Rádio Imaginação

Rádio Imaginação Seiko Ito

Resenhas - Rádio Imaginação

glen. 19/04/2024

Após um terremoto em Tohoku, Japão, desencadear um tsunami que devastou e tirou a vida de diversas pessoas na região, uma transmissão de rádio nada convencional chama a atenção de algumas pessoas. Do alto de uma árvore, um locutor animado conta histórias da sua vida e interage com seus ouvintes, tudo partindo da própria imaginação de quem o ouve. Uma rádio que não é transmitida por aparelhos e que apenas um grupo específico pode ouvi-la, e os que escutam somente ruídos se perguntam quem ou o que está participando.

O livro mescla a realidade da tragédia ambiental que devastou a região de Tohoku com a fantasia proposta pelo autor. É uma narrativa forte e comovente, e que apesar desses elementos tristes, a narração conseguiu trazer um pouco de leveza. Acompanhamos o dj Ark e suas reflexões, tendo que passar esse tempo enganchado no topo de um cipreste, o homem começa a conversar até suas palavras chegarem na mente dos seus então ouvintes. Além de relatos dos ouvintes, também vemos as especulações de pessoas que escutam apenas ruídos desconexos dessa transmissão e que se perguntam quem ou o que está falando.

A história é emocionante, possuindo passagens reflexivas sobre a vida e a morte e como os seres que caminham por cada um desses lados estão conectados. É uma obra pra abalar mesmo a gente, e acredito que é preciso ter muita força pra ler, é um assunto pesado. Enfim, gostei muito, foi uma leitura interessante.

romulorocha 24/02/2024

Rádio imaginação, de Seiko Ito
Gênero: Ficção
País: Japão
Ano: 2023

Uma proposta de roteiro inovadora, mas a escrita não mexeu muito comigo. Eu me senti em uma espécie de espiral.

Minha avaliação (1 a 5)*: ????
1: Ruim: quase abandonei, não me prendeu.
2: Razoável: houveram partes interessantes.
3: Bom: agradável de ler.
4: Ótimo: leitura envolvente.
5: Excelente: contagiante, vontade de indicar pra todo mundo.

#resenhasdoromulo
#literaturajaponesa
#radioimaginacao
#seikoito

Bruna Chaves 21/02/2024

Não é tão ruim, mas também não é bom kkkkk a gente acompanha principalmente o dj ark, mas tem partes que focam em outras pessoas. Confesso que gostei mais desses outros pontos de vista, a reflexão e drama que trouxe não era xoxa e capenga como já li em outros livros (alô, Matt Haig) só que não foi suficiente pra eu gostar. Fica com essas duas estrelas

Valcomlivros 13/02/2024

Não me pegou
Infelizmente o livro para mim não funcionou. Tive muita dificuldade no começo para engatar na leitura, o narrador conta sua história e perspectiva, mas, as frases seguem em um fluxo imagético de sua fala. Isso se tornou um pouco cansativo para mim no começo.

O narrador é adulto, quase na casa dos 40 mas descreve os acontecimentos como um adolescente.

Entretanto, ao finalizar o livro (na marra) senti o clima pesado do livro e toda sua lição. Mas a experiência foi péssima, para você pode ser uma experiência melhor.

Raquel.Moller 11/02/2024

Surpreendente
Peguei esse livro pela capa, nem a sinopse eu li. E que bom, pois assim tudo foi surpresa, desde os primeiros 10% do livro. Acho que teria sido ainda melhor com um livro físico, pra poder voltar às páginas e conectar alguns pontos.

O que posso dizer sem estragar nenhuma surpresa: é uma leitura rápida, fala sobre a cultura japonesa de honrar os espíritos dos mortos, e todos os desastres e atentados pelo qual o país já passou. É triste, mas em nenhum momento a leitura fica pesada.

Apenas leiam!

Letícia 01/02/2024

Meu livro favorito
Eu não tinha notado que não havia dado nota pro livro por aqui, mas deixo então minha forte recomendação! Se tornou minha leitura favorita, pois cada detalhe nele é cativante.
Ouça as músicas recomendadas enquanto lê e você vai imergir ainda mais na leitura, descobri canções das mais lindas nesse processo e revistei outras.
É um livro extremamente sensível, que não se deixa abater pela melancolia, já que há momentos de descontração.
Me apeguei muito ao nosso protagonista, chorei com as histórias secundárias e conectei a rádio imaginação pela minha mente também, pois é como se eu fosse uma de suas queridas ouvintes.
Um dos livros mais lindos e sensíveis que resgata a memória daqueles que se foram no trágico acidente e os mantém vivos por meio da mente.
Simplesmente encantador, recomendo fortemente a todos, pois é uma leitura que vale a pena!

Ediany 22/01/2024

Interessante
Uma abordagem surrealista do desastre de Fukushima.
Sensível, divertido, profundo. Um pouco arrastado nas inserções do alter ego, porém, no final essa parte complementa bem o significado da estória.
Vale a pena ler.

Ina 20/01/2024

Delicado e pesado?
O Rádio da Imaginação tem um tom de divertido e triste ao mesmo tempo, aqui escutamos vozes das pessoas que perderam a vida delas em Tsunami que aconteceu no Japão? O divertido é o Dj Ark, ele tenta trazer leveza para as vozes perdidas. Gostei muito da leitura e quero
Ler mais livros do autor.

Yasmim 17/01/2024

Confuso e sensível
Não sei se li "da forma errada", mas não consegui me conectar com o livro e fiquei com aquela sensação de esperava mais :(

também achei confuso em certas partes e apesar de algumas coisas terem ficado esclarecidas, outras não, mas pode ser problema meu

enfim, não consegui me conectar com a leitura, embora eu tenha gostado do tom "divertido" da narração apesar do tema sensível e pesado (um aspecto positivo que me fez dar essa nota)

no geral é um livro bem sensível e vale a pena a leitura

Ruschel.bruno 09/01/2024

Perturbadoro
Livro rápido de se ler, porém, pesado. Fala sobre as vítimas do tsunami no Japão, pela visão delas mesmas. Conforme o livro vai avançando ele se torna mais perturbador e mais pesado, apenas disso, o livro é muito bom.

eliabxanca 06/01/2024

Seiko nos oferece uma ligação entre o mundo dos vivos e dos mortos por meio do programa da Rádio Imaginação, liderado pelo DJ Ark. Com uma narrativa cativante, divertida, entrelaçada com sentimentos de tristeza e melancolia, e ao mesmo tempo marcada por uma delicadeza excepcional, testemunhamos a influência da conexão entre o apresentador e seus ouvintes, na busca por aliviar a dor e a angústia causadas pela devastação do tsunami no Japão em 2011.

"Só comecei a tagarelar assim pra tentar escapar desse terror, com certeza. Posso dizer que essa Rádio Imaginação é um recurso desesperado pra amenizar a solidão."

Professor Eddie 09/12/2023

Bem forte
O livro narra uma rádio onde DJ Ark é o narrador. Mas essa rádio não é para os vivos, apesar de alguns ouvirem. Confesso que a parte do jornalista que tenta investigar essa história não ter um fim me deixou meio triste, mas nada que abale a beleza do livro

Lusia.Nicolino 22/09/2023

Um mergulho fascinante por um inesperado universo
Um fato histórico, mais que um fato, uma tragédia. Em 11 de março de 2011 um abalo sísmico de 9,1 pontos provocou um tsunami que matou quase vinte mil pessoas e afetou terrivelmente a usina nuclear de Fukushima. É nesse contexto que Seiko pauta o seu Rádio imaginação. A sua narrativa, em alguns momentos, nos faz lembrar de Murakami e Yoko Ogawa – pela mistura de elementos fantásticos, com outro componente que surpreende: podemos ouvir os mortos?
Nosso personagem principal – Fuyusuke Akutagawa – se transforma no DJ Ark e nos conta que vive em uma pequena cidade à beira-mar, que é casado e tem um filho, o que fez da vida até esse momento e o que pensa em fazer no futuro. Mas, onde está Akutagawa? Quem ouve e interage com a sua programação? Ele segue narrando e oferecendo músicas a todos, vivos ou mortos? Um mergulho fascinante por um inesperado universo.

Quote: "O médico, um cara jovem, disse que quanto mais a gente diz 'força, vamos lá'! e esse tipo de coisa, mais desesperadas as pessoas ficam, porque o estado delas é distante demais disso. Falou que o senhor estava tentando suportar a situação como podia e que o melhor era tratar ele com silêncio e respeito."

Rosie 16/09/2023

Hipersensível
Seiko foi muito seletivo na escrita dessa obra. É uma história genuína, poética, sentimentalista e simplista.

Novamente eu volto a comentar que a literatura japonesa não é para todos, pois é necessário entender o simplismo que compõe a escrita dos autores japoneses e a necessidade de descrição possuem.

Eu me senti imersa na história desde a primeira página, não consegui parar de ler e de imaginar junto com os personagens. A abordagem em formato de rádio foi espetacular, uma criatividade imensa para um livro. Para muitos este livro pode ser simples e parado, nada acontece e nada é relevante. Mas sou uma mulher hipersensível, portanto chorei até desidratar em todos os capítulos. Também temos a questão da morte e como é importante pensarmos e falarmos sobre. É um tema específico e bem incômodo para muitos, mas que se faz necessário.

Como boa rádio, temos também músicas mencionadas aqui. Ao todo são 10 musicas que vou listar aqui. Seria bom você fazer uma playlist e acompanhar a leitura com essas músicas

1 - Daydream Believer - The Monkees
7 - The Sea - Caronnie Bailey Rae
8 - Redemption Song - Bob Marley & The Wailers
9 - Requiem, K. 626: Lacrimosa - Mozart
10 - Ai No Memory - Shigeru Marsuzaki

As 5 estrelas e o favorito é por questões sentimentais que tive com todo o núcleo da história em si. Espero que Seiko Ito apareça mais vezes com sua escrita leve e acolhedora futuramente. É um autor contemporâneo que merece atenção.

"...Todos podem tentar ouvir à vontade, mas nós que estamos vivos nunca, nunca vamos conseguir compreendera dor de quem foi levado pela água e se afogou, de quem se debateu desesperadamente e engoliu água salgada até morrer. Achar que dá para ouvir algo é de uma presunção absurda, e mesmo se a gente ouvisse, jamais compreenderíamos o verdadeiro terror e a tristeza do instante em que alguém perde a esperança de sobreviver..."

Obrigada por ler até aqui
Se cuide, bjss