Pare de tentar. Comece a fazer.

Pare de tentar. Comece a fazer. Julia Kristina

Resenhas - Pare de tentar. Comece a fazer.

MayaraMoeller 18/05/2023

O titulo e a capa não fazem jus à esse livro!!!! Comecei sem expectativa nenhuma e acabei lendo um dos melhores do ano, e mais do que isso, acabei tendo DIVERSAS chaves giradas emocionalmente.
Descobri tanto sobre mim, aprendi a identificar o que eu sinto, e por ser fortemente embasado em "A Coragem de ser Imperfeito" (que é um dos meus preferidos da vida), fui relembrada sobre vários pontos importantes que eu precisava muito no momento atual.
Esse livro vale MUITO a pena, ele traz aprendizados que todos deviam ter.
Gente bora se curar!!! Bora aprender a se conhecer pra não ser reativo com quem amamos.
Amei amei amei amei.
Vou levar pra vida. ?

Carla.Parreira 05/03/2024

Pare de tentar. Comece a fazer (Julia Kristina). Melhores trechos: "...À medida que aprendemos e crescemos fisicamente, também aprendemos o que precisamos fazer para receber amor e aceitação. Nosso cérebro está em uma missão de entender como ser 'bom o suficiente' para atender às nossas necessidades. Cada vez que nos comportamos de certa maneira e somos recompensados com amor, atenção ou mesmo coisas materiais, nosso desejo de continuar esse comportamento se solidifica. Acrescente a isso o fato de que constantemente nos dizem coisas sobre nós mesmos que se entrelaçam à nossa identidade. Por exemplo, se nos dizem que somos curiosos, desobedientes, motivados ou até bobos, é provável que incorporemos isso. Todas essas crenças e comportamentos se entrelaçam, criando um sentido único de nós mesmos — nosso ego. E nós nos apropriamos desse sentido de nós mesmos, como deveríamos! No entanto, às vezes essa propriedade pode se tornar problemática... Como nem sempre estamos plenamente conscientes dos pensamentos e das crenças que causam as nossas respostas, muitas vezes não percebemos nossa participação nas nossas próprias emoções. Elas surgem dentro de nós e parecem fora de controle quando não conseguimos entender o que de fato está acontecendo no nosso cérebro... Quando você para, respira, sintoniza suas emoções e planeja como quer prosseguir, você não apenas terá mais ferramentas para gerenciar suas emoções naquele momento, mas também estará treinando seu cérebro para responder com atenção e intenção em situações muito difíceis no futuro. Quando você provar ao seu cérebro que pode tomar as rédeas, mesmo quando em situações adversas, ele começará a confiar na sua capacidade de gerenciamento... Você está no comando da sua autoestima? A cada pergunta à qual responder 'verdadeiro' com confiança, você ganha um ponto. 1. Você tenta fazer coisas do seu interesse sem pedir a aprovação dos outros primeiro; 2. Você se permite ser imperfeito; 3. Você não 'pede' elogios; 4. Você não é gentil demais para obter favores de outras pessoas; 5. Você não revisa seus e-mails várias vezes para confirmar que eles estão perfeitos antes de clicar em enviar; 6. Você sabe que, se alguém não gosta das escolhas que faz, isso nem sempre significa que você esteja errado; 7. Você não se culpa quando comete erros; 8. Você não fica deitado na cama à noite se preocupando com o que as pessoas pensam de você; 9. Você não passa muito tempo tentando se tornar outra pessoa; 10. Você consegue comemorar as realizações das outras pessoas; 11. Você consegue comemorar suas próprias realizações, as grandes e as pequenas; 12. Você não vê problema em passar um tempo sozinho; 13. Você é capaz de ser flexível quando surgem mudanças; 14. Você não leva as coisas para o lado pessoal com muita frequência; 15. Você acredita que merece uma vida boa, com amor e sucesso; 16. Você confia em sua capacidade de se adaptar a mudanças; 17. Você não se sente ameaçado diante de desentendimentos com os outros; 18. Você não se compara com os outros com muita frequência; 19. Você não vê problema se nem todos gostarem de você; 20. Você não tenta fazer com que todos gostem de você. Se a sua pontuação foi: 15-20: Olha só! Bom trabalho! Seu relacionamento consigo mesmo parece estar indo bem. 10-15: Não se desespere, você só precisa se reconectar consigo mesmo. Valerá a pena. 0-10: Ei, amigo, você está precisando de um pouco de amor-próprio e autocompaixão! Nunca se esqueça de que você é digno. Ninguém é perfeito e, definitivamente, ninguém tem tudo planejado... A autoeficácia é a sua crença na capacidade de ser bem-sucedido no que se propõe a fazer. É acreditar que você tem pelo menos algum controle sobre sua motivação, seu comportamento e seu ambiente social. É saber que, embora não controle suas circunstâncias, você sempre pode escolher o que fazer nelas. O autorrespeito, por outro lado, refere-se ao valor. É responder às perguntas: quanto você se valoriza? Quanto está conectado com seu senso inerente de dignidade? Acredita que merece ser feliz e ter uma vida boa? Você entende o valor de apenas ser você mesmo? Com que frequência você presta atenção a si mesmo e valoriza seus desejos, suas necessidades, suas preferências e suas perspectivas? Você está controlando sua própria vida e suas próprias escolhas? Se quer um relacionamento sólido consigo mesmo (ou qualquer relacionamento saudável), é fundamental se respeitar... Seja verdadeiro. As outras pessoas vão gostar mais de você, e você também (que é a parte mais importante); Em vez de pressupor que as pessoas estão pensando o pior ao seu respeito, tente supor que elas estão pensando o melhor; Construir sua autoestima é um trabalho interno. Ela é formada por um sólido relacionamento pessoal baseado em como você se trata; Você vive consigo mesmo desde seu nascimento até o fim da sua vida, então vale a pena investir em si... A seguir estão relacionados onze 'pensamentos bloqueadores de limite' comuns, combinados com os 'contrapensamentos libertadores de limite': Pensamento bloqueador de limite número 1: os limites farão com que as pessoas pensem que sou egoísta; Contrapensamento libertador de limite: não é meu trabalho gerenciar os pensamentos dos outros; meu trabalho é ser responsável por mim; Pensamento bloqueador de limite número 2: os limites farão com que as pessoas pensem que sou uma pessoa difícil; Contrapensamento libertador de limite: não é difícil respeitar meus próprios limites; Pensamento bloqueador de limite número 3: se eu estabelecer limites, vou magoar as pessoas que amo; Contrapensamento libertador de limite: se eu não estabelecer um limite, a amargura e o ressentimento crescerão dentro de mim, tornando-me mais propenso a ser agressivo em algum momento. Apesar de no início alguém poder se magoar com meu limite, é muito melhor estabelecê-lo do que sofrer mais tarde; Pensamento bloqueador de limite número 4: se eu estabelecer um limite, significa que sou uma pessoa má; Contrapensamento libertador de limite: se eu estabelecer um limite, significa que sou uma pessoa franca; Pensamento bloqueador de limite número 5: se eu estabelecer limites, sentirei muita culpa; Contrapensamento libertador de limite: só sentirei culpa se me convencer de que o que quero, penso, preciso e sinto não tem importância; Pensamento bloqueador de limite número 6: se eu estabelecer um limite, deixarei alguém desconfortável; Contrapensamento libertador de limite: é possível. Mas meu conforto também conta; Pensamento bloqueador de limite número 7: não posso dizer 'não' quando alguém me pede alguma coisa; Contrapensamento libertador de limite: tenho o direito de dizer 'não' quando eu quiser ou precisar; Pensamento bloqueador de limite número 8: é meu dever manter o grupo/a família unido(a) e, portanto, não posso dizer 'não' ou retroceder; Contrapensamento libertador de limite: compete aos membros de qualquer comunidade contribuir para o bem-estar do grupo e para o seu próprio bem-estar; Pensamento bloqueador de limite número 9: se eu disser não, as pessoas não vão gostar de mim ou me valorizar. Ficarei só; Contrapensamento libertador de limite: algumas pessoas não vão gostar de me ouvir dizer 'não'; outras vão me respeitar mais por isso. Sou mais do que aquilo que posso fazer pelos outros; Pensamento bloqueador de limite número 10: não importa como as pessoas me tratam. Se eu ficar quieto, todos ficarão felizes; Contrapensamento libertador de limite: o conflito não é proibido. Todos, inclusive eu, têm o direito de ser vistos, ouvidos e levados em consideração; Pensamento bloqueador de limite número 11: se eu fizer tudo para todos, ninguém poderá me criticar, e ficarei em segurança; Contrapensamento libertador de limite: está me custando muito fazer tudo isso; honestidade com compaixão é melhor do que ressentimento... A verdade é: o que outra pessoa tem, é ou faz simplesmente não representa uma ameaça para você. O que outra pessoa tem ou é não tira nada de você... Enquanto você faz o seu trabalho, o autocuidado e a autocompaixão são muito importantes. Saber como me valorizo e como me sinto não depende do que as outras pessoas pensam de mim; depende do que eu penso de mim. E quero que faça o mesmo. Pense em como você chegou até aqui em vez de pensar que ainda falta tanto. Tenha orgulho de si mesmo. Reconheça os passos que deu, as mudanças que fez e o crescimento que alcançou. Você nem sempre consegue ver seu crescimento dia após dia, mas ao se comparar com sua versão de algumas semanas ou meses atrás, você verá. O cérebro humano gosta de olhar para a frente, prever armadilhas e se preocupar com o que está por vir. É seu trabalho fazer sua massa cinzenta olhar no espelho retrovisor para ver onde você estava, apreciar onde está e ficar animado com a direção em que está indo..."

_f.c.r_ 24/04/2024

Questões relacionadas ao controle emocional
A autora aborda questões relacionadas ao controle emocional, autossabotagem e a tendência de colocar nas mãos dos outros o controle de nossa própria vida.

Aqui estão alguns pontos-chave sobre o livro:

1. Objetivo do Livro:
- O livro visa ajudar os leitores a se tornarem emocionalmente mais fortes e a assumirem o controle de seus próprios pensamentos e emoções.
- Julia Kristina oferece técnicas e ferramentas eficientes para lidar com o domínio emocional pessoal.

2. Temas Abordados:
- A autora explora temas como medo de errar, culpa, ansiedade, autossabotagem e o desejo extremo de agradar os outros.
- Ela ensina como estabelecer limites, tomar as rédeas da própria vida e se tornar o único responsável pelo bem-estar pessoal.

3. Público-Alvo:
- O livro é indicado para pessoas que:
- Dizem "sim" quando querem dizer "não" para evitar desapontar os outros.
- Sentem-se insuficientes no trabalho ou em outras áreas da vida.
- Acreditam que a felicidade está condicionada à resolução de problemas específicos.

4. Abordagem Prática:
- Julia Kristina oferece ferramentas práticas para que os leitores possam romper com padrões de pensamento nocivos.
- Ela incentiva a reflexão sobre como interpretamos os acontecimentos e como isso afeta nossas emoções.

5. Sobre a Autora:
- Julia Kristina possui mestrado em aconselhamento psicológico.
- Ela é terapeuta, coach em gerenciamento da mente, pesquisadora, palestrante e criadora do Breakthrough Coaching Program.

6. Tendências:
- A autora tem um viés evolucionista, dá entender isso ao citar várias vezes o ?homem primitivo?.
- O livro é inclinado ao antropocentrismo.

Vanessa.Bugdanovicz 31/12/2023

Leitura obrigatória para quem quer construir uma mente forte
Você já procurou em diversos lugares a resposta da pergunta: Por que sou tão emotivo em momentos desnecessários, descontrolado em discussões, ansioso com o futuro ou ainda, não consigo respeitar meus limites?
Já procurei está resposta em diversos lugares, mas foi nesse livro da Júlia que descobri as respostas e além de tudo, descobri como lidar com isso sem desrespeitar o outro. Simplesmente leiam!

Derlane Lima 17/05/2024

Bons conselhos...
A forma como a autora trás de pensar em alternativas diferentes para a mesma situação para não se abalar é ótima.

"Não se sinta mal quando receber críticas, as pessoas só estão pensando nelas mesmas..." (interpretação minha)

Essa frase resume e trás um bom motivo para ler este livro. Nem que seja naqueles dias de ressaca literária.