M de monstra

Resenhas - M de monstra

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Vênus_Alice 18/12/2023

M de monstra
Uma leitura bem leve, fluída, divertida e intensa nas simbologias que carrega.
Uma boa releitura de Frankenstein.
A obra me fez refletir muito sobre o que nos caracteriza como humanos: talvez o sentir, o desejo...
Também me questionar o que caracteriza a singularidade e a essência de cada para si e para os demais... complexo, mas válida indagação.
O corpo é meramente o veículo da alma e a vida é só um substantivo se não houver um sentido.

Queria Estar Lendo 25/08/2023

Resenha: M de Monstra
M de Monstra é uma sensível releitura de Frankenstein, pela autora Talia Dutton. O quadrinho foi lançado pelo selo Suma HQ, da Editora Suma (que cedeu este exemplar em cortesia), e acompanha uma cientista que, ao tentar ressuscitar a irmã, cria outra pessoa.

Frances perdeu a irmã, Maura, em um acidente no seu laboratório. Grande pesquisadora e cientista, a doutora Frances Ai finalmente consegue reconstruir o corpo da irmã e dar vida a ele através dos seus aparatos. A ideia era trazer Maura de volta à vida, mas quem acorda no corpo dela é outra pessoa.

Essa pessoa não tem as lembranças de Maura, e nem as vontades ou a existência dela. Em uma espiadinha no espelho do quarto, essa pessoa vê o fantasma de Maura, e descobre que realmente é outra pessoa. Decide se chamar de M, e também decide que não vai contar a verdade para Frances. A verdade pode matar M para tentar trazer Maura de volta, e M quer viver.

M de Monstra é uma história emocionante sobre identidade, amor e luto. Uma releitura sensível do clássico Frankenstein, de Mary Shelley, que faz muito jus ao original, ao mesmo tempo em que entrega um sopro de ar fresco com a nova abordagem.

A relação entre as irmãs nos é apresentada através do amor que Frances tem pela Maura, e pela amargura que carrega por ter sido "responsável" pela morte dela. A doutora Frankie dá vida a M porque precisa de Maura de volta, e se prende às memórias e ao amor, cega para a possibilidade de sua criação não ser realmente o que buscava ter criado.

O conflito em volta disso é bastante tenso, porque a sensação de perdição da M é nítida nos traços da personagem, e na sua maneira de reagir às situações. M de Monstra usa bastante da relação criador e criatura que Frankenstein apresentou, mas principalmente de uma relação irmã e impostora.

Gostei muito de todo o desenvolvimento do quadrinho, que é simples em abordagem, mas carrega uma mensagem forte sobre liberdade e identidade. M descobre quem é e o que ama no decorrer das páginas, mas precisa de coragem para apresentar isso a quem ama.

Os paralelos com o original e a roupagem nova que Talia Dutton apresenta na trama são notáveis. Como a grande apaixonada por Frankenstein e Mary Shelley que sou, fiquei de coração quentinho com a releitura. É fiel, e é uma homenagem, mas também é moderno e aproveita a abordagem tóxica do criador e da criatura para discutir sobre família e possessão.

A edição da Suma HQ ficou linda demais. O papel é naquele estilo folha grossa que já usaram em Lore Olympus (que eu adoro, e que é cheiroso demais!). A tradução de Helen Pandolfi também tá ótima, com uma boa adaptação para o português.

M de Monstra é uma leitura rápida e querida para quem ama o clássico, para quem quer conhecer o clássico, e mesmo para quem nunca chegou perto de Frankenstein. Fala sobre uma monstrinha que está se entendendo pessoa, e sobre uma família quebrada que precisa aprender a seguir em frente sem um dos seus pedaços mais importantes.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2023/07/resenha-m-de-monstra-talia-dutton.html

Debbiris 11/10/2023

"Então tá, vou te chamar de M"
Com certeza entrou pro ranking de melhores do ano, o quadrinho além de lindo e muito bem feito, é doloroso, entra em camadas que parecem superficiais, mas mexem com seu interior e as questões de quem somos e qual nosso propósito por aqui. Leitura fluída e contexto perfeito

-natalia 21/12/2023

Acho que, apesar de eu ter tido expectativas um pouco diferentes para essa graphic novel, ela conseguiu me surpreender de forma positiva. Para mim, a história ficou muito boa principalmente ali pela metade em diante. Fiquei emocionada e com pena da M! Foi uma leitura bem rápida, mas com ilustrações bem bonitas para acompanhar.

Acredito que a história teça algumas críticas sobre tentar ser quem os outros querem que sejamos (e nos perder no meio disso), e sobre aceitar as mudanças daqueles que amamos.

Filósofo dos Livros 12/01/2024

Entre Costuras e Espelhos: A Complexa Jornada de Maura em 'M de Monstra
A leitura da HQ intitulada "M de Monstra", escrita pela autora Talia Dutton e publicada pela @editorasuma, foi uma das melhores experiências literárias da minha vida. Posso afirmar que a obra entrou para a minha lista de favoritos. Embora já soubesse que o quadrinho foi inspirado em "Frankenstein", de Mary Shelley, não imaginava que a história atingiria tamanha profundidade, superando a obra que a inspirou.

A trama inicia mostrando a Dra. Frances ressuscitando um cadáver feminino com a ajuda de seu marido, Gin. O cadáver exibe costuras no rosto e a ausência de cabelos, conferindo-lhe uma aparência um tanto deformada. Ao recobrar a vida, a pessoa em questão não lembra de nada, decepcionando a cientista que conduzia o experimento.

Em breve, descobrimos que a mulher ressuscitada é a irmã de Frances, falecida em um acidente ocorrido durante outro experimento científico. Frances sente saudades de sua irmã Maura e, ao mesmo tempo, culpa-se por sua morte. Ao perceber a amnésia de Maura, a cientista considera desmanchar o corpo de sua irmã para realizar um novo experimento de ressurreição, esperando que ela retorne à vida com a memória intacta. Entretanto, decide aguardar um pouco antes de tomar qualquer decisão.

Maura adota M como seu nome e, além do esquecimento, manifesta comportamentos e desejos diferentes de sua vida anterior. Ao perceber as reações de sua irmã, Frances compreende que M pode ser desmanchada para voltar ao que era. Contudo, M não deseja isso. Ela quer ser diferente, sentindo que possui uma nova vida e está disposta a lutar por ela.

A partir desse ponto, surgem conflitos entre M e Frances, mas a jovem ressuscitada age com cautela, pois se sente ameaçada em perder sua nova vida. Nesse ínterim, M começa a se comunicar com o espírito de Maura, que passa a habitar os espelhos. Maura gostaria de retornar à vida, mas acaba auxiliando M a lidar com Frances, fornecendo orientações que fazem a cientista acreditar numa possível recuperação de memória.

Muitos conflitos ocorrem porque, por vezes, M não tem paciência para fingir ser o que não é. Os diálogos desta HQ tornam-se interessantes à medida que Frances cobra comportamentos da "criatura" que não quer reviver o passado, mas busca uma nova identidade. Na realidade, a trama apresenta um mistério que não é desvendado: se M conversa com o espírito de Maura, de onde surgiu esse novo espírito que habita esse corpo ressuscitado?

Sem dúvida, a HQ dialoga com a vida atual, na qual as pessoas enfrentam o peso das expectativas alheias e muitas vezes não sabem como lidar com essas situações. E vocês? Já passaram por situações em que foram cobrados por comportamentos que não eram seus? Como se sentiram nessas situações?

site: https://www.instagram.com/eusouofilosofodoslivros/

Ana Barbosa 25/03/2024

Bom para distrair
Para mim foi uma HQ boa, mas, bem simples. Ótimo para ler entre um livro e o outro, para distrair e esfriar a um pouco a cabeça.

É uma HQ que fala muito sobre o luto, tem uma mensagem bacana. Recomendo, só não teve uma alta maior, pois não é muito o tipo de HQ que eu curto.

Os desenhos são lindos e tem poucos textos!

Guilherme.Ribeiro 02/08/2023

Sombrio e triste, mas não muito marcante
Uma abordagem muito interessante quanto ao luto e as expectativas de quem somos e quem podemos ser. A arte é bem simples, e a história é muito mais sobre o que não está escrito e que podemos entender nas entrelinhas, porém, não é tão marcante quanto eu esperava. Li em um dia, muito bom para passar o tempo, mas não me vejo pensando tanto sobre M pelo resto da tarde.

Ainda assim, recomendo a leitura para que tenham sua própria impressão!!

Pollyanna Reis 23/08/2023

M DE MONSTRA
M de Monstra é uma releitura maravilhosa do clássico Frankenstein. Uma HQ surpreendente, que fala sobre luto, sobre o peso das expectativas, sobre saúde mental, liberdade, drama familiar, crise de identidade e também sobre amor. Um livro para refletir, se identificar, se emocionar e se apaixonar.

? A dra. Frances Ai, perdeu a irmã, Maura, em um acidente de laboratório. As duas tinham uma rotina e planos juntas, e isso faz com que Frances, a queira trazê-la de volta à vida.
Só que não é Maura, quem reaparece e sim, uma criatura que prefere ser chamada de M. M não se recorda de nada da vida de Maura, suas vontades e objetivos são diferentes, mais a mesma não se sente à vontade para dizer isso a Frances.
Cercada por lembranças que não são sua, M se vê cada vez mais distante de seguir seu próprio caminho.
Ter Maura, de volta é o objetivo da dra. Frances, e isso pode ser perigoso para M, quando Frances, perceber que ela não é exatamente sua irmã amada.

?? Eu amei demais essas duas e também o fantasma que nos é apresentado. ?
Os assuntos abordados na obra são válidos demais. Falar sobre luto é complicado e sensível demais. Mas sempre amei fazer leituras que trazem essa carga emocional. M de Monstra é uma história delicada e forte, uma história que toca na alma.

Gostei demais de todo desenvolvimento, do enredo, da carga emocional, dos assuntos abordados e dos questionamentos que a obra traz. Adorei acompanhar M se descobrindo e aceitando suas vontades e desejos.

? Essa edição da Suma HQ está caprichada, ilustrações belíssimas. Realmente de encher os olhos!

Amei e super recomendo!

carolina.soares 13/11/2023

Quadrinhos com uma sensibilidade imensa.
Retrata a busca por identidade e como fiver e aceitar o luto.
Uma boa releitura de Frankenstein.

Larissa Tabosa 24/04/2024

Fofinho! A Frances é muito irritante, mas entendo um pouco ela, é difícil carregar o peso da culpa e querer reverter as coisa. O final é fofo e deixa o coração quentinho. Feliz pela M. ??

Lili 18/04/2024

Uma das HQ's que mais gostei esse ano
Maura morre em um acidente de laboratório do qual a irmã, Frances, também cientista, acredita ser culpada e por isso, recria o corpo da irmã na certeza que neste estará depositado seu espírito, no entanto, o plano não sai como previsto e neste corpo recomendado que abrigou quem tanto amou, nasce uma nova pessoa.

Talia Dutton tem a mesma sensibilidade dos traços de seus desenhos empregados no roteiro da narrativa. Tanto o luto quanto a questão filhos/pais que é adaptada para outra situações, aqui “criadora/criatura” são temas que gosto de ler e reler em várias e várias perspectivas e mesmo assim, tendo atravessado tantas histórias assim, ela conseguiu me cativar.

A Frances é bem prática e quando levanta a suspeita de que pode acontecer da memória da irmã não voltar ao corpo, cogita refazer o experimento, ou seja, apagar M. , desmontá-la, para tentar dar lugar a Maura, e é esse medo de ser desfeita que coordena o comportamento e os sentimentos de M. que entrando no quarto que foi de Maura se depara com seu espírito no espelho que passa a ser com quem compartilha suas angústias e procura ajuda para se manter viva e comprova que são de fato duas e não apenas um corpo sem memória. O nome, M. foi a Maura para fazer essa diferenciação, elas são identidades diferentes.

M. opta por fingir um retorno de memória para continuar a viver, mas as divergências de gostos entre M. e Maura geram muitas situações engraçadas para quem lê em certos momentos, mas a diversão logo se desfaz com a evidência da angústia crescente de M. com essas situações. Acho que a história debate sobretudo como são feitas projeções sobre nós o tempo inteiro, antes mesmo de existir, e o que causa tentar atender essas projeções. Recomendo muito a leitura.

site: https://www.instagram.com/leiamulheresvivas/

I.Moon_ 18/01/2024

Muito lindo?
A hq tem uma arte muito bonita, além de uma história que me deixou muito emotiva. O tempo todo eu entendia tanto a Maura quanto a M quanto a Francis, foi uma situação complicada. Recomendo!

(Ps: Gin eu te amo!!)

i13moon 31/03/2024

[ M DE MONSTRA ]
Olha... Não é ruim, mas também não muita coisa, a história meio que fica enrolando pra ir logo no ponto, pra mim a história já começa a ficar melhor da pág 150 pra cima, mas ai quando fica bom acaba...

-Clara R 28/12/2023

A ressignificação da perda
Eu não sou muito fã de graphic novels, mas por indicação resolvi embarcar nessa aventura. É muito legal ver temas tão importantes como luto e autoaceitação sendo trabalhados em uma obra que, à primeira vista, parece ser apenas uma releitura de Frankenstein. As ilustrações são bem feitas e a narrativa é emocionante. É lindo a forma como a história vai se desenrolando, em um misto de culpa e negação da morte da irmã de Francis, até a autoaceitação e autodescoberta de M., fechando com chave de ouro a ressignificação da perda e uma nova chance de seguir em frente. Gostei bastante!
-natalia 28/12/2023minha estante
Uhuuuu!!!

Adriana1161 03/03/2024

Sentimentos
História sobre construção da identidade.
Insegurança emocional, e física. Superação.
Desenhos muito bons!
Personagens: Maura, Gin, Frances, M