Bórgia Alejandro Jodorowsky...

Resenhas - Bórgia

Vênus_Alice 18/07/2023

Bórgia
É uma história chocante, pesado e que claramente não foi escrita e ilustrada para agradar a grande maioria.
Aqui temos fragmentos da história da igreja católica e do renascimento de acordo com fatos e boatos.
A família Bórgia fazia parte de um escândalo: um papa com 4 filhos de uma amante, eles relacionavam entre si, compravam os outros, enganavam quem que fosse para manter o poder e privilégio, matavam se necessário e tudo o que era ao seu alcance, tudo usando e abusando do nome de deus e do poder financeiro da igreja.
Nesse livro é uma forma mais caricaturada e explícita por parte dos boatos, sendo uma versão mais viceral e sexual.
O que não nos surpreende tanto, pois sabemos que a história do catolicismo não foi feita de paz.

E um extra, a representação do filho de Bórgia é bem similar ao famoso Jesus Cristo, isso porque a representação do filho divino foi inspirada no filho desse papa.
Laiho 14/10/2023minha estante
Bórgia realmente foi uma das melhores HQ's que li esse ano junto com O Combate Cotidiano. A história de Bórgia é riquíssima e as ilustração estão acima de qualquer comentário.

edisik 10/05/2023

Sempre tive curiosidade em ler algo sobre a Família Bórgia. Com sua influência e dinheiro conseguiu chegar ao cargo de Papa, e depois através de incesto, Assassinatos, guerras manteve seu poder. Que Família Mafiosa.

May 19/05/2024

Bórgia, A Família Terrível ??
História da família Bórgia e como eles conseguiu chegar, ao poder usando metade nada ortodoxo, e dominar quase toda Itália com pretensão de ser a família mais poderosa da Europa e conquistar o mundo, porém a cobiçar e a fome de poder falaram mais altos, assim destruindo um a um dando fim dos Bórgia.

IGuittis 08/05/2023

Que HQ maravilhosa! Eu sempre tive interesse na história dos Bórgia por ter os fatores que eu sempre considerei renderem uma boa história, violência, traição, corrupção e tudo que há de ruim... dentro do clero. E além disso, a história dos Bórgia ser baseada em fatos, torna tudo mais interessante.
É uma HQ para +18, claro, estamos falando de Milo Manara, vai ter nudez, sexo, sangue, violência (já te convenci a ler? Kkkkkk). A narrativa é muito boa, rápida como de costume em graphic novels, porém com um bom desenvolvimento. Após ler essa HQ resolvi assistir a série que está no Paramount, há diferenças entre a série e o que encontramos aqui. Na HQ, só pelo começo (porque ainda não assisti a série toda), a história é bem mais pesada, mas bem mais interessante também.
Vale a pena demais, caso você tenha a possibilidade de entrar em contato com a obra, o valor de venda está bem salgado, mas a qualidade é indiscutível.

Kaire 03/06/2023

As ilustrações do Manara são perfeitas, mas a forma que a história foi contada não me agradou muito. Não precisava ser 100% histórico, mas considerei tudo rápido demais e aquele final pareceu não fazer sentido. Pelo menos me despertou a vontade de ir atrás de outras obras que tratam sobre os Bórgias porque a história da família é muito interessante.

Marc 12/10/2023

Pornochanchada a italiana
Infantil. Essa é a palavra que mais me veio à cabeça durante a leitura. Eu já sabia que a intenção era desmoralizar a Igreja Católica, mas queria ver o nível dos argumentos apresentados. E não há muitos. Aqueles que tentaram dominar o mundo pela primeira vez como um empreendimento familiar, não passam de uns imbecis nessa história — e todos que os cercam, inclusive Maquiavel.

O próprio Jodorowsky admite a tentação — e satisfação — de localizar “nas raízes da Igreja” uma família tão corrupta, tentando compor um quadro do que eles poderiam ser e de como o mundo renascentista era organizado. O problema é que mais uma vez, numa hq supostamente histórica, encontramos apenas ideologia e quase nada de história. Aliás, venho pensando que esse meio é propício à propagação de um tipo de ideologia política, porque passa despercebido de filósofos e pessoas que estão lutando pela verdade, mas é muito consumido e geralmente o leitor sai com a impressão de que aprendeu alguma coisa. E, mesmo que não saia com esse sentimento, por não ter lido mais nada relativo ao tema, quando se menciona catolicismo, por exemplo, vai lembrar da “história dos Bórgias”. Então, seria ingênuo pensar que esse tipo de material não realiza a intenção de seus autores.

Para completar o festival de fanfarronice, o próprio autor, no texto final, conta que procurou atribuir ao momento sua interpretação do mundo moderno. Por exemplo, ele fala que às bulas papais, que eram vendidas por Alexandre VI, correspondem as cartas de livre comércio que os EUA concedem aos países. Que à expansão ao continente americano, hoje temos a exploração planetária. E mais outros delírios dessa magnitude.

E como é fácil cair no conto do catolicismo poderoso e corrupto. O chamado Renascimento surgiu justamente na Itália, por volta do século XIV, o que significa que não se poderia falar em domínio da Igreja sobre a sociedade na época de Alexandre VI. A burguesia já não obedecia a Igreja e seu poder não passava de recomendações aos países, além de excomunhões, que não tinham lá muito efeito numa sociedade que estava mais voltada para o poder e para o dinheiro. Nada disso, que fique claro, transforma Rodrigo Borgia em um santo. Mas o contexto não era o que está nessa hq.

Além disso, não poderíamos nos perguntar o quanto de influência dos poderes seculares essa eleição e esse papado sofreram? Será que um Papa como Alexandre VI não era justamente o que os poderosos desejavam? É muito tolo — ou canalhice mesmo — pensar que a Igreja tinha poder para influenciar e modificar o mundo, mas que o mundo não tinha meios de influenciar na Igreja. Basta esse questionamento para não levar a sério essa hq. Eu mesmo já pensei assim, tomando uma visão parcial e propositalmente deturpada como verdade absoluta. Acontece que o estrago que uma obra dessas causa é muito maior do que qualquer tentativa de reparação pode alcançar.

E a ausência do jogo político. É de uma crueza ridícula a maneira como Alexandre VI combate seus inimigos. Jodorowsky perde a chance de fazer uma grande história, mas só queria mostrar sexo e depravação. Comparo com outro trabalho de Manara, dessa vez com um roteirista de verdade, Hugo Pratt: a hq “El Gaucho”, que não apenas é melhor desenhada, como tem uma história muito boa. Essa aqui é uma completa perda de tempo, e ainda tem passagens de extremo mau gosto, que servem apenas para conhecermos as taras do roteirista.
Pedróviz 29/10/2023minha estante
Calejado que sou de tanta lacração e desinformação, fico sempre com um pé atrás com a leitura de autores desconhecidos, com notícias na imprensa (vide a rede Record insistindo no tema dos padres abusadores, como se o problema fosse exclusividade da Igreja Católica, como se ela não punisse os infratores como se o protestantismo fosse totalmente livre desse pecado e

Pedróviz 29/10/2023minha estante
Infelizmente não são poucos os incautos que caem em arapucas como essa. E isso não ocorre somente na literatura, mas também na música, no cinema, nos noticiários etc. Há um esforço generalizado para afastar as pessoas da Igreja Católica, esvaziá-la até o definhamento. Mas tudo isto foi previsto e a vitória final será de Cristo! Amém!

Marc 29/10/2023minha estante
Não há dúvida. A perseguição à Igreja não diminuiu, apenas mudou de forma, de modo que se tornou mais insidiosa. Eles souberam refinar seus métodos. No caso específico dessa hq, Jodorowski é um autor conhecido, importante, mas abertamente dedicado ao ocultismo. Eu sabia o que viria pela frente, só queria conhecer a maneira como faria. E é ridículo. Mas funciona, porque o leitor desse tipo de material - basta ver as resenhas - não conhece nada sobre a história do catolicismo, tendo como referência apenas o que os professores comunistas dizem. O estrago que um material desse pode fazer é incalculável.

GeanPerius 11/11/2023minha estante
Quanto mimimi! Este é um livro baseado livremente na história. Diferente de ser um livro histórico. Saiba separar às coisas, meu filho.

Marc 11/11/2023minha estante
GeanPerius. Não vou discutir com quem leu "Cartas de um diabo" do Lewis e achou que aquilo era uma crítica ao cristianismo. Ah, e aprenda a usar a crase. É extremamente vergonhoso pessoas querendo passar por intelectuais sem sequer saber fazer uso da língua...

Eudes.EstevAo 26/03/2024

Envolvente
É impressionante ver que uma obra , com uma narrativa envolvente e traços perfeitos nos coloca "momentaneamente" naquela era. Parabéns aos criadores.

Samuel Simões 08/10/2023

Que obra de arte!
Um dos melhores quadrinhos do ano. Uma narrativa pesada, crua, fria, desumana na maioria das vezes. A perversidade da família Borgia (e a história mostra isso) é realmente assustador. MESMO.

Se você não se importa com histórias que contém incest#, estup#@, orgias e MUITO sangue. Só vai!

Arte do Milo Manara é um ABSURDO e o roteiro é espetacular.

Davi.Pontes 16/06/2023

Como tratar de um episódio tão ímpar da igreja católica e da história do renascimento?
Jodorowski responde num roteiro mto interessante, a família Bórgia é interessante pq pode ser vista como a primeira família a dominar uma estrutura q n fosse um Estado e sim uma Igreja num período onde a Igreja era mais poderosa q o Estado de uma Itália repartida, Tanto o pai quanto seus filhos são interessantes uns mais outros menos e todas as suas intrigas desenhados por Milo Manara produzem o melhor q uma adaptação livre pode propor com a completa luxúria, egoismo, ira e ganancia q existe nessa história

Hugo.Diniz 14/05/2023

Pesado não é pra qualquer um logo de cara...
Sempre tive curiosidade de lêr algo sobre a família bórgia e suas histórias até a ganância e na maioria das vezes de uma forma desprovida de escrúpulos, mais é só lendo pra vc tirar sua de contexto, pois na época era assim mesmo,muitas das vezes é muita coisa exagerado mais de fato vc sabe q existia aquilo pois em assistir filmes e lendo sobre livros, vc não fica muito na dúvida, é o final me quebrou eu não imaginava. Foi lindo e triste ao mesmo tempo, não sei dizer é um agridoce, arte do milo manara vai de beleza encantadora até o escroto pra pior kk o cara desenha de tudo incrível! Enfim vale a pena a leitura uma obra maravilhosa e muito envolvente.

Ricardo.Rincon 19/05/2023

Maravilhoso e Brutal
Maravilhoso por conta dos desenhos de deixar qualquer um de queixo caído.
Brutal por conta dos atos que os personagens têm.
A família Bórgia realmente foi a Casa Lannister da vida real.
Super recomendo que todos leiam esse quadrinho.

Vicente 21/05/2023

Pecaminosa e brutal
História muito boa sobre o início e queda do poder da família Bórgia no papado, em uma das maiores manchas da história da igreja católica. Os desenhos do Milo Manara são belíssimos e deixam a gente de cara com toda a brutalidade, bizarrice e sensualidade que são transmitidas em cada quadro.

Juliana (Ju/Jubs) 27/04/2024

Fantástico! Não consigo explicar o quanto gostei dessa HQ. Eu sou apaixonada pela Itália, o país, a comida, o idioma... E agora eu quero muito saber mais sobre a história do país.

Eu já sabia um pouco sobre a família Bórgia, mas não sabia os detalhes, achava que era exagero ou algo assim. Mas tudo indica que não, o que só me deixou com mais vontade de saber mais sobre a história e sobre essa família em específico.

Sobre a arte, eu fiquei encantada. As cenas que são para serem lindas são belíssimas, e as que são feitas para serem feias são repugnantes. Milo Manara fez um trabalho realmente incrível.

Minha única crítica é quanto ao roteiro, algumas coisas não consegui entender muito bem, acho que me faltou contexto. De qualquer forma, acho que essa HQ se encaixa como uma das melhores leituras do ano.

Guilherme 25/08/2023

Bórgia
Fui escrever alguns adjetivos adequados pra essa obra e o skoob não permitiu, então já dá pra ter uma ideia do que se desenrola aqui. Adorei!
Dtorreshp 25/08/2023minha estante
Simplesmente perfeito.

Claudinei.Silva 29/05/2023

Esperava mais
Realmente alguns podem me criticar, mais não curti muito, a história desta família e em especial deste papa nesta HQ está contada de forma rasa, cheia de sexo, mas sem conteúdo e profundida.