A mulher do século

A mulher do século Patrick Dennis

Resenhas - A Mulher Do Século

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Joyce 18/05/2024

"Meu Deus - Pegeen disse. - Ela é a própria Flautista de Hamelin."

Tia Mame, protagonista deste livro, é uma personagem a frente do seu tempo, empoderada, destemida e apaixonante. Única, mesmo estando longe de ser um exemplo de conduta.
O interessante da história é crescer junto com os personagens e passar por diferentes momentos históricos do século XX (Guerras e A Grande Depressão, por exemplo), além de conhecer junto com eles, pensamentos que estavam nascendo como o antissemitismo e o feminismo.
Dá pra entender como essa obra fez tanto sucesso quando foi lançada em 1955, mas hoje, no século XXI, se tornou sem graça, não acompanhou o tempo como tantos clássicos que denominamos atemporais.
Interessante, mas não me prendeu. 3/5.

Jedson 16/04/2024

Mulher do século
Livro muito divertido e muito bem escrito melhora bastante depois da página 100. Personagem bem peculiar a Tia Mame.

Hannah Monise 13/04/2024

Uma personagem excêntrica
A Mulher do Século, ou Tia Mame (como eu chamo e acho que deveria ser), não é um livro para todo mundo. Mas claramente marcou uma época e a personagem principal está à frente do seu tempo, sem dúvidas. Este livro foi publicado na década de 1950 nos EUA e fez muito sucesso lá!

Quando seu pai falece, Patrick vai viver com sua única parente viva, tia Mame, que é uma mulher bastante excêntrica. Cada capítulo do livro conta uma fase que eles viveram juntos, até sua idade adulta, sendo tia Mame a protagonista de tudo, é claro.

Eu não tive entusiasmo em voltar para a leitura diversas vezes, mas quando lia, as páginas viravam rápido... O começo pra mim foi um pouco problemático, mas existem capítulos muito marcantes como o da visita aos Upson em que tia Mame defende os judeus maravilhosamente.

Fato: nem todos vão gostar desse livro. A nota 3,5 pra mim é porque a personagem não me foi lá muito agradável e ela mais transparecia ser uma adulta irresponsável que outra coisa, além de não me entusiasmar com a leitura. Acredito que vale a pena ler, mas não é para todo mundo!

"Ao sair da sala, ouvi Ralph dizer:
- Mame, você deixa essa criança ler?" (Página 46)

Jas 02/04/2024

Mulher muito doida
Amei muito divertido tem um ar de filme família da sessão da tarde e muito legal ver o crescimento dos dois

claroviski 28/03/2024

Tia Mame
A história de Patrick Dennis começa quando Tia Mame entra em sua vida, porque afinal, essa mulher louca da década de 30 ganha espaço porque é espaçosa na vida do sobrinho, após a morte do pai milionário do garoto. O livro é composto pelas loucuras da tia nas quais ela envolve o sobrinho, além de toda a educação diferenciada que ela oferece à ele, totalmente disruptiva e engraçada.

gabi_rp 03/03/2024

Achei um livro de leitura leve, que remete a atmosfera dos anos 20/30 do século passado, contando a história da relação entre uma tia e um sobrinho e o conflito de gerações envolvidas.

rdrg 28/01/2024

Ela faz a lei seca dela
Aqui o "protagonista" Patrick narra alguns acontecimentos (cada capítulo é uma etapa na vida) sobre como foi crescer com a tia Mame.
A mulher é um luxo, mas completamente divergente do esperado para mulheres na década de 20 nos EUA. No fundo, o protagonismo é todo dela, amém!
Foi um certo refresco ler esse também pq não tem que pensar muito, ele se escora no engraçado sempre e a leitura simplesmente vai facinho.

Mariana.Orlando 26/01/2024

Divertido de ler
Esse livro é muito interessante e divertido! Confesso que em alguns capítulos, fiquei menos interessada nos acontecimentos, e em outros fiquei bem mais... mas acho que isso é até mesmo um retrato da vida, né?

Bom, sobre as personagens, me surpreendi com Patrick em muitos momentos. Às vezes o admirei e às vezes o quis estapear diversas vezes na cara. Tia Mame, por sua vez, faz completo jus ao título do livro. Que personagem fantástica! Perfeita? Não! Definitivamente não! E eu amei isso. As demais personagens que aparecem ao longo dos capítulos tem suas peculiaridades e despertam as mais diversas emoções.

O livro é escrito de uma forma leve, real e humana. O enredo é muito interessante, e os tópicos políticos e sensíveis são tratados de uma forma muito fluida. Gosto de livros assim.

Confesso que não achei um livro maravilhoso, mas é definitivamente um bom livro. Vale a pena a leitura.

Mariana 19/01/2024

A mulher do século é um livro que fala de assuntos importantes de um jeito leve e por vezes engraçado. Dei altas gargalhadas com Mame, uma mulher forte, corajosa e genuína - o que a coloca em situações embaraçosas- que vive de acordo com suas opiniões. O livro é contato pelo ponto de vista do Patrick - pseudônimo do autor- o qual ficou órfão e foi adotado por sua Tia Mame, ambientado em NY na quebra da bolsa e pós guerra. Livro super animado. Recomendo

Marina.Dorisse 14/01/2024

Esse eu quase abandonei... Trama fraca, personagem da Tia Mame claramente excêntrica para seu tempo, sim, mas sem pé nem cabeça, além de bastante irritante.
O livro tenta trazer um contexto histórico, mas sem sucesso, pincela de forma superficial e confusa.

Karol 10/01/2024

Terminei com sensações mistas
O livro não é tão engraçado quanto a revista da tag da a entender ou quanto a curadora tenta passar. Na realidade, tirando alguns poucos vislumbres de humanidade e simpatia, Mame é bastante excêntrica e narcisista, causa um transtorno na vida de Patrick boa parte do tempo, se mete em inúmeras confusões e mais irrita que diverte. Se a ideia era demonstrar que ela foi uma mulher forte e a frente do seu tempo, isso é bem sucedido muito especificamente nos capítulos em que defende seus amigos judeus e? bom, eu só gostei de verdade dela nesse capítulo. Em todos os outros a achei irresponsável, mimada e inapta para criar um menino de dez anos.
Há um pano de fundo histórico muito interessante que vai ali do fim dos anos 20 até pouco depois da segunda guerra, mas isso não é narrado com amplitude na história. Também há uma tentativa de delinear questões culturais nos EUA em meados do século XX, com o já dito preconceito contra judeus sendo barrado no livro, mas também há casos de conflitos de ?aristocratas americanos? se indispondo com irlandeses e japoneses, por exemplo.
Enfim, o livro tem momentos divertidos e Mame poderia ser uma personagem adorável se fosse menos caricata. Infelizmente, não é assim que a história foi escrita.

Guilherme.Dabul 01/01/2024

Lembranças do narrador com sua tia que o criou desde que ficou órfão.
História passa no entre guerras e durante a 2ª Grande Guerra

Ithyara 25/12/2023

Divertido
Muito bom saber que esse livro tem mais de meio século e continua atual, divertido, inteligente e totalmente fora do lugar comum.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6