena! rsrsrs
Um livro divertido, com uma personagem bastante excêntrica, a tia Mame, cuja vida é contada pela perspectiva de seu sobrinho, que, por ter se tornado órfão, passou a viver com essa tia tão empoderada, extravagante, culta, singular, fora da caixinha, alto astral, enfim... única!

Apesar da leveza do livro, é possível, com ele, refletirmos sobre relações familiares, sobre preconceitos, sobre conservadorismo, sobre educação...

Curti!!!

Sinopse:

Clássico norte-americano dos anos 1950, A mulher do século figurou na lista de best-sellers do New York Times por 112 semanas e ganhou adaptações inesquecíveis para o teatro e o cinema.

O livro é narrado por Patrick, personagem que leva o nome do próprio autor. Aos dez anos de idade, ele fica órfão e é enviado para viver em Nova York com a sua tia. Ela é uma mulher extravagante e transgressora, conhecedora de Freud e autores modernos como Proust, antenada com as mais recentes tendências artísticas. Dará o seu melhor para educar e proteger o sobrinho. Se a crise de 1929, por exemplo, põe em risco a segurança financeira deles, não faltam esforços de sua parte para que sigam levando uma vida confortável: Mame arregaça as mangas e sai atrás de uma série de empregos, um esforço que rende passagens impagáveis e que acaba por mostrar o próprio espaço que as mulheres vão conquistando no mercado de trabalho daquela época.

Ao longo das décadas representadas no livro, é interessante acompanhar como os episódios narrados dão conta das crises políticas e econômicas, dos conflitos de valores e das transformações sociais da primeira metade do século XX nos EUA, com o humor utilizado como ferramenta crítica.

Lili 03/08/2023

A mulher do século
Livro divertido, muito gostoso de ler!
Tia Mame é fora da casinha.....kkkkkk.
Essa leitura cura ressaca literária! Gostei!

OssosDePapel - Instagram 25/06/2023

Um enlatado literário
Achei o livro superficial (para não dizer fútil), com personagens muito caricatos e humor banal e datado.

Beatriz.Alves 30/06/2023

A mulher do século
Livro leve, divertido, engraçado e um retrato de uma época. Livro ótimo para dar uma aliviada entre uma leitura pesada e outra.

theus33 02/07/2023

? ? aquele com uma tia bem excêntrica;;
Clássico dos anos 50, A Mulher do Século figura uma típica comédia americana da metade do século XX. Envolvente e divertido, o livro consegue prender o leitor facilmente, que vira refém das aventuras da protagonista. Entretanto, o enredo não é limitado ao entretenimento, e se estende a criticar as convenções sociais conséquentes do conservadorismo estadunidense por meio de uma personagem extremamente intrigante; Tia Mame.
Mame Dennis é uma figura extravagante e excêntrica da elite de Nova Iorque dos anos 20, que é entregue aos leitores como grande defensora do progressismo liberal característico das vanguardas culturais. Mesmo com a rasa autonomia feminina na época, Mame não sente medo ou deixa de expressar suas opiniões e convicções, vivendo em meio às pessoas mais importantes da metrópole americana.
Entretanto, Mame tem de adaptar seu estilo de vida após ser nomeada responsável legal de seu sobrinho Patrick, devido a morte de seu pai. A partir disso, ambos os parentes vivem uma vida conturbada, passando por períodos históricos como A Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial, enfrentando as convenções sociais do período.
Ao analisar a obra, é perceptível a ideia do autor: criticar a sociedade americana por meio do humor. Chega quase a ser algo machadiano. E de fato. Patrick Dennis consegue colocar pautas sociais em meio a sua obra e abordar temas um tanto delicados, como o antissemitismo estadunidense, a xenofobia, o racismo do sul e claro, a autonomia feminina.
Em diversas partes da obra, é possível enxergar em Mame Dennis o aspecto modernismo, do progresso, indo sempre contra a intolerância, por mais que às vezes ela faça isso da forma mais caricata possível. Ora em comentários sutis, ora discutindo com nazistas, Dennis representa também, de certa forma, a importância de combater o radicalismo da extrema-direita.
Porém, vale ressaltar que tudo isto é feito de um ponto de vista burguês e branco da sociedade americana. Portanto, Mame Dennis, por mais progressista que seja, representa a mesma burguesia e seus valores. É possível perceber na personagem, à parte de todas suas convicções positivas, uma postura anti consciência de classe e portanto, a representação dos movimentos sociais que se restringiram à classe média alta americana e não atingiram a classe trabalhadora. Por isso, reforço: ela representa o progressismo liberal.
Por fim, ressalto também que o fato de o livro ser escrito por um homem também interfere na história; quando Mame perde sua fortuna, o mesmo apresenta para ela como solução o casamento com um milionário, o que acho de muito mal gosto, já que afasta todo o caráter de autonomia que o enredo tenta adicionar à personagem. Sendo assim, finalizo dizendo que, apesar de muito divertido e envolvente, é importante ler A Mulher do Século, com um olhar bastante crítico, pois periga o anacronismo e a interpretação errônea de certas passagens.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6