Suicidas Raphael Draccon

Resenhas - Suicidas

Ray Raffs 02/04/2024

Não, esse livro não é pró setembro amarelo!
O livro nos insere nesse universo louco e doentio que é a mente de Raphael Montes de maneira sutil, mas brutal. A premissa de investigar juntamente com a delegada a motivação para que um grupo de adolescentes tenha cometido suicídio e deixado um rastro de carnificina, por mais que perverso, é intrigante. A ambientação é muito boa, por mais que esse seja o primeiro livro do autor, mesmo assim ainda é possível sentir a tensão geral em várias cenas, principalmente em querer saber quem será o próximo a puxar o gatilho e descobrir o que virá, se um "click" ou um "pow", mas garanto a você uma coisa: o que vem antes de cada tiro é mais chocante e esclarecedor do que ele em si.
A trama se aprofunda cada vez mais sobre o assassinato do casal Vasconcelos, pais de um dos adolescentes suicidas. Durante o desenvolvimento você presencia muitas teorias de quem poderia ser o assassino e sua motivação, mas somente no fim a verdade vem à tona com uma grande e inesperada revelação.
O livro tem uma boa estrutura, ainda que no seu início as coisas demorem para caminhar com mais velocidade, mas apenas por se tratar de uma apresentação de personagens com suas vivências. É um trabalho bem jovem, bem ambicioso e descarado, sem medo de expôr a carne viva para o leitor.
Minha nota não é 5 somente por já ter lido o segundo livro do autor e reconhecer que este não é seu maior feito, há um arco de evolução que RM toma ao longo dos anos e por isso esse segue sendo algo mais "experimental".

thais_natale 26/03/2024

Terminei e tô só aquele meme: ?Júlia, pq o que você não me avisou que esse caralh* ia acabar com a minha cabeça?? MEU DEUS QUE LIVRO BOM. Eu tô passada, chocada, sem palavras. ESSE HOMEM FOI CERTEIRO, RAPHAEL MONTES TE APLAUDO DE PE QUE IMPECÁVEL!
Juro tô em choque, acertei um pequena parte do plot, mas o conceito todo, por um mísero segundo até passou pela minha cabeça algo do gênero, mas pensei: ?não, não pode ser? e comecei a bolar 700 teorias sem pé nem cabeça kkkk. No fim, li arregalando o olho e abrindo a boca em choque. Que perfeito.
Chequem os gatilhos antes de ler e depois, saboreiem essa obra de artes do Raphinha Montes ??
?mastermind? SIM

Rafael Oliveira 02/11/2023

Suicidas
Nove jovens são encontrados mortos no porão da casa de campo da família de Zak, um dos jovens, após participarem de uma roleta-russa.

No local onde tudo ocorreu, junto com os corpos, é encontrado um caderno escrito por Alê, outro dos nove jovens suicidas, contando todos os acontecimentos em tempo real.

Um ano após o incidente, a delegada Diana reuni as mães dos jovens para uma roda de conversa informal com a finalidade de entender realmente o que ocorreu, colocando em pauta detalhes que nenhuma mãe tinha o conhecimento.

Além da leitura do caderno de Alê sobre a roleta-russa e da reunião entre as mães e a delegada, outras anotações de Alessandro são apresentadas, de acontecimentos anteriores ao incidente, acrescentando mais detalhes dos nove jovens.

O porquê dos jovens decidirem participar da roleta-russa, foi para mim o maior mistério. A estória me prendeu praticamente até o final para revelar todas as motivações.

No decorrer dos acontecimentos fui criando minhas teorias, porém logo em seguida, principalmente durante os momentos das mães com a delegada, estas mesmas teorias eram criadas por elas. Várias vezes acreditei que fui instigado a criar estas teorias.

O final é surpreendente, não tinha como prever o desfecho desta estória. É uma reviravolta fantástica.

SPOILER A PARTIR DESTE PONTO

No decorrer da estória, principalmente conforme lemos os acontecimentos no porão, vi que Zak tinha ficado fora de si, fazendo atos desumanos, como torturar Otto, motivado Noel cometer necrofilia, decidido por Dan a morte dele, entre muitos outros casos.

Devido a isso, acreditei e não passou em minha cabeça em momento algum, que todo o jogo da roleta-russa tinha sido arquitetado por Zak. Foi uma reviravolta fantástica o final, revelando que por trás de tudo sempre tinha sido o Alê.

De Zak ser homossexual, ficamos sabemos pouco após o início, e como sua amizade com Alê é bem forte, suspeitei muitas vezes que Alessandro gostava de Zak, mas que o mesmo apenas via o Alê como amigo.

E novamente o final, onde Alê aproveitou da amizade e da fraqueza de Zak para arquitetar tudo. Neste ponto, Zak que foi a vítima.

Alguns pontos tive a percepção boa, acertei da moeda de Waléria ter duas faces iguais; de Waléria estar grávida de Zak e de Débora, e consequentemente o Alê, estar pro trás das mortes dos Vasconcellos. Mas deste último ponto foi uma intuição sem baseamento, pura sorte kkkk.

Livro sensacional, a única parte que não curti muito, e talvez seja porque foi minha primeira vez neste tipo de leitura, foi o fato de ter mais de uma linha temporal de acontecimentos, sendo as anotações de datas distintas de antes do incidente, do incidente em si e da reunião das mães com a delegada.

Por fim, achei interessante e de certo humor, a referência (puxa saco kkk) do Alê querer publicar o livro pela editora Companhia Das Letras, a que foi publicado o livro Suicidas em si, e também o fato dele ter mudado o nome para Raphael Montes.
-Rafaela 02/11/2023minha estante
Parabéns pela resenha, Rafa! ??Esse livro é incrível, para mim, o melhor do RM. O plot tão bom que não previ e quando finalizei, demorei para acreditar!!

Mary Baratela 02/11/2023minha estante
Parabéns, resenha incrível ????
Fico feliz que tenha gostado ?

Rafael Oliveira 02/11/2023minha estante
Obrigado Rafa ? Muito bom mesmo. Só li este do RM por enquanto, mas já tenho outros na lista pra ler. Incrível a reviravolta né?! ?

Rafael Oliveira 02/11/2023minha estante
Obrigado Mary ? Logo pego outro dele contigo pra ler ??

-Rafaela 02/11/2023minha estante
Todos são muito bons, só falta Dias Perfeitos para eu concluir todos dele! espero que goste dos outros livros também ??

Stefany.Borborema 24/08/2023

Impactante
Que enredo genial, terminei o livro impactada, digerindo a resolução de todas as pontas soltas.
Um livro chocante, traumatizante e reflexivo sobre a falta de humanidade no ser humano, nos absurdos que podem fazer por quaiquer motivos.
Incrível, com certeza ficarei pensando e refletindo sobre os temas tratados por um bom tempo. Recomendo!

Camila1550 14/08/2023

QUE LIVROO
Muito in(tenso), que livro meticuloso, cada capítulo parece cuidadosamente costurado pelo autor. A impressão que temos é que cada fato narrado, cada detalhe é cuidadosamente inserido para confundir, para aterrorizar, instigar o leitor para um final incrível e completamente inesquecível. Porém !!!ATENÇÃO!!! É um livro com muitos gatilhos, muitas cenas pesadas. Se você é sensível ***não leiaa**

Kaleo Santiago 08/08/2023

Lido e Aprovado!!
Cara!! Esse é o livro com mais plot twists que ja li até hoje, e simplesmente é perfeito. A arquitetura dos fatos é infalível e te leva a descobrir o que de fato ocorreu, apenas nas últimas linhas. Livro sensacional. Com certeza vou ler mais obras do Raphael Montes e que bom que temos no Brasil um cara com essa habilidade na escrita, pra mostrar que não são só os gringos que sabem contar uma boa história sangrenta.

alicia 19/07/2023

O jurídico do Raphael tem muito o que declarar
Eu fiquei muito impressionada quando descobri que esse aqui foi o primeiro livro do Raphael, não só pela qualidade da obra, mas por tido essa mente de titânio tão jovem.
Apesar de ser um livro com muitas páginas, você lê muito rápido, pois você acaba ficando muito curioso e muito envolvido com a trama.
A história obviamente tem muito gore, em algumas cenas fiquei com o estômago embrulhado, mesmo já sendo esperado kkkk
O desfecho acaba deixando algumas pontas soltas, e algumas justificativas não me convenceram, por isso não dei 5 estrelas, tirando que algumas coisas que aconteceram foram um pouco previsíveis.
Mas pela narrativa envolvente como um todo, e pensando que foi um livro de estreia, merece 4.5 estrelas. (E lógico, pela última frase do livro kkkkkk)

Eli.Araujo 04/07/2023

E mais uma vez...
Raphael Montes traumatizou ao mesmo que chocou!

Nesta obra, o autor explorou da maneira mais crua e explícita até onde vai a podridão do homem encoberta por ganância, violência e poder. O quão frágeis são as relações sociais e como uma suposta "brincadeira" foi o suficiente para revelar o lado mais sujo das pessoas.
A sensação de desconforto e aperto no estômago durante (e até mesmo depois da leitura do livro!) é algo que faz o leitor se sentir vulnerável e até mesmo desconfiado com as pessoas que nos cercam... Até que ponto se pode confiar na palavra de agluém? Até que ponto SE PODE confiar em alguém?

A contrução da narrativa é perfeira para quem ama um suspense com uma dose generosa de gore, para quem tiver estômago, coragem e senso crítico, é um livro que você difícilmente vai esquecer.

Taci.Souza 26/06/2023

O livro de estreia de Raphael Montes é sem dúvida um dos mais surpreendentes do autor. Ousado e original, o modo como a trama é organizada, alternando perspectivas e ordem temporal, conduz o leitor numa jornada angustiante através das páginas.

A temática abordada de forma intensa, apresentando personagens complexos e enigmáticos, torna a leitura intrigante; as inesperadas reviravoltas que se revelam em momentos cruciais, mantém o interesse do leitor à medida que brinca com a sua curiosidade.

Embora seja o primeiro livro escrito por Raphael, escolhi fazer essa leitura após ter contato com as outras obras do autor, o que possibilitou observar a evolução da escrita do mesmo, e constatar o aprimoramento que ele adquiriu a medida que ganhava mais experiência.

Um livro desafiador, angustiante e original, que só serviu para reforçar a posição de Raphael Montes como um dos meus autores nacionais favoritos!

Nalaura 18/05/2023

Chocante
Eu confesso que comecei achando que o livro não seria nada demais. De início, a motivação de alguns jovens a participar da roleta russa me pareceu pouco crível.
Mas não tem como, o Raphael tem uma escrita muito boa, super envolvente. Passei 8 dias lendo o livro e quando não lia não parava de pensar na história. Entretanto, não posso deixar de falar o quanto esse livro é pesado: gordofobia, homofobia, misoginia, capacitismo, estupro, necrofilia, tudo isso é abordado na história.