Projeto Escher

Projeto Escher Josi Guerreiro

Resenhas - Projeto Escher

Dudu 20/04/2024

Sou um caminhante dos sonhos e não sabia...
"As pessoas vão fazer qualquer coisa, não importa o quão absurdo, para evitar olharem para suas próprias almas: - Carl G. Jung

Impossível ler esse livro e não ter em mente, obras como: "The Man in the High Castle" (1962), de Philipp K. Dick; "A chave Mestra" (2005); "Inception" (2010); Sucker Punch - Mundo Surreal (2011); "Por Trás de Seus Olhos" (2017), de Sarah Pimborough. Todas, narrativas envolvendo o limbo, o onírico (os sonhos), mente sobre o corpo, e o universo compartilhado entre eles, tudo isso, explorado de forma espetacular.

As obras que mencionei, foram apenas para nos ambientalizar sobre o enredo de Projeto Escher, pois Josi Guerreiro cria seu próprio universo singular. Usando elementos dos povos originais de Pindorama, fazendo uso ainda das religiões de matriz africana, crenças japonesas, e mesclando tudo, ela dá vida aos seus personagens em um verdadeiro caldeirão ecumênico de tirar o chapéu.

O enredo principal, como já mencionado, aborda o mundo onírico, e como diferentes pessoas pelo mundo, acessam esse lugar de formas diferentes. Aqui me lembrei também de "Sense 8", (2015), mas sem as cenas desnecessárias da série. Tainá, Rodrigo, Carlos, Gabrielle e Yukiko, cinco jovens adultos, com seus passados turbulentos, acessam o mundo onírico a sua maneira, e acabam sendo convidados para fazer parte do Projeto Escher, que visa levar pessoas comuns, a acessar aquela realidade através da tecnologia.

Com uma linguagem quase científica, comprovando todo o esmero da autora na pesquisa de campo, Josi trás um enredo que nos faz devorar as páginas. Foram poucos os livros que li com medo de devorar o livro de uma vez. (Quem se apega a uma história, sabe do que estou falando.)

Os acontecimentos nos prendem, mas também culminam em um final cheio de despedidas e possibilidades. E como diz, Friedrich Nietzsche: "É preciso ter ainda um caos dentro de si para gerar uma estrela bailarina."

Projeto Escher - Os caminhantes dos sonhos, é um livro da talentosa Josi Guerreiro, publicado pela Editora Viés, e com certeza vai mudar sua concepção sobre a realidade.

Flor do deserto 25/04/2023

Que livro incrível

Título: Projeto Escher
Autor: Josi Guerreiro
Classificação: +14 anos.
Nota: 🌟🌟🌟🌟🌟+💖
✨Sinopse: passe para o lado
⚠️ 𝙵𝚒𝚚𝚞𝚎𝚖 𝚊𝚝𝚎𝚗𝚝𝚘𝚜 𝚊𝚘𝚜 𝚐𝚊𝚝𝚒𝚕𝚑𝚘𝚜 𝚎 𝚊 𝚌𝚕𝚊𝚜𝚜𝚒𝚏𝚒𝚌𝚊ç𝚊𝚘 𝚒𝚗𝚍𝚒𝚌𝚊𝚝𝚒𝚟𝚊

🌫️ Uma mistura quase que improvável, mas que deu muito certo. Imagine uma história que mistura scifi, fantasia, mundo dos sonhos, crenças religiosas, incluindo as religiões xamânicas e de matriz africana tudo em um mesmo livro.

“— Você estava de luto. É normal se perder, mas você foi forte o suficiente para encontrar o caminho de volta. Tenho certeza de que sua mãe se orgulha de você.”

✨ A leitura de Projeto Escher é tão fluida e imersiva que o leitor se imagina desvendando, moldando o mundo onírico juntos dos personagens, passando por cada teste criado pelos idealizadores do projeto.

🌫️ Outro ponto que me agradou muito neste livro, foi a forma como a autora trabalhou as religiões de matriz africana e o xamanismo em conjunto com os sonhos. Sinto que aprendi demais sobre essas duas religiões através dos personagens que as representavam.

“— Não adianta cuidar de feridas espirituais com a medicina deste plano, Tainá."

✨ Ao mesmo tempo, todo o enredo é tão bem construído, sem deixar pontas soltas e me fez refletir muito com cada atitude tomada pelos personagens, pensando em um "bem maior" de acordo com a convicção de cada um.

🌫️ Até que ponto você estaria disposto a ir para salvar a vida de quem ama? Largaria seus princípios de lado, usaria da ciência para recuperar criminosos através da imersão dos sonhos, os usando de cobaias? Descubra mais lendo Projeto Escher. Eu amei e recomendo a leitura.

E vocês, Já leram esse livro? Ficaram com vontade de ler? Deixem aqui nos comentários. Beijos, livros e donuts 💓📖🍩✨