M de monstra

Resenhas - M de monstra

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Evy 20/05/2024

Envolvente!
A HQ de estreia de Talia Dutton é uma verdadeira obra de arte que explora temas profundos com uma sensibilidade incrível. Inspirada no clássico "Frankenstein", que eu nem amo, Dutton consegue trazer uma nova perspectiva ao tratar de identidade, família e as expectativas que nos são impostas.

A trama gira em torno da Dra. Frances Ai, que, após perder sua irmã mais nova, Maura, em um acidente de laboratório, promete trazê-la de volta à vida. Contudo, o que retorna não é Maura, mas uma nova criatura que decide se chamar M. Ela não tem lembranças da vida de Maura e deseja apenas seguir seu próprio caminho, o que cria um conflito emocional poderoso.

A relação entre Frances e M é o cerne da história. Frances, consumida pelo luto e pela culpa, tenta desesperadamente fazer com que M se conforme à memória de Maura, enchendo-a de lembranças e expectativas. Além disso, M consegue ver Maura através de espelhos e tenta por um tempo se encaixar naquilo que lhe está sendo imposto. No entanto, M se sente mal e tenta resistir, buscando afirmar sua própria identidade. Esse embate entre o desejo de Frances de reviver o passado e a busca de M por um futuro próprio é tratado de maneira tocante e verdadeira.

O que mais me impressionou foi a forma como Dutton combina essa narrativa intensa com ilustrações deslumbrantes e que quase saltam das páginas. As expressões dos personagens e o uso das cores realmente dão vida à história, fazendo com que eu me sentisse imersa no mundo deles. Isso aliado aos personagens muito bem construídos e incrivelmente marcantes, nos mantém envolvidos do início ao fim, que por sinal nos deixa pensativos por muito tempo depois da leitura terminada.

Uma jornada emocional pela complexidade das relações humanas que se afirmam em expectativas e acabam decepcionando ou encantando dependendo do ponto de vista, o que traz reflexões importantes sobre aceitação e identidade.

Super recomendo a leitura!

Larissa Tabosa 24/04/2024

Fofinho! A Frances é muito irritante, mas entendo um pouco ela, é difícil carregar o peso da culpa e querer reverter as coisa. O final é fofo e deixa o coração quentinho. Feliz pela M. ??

Lili 18/04/2024

Uma das HQ's que mais gostei esse ano
Maura morre em um acidente de laboratório do qual a irmã, Frances, também cientista, acredita ser culpada e por isso, recria o corpo da irmã na certeza que neste estará depositado seu espírito, no entanto, o plano não sai como previsto e neste corpo recomendado que abrigou quem tanto amou, nasce uma nova pessoa.

Talia Dutton tem a mesma sensibilidade dos traços de seus desenhos empregados no roteiro da narrativa. Tanto o luto quanto a questão filhos/pais que é adaptada para outra situações, aqui “criadora/criatura” são temas que gosto de ler e reler em várias e várias perspectivas e mesmo assim, tendo atravessado tantas histórias assim, ela conseguiu me cativar.

A Frances é bem prática e quando levanta a suspeita de que pode acontecer da memória da irmã não voltar ao corpo, cogita refazer o experimento, ou seja, apagar M. , desmontá-la, para tentar dar lugar a Maura, e é esse medo de ser desfeita que coordena o comportamento e os sentimentos de M. que entrando no quarto que foi de Maura se depara com seu espírito no espelho que passa a ser com quem compartilha suas angústias e procura ajuda para se manter viva e comprova que são de fato duas e não apenas um corpo sem memória. O nome, M. foi a Maura para fazer essa diferenciação, elas são identidades diferentes.

M. opta por fingir um retorno de memória para continuar a viver, mas as divergências de gostos entre M. e Maura geram muitas situações engraçadas para quem lê em certos momentos, mas a diversão logo se desfaz com a evidência da angústia crescente de M. com essas situações. Acho que a história debate sobretudo como são feitas projeções sobre nós o tempo inteiro, antes mesmo de existir, e o que causa tentar atender essas projeções. Recomendo muito a leitura.

site: https://www.instagram.com/leiamulheresvivas/

i13moon 31/03/2024

[ M DE MONSTRA ]
Olha... Não é ruim, mas também não muita coisa, a história meio que fica enrolando pra ir logo no ponto, pra mim a história já começa a ficar melhor da pág 150 pra cima, mas ai quando fica bom acaba...

Annpa 29/03/2024

Ok
Eu gostei da leitura, rápida por ser uma HQ mas ainda sim muito gostosa de ler.
Eu gostei sim, dentro do número de páginas da pra ver que acontece meio rápido aa coisas mas foi uma leitura muito satisfatória.

Ana Barbosa 25/03/2024

Bom para distrair
Para mim foi uma HQ boa, mas, bem simples. Ótimo para ler entre um livro e o outro, para distrair e esfriar a um pouco a cabeça.

É uma HQ que fala muito sobre o luto, tem uma mensagem bacana. Recomendo, só não teve uma alta maior, pois não é muito o tipo de HQ que eu curto.

Os desenhos são lindos e tem poucos textos!

Clara 21/03/2024

Vale a pena
A forma como ela se sente pressionada a viver as expectativas dos outros me pegou. É uma história em é fácil se enxergar nela. É o tipo de leitura que depois que a acaba fica aquele carinho pela história.

luciopm 10/03/2024

É uma história sobre luto
Uma ótima nova visão para a história de Frankstein. M é uma personagem com muitas camadas e carrega, principalmente, o medo de não ser aceita pela irmã. Achei incrível a relação dela com a vizinha Dottie, foi ali que tudo mudou para ela.

Além disso, já traz algumas atualizações de linguagem, como um personagem não-binário, que se apresenta utilizando os pronomes Elu/Delu.

Acho que com o momento de Oscar, quando ocorreu a leitura, é impossível não correlacionar com o filme "Pobres Criaturas". Quem precisar fazer correlações para artigos acadêmicos, é uma boa oportunidade.

Adriana1161 03/03/2024

Sentimentos
História sobre construção da identidade.
Insegurança emocional, e física. Superação.
Desenhos muito bons!
Personagens: Maura, Gin, Frances, M
Local: França
@driperini

Vitória 02/03/2024

Amei
Primeiramente, gostaria de parabenizar pela incrível qualidade deste quadrinho, simplesmente maravilhoso.
Em segundo lugar, a leitura é muuuuito cativante e envolvente. A história inspirada em Frankenstein foi executada de maneira notável, com um contexto excelente e ensinamentos valiosos. Recomendo demais.

Gleissa.Pereira 24/02/2024

Sobre vida
Não podemos ser outra pessoa , não substituímos amor e pessoas a qual amamos quadrinhos ótimo pra refletir

Cindi 22/02/2024

HQ muito interessante, com várias camadas, muitas coisas a ensinar e a falar sobre o eu, sobre o nos, e pra quem gosta de ficção científica ala Frankenstein, tem essa pegada, a relação do criador com a criatura e a válvula que liga princípios de poder, controle sob esse corpo que não é uma máquina e sim uma consciência.

sandim_steh 12/02/2024

IG: @PAPEANDOSTEH
?É possível que, no momento em que acordou, a monstra tenha sido a única em toda a história a se lembrar de como é... não sentir nada.?

{RESENHA: ?M de Monstra - Talia Dutton?} Nesta Graphic Novel vamos conhecer Dra. Frances Ai e seu marido Gin, após a doutora perder sua irmã mais nova Maura em um trágico acidente de laboratório, ela promete trazê-la de volta à vida.

Assim que a tentativa de recriar Maura e voltá-la a vida dá certo, ela percebe que a Maura que está ali, não se lembra de nada, fazendo assim a doutora questionar se teria que tentar novamente mudando alguma coisa, mas o marido dela a convence a dá-la um tempo para se acostumar e lembrar.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO IG: @PAPEANDOSTEH

ncamilafreitas 09/02/2024

Que graphic novel querida! eu adorei demais a história, os traços, as cores. é tudo muito lindo e a história é bem envolvente.

muito rapidinho de ler e me fez querer saber mais sobre a M, a vida dela após tudo ficar bem. gostei muito muito muito!

1 | 2 | 3 | 4 | 5