Ítaca

Ítaca Claire North

Resenhas - Ítaca

Monalisa67 30/04/2024

"Você é amada pela rainha dos deuses"
Mano, eu tô sem palavras pra o que acabei de ler!!!! Isso aqui vai ser o puro suco de mitologia grega para qualquer amante dos mitos antigos. Já comecei surpreendida ao descobrir quem estava narrando a história, o que me fez mudar muito minha visão sobre essa deusa. Claire North entregou tudo ao mostrar que aquelas mulheres não eram somentes esposas de reis e escravas, elas eram rainhas, líderes, caçadoras, assasinas, mães e principalmente perspicazes e infelizmente como elas foram apagadas pelos poetas. Elas eram corajosas e fortes, comandaram reinos e lutaram por Ítaca (e por elas próprias) na ausência dos homens. A cada página "Ítaca" cantava:
"Mães assassinas, filhas de Maria
Polícias femininas, n4zijudias
Gatas gatunas, quengas no cio
Esposas drogadas, tadinhas, mal pagas
(...) Toda mulher quer ser feliz (ou talvez "livre"?)
Toda mulher se faz de coitada
Toda mulher é meio Leila Diniz (ou "meio as três filhas de Esparta"?) Rita Lee - Todas As Mulheres do Mundo

Mari 25/04/2024

Que livro bom. Ele traz uma visão totalmente diferente dos mitos gregos e a narração da Hera deixa tudo muito mais intenso e divertido.

Liza.Abreu 06/03/2024

Medo e opressão
Dez anos se passaram para Penelope...
esposa de Ulisses, filha de Icário e mãe de Telêmaco. Anos decorridos como uma rainha solitária à frente da ilha de Ítaca. Mas, além de esposa, filha e mãe, quem foi Penelope de Ítaca e todas as outras figuras femininas que compõem o cenário dessa magnifica história, ou melhor, magnifico poema épico?

Ao ousar usar se uma história muito conhecida por todos, Claire North decide dar voz ao núcleo feminino, narraando sob o ponto de vista das Deusas, as quais usam de seus olhares avaliadores para captar e dividir com o leitor a mais íntima e amarga das comoções experimentadas pelas mulheres deixadas para trás em Ítaca, personagens que até então pouco participavam da narrativa de forma pessoal e notória.

Para mim, além da construção de uma narrativa realista e áspera, o que me cativou foram as lindas passagens á respeito de sentimentos difundidos em todas as mulheres, mas que são atenuados tornando-as meras espectadoras.

Diversas sensações são despertadas durante a narrativa, inclusive muitas dos sentimentos imbuídos na protagonista, principalmente no modo como é detalhado o medo e a opressão diante de diversos impasses que necessitam de total cautela, é por vezes semelhante à tensão de se lidar com um campo minado.

Beah 18/02/2024

A história é muito boa, os personagens são emblemáticos, e conta com uma narração bem emotiva por parte da deusa Hera. Algumas partes do livro são incômodas (a forma como as mulheres eram tidas em tempos antigos) mas vale muitíssimo a leitura.

Medeia.Miron 03/02/2024

A história narrada por Hera mostra a vida das mulheres que foram deixadas para trás quando seus maridos foram para a guerra de Tróia.
Todas as mulheres se encontram enlutadas após 17 anos que seus maridos não voltaram para casa, menos Penélope, a rainha de Ítaca, que acredita veementemente que Odisseu ainda está vivo e há de voltar.

O reino de Ítaca agora é tomado por homens de diversos reinos para cortejar a rainha e casar-se com ela, para assim tomar as terras que um dia foram de Odisseu, mas, Penélope é sábia, e sabe que se aceitar casar com um desses homens, todos os outros iram se voltar contra o reino e desencadeará uma guerra civil. Para então cansar esses homens que comem e bebem de graça em sua casa, ela decide que só irá se casar quando terminar de tecer um Sudário para seu sogro ? ela tecia durante os jantares, mas destecia quando ia para o quarto, para se manter fiel a Odisseu.

Hera narra com emoção os acontecimentos, ela sente o desejo de intervir mas sabe que é proibida, que se o fizer seu marido a fará pagar o preço, a descrição de Hera nos faz chorar junto dela vendo a desgraça que Ítaca vem se tornando.

Sinceramente foi um dos melhores livros que já li.

laiscunhaf 20/01/2024

Trágico
"Esta é a história de Penélope de Ítaca, a famosa esposa de Odisseu, como nunca havia sido contada antes. Além das costas de Ítaca, os caprichos dos deuses ditam as guerras dos homens. Contudo, na ilha, são as escolhas das mulheres deixadas para trás – e de suas deusas – que mudarão o destino do mundo."

Possuo um apreço considerável por esse estilo narrativo. Gosto de como esse mundo antigo me prende, a devoção aos deuses e seus desdobramentos.

Pelos olhos de Hera, vemos a história acontecer com muito pesar, o amor dela por suas rainhas e a sensação de impunidade por nem ela conseguir intervir como gostaria. Até ela está presa no mundo que só favorece os homens. Isso dói nela, e vai doer em você também.

Achei a leitura muito boa, com muito sentimento.

[2024]
starsvhs 22/02/2024minha estante
AAAAA fiquei curiosa

laiscunhaf 26/02/2024minha estante
esse é triste mas é bom

Luana Karla Nogueira 08/01/2024

Foi bom!!! #*#*#*#*#*#*#*#*#*#**#*#*#*#£#££#£#££##£#££#£#£#£#££#£#£#£#££#£#*##*#*#*#*#*#*#*#*#*#*#*#**#*#*