A Revolução dos bichos

A Revolução dos bichos George Orwell

Resenhas - A Revolução dos bichos

Larav_ 26/05/2024

Quatro pernas bom, duas pernas ruim.
Eu amei a didática do livro, embora sinta em dizer, professora, que aprendi mais lendo o livro do que nas suas aulas (talvez porque não me lembre de muita coisa). Brincadeiras à parte, acho que nunca havia lido um livro com o mesmo propósito que este. Comecei a leitura com um certo tédio, já que ele não é exatamente o gênero que costumo ler. No entanto, estava ansiosa para lê-lo há bastante tempo (o que criou grandes expectativas). Após a leitura, acredito que o livro tem méritos em alguns aspectos.

Quanto ao conteúdo, considero-o razoável. Ele aborda os momentos mais importantes da Revolução Russa, mas eu gostaria de ver algo mais aprofundado. Na minha opinião, qualquer pessoa que deseje mudar o sistema e realmente consiga fazê-lo para melhor (segundo sua perspectiva) sempre encontrará alguém que almeje o poder, querendo cada vez mais. Isso resume bem tanto o livro quanto a própria Revolução.

Rmjliv 03/04/2024

Nenhum animal mata o outro animal
Todos animais são iguais,mas alguns animais são mais iguais do que os outros.
QUATRO PERNAS BOM, DUAS PERNAS RUIM.

RitaMagalhães 25/03/2024

Que crítica magnífica! George Orwell foi sensacional nessa escrita e toda a construção enigmática nesse contexto, é admirável e excelente para quem busca aprender sobre história e política de modo geral. A reflexão é tão bem feita que nos faz questionar sobre nossas próprias decisões e opiniões no meio da atual sociedade!

Luyza14 24/03/2024

A Revolução dos Bichos
Digo que esperava mais do final apesar de retratar política mas mesmo assim esperava outro final!!!?

Giovana.Guedis 05/03/2024

Todos deveriam ler esse livro
Um livro que trás uma crítica social violentíssima...
Mesmo uma pessoa que não tem conhecimento de polícia consegue sentir o peso desse livro.
Adorei

vitóriaalice 27/02/2024

?Todos os animais são iguais?
?Todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais que outros.?

É uma ótima crítica de fácil entendimento, o formato de fábula trás uma visão mais abrangente da situação, quando nós colocamos do lado de fora é mais fácil ver a situação como ela é, com a mente aberta.

Luisa647 15/02/2024

Uma edição completa
Reler a Revolução dos Bichos pela edição produzida pela Troia Editora foi de uma experiência riquíssima, por diversos motivos: nos capítulos trazer explicações sobre a alegoria apresentada por Orwell em relação aos regimes totalitários; apresentar uma introdução sobre o momento histórico durante o qual o autor escreveu a obra, ou seja, durante a segunda Guerra; a cronologia do que acontecia no mundo e no Brasil entre o nascimento e a morte do autor.
Enfim, a Troia Editora teve a brilhante ideia de apresentar elementos extras que puderam enriquecer ainda mais essa famosa fábula A Revolução dos Bichos. Para quem não entendeu as críticas de Orwell aos governos totalitaristas, sugiro ler nessa edição completa e explicativa, pois irá proporcionar, além de momentos agradáveis de leitura, ensinamentos históricos oportunos.

Beatriz.Guedes 02/02/2024

A leitura é bem simples, e de fácil compreensão, mesmo não sabendo muito sobre os acontecimentos históricos que são relatados no livro.
Acho que a leitura é válida, para que alguns conceitos sejam entendidos de forma mais completa.
As notas de rodapé ajudam muito a compreensão do contexto do livro e do momento histórico que é relatado.

Mabi 08/01/2024

Perplexa
Gostei muito, de todos os detalhes tive uma grande reflexão durante todo o livro sobre como quem tem conhecimento e poder manipula quem não tem e não questiona.

Os porcos apenas trocaram um regime autoritário por outro, só que com a fachada de que um era melhor que outro e não era é tudo uma ilusão de poder, quem tem poder é quem manda e desmanda, não importando se é um governo comunista ou capitalista Enquanto os animais aceitarem o poder sem questionamentos, nada vai mudar.

Erick Vinícius 07/01/2024

Uma boa crítica
O livro crítica o regime totalitário de Stalin na URSS, com uma fábula. Pode fazer reflexo a todos os governos autoritários e totalitários, também mostra como o poder pode ser corrompido e semelhantes acabam oprimido uns aos outros. Ótimo livro, leitura leve e cenário bem construído.

Maressa54 04/01/2024

Temos um porco que no seu leito de morte, expõe algumas de suas revoltas para os animais contra o fazendeiro. Ele tem a ideia de iniciar uma revolução, pois os animais conseguiriam sozinhos se sustentar sem passar pela exploração dos seres humanos.

Após um tempo os animais ocorre um estopim e a revolução começa. Eles conseguem tirar o fazendeiro e começam a ser "cuidados" por dois representantes um cachaço chamado Napoleão (que representa Stalin) e um porco chamado Bola de neve (que representa Trótski).

E um regime novo com novas leis começam, os animais começam a estudar, criam-se um hino para a fazenda, um novo nome, e os animais começam a trabalhar fazendo tudo que os humanos faziam antes. (Mas sem andar em suas patas ou dormir em camas).

A história é maravilhosa, conseguiu representar de uma forma fluida a Revolução Russa, e durante os capítulos com as decisões de Napoleão, vamos conseguindo ver um regime totalitarista se formando, e os animais sendo postos a isso como se fosse maravilhoso. Dentro do livro vemos referência da manipulação da mídia televisora, e o expurgo que acontece em regimes totalitários.

Dimispba 25/12/2023

Livro bem escrito e com ótimas críticas ao sistema totalitarista, ditaduras e opressão a população. Fácil e rápido de ler. Mas sinto que exageram e tiveram uma visáo deturpada em vase de um olhar capitalista sobre União Soviética.

Allan.Franck 01/11/2023

Fábula que ultrapassa gerações!
Mais uma vez tive o prazer de reler esta obra de George Orwell. Aqui a tradução é diferente, mas não comprometeu o texto original, visto que existem muitas outras traduções em circulação devido ao acervo do autor estar no Domínio Público. A presente edição conta com acervo de fotos e informações, além de ótimos textos de apoio. A Revolução dos Bichos pode ser considerada uma das mais importantes obras da literatura inglesa e da língua inglesa. Em seu gênero de fábula, o autor nos mostra através dos animais da fazenda personificados, como uma sociedade fadada ao perigo da corrupção do poder. Observam-se leis arbitrárias que beneficiam apenas alguns e a manipulação de uma pequena parcela sobre a maioria, através de dissimulações das propagandas. Ótima indicação para alertar a todos que, indiferente de 'esquerda' e 'direita', qualquer regime pode estar sujeito à se corromper.

Gsanto 26/10/2023

Uma sólida introdução
Um bom livro pra começar a ter alguma noção do estudo da política, também é um bom estudo sobre o poder e sua ação na mente humana.
é okay e bastante acessível.

Rafa 13/10/2023

Além da narrativa ser muito interessante, durante as passagens tem algumas "observações" que explicam as referências históricas. Gostei muito!