Salem

Salem Thomas Gilbert

Resenhas - Salem

Joao.Miguel 18/05/2024

Salem é uma graphic novel de Thomas Gilbert, que reimagina a caça às bruxas de Salem, no final do século XVII, com uma abordagem contemporânea. A história centra-se em Abigail Hobbs, uma jovem que enfrenta as acusações de bruxaria em sua comunidade. A obra explora temas como medo, intolerância, poder e liberdade, usando os eventos históricos como metáfora para questões atuais.

A arte de Gilbert é expressiva e detalhada, com uma paleta de cores que cria uma atmosfera sombria e onírica, reforçando o clima tenso da narrativa. Os personagens são bem desenvolvidos, especialmente Abigail, que se destaca pela sua coragem e resiliência.

Odivany 25/04/2024

Salem
Em uma história sombria e violenta, a velha história das bruxas de Salem é recontada. Embora o roteiro passe o recado que a história real passa a respeito do fanatismo, medo e auto proteção, o escritor inseri alguns itens criativos e novos personagens.
Desenho primoroso e edição bem feita.
Vales a pena!

Carina 14/04/2024

Obra de arte!
Na minha opinião, essa é uma peça de arte preciosa.
Além da história, que retrata muito bem a caça às bruxas de Salem, no século XVII, a arte de cada página é digna de muitas palmas.
O autor conseguiu expressar a essência da dor, da injustiça, das crenças fervorosas e venenosas que deram início a um período sombrio e tenebroso de nossa história.
Também acabei me apegando muito a personagem principal, Abigail Hobbs, que mostrou curiosidade, força e ímpeto para buscar um caminho diferente e lutar por aquilo que acredita; e na relação entre o grupo de mulheres injustiçadas e mal tratadas.

*Essa graphic novel conta com imagens fortes, portanto, tomem cuidado.

MarcosQz 29/03/2024

"que a história de vocês jamais seja esquecida."
Salem de Thomas Gilbert é uma ótima HQ, traços rústicos e sombrios completam a história que não poderia ser diferente. A história de salem é bem conhecida, mas nas páginas da HQ Thomas mostra o lado da irmandade entre as mulheres acusadas, a selvageria de pessoas que conviviam em conjunto. O egoísmo é o início de tudo, o amor não correspondido.
Salem é mais um ponto de vista de uma realidade do século XVII, que vitimizou centenas de milhares de pobres inocentes, tudo em nome do Senhor.

Karina335 17/03/2024

Impactante
Uma história surreal, real, sofrida e muuito impactante. Havia muito tempo que queria ler ele, ganhei de aniversario e li em 3hrs kk
Ao mesmo tempo que a gente sente aquela empolgação do "baseado em fatos reais" a gente também sente aquele "seco" na garganta de saber que até hoje a historia continua a mesma só que não matam bruxas enforcadas e queimadas, e sim, com a língua...
Gostei demais mesmo, valeu a pena a espera.

RaquelSales17 19/02/2024

Devastadora
A história de Salem não é segredo para ninguém, contudo não tem como não torcer para que a mulheres não sejam mortas.
Muito triste ?

ReadingWithMarih 17/02/2024

Macabro.
Cara a história toda é clássica mas nada me preparou pra essa versão, me fez chorar 3 vezes e o final me arrebatou de uma tal maneira que não estava esperando por isso. Me causou muuuitas sensações estranhas que nem se eu quisesse conseguiria descrever elas, mas o livro é bom e recomendo muito a todas as mulheres, trans e queers a lerem.

Evy 12/02/2024

Toda mulher sente a dor dessas chamas na pele!
Eu sabia que seria uma leitura triste e dolorosa e ao mesmo tempo me encheria de ódio por tempos passados de injustiças que reverberam até hoje. Toda mulher sente a dor dessas chamas na pele. No entanto, também sabia que era uma leitura necessária. Nesta obra fascinante e aterradora, somos mergulhados nas profundezas estreitas e opressivas da colônia de Salem, Nova Inglaterra, revelando as verdades ocultas e as vozes silenciadas dos julgamentos das bruxas de Salem.

Através de traços firmes e belíssimos e cores vibrantes que saltam das páginas, Gilbert traz questões universais sobre o ódio arraigado no seio das estruturas morais e judiciais, a hipocrisia religiosa e a transformação gradual de cidadãos inocentes em fanáticos violentos. Ao explorar os massacres de povos indígenas e a propagação da ignorância e superstição, Salem lança luz sobre os aspectos mais sombrios da natureza humana.

No coração sombrio do século XVII, situada na vila de Salem, a trama segue a vida de Abigail Hobbs, uma jovem de catorze anos cuja infância feliz é abruptamente interrompida por uma série de eventos sinistros desencadeados por um inocente incidente. Embora seja uma obra de ficção baseada em eventos ocorridos há mais de três séculos, Salem ressoa profundamente com as questões e os dilemas enfrentados pela sociedade contemporânea.

Na introdução, Gilbert expressa seu objetivo de ilustrar como uma sociedade em crise frequentemente busca bodes expiatórios para explicar seu sofrimento, e como indivíduos considerados "normais" podem ser levados a aceitar o inaceitável. Salem, é, sem sombra de dúvidas, a ilustração vívida e trágica da vida como ela é em uma de suas piores facetas e destaca, com habilidade, a fragilidade da condição humana diante do medo e da desinformação.

Numa crescente avalanche de falsas informações e hipocrisias, somos levados junto com Abigail até seu fim trágico e injusto. Aqui, onde a ficção e a história se entrelaçam de forma magistral, essa graphic novel resgata o fogo ardente da verdade de um momento sombrio da humanidade. Não apenas somos transportados ao passado, como também somos lembrados das lições urgentes que precisamos aprender para evitar a repetição desses erros.

Além de tudo que já foi dito e correndo o risco de ser extremamente repetitiva, a edição da Darkside como sempre deslumbrante aliada ás ilustrações de Gilbert é um presente e um convite à imersão nessa obra tão necessária.

Leitura mais do que recomendada, essencial!

Alan (@coracaodeleitor) 05/02/2024

Olá literários!

Hoje iremos falar sobre a graphic novel ?Salem? de Thomas Gilbert, lançada pela @darksidebooks .

Abigail era uma criança feliz na vila de Salem. Vivia inocente e sem saber das malícias e maldades da vida adulta.

Até que sua madrastra decide que ela virou uma mulher e precisa se comportar como tal. Pra isso ela precisa ser o mais discreta possível, não pode chamar atenção de nenhum homem para si e precisa ser devota á igreja.

Em suas andanças pelas florestas próximas dali, ela faz amizade com um homem com a cara pintada de preto. Todos dizem que ele é uma aparição e que ele representa o mal. Mas ela acaba fazendo amizade com ele.

A vila possui um reverendo que é completamente alucinado, e usa de sua fé para justificar seus atos mais insanos. E essa loucura vai contaminando a vila, até um começar a acusar o outro. E essas acusações são sobre pecados ou aparições de entidades malignas.

Porém acaba que no final todas elas recaem sobre mulheres da vila, que são chamadas de bruxas. E iremos acompanhar o que acontece com a vila e com essas mulheres.

Eu achei o tom da história muito incrível, pois ele deixa o leitor o tempo todo na dúvida se existe de fato o sobrenatural ou se é tudo criação da cabeça das pessoas da vila.

E como eles buscam explicar essas fatos estranhos, eles acabam culpando quem é mais fácil pra eles. Ou até mesmo apenas descontando suas próprias frustrações nos mais fracos.

É uma história que nos traz muita reflexão também sobre o papel da mulher em uma sociedade onde elas precisavam ser submissas e não atrair atenção para poderem sobreviver. É claro que as loucuras do reverendo nos rendem muitas comparações com coisas que acontecem até os dias de hoje.

A edição da editora é um espetáculo a parte, fazendo ser até um obra de colecionador por tamanha perfeição em que foi feita.

Fica aqui minha indicação de uma história super envolvente que nos traz muitas reflexões.

Edilaine 17/01/2024

Com certeza um livro difícil de ler. Mesmo sendo escrito em formato de HQ, tem uma história impactante, que demonstra como a hipocrisia e o fanatismo religioso são extremamente perigosos nas mãos de poderosos com uma população cega.

Julia5136 12/01/2024

Muito legal eu adorei saber mais sobre a história das bruxas de salém, mesmo sendo uma história de ficção é bastante coerente com oque ocorreu na realidade.

Queria Estar Lendo 22/12/2023

Resenha: Salem
Uma história em quadrinho brutal que mostra, usando um pouco da liberdade criativa, um período sombrio da nossa história. Salem, de Thomas Gilbert, dá voz à história de uma das muitas mulheres caçadas por bruxaria.

Salem conta a história de Abigail Hobbs, uma das mulheres que vivia em Salem na época da caça às bruxas. Através de uma narrativa fictícia, mas sensível aos acontecimentos, o autor ilustra o horror que cresceu sobre o vilarejo e sobre as vítimas de uma caçada sanguinária originada na misoginia e na corrupção religiosa.

Salem é um quadrinho desesperador. Com maestria, o autor consegue construir a tensão e a iminência da tragédia sem jamais estragar os momentos de inocência e felicidade plena que Abigail e outras mulheres estão vivendo.

É através da Abigail que conhecemos Salem como um vilarejo humilde, sofrendo com uma colheita vazia e com a crescente do terror religioso que o reverendo tem construído sobre os fiéis. É através do terror que o reverendo incita as pessoas sobre o diferente, seja ele na presença dos indígenas ou de qualquer um que ouse se afastar do que os ideais dele consideram "puros".

A misoginia e o horror andam de mãos dadas na caça às bruxas. E ainda que não seja uma abordagem histórica, como o próprio autor menciona na nota de abertura, mesmo os momentos mais fictícios tem um pé na verdade. O horror do que realmente aconteceu em Salem é tão macabro que quase parece ficção.

As ilustrações beiram essa visão tenebrosa, principalmente quando nos aproximamos do final da história da Abigail - que, assim como Tituba e outras tantas mulheres, realmente existiu. São cores frias para os momentos tensos, e vibrantes e quentes para os momentos mais terríveis.

Recomendo a leitura para quem quer conhecer mais sobre Salem. Ainda que fictícia, essa abordagem fala, com muita empatia, sobre a vida das mulheres que um dia habitaram aquele lugar.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2023/12/resenha-salem-thomas-gilbert.html

Dhe 25/11/2023

Salem é uma graphic novel que conta uma história fictícia baseado em fatos reais do que aconteceu na vila de Salem em 1692, quando esforcaram diversas mulheres por suspeita de bruxaria.

O autor se permitiu criar um enredo em volta dos fatos, usando as personagens da história real. Não é uma história bonita, é revoltante e agonizante.
As Ilustrações e o livro, acabamento, tudo é muito perfeito. As Ilustrações trazem peso a história. Vale muito a pena essa edição.

Abigail, meninas, mulheres, vocês jamais serão esquecidas!

Carla 19/11/2023

Obra perfeita
Essa obra ficou perfeita.

Ao reconstruir a história do "julgamento" das "bruxas" de Salem com essa arte forte e enebriante, o autor consegue traduzir com ainda mais força os abusos que ocorreram nesse fato histórico.

É triste, como são sempre os relatos de Salem, mas é preciso não esquecer. O autor desnuda os elementos que culminaram no extermínio de mais de cem jovens mulheres do vilarejo sob os desmandos de um reverendo e de um juiz de forma que é possível compreender ainda melhor todos os mecanismos políticos e sociais.

Pela linguagem gráfica se pode apreender tbm toda a intencionalidade não dita sobre religião e fé.

Recomendo muito.

analucnd 19/10/2023

Salem - 1600.
Gostei bastante do livro. Antes da história ser iniciada temos uma carta do autor explicando como a história foi construída e os motivos que o levaram a escrevê-la. Em suas palavras, Thomas diz que "Salem" se trata de uma história fictícia mas que se apoia nos relatos reais de toda crueldade cujo alastrou a real cidade/colônia de Salem alguns séculos atrás.

Histórias em quadrinhos costumam me fascinar e essa não foi diferente, as ilustrações são ótimas e a forma como as cores e outros elementos foram usados para ditar o clima de cada evento que estava acontecendo no livro foram de extrema importância.

Sobre a história, é uma leitura pesada, principalmente como leitora mulher, é difícil ver tanta maldade sendo exercida em nome do patriarcado, machismo e da "fé"; ver mulheres - muitas delas meninas, crianças - sendo massacradas, tendo sua inocência roubada, seus corpos e vidas exploradas e manipuladas por uma cultura tão cruel é angustiante, saber que nossas ancestrais e até algumas mulheres hoje em dia são marginalizadas e vistas como ameaças por simplesmente serem alegres, livres, amáveis e inteligentes é muito triste. Gostei da forma como todo o cenário caótico da caça às bruxas (que nada mais eram do que mulheres a frente ao seu tempo, buscando o direito de ser elas mesmas e poderem ser protagonistas de suas próprias vidas) foi abordado, como a violência foi mostrada de forma real, por alguns momentos eu me senti ali, senti a dor da injustiça.

A história vai muito além da protagonista e cada personagem tem uma construção muito boa, sabemos exatamente quem é cada um em sua essência. Assistimos protagonista, Abigail Hobbs ter sua vida roubada aos poucos por motivos banais, é possível enxergar as dores e as consequências de tudo o que esse símbolo de força sofreu.

*Saindo um pouco da mulher como foco da resenha, o livro também aborda temas como intolerância religiosa, perseguição e massacre dos povos indígenas além de muita ignorância e violência enraizadas na sociedade desde épocas passadas e que conseguimos identificar até os dias atuais. Vale a pena conferir e se comover com os fatos abordados.