As Long as the Lemon Trees Grow

As Long as the Lemon Trees Grow Zoulfa Katouh

Resenhas - As Long as the Lemon Trees Grow

lorg 23/01/2023

melhor livro que eu já li na minha vida
não existem palavras suficientes capazes de descrever tudo que eu senti lendo esse livro, então eu vou ser bem breve.

quando a gente pensa sobre a guerra da síria é muito comum pensarmos em política e os parâmetros mundiais e pouco é mostrado/falado das pessoas que vivem lá.
esse livro é sobre as pessoas.
e além de falar de guerra, luto, trauma e as lutas diárias de quem vive lá, esse livro vai falar sobre amor e a esperança que crescem no solo sírio. é sobre viver e não só morrer.

a gente acompanha a história de uma menina de 18 anos que perdeu TUDO mas continua lutando pelos outros e ainda abre espaço no seu coração para o amor florescer. de diversas formas possíveis.

recomendo demais.

biacs 10/05/2023

Sem palavras
É uma leitura difícil, chorei mais vezes que posso contar, do começo ao fim. É gráfico. É introspectivo. Tem reviravoltas que te deixa de boca aberta. Tem amor e compaixão, com falas que me fizeram rir e balançar os pés de forma apaixonada.

Não tenho palavras a mais para descrever, não de uma forma que não dê spoilers. Além de: leia! Um dos melhores que li nos últimos anos.

naclaraparle0 16/12/2023

Tell me something good
Esta ficção se desenrola durante a guerra civil na Síria, abordando temas pesados.

Salama, uma jovem de 18 anos, testemunha a desintegração de sua vida em poucos meses, perdendo membros da família para morte ou prisão. Seu compromisso é cuidar da melhor amiga/cunhada, guiada por uma presença assombrosa que a atormenta com memórias e cenários futuros angustiantes. Salama debate-se entre ajudar compatriotas na Síria ou buscar um refúgio seguro para sua família. No entanto, o amor surge, renovando a esperança em seu coração.

"It might sound cheesy, but I?m sure our souls met way before they found their way into our bodies. I think that?s where we know each other from."

SPOILER

Considero este meu livro favorito de 2023, uma leitura emocionante que me fez chorar. Salama, apesar de jovem, enfrenta adversidades que ninguém desejaria. A autora, baseando-se em histórias reais, proporciona uma trama impactante. A felicidade ao ver Salama encontrar o amor é intensificada pela doçura e compreensão de Kenan. A reviravolta, apesar dos sinais, me surpreendeu. Khawf, apesar de odiado, revela sua importância. Agradeço por ele acompanhar Salama desde o início, tornando suportável a tragédia. Suas ações visam protegê-la da tristeza, até que ela encontre Kenan. Escrevo esta resenha com lágrimas nos olhos, incapaz de transmitir totalmente minha experiência. Leiam e se conectem com Layla eSalama, compreendam a realidade dos civis em guerras, testemunhem o amor de Salama e apaixonem-se por Kenan.

CUIDADO: o livro contém cenas de violência e estupro.

"This story is about the ones who have no choice but to leave their home."

Rebeca 05/07/2023

Que livro maravilhoso
Triste,doloroso,MA sempre carregando uma pintada de esperança em cada página. Enfim, não consigo imaginar o quão ruim é estar em um cenario de guerra e viver sem direitos humanos, ninguém deveria conseguir sequer os vivenciar.
judeverlark 20/07/2023minha estante
oii! vc sabe me dizer se o inglês desse livro é tranquilo?? ou é algo mais complicado? queria muito ler mas não sei se meu inglês é bom o suficiente kkkkkkkkkkkkkk

Rebeca 20/07/2023minha estante
Oiii, é tranquilo sim, meu conselho é começar independente, porque você vai pegando vocabulário assim mesmo.

judeverlark 21/07/2023minha estante
entendi, vou ler então!! muito obrigada pela resposta??

Rebeca 22/07/2023minha estante
Nadaaa

Luiza Helena (@balaiodebabados) 11/10/2023

“Every lemon will bring forth a child, and the lemons will never die out.”
Aff vão se passar anos e não vou consegui descrever tudo que eu senti com essa leitura. Teve um momento que eu jurei que tudo ia dar ruim de verdade, mas o bem venceu assim como Salama teve seu final feliz.

soso 05/10/2023

Eu acho que é esse é um dos melhores livros que já li. e falo tranquilamente que esse livro, a história de salama, kenan e layla mudou minha vida.

nunca senti tanto lendo algo e releria 10x só p sentir o que senti lendo pela primeira vez.

isalvetti 06/06/2024

Pra quem tem estômago? é emocionante
Não sabia que esse livro ia ser tão pesado

É um livro lindo, emocionante

Mas é claro, é sobre a guerra síria: é claro que vai ser um livro bem pesado

Tem cenas que ela descreve com uma emoção e detalhe que é como se você mesmo estivesse lá

E ouvir o áudio-livro é mais pesado ainda

A narradora carrega uma emoção e dor na voz que rasga o peito de qualquer um que leia

Esse só recomendo pra quem realmente tiver estômago

Bea Lopes 21/01/2024

?As long as the lemon trees grow, hope will never die?
Eu tô sem saber direito como falar sobre esse livro, na verdade, acredito que ele seja mais do que isso, como a própria autora fala nas suas considerações que ela deseja que as palavras escritas nesse livro transmitam uma mensagem e que ?essa mensagem é a esperança?.
Ver o lado das pessoas de dentro numa guerra que só é retratada pela visão de fora foi doloroso e reconstrutor ao mesmo tempo, ler uma história que a gente sabe que não é só ficção, que pode estar acontecendo nesse exato momento, pessoas em luto, com traumas, sofrendo fisicamente, psicologicamente e emocionalmente foi algo que me transformou pra sempre.
E no meio desse retrato de luta e desespero a autora mostrou com maestria que a felicidade é pra todos nós, pelo menos deveria ser para todos. Como o amor e a esperança são férteis nos solos sírios.
Acompanhar Salama e Kenan nesse primeiro amor doce no meio de um cenário tão conturbado, acompanhar Homs e a Síria pelas palavras da Zoulfa foi uma experiência que me marcou pra sempre. Acredito que todos deveriam ler esse livro, não só porque a história é boa, mas porque ela desencadeia uma gama de reflexões e atitudes necessárias.

Lauraludovico 29/05/2024

Fear dies here
É uma história emocionante e confesso que até a última palavra carreguei aflição e tensão. Salama carrega dores pesadas demais para alguém tão jovem e apesar de se sentir hesitante e medrosa, foi sua coragem que salvou vidas, inclusive a própria.

O livro tem uma narrativa bem estruturada sobre a protagonista, a descrição dos horrores vividos e como ela se sente sobre eles é muito bem feita. Cada reflexão, pensamentos ou desejo são escritos de uma forma poética. Gostei bastante da escrita nesse ponto.

Apesar de em algumas partes enrolar muito, percebi que fazia parte da hesitação da protagonista. O plot me deixou boquiaberta e traumatizada ?? mas foi um dos livros que mais me comoveram esse ano. Recomendo.

Uma história sobre o que sustenta a resistência de vítima de guerras.