A Revolução dos bichos

A Revolução dos bichos George Orwell

Resenhas - A Revolução dos bichos

Gsanto 26/10/2023

Uma sólida introdução
Um bom livro pra começar a ter alguma noção do estudo da política, também é um bom estudo sobre o poder e sua ação na mente humana.
é okay e bastante acessível.

Giovana.Guedis 05/03/2024

Todos deveriam ler esse livro
Um livro que trás uma crítica social violentíssima...
Mesmo uma pessoa que não tem conhecimento de polícia consegue sentir o peso desse livro.
Adorei

vitóriaalice 27/02/2024

?Todos os animais são iguais?
?Todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais que outros.?

É uma ótima crítica de fácil entendimento, o formato de fábula trás uma visão mais abrangente da situação, quando nós colocamos do lado de fora é mais fácil ver a situação como ela é, com a mente aberta.

Henrique609 11/09/2022

Brilhante e imortal
Esse livro é imortal porque enquanto houver humanidade, haverá buscar total por poder.

Orwell faz uma crítica refinadíssima ao totalitarismo da época através de uma fábula.

O brilhantismo dele está em denunciar os "políticos" da época sem dar nomes e mostrar para adultos ou crianças de uma forma simples como um regime que aparenta ser justo pode se tornar injusto.

O autor era socialista e acreditava no ideal. Mas a sua "denúncia" acabou se tornando uma arma contra o socialismo, visto que, não há na história um caso onde o socialismo não tenha se tornado totalitarista.

Luisa647 15/02/2024

Uma edição completa
Reler a Revolução dos Bichos pela edição produzida pela Troia Editora foi de uma experiência riquíssima, por diversos motivos: nos capítulos trazer explicações sobre a alegoria apresentada por Orwell em relação aos regimes totalitários; apresentar uma introdução sobre o momento histórico durante o qual o autor escreveu a obra, ou seja, durante a segunda Guerra; a cronologia do que acontecia no mundo e no Brasil entre o nascimento e a morte do autor.
Enfim, a Troia Editora teve a brilhante ideia de apresentar elementos extras que puderam enriquecer ainda mais essa famosa fábula A Revolução dos Bichos. Para quem não entendeu as críticas de Orwell aos governos totalitaristas, sugiro ler nessa edição completa e explicativa, pois irá proporcionar, além de momentos agradáveis de leitura, ensinamentos históricos oportunos.

Luíza 23/04/2023

Abre o olho!
Não tava muito animada para essa leitura (até pq eu tô lendo por causa da escola). Mas eu paguei com a língua!!
A moral do livro não é a demonização do socialismo ( embora que tenha muitas críticas contidas no livro, não é o principal). O que o autor traz na obra é como as pessoas são manipuladas diante a política. Não foi só no século 20 que isso aconteceu, mas principalmente acontece hoje em dia em que pessoas tratam políticos como deuses. Ele nos mostra que quem está no comando não quer o bem da população, e sim o próprio bem. E isso em ambos os lados.
Também é mostrado que o sonho do oprimido é ser o opressor. Napoleão se tornou ?quem ele mais temia?.
Enfim, provavelmente uma das melhores leituras do ano

Allan.Franck 01/11/2023

Fábula que ultrapassa gerações!
Mais uma vez tive o prazer de reler esta obra de George Orwell. Aqui a tradução é diferente, mas não comprometeu o texto original, visto que existem muitas outras traduções em circulação devido ao acervo do autor estar no Domínio Público. A presente edição conta com acervo de fotos e informações, além de ótimos textos de apoio. A Revolução dos Bichos pode ser considerada uma das mais importantes obras da literatura inglesa e da língua inglesa. Em seu gênero de fábula, o autor nos mostra através dos animais da fazenda personificados, como uma sociedade fadada ao perigo da corrupção do poder. Observam-se leis arbitrárias que beneficiam apenas alguns e a manipulação de uma pequena parcela sobre a maioria, através de dissimulações das propagandas. Ótima indicação para alertar a todos que, indiferente de 'esquerda' e 'direita', qualquer regime pode estar sujeito à se corromper.

Rafa 13/10/2023

Além da narrativa ser muito interessante, durante as passagens tem algumas "observações" que explicam as referências históricas. Gostei muito!

Maressa54 04/01/2024

Temos um porco que no seu leito de morte, expõe algumas de suas revoltas para os animais contra o fazendeiro. Ele tem a ideia de iniciar uma revolução, pois os animais conseguiriam sozinhos se sustentar sem passar pela exploração dos seres humanos.

Após um tempo os animais ocorre um estopim e a revolução começa. Eles conseguem tirar o fazendeiro e começam a ser "cuidados" por dois representantes um cachaço chamado Napoleão (que representa Stalin) e um porco chamado Bola de neve (que representa Trótski).

E um regime novo com novas leis começam, os animais começam a estudar, criam-se um hino para a fazenda, um novo nome, e os animais começam a trabalhar fazendo tudo que os humanos faziam antes. (Mas sem andar em suas patas ou dormir em camas).

A história é maravilhosa, conseguiu representar de uma forma fluida a Revolução Russa, e durante os capítulos com as decisões de Napoleão, vamos conseguindo ver um regime totalitarista se formando, e os animais sendo postos a isso como se fosse maravilhoso. Dentro do livro vemos referência da manipulação da mídia televisora, e o expurgo que acontece em regimes totalitários.

Erick Vinícius 07/01/2024

Uma boa crítica
O livro crítica o regime totalitário de Stalin na URSS, com uma fábula. Pode fazer reflexo a todos os governos autoritários e totalitários, também mostra como o poder pode ser corrompido e semelhantes acabam oprimido uns aos outros. Ótimo livro, leitura leve e cenário bem construído.

Mabi 08/01/2024

Perplexa
Gostei muito, de todos os detalhes tive uma grande reflexão durante todo o livro sobre como quem tem conhecimento e poder manipula quem não tem e não questiona.

Os porcos apenas trocaram um regime autoritário por outro, só que com a fachada de que um era melhor que outro e não era é tudo uma ilusão de poder, quem tem poder é quem manda e desmanda, não importando se é um governo comunista ou capitalista Enquanto os animais aceitarem o poder sem questionamentos, nada vai mudar.

Larav_ 26/05/2024

Quatro pernas bom, duas pernas ruim.
Eu amei a didática do livro, embora sinta em dizer, professora, que aprendi mais lendo o livro do que nas suas aulas (talvez porque não me lembre de muita coisa). Brincadeiras à parte, acho que nunca havia lido um livro com o mesmo propósito que este. Comecei a leitura com um certo tédio, já que ele não é exatamente o gênero que costumo ler. No entanto, estava ansiosa para lê-lo há bastante tempo (o que criou grandes expectativas). Após a leitura, acredito que o livro tem méritos em alguns aspectos.

Quanto ao conteúdo, considero-o razoável. Ele aborda os momentos mais importantes da Revolução Russa, mas eu gostaria de ver algo mais aprofundado. Na minha opinião, qualquer pessoa que deseje mudar o sistema e realmente consiga fazê-lo para melhor (segundo sua perspectiva) sempre encontrará alguém que almeje o poder, querendo cada vez mais. Isso resume bem tanto o livro quanto a própria Revolução.

RitaMagalhães 25/03/2024

Que crítica magnífica! George Orwell foi sensacional nessa escrita e toda a construção enigmática nesse contexto, é admirável e excelente para quem busca aprender sobre história e política de modo geral. A reflexão é tão bem feita que nos faz questionar sobre nossas próprias decisões e opiniões no meio da atual sociedade!

procuraselivros 11/02/2023

Resenha Ester Souza
Eu nunca pensei na minha vida que fosse ler esse livro. Fui convencida. Eu gostei, mas esperava mais no final, um acontecimento que desse fim aquilo. Mas não foi o que aconteceu. Eu não sei ainda se irei ler os outros livros do autor, quem sabe.
A narrativa é boa, alguns personagens a gente quer matar, outros resgatar para nós. Recomendo a leitura.

Dimispba 25/12/2023

Livro bem escrito e com ótimas críticas ao sistema totalitarista, ditaduras e opressão a população. Fácil e rápido de ler. Mas sinto que exageram e tiveram uma visáo deturpada em vase de um olhar capitalista sobre União Soviética.