Enquanto houver limoeiros

Enquanto houver limoeiros Zoulfa Katouh

Resenhas -

Valéria 27/05/2024

Que livro profundo
Eu estou admirada com esse livro! É livro forte, triste, real e com muitas surpresas! Ele nos mostra uma realidade que está sendo vivenciada agora, nesse exato momento? a guerra civil na Síria (a revolução do povo contra a ditadura).

O livro mostra o dia a dia dos civis na Síria. A luta diria pela vida, para manter o pouco que resta! A brutalidade de um regime que massacra, violenta, estupra e usurpa tudo o que é do povo! Morte de pessoas inocentes, de crianças? é um povo que ama sua terra, seu país!

A narrativa se passa com uma jovem de 18 anos que tinha uma vida perfeita e que perde tudo em meio ao caos da guerra! Estudante do primeiro ano de farmácia, vê-se diariamente em um hospital salvando vidas como se médica fosse? fazendo cirurgias e doando tudo de si para aqueles que perderam tudo!

Nesse período ela salva a vida de uma garota, que o destino trouxe a ela. Essa garota tinha dois irmãos mais velhos, e um deles foi quase um pretendente de Salama em dias antes da guerra eclodir. Aqui começa nossa história de amor em meio ao caos e aos sofrimento!

Acompanhar no decorrer das páginas as lutas, as perdas e as conquistas desses dois corações foi uma jornada muito emocionante!

Super recomendo o livro (mesmo tendo me dado pesadelo algumas noites)! Merece as cinco estrelas!

LariJ 28/04/2024

Tocante.
Achei uma leitura fluida, rápida e que prende a atenção. Muito interessante ler sobre uma cultura diferente, chocante ler sobre a destruição de um país e um povo. Como é distante de nós, não tão divulgado nas mídias tradicionais, é fácil esquecer ou mesmo ignorar o sofrimento dessas pessoas. Ler este livro faz gente tomar consciência da dor daquelas pessoas.

carolina.soares 17/04/2024

Olhos marejados no livro todo
Adorei a escrita da autora. Ela simplesmente consegue te prender, você fica com o coração apertado com o sofrimento de Salama e Kenan. Ficar feliz e com esperança quando eles também estão.
O livro mostra uma realidade crua, cruel e dolorosa.

Jessica Moraes 31/03/2024

Não me conectei com a história e achei o Plot twist muito fraco; não consegui entender o relacionamento também, pra mim é um drama que utiliza de plano de fundo uma guerra muito sombria e sanguinária para finalizar daquele jeito.
no relacionamento a mudança de o que eles realmente querem fazer, se ficam ou se vão, chega a ser arrastado de tão chato os personagens.

bibia 29/03/2024

"Como é doce a liberdade"
Acabei esse livro hoje mesmo, no período da tarde, e simplesmente não consigo tirar ele da cabeça. Fiquei tão inquieta e tão perturbada e, ao mesmo tempo, por incrível que pareça, tão maravilhada por essa história.
Apesar de ser classificado como ficção, esse livro possui diversas histórias e fragmentos reais, que de fato aconteceram. E isso é o que mais torna ele doloroso.
Isso aconteceu na Síria, mas também acontece hoje, nesse exato momento, na Palestina.
Por mais pesado e difícil que seja, todos deveriam ler, porque essa é a realidade de MUITAS pessoas e todos nós deveríamos saber disso. A literatura pode sim ser uma distração, um entretenimento, mas também é um meio muito importante para ampliar e mostrar diferentes visões de mundo.
O mais lindo e tocante de tudo foi ver que, mesmo em meio a tanta violência, dor e tortura, a autora conseguiu nos mostrar um lado muito humano e real do povo Sírio - seus sonhos, seus desejos, seus sentimentos, suas alegrias, suas risadas, sua cultura, suas crenças, sua fé.
É um grito de resistência e um anseio incessante por liberdade.
Ela consegue explorar sentimentos diversos e contraditórios, os dois lados da moeda; os que querem ficar e lutar, mas também os que não veem uma forma de sobreviver nesse território.
Há uma relação muito linda descrita entre a terra e o seu povo, sua identidade.
Não sou de chorar com livros, mas esse me deixou em prantos, de coração partido, completamente arrasada.
Nunca poderei esquecer dessa história e dessas pessoas - elas são mais reais do que posso imaginar.
E na minha posição, diante de tudo isso, tudo o que posso fazer agora é falar desse livro e compartilhá-lo. Não vamos parar de falar sobre a Palestina ou o que for. Não podemos deixar isso de lado.

Camila1856 29/01/2024

Tocante
No início estava achando os capítulos meio repetitivos (Salama vai para o hospital, chegam várias vítimas de ataques, ela se culpa por não conseguir salvar todo mundo), mas aí eu percebi que talvez essa foi a forma que a autora encontrou para mostrar que, na vida real, isso é de fato o que acontece. Acho que ela queria mostrar o peso disso e funcionou. Através desse livro, fui relembrada dos horrores que acontecem todos os dias e nem nos damos conta. É assustador, mas nós abre os olhos.
Apesar da temática pesada, o texto é bastante fluido, o romance super fofinho, a história incrível. Enfim, adorei. Por favor, leiam e deem o destaque que esse livro merece!!!

Adriana1161 26/11/2023

Triste realidade
Trata da Revolução Síria, iniciada em 2011, e ainda em andamento.
Ficção com realidade histórica de pano de fundo.
"Enquanto a oposição alega estar lutando para destituir o presidente Bashar al-Assad do poder e posteriormente instalar uma nova liderança mais democrática no país, o governo sírio diz estar combatendo terroristas armados que visam desestabilizar o país."
O livro fala de romance, medo, drama de consciência, amor à própria terra, liberdade, segurança, estresse pós-traumático.
Mencionam o Studio Ghibli.
"Tenho direito pelo menos à minha imaginação."
"Não vou deixar que eles sejam donos dos meus medos."
"Sua presença é uma âncora em meu peito,..."
"Não é nosso lar. Mas é segurança."
Personagens: Salama, Layla, Kenan, Lama, Yusuf, Khawf, Am, Dr Ziad
Local: Homs - Síria/ 2011 - atual
@driperini

Sandra 13/10/2023

Uma história comovente. O livro nos apresenta um pouco do que se passou na Síria, a luta pela sobrevivência e também fazer com que outras pessoas sobrevivam depois de explosões e ataque com gases. E que apesar de toda essa maldade, ainda existe o amor, um sentimento que torna as pessoas fortes e guerreiras, com esperanças, desejos e muita vontade de viver, mesmo que em outro lugar.

Milena 09/10/2023

Uma história inspiradora, mas sobretudo uma reflexão - sobre as guerras dos homens, e aqueles que são forçados a vivê-las.

Sarita.Talmeli 20/09/2023

Um retrato comovente sobre a situação das pessoas na Síria. O livro nos apresenta pessoas com histórias, alegrias, tristezas,sonhos, esperanças, desejos... nos faz pensar sobre viver, sobreviver num lugar tomado pelo assombro, pelo medo... e olhar com mais empatia para os refugiados.