O Farrapo

O Farrapo Silvia Meirelles Kaercher

Resenhas - O Farrapo - volume 2

Ismael.Chaves 17/10/2023

Um retorno emocionante a esse universo fantástico de Silvia Kaercher!
Os leitores que embarcaram na história de Lara e Samuel em "O Farrapo", certamente, ficaram roendo as unhas de ansiedade após o término do primeiro volume, que deixa um gancho surpreendente e arrebatador.

Agora, a saga épica de Sílvia Meirelles Kaercher chega a sua aguardada conclusão com o "Volume II", publicado pela editora Cinco Gatas.

Para quem (ainda) não leu o primeiro livro, a história acompanha Lara, uma mulher que, após um acidente em um parque de diversões na serra gaúcha, acaba voltando no tempo, em pleno Séc. XIX no Rio Grande do Sul, onde os costumes e tradição da época podem ser aterrorizantes para uma mulher moderna de 2020. Em meio a intolerância, machismo e violência de uma sociedade patriarcal tomada por um orgulho regionalista e fanatismo religioso, os ânimos políticos estão acirrados com a possibilidade de uma rebelião e guerra contra o Império brasileiro. Mas, em meio a tudo isso, Lara conhece o fazendeiro Samuel, por quem se apaixona e logo, ambos, passarão a viver uma forte paixão marcada por aventuras, perigos e a diferença de ideologias e épocas.

Neste segundo volume, as coisas não estão melhores e a Revolução Farroupilha está prestes a explodir. Tropas imperiais vasculham as cidades em busca de nobres em conluio contra a coroa. A guerra gera consequências, e refugiar-se no Uruguai é uma alternativa, mas os problemas na fazenda em Pelotas se avolumam, e a constante tensão do momento trará dores, tristezas, alegrias e também perdas na vida da família Gracie.

Pude acompanhar a produção dessa duologia desde o início, fazendo a leitura crítica dos originais, à convite da editora, e trocando idéias com a autora, que sempre se mostrou hábil ao lidar com temas como violência contra mulheres e o racismo da época. "O Farrapo" é uma saga épica, que mistura diversos gêneros (romance, ficção científica, drama, guerra) e tem tudo para agradar a qualquer leitor sedento por uma boa história. Foi incrível acompanhar essa jornada, que chega ao fim com batalhas emocionantes, encontros memoráveis e um final que ficará no coração dos fãs para sempre. Obrigado, Silvia.
Silvia.Kaercher 24/10/2023minha estante
Obrigada, Ismael.

cathcostani 14/04/2023

Os primeiros capítulos desse livro mostra mais o passado do Samuel com a Manuela, que personagemzinha sem personalidade essa primeira mulher do mocinho, a leitura dessa história foi muito lenta e eu rezando para chegar na continuação com a Lara(nossa amada Jaguatirica), ela é rainha e a primeira esposa nadinha.
No segundo livro teremos mais cenas de guerra e a participação do Giuseppe e Anitta Garibaldi, dois personagens históricos que eu estava sentindo falta no primeiro livro e não podia dizer isso na resenha dele, e os personagens principais vão viajar para outros países na narrativa.
A escrita da autora continua maravilhosa, poética, instigante e envolvente.
No geral o enredo todo da duologia dos Farrapos supera o do Outlander, foi a melhor história com viagem no tempo que eu li.
Esqueci de falar que a segunda obra responde como a protagonista foi parar no século XIX.
O Final dele me deixou sem palavras com sentimentos de completar uma leitura maravilhosa e satisfeita de mais de 700 páginas.
Vou sentir muita falta das trocas de farpas do mocinho heter0 top com a Jaguatirica hahahaha.
A Lara e o Samuel ganharam o prêmio de casal do ano.
Silvia.Kaercher 09/09/2023minha estante
Amei. Obrigada pela leitura!

Rita.Liziet 02/12/2022

O livro inicia no passado do passado, quando o pai de Samuel faz um arranjo de casamento entre ele e Manoela.
Foi um bonito casamento, mas mal se falaram ou se tocaram. Manoela estava sendo forçada por seu pai e Samuel apenas obedeceu o seu.
A felicidade vai passar longe desse casal?
De volta ao "presente" do passado, acompanhamos o amor de Lara e Samuel, com filhos chegando, guerra acontecendo, surpresas impactantes, que me deixaram muitas vezes com a respiração suspensa e alguns ciscos nos olhos?
O amor deles é digno dos céus! Um em cada 10000000 são sorteados com essa intensidade e fidelidade!
Uma das coisas que me encantam nesse romance de época gaúcho foi a própria história que se entrelaça com a escrita da autora. Um trabalho de pesquisa fabuloso sobre os costumes da época onde Lara vai parar, que bate de frente com as que ela possui no presente. Passado e presente se fundindo com maestria! E também nos arrancando várias risadas!
Silvia.Kaercher 13/12/2022minha estante
Muito obrigada, Rita!

ThaAs73 12/11/2022

Maravilhoso!!
Um livro muito lindo, onde a autora, além do romance , nos conta um pouco da história da região e da época dos farrapos.
Esse livro é realmente uma viagem no tempo.
Estou apaixonada e impactada com esse segundo livro.
Silvia.Kaercher 15/11/2022minha estante
Muito obrigagada, Thaís!

@aliteralmente 03/11/2022

Esse livro é continuação do Farrapo, uma obra brasileiríssima, que conta sobre a Lara, uma mulher que experimenta a maior e mais louca aventura da vida dela, e encontra ou melhor é encontrada por Samuel. E os dois desconhecidos passam a enfrentar juntos varias situações, o que acaba criando um laço de união muito forte além de um amor avassalador.
Bom, nessa continuação temos mais desse casal maravilhoso, vivendo suas vidas, aproveitando todo esse amor e carinho que envolve a família.
O medo da guerra ainda continua, Lara faz com fervor, todos os dias, a contagem regressiva para o fim desse pesadelo, e que enfim venha a paz tão desejada. O único sossego para seu coração é o amor incondicional do Samuel, que faz o possível e o impossível pela a felicidade da sua “jaguatirica”, mesmo que isso vá contra os seus conceitos ou o que ele acredita ser o seu papel de homem.
Era uma leitura que eu estava muito ansiosa para fazer, e agora que terminei sei que tudo valeu a pena. Intensa e inesquecível, essas são as palavras que resumem esse livro! Recheado de amor, cultura e bravura, pode perguntar para qualquer outra leitora, tenho certeza que elas também só terão elogios.
E se é chorar que você quer, está perdendo tempo procurando outros livros! Porque o que eu chorei e fiquei emocionada não tem nem como medir! Não consigo parar de refletir sobre essa leitura e tudo o que aconteceu.
Ótima oportunidade para conhecer mais sobre o Brasil, essa querida autora, além de muito acessível, é perfeita em inserir dados históricos sem que fique algo cansativo de ler, pelo contrário adorei tudo o que aprendi.
Sério, não tenho ponto negativo nenhum sobre essa leitura, já é um livro favorito e mais do que indicado!
Silvia.Kaercher 06/11/2022minha estante
Amanda obrigada pela leitura e resenha.

Joseane Santos 21/10/2022

Livro favorito do ano e da vida!
Em O Farrapo 2, seguimos acompanhando a vida de Lara e Samuel, que não podiam estar mais felizes, Samuel desistiu de ir para a guerra, Lara está adaptada aquela época, a sogra e os enteados a amam e Lara ainda conseguiu conquistar o Gracie mais difícil de todos: o seu sogro.

Apesar de estarem imensamente felizes, alguns percalços vão atrapalhar a felicidade completa do casal: o ciúme e o gênio forte dos dois, a guerra, que fica ali à espreita o tempo todo, fazendo Lara temer a ida de Samuel para o batalha e os problemas da vida cotidiana.

Surtei tanto quanto Lara quando ela conheceu Garibaldi e a Anita. Passei muita raiva com David Canabarro e Bento Gonçalves e me apaixonei mais uma vez pelo Samuel, que mocinho incrível, romântico, protetor, e pela a Lara também, cada dia mais determinada e adaptada aquela nova realidade, sempre colocando o Samuel na linha haha!

O final do livro é de deixar qualquer um, que se tornou fã dessa história, de coração partido, porém a Silvia finalizou muito bem a duologia, com chave de ouro, o desfecho foi coerente com toda a história que ela vinha contando e com a época em que se passava! Eu não quis aceitar no início, fiquei arrasada, mas agora que já refleti muito, eu consigo ver a beleza do final e o quão incrível ele foi! Não foi como eu queria, mas foi como devia ser!

Termino a resenha emocionada porque é difícil me despedir de uma leitura que esperei tanto para fazer, mas sempre que eu estiver com saudades de Lara e Samuel, venho visitar eles aqui nas páginas desse livro!
Silvia.Kaercher 21/10/2022minha estante
Terminei de ler, chorando. Obrigad apor todo esse amor por Lara e Samuel.

Joseane Santos 13/12/2022minha estante
own por nada Silvia, não tem como não amar esses dois!!

Deusani0 20/10/2022

Emocionante
Resenha livro O Farrapo volume II
?????
Difícil começar a falar desse livro, pois é o encerramento de uma história que mistura um amor épico com uma história que marcou o Brasil que foi a guerra do Farrapo.
Vou fazer um breve resumo do livro I.
Lara estava em um parque de diversão e do nada um forte clarão e ela é encontrada por Samuel desmaiada, e no século XIX. Quer saber mais?
Corre lá no feed que tem resenha.
O volume II, vemos a felicidade do casal Samuel e Lara, mesmo com a guerra batendo na porta, e lindo ver o romance e as declarações de amor dos dois, assim como também a harmonia da família.
Lara foi muito bem recebida pelos enteados, assim com ela também os ama.
As vezes me peguei rindo da briga do casal que tem o gênio forte e morre de ciúmes um do outro.
Assim como me peguei chorando algumas vezes, precisei mais do que um lenço e uma xícara de chá ??
O livro é bem escrito e nos faz viajar pelo cenário bem descrito e os personagens bem construídos, muitas vezes me imaginei dentro da história.
Ah pirei no janta com Giuseppe Garibaldi e Anita ( imaginei até o Thiago Lacerda e a Giovanna Antonelli como na série da tv)?
Sem contar com o final, nem tenho palavras pra descrever o que senti, essa foi a resenha mais difícil que fiz até hoje, chorei muito.
Indico muito a leitura pra você que gosta de fortes emoções e um livro que te prende do início ao fim.
O livro pode ser adquirido diretamente no site @cincogatas ou diretamente com a autora.
Silvia.Kaercher 21/10/2022minha estante
Amo o enocntro com Anta e Giusepe, também... Cada momento feliz de Lara e Samuel. Obrigada pela leitura, Deusani!

Caterine @relicariodecaterine 12/10/2022

O Farrapo II
Confesso que me encontro sem palavras para iniciar os comentários sobre uma obra tão grandiosa e emocionante.

Reviver o amor de Samuel e Lara é uma sensação de retornar para um aconchego gostoso.

Esse é o livro que encerra a duologia de Silvia e não esperava menos de uma escritora fantástica como ela. É lindo, doloroso e real.

O contexto histórico, a mescla dos costumes da época, dos personagens reais e fictícios só aumentam a sensação de realidade sobre a história.

O final não poderia ter doído mais no meu coração de leitora que ama um final feliz, mas compreendo e aceito (Quero te matar Silvia kkk).

Meu desejo é que o livro alcance vôo alto e que todo mundo tenha a oportunidade de experimentar um amor tão intenso e puro como o de Samuel e Lara, mesmo que isso aconteça apenas por meio da leitura.

Deixo aqui claro que a obra como já era de se esperar, requer que estejamos com o coração aberto, pois se trata de uma época e contexto totalmente do que vivemos, então precisamos compreender que nem sempre nossos personagens favoritos farão o correto para os tempos atuais. Mas amo que Lara segue sento uma mulher a frente do seu tempo e principalmente fazendo grandes mudanças na vida de todos. Samuel segue sendo maravilhoso! Um homem lindo de índole e principalmente apaixonado por Lara, os filhos e seu trabalho.

Eu sigo como a leitora apaixonada, que chorou horrores e não poderia deixar de favoritar essa obra. Silvia mais uma vez me emociona de uma forma incrível.
Silvia.Kaercher 12/10/2022minha estante
Obrigdapela leitura, Lari! Samuel e Lara vivem em nossos corações, para sempre!

Caterine @relicariodecaterine 13/10/2022minha estante
Sempre!

Jackcoriolano 03/10/2022

O Farrapo 2 (Silvia Meirelles Kaercher)
Enquanto no volume 1 vivenciamos muitas aventuras e perigos tendo a paisagem gaúcha como cenário, o volume 2 dessa história nos convida a conhecer um pouco sobre o andamento político da época, inclusive com menções à Guerra da Cisplatina, relações com governos da Argentina e Uruguay e interesses dos charqueadores rio-grandenses.

Os rumos da Farroupilha permeiam todo a história, assim como o envolvimento e consequênciaspara os Gracie. Diversos personagens reais como Garibaldi, Anita, Bento Gonçalves e Bento Manoel transitam pelo livro, deixando a história mais empolgante.

O Farrapo 2 ainda envolve o leitor pela emoção presente na história. Muitas cenas comoventes, para ler com o coração na mão: o relacionamento da família Gracie, interação entre os filhos, os pais de Samuel, Lara como mãe e o amor do nosso casal compõem a continuação da saga.

Há capítulos um pouco longos, o livro tem mais de 500 páginas, assim como O Farrapo 1, mas as emoções da história valem muito a leitura.

Para concluir essa resenha: que final!!!! Só leiam.

Avaliação: ?????
Silvia.Kaercher 12/10/2022minha estante
Obrigada, pela leitura, Jaque!