Mariposa vermelha

Mariposa vermelha Fernanda Castro

Resenhas - Mariposa Vermelha

Karina Heike 31/05/2024

Pra mim não rolou?.
A leitura não foi ruim, a construção da história foi boa, mas pra mim faltou mais profundidade nos personagens e na magia.
No segundo ato a Amarílis tá chata demais, achei a protagonista sem personalidade.
Pra mim valeu a pena por conta do Tolús, ele é o melhor personagem do livro.
Não senti química entre os dois, e esperei tanto por todo o tal poder que ela possui, e no final?. Nada!

Sei lá, pra mim essa leitura não funcionou!
Gabii.Moraes 31/05/2024minha estante
Que pena, prometia kkk

Karina Heike 31/05/2024minha estante
Amg, prometia kkkkkkkk mas não entregou!

tiemi 27/05/2024

Amei a escrita, a história e os personagens são bem envolventes. Confesso que esperava mais do desenvolvimento da magia da Amarílis, e também, da relação da Amarílis e do Tolú.

Valkiria7 26/05/2024

Um livro que faz a gente refletir sobre vários assuntos como luto, injustiças e poder.
Apesar de ter alguns pontos que não gostei tanto, foi uma leitura muito boa e curti bastante o romance.

contosdesara 26/05/2024

Maravilhoso!!!!
Mariposa Vermelha é uma fantasia nacional que conta a história de Amarílis, uma mulher que vive sob um regime opressor e que tem que esconder quem ela verdadeiramente é para continuar vivendo sua vida. Mas isso muda quando ela se vê diante do homem que arruinou sua vida e sua família e decide se vingar invocando um demônio?

Eu adorei esse livro!! A escrita é super fluida e gostosa, e o livro é muito envolvente. Os personagens são incríveis e eu amei a forma como a autora vai trazendo nuances da personalidade deles aos poucos.

Eu amei o desenvolvimento da Amarílis, ver ela sair do casulo e assumir quem ela é. O demônio Tolú é maravilhoso também! O desenrolar da relação dos dois é muito bem construído.

Eu gosto que o livro tem uma atmosfera meio misteriosa, até mesmo em relação à magia e o que ela representa naquele mundo. Acho que condiz bem com a narrativa!

Gosto muito também que não é um livro pesado, mas ao mesmo tempo tem cenas e atitudes despudoradas dos personagens, quase como se fosse uma área cinzenta da moral dos personagens!

Recomendo muito a leitura!!! Muito bom.

Isa 25/05/2024

Luxo nacional
Nunca tinha lido uma fantasia nacional, ganhei esse de aniversário e foi uma grata surpresa, sério, que livro gostoso e surpreendente, de verdade

gostei muito do desenvolvimento dos personagens, mas tirei uma estrela pelo final corrido que não me agradou pela correria mesmo.

adorei o Tolu, um querido mesmo e a Amarilis vai conquistando a gente de pouco em pouco

jess ortega 23/05/2024

SOCORRO
Que livro boooom!!!! É um livro pequeno, mas não deixa a desejar em nada. Fantasia incrível, história incrível e ainda deixou um gancho pra um próximo livro (o que eu espero muito que tenha). As últimas páginas fui devorando e não consegui ir dormir sem terminar rs imploro que vocês leiam essa maravilha e valorizem os nacionais ??

Alyne46 19/05/2024

Maravilhoso
Esse livro é emocionante, você acompanha o processo de encontro pessoal, descoberta e libertação da "mocinha", ele também nos coloca a pensar no que é certo e errado, em nossas ações e o que pode ser justificado ou não. Muito bom o livro.

Beatriz3345 18/05/2024

Fantasia brasileira com um toque sombrio
Gostei da leitura, mesmo que o momento não tenha favorecido ela ser mais fluída (no meu caso). Amarílis e Tolú são uma "bruxa" e um demônio, personagens que geralmente não seriam os protagonistas virtuosos (e eles não são kkkk).

A história é narrada em primeira pessoa por Amarílis. A narrativa tem várias analogias com nossa realidade social e política (principalmente se pensarmos no contexto até 2022), mas não se passa no nosso mundo, há uma vibe/ambientação meio "retrô" ao mesmo tempo que fantasia aparece de forma sutil e existem elementos distópicos

sea of love 18/05/2024

?Você quer beber a minha loucura??
Este livro mudou a minha vida. Não no sentido de ?nossa, nunca mais serei a mesma pessoa agora que li essa história? (apesar de eu achar que nunca serei capaz de parar de pensar nela e isso de fato muda quem sou), mas no sentido de: agora eu consigo entender quem sente a necessidade de anotar cada novo parágrafo de um livro. Antigamente, quando via alguém com um livro todo colorido com uma montanha gigantesca de post-it, eu me perguntava que tipo de história magnífica estavam lendo para precisarem registrar cada mínimo detalhezinho dela. Pois bem! agora eu entendo, porque foi exatamente o que eu fiz com o meu exemplar desse livro aqui. Eu anotei tanto, mas TANTO, que acabaram meus post-it. Eu passei tanto tempo rabiscando frases que me impactaram que no fim acabei ?estragando? a lombada do livro. Mas é pra isso que eles servem, né? pra serem amados. Eu terminei a leitura e amei enxergar o resultado. Eu adorei passar os olhos por todos os registros que fiz em cada página, adorei ter apreciado tanto essa experiência.

Mariposa Vermelha facilmente já se tornou a minha melhor leitura do ano e mais um novo favoritado pra vida (o que me choca ? eu raramente leio livros nacionais, quiçá romantasia, mas este livro abriu meus olhos pra um novo mundo TÃO magnífico. Eu definitivamente estarei dando mais prioridade à literatura nacional de agora em diante!).
Não quero detalhar muito sobre a leitura e os personagens nesta review, porque a parte gostosa é ler e descobrir por si só, mas uma coisa eu posso dizer: quero um Tolú pra mim!!! Ele entrou pra minha listinha de personagens que preciso proteger a todo custo, o meu novo book boyfriend predileto. E a Amarílis teria entrado para essa listinha também, se não fosse o fato de ela ter crescido tanto neste livro que, quando cheguei no final, concluí que seria ELA quem estaria me protegendo. Que experiência gostosa ter acompanhado o amadurecimento de uma personagem tão bem desenvolvida! E, tenho que confessar, não estava dando nada para esse romance (porque esperava por um livro sobre política e luta por poder), mas no fim me surpreendi ao receber TUDO de bom. Eu amei que eles tenham se descoberto e amadurecido juntos ao explorarem seus passados e seus poderes. Que livro incrível, viu? Eu só não o devorei em um único dia porque precisei me obrigar a largá-lo e ir fazer minhas tarefas e obrigações, caso contrário teria lido tudo em um frenesi. E, mesmo agora que terminei, fiquei com aquele gostinho de ?quero mais? e sinto essa vontade louca de ir importunar a Fernanda para que escreva uma continuação ? então fique aqui a minha sugestão: eu amaria continuar a acompanhar a história deles, principalmente num desenrolar que explore mais o crescimento do poder da nossa protagonista e, claro, momentos de romance entre o casal, já que esta partezinha da história só se desenrolou quando tudo já estava chegando ao fim.

Em suma: julgue SIM um livro por sua capa, porque eu o comprei por achar a coisa mais linda do mundo e, veja só!!! Tenho um novo predileto que carrego em meu coração!!! ?

Camila Maria 15/05/2024

Ainda em choque com tudo o que esse livro me fez sentir
Esse livro com toda certeza foi um dos melhores que já li, e quero ler novamente. A história é tão delicada, emocionante, arrebatadora e me deixou tão apaixonada por todos os personagens, Amarílis se tornou uma das minhas musas literárias.
A história ao mesmo tempo é tão emocionante e crua. Obrigada por tudo Fernanda Castro

oiamandah 13/05/2024

Leitura fluida, tranquila e bem interessante. No começo senti o ritmo um tiquinho lento mas depois a história desenrola super bem e ficamos com mais vontade de ver oq vai acontecer.

Achei as cenas com Tolú muuuuito boas heheheh mas confesso que diminui minha nota de 4 pra 3,5 por conta do final. Achei meio corrido e parece que ficou caricato demais, sabe? Não senti que "casou" legal com a história toda, por mais que a personagem tenha conseguido realizar o desejo inicial. Em alguns momentos também senti falta de explicações pro poder da Amarílis. Como funciona, o que é, etc... teremos continuação?

De modo geral é um livro de fantasia bem delicia pra ler e relaxar, recomendo :]

Melissa635 13/05/2024

Resenha - Mariposa vermelha
Bem diferente de todos os livros de fantasia que eu já li, me surpreendi muito com a história de Amarílis, uma das melhores fantasias únicas que já vi, com um universo e construção própria. Comecei a ler e não consegui largar o livro até terminar, a escrita da autora mas com que fiquemos completamente cativados pela trama. Confesso que no começo achei bem estranha a relação entre Amarílis e Tolú, pelo fato dele ser quem é, faz no fim acabei me cativando por ele também. Uma coisa que me chamou muita atenção na história e que gostei bastante foram as amizades de Amarílis, que apesar de tudo sempre se mostraram próximas e fiéis a ela. Gostei bastante do desfecho da história, como Amarílis conseguiu finalmente aceitar quem era e potencializar oque ela tinha de melhor. Fiquei impressionada também com o vestido que ela fez com os bichos de seda e sangue, me surpreendeu bastante e gostei bastante de como isso se relacionou com o título do livro. Só senti falta de um epílogo com os personagens dali um tempo, ou até mesmo de um epílogo narrado por Tolú, contando como se sucedeu os próximos dias depois da prisão de Amarílis. Apesar de tudo, isso não baixou de forma alguma o quanto gostei do livro. Recomendo pra todos que amam uma fantasia e querem sair um pouco da zona de conforto e da mesmisse.

Agnnes29 10/05/2024

É um romance,mas é fantasia, é crime, e tudo junto
É um livro viciante desde do primeiro capítulo, fiquei encantada como a magia é descrita no livro, uma fantasia envolvente.
Tem frases muito boas e reflexivas no livro.
O jeito que a escritora escreveu o livro, é muito gostoso de ler, achei os nomes dos personagens muito chic.
Para mim o livro tem uma vibe "vintage".
Fiquei em choque com o final,me surpreendeu, não dou 5 estrelas porquê as vezes achei monótono e as vezes a protagonista me cansada um pouco. Tem cena hot e apesar de eu não curtir esse estilo de livro, eu gostei porquê não se passa em apenas nisso.
A evolução da protagonista te surpreende e te tira o fôlego!